Вы находитесь на странице: 1из 23

Concurso: CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas) Ano: 2010 Banca Organizadora: COPEVE

Tema: Topografia 41. Num levantamento topogrfico a curva de nvel uma linha formada por pontos de uma mesma cota ou altitude de uma superfcie qualquer. Em vrias situaes numa obra civil esse nvel pode ser obtido utilizando A) uma mangueira de grande dimetro e duas balizas, considerando o princpio da compressibilidade. B) uma mangueira de pequeno dimetro e duas balizas, considerando o princpio dos vasos comunicantes. C) uma mangueira de pequeno dimetro e duas balizas, considerando o princpio da compressibilidade dos fluidos. D) uma mangueira de pequeno dimetro, duas balizas e um nvel de bolha, considerando o princpio da compressibilidade dos fluidos. E) uma mangueira de grande dimetro, duas balizas e um nvel de bolha, considerando o princpio da compressibilidade

Resoluo: Em uma obra civil, usar mangueiras para determinao de cotas uma operao bastante comum. So utilizadas mangueiras transparentes de pequeno dimetro, onde comparada suas extremidades (balizas) de modo a saber a diferena de nvel entre os pontos. O nvel da gua na mangueira ser o mesmo segundo o que diz o princpio dos vasos comunicantes. O nvel de bolha, para este caso, no tem nenhuma funo relevante.

Tema: Materiais de Construo 42. De acordo com a NBR-5737 o cimento que oferece resistncia aos meios agressivos sulfatados, como redes de esgotos de guas servidas ou industriais designado por: A) cimento CPII-P. B) cimento CPII-S. C) cimento CP-RS. D) cimento CP-S. E) cimento CPII-RS.

Resoluo: A NBR-5737 diz em seu item 4.1 que os cimentos Portland resistentes a sulfatos so designados pela sigla original de seu tipo, acrescida de RS. Embora o gabarito marque a letra C, entendemos que a resposta correta seja a letra E, pois, embora as duas opes apresentem a terminao RS, no se usa a sigla CP sem a denominao de seu tipo (CPI, CPII, CPIII, CPIV e CPV).

Tema: Fundaes 43. As fundaes das estruturas podem sofrer deteriorao quando expostas a agentes agressivos presentes nas guas e/ou solos de contato. Dadas as afirmaes seguintes, I. Os ons sulfatos, frequentemente presentes em solos e guas subterrneas quando reagem com o hidrxido de clcio e com o aluminato triclcico hidratado do concreto, produzem o gesso e o sulfo-aluminato de clcio levando a expanso e desagregao do concreto. II. Alguns lquidos podem causar a extrao ou dissoluo dos compostos hidratados da pasta de cimento, dando origem ao fenmeno denominado de expansibilizao. III. Alguns lquidos podem causar a dissoluo dos compostos hidratados da pasta de cimento, dando origem ao fenmeno denominado de lixiviao. IV. Os ons sulfatos, frequentemente presentes em solos e guas subterrneas quando reagem com o hidrxido de clcio e com o aluminato triclcico hidratado do concreto, produzem o gesso e o sulfo-aluminato de clcio levando a uma diminuio dos poros existentes na superfcie do concreto. pode afirmar que: A) somente I, II e III so verdadeiras. B) somente I e II so verdadeiras. C) somente II e IV so verdadeiras. D) somente I e III so verdadeiras. E) todas so verdadeiras.

Resoluo: II O fenmeno de que trata o tem II a lixiviao, assim como diz o tem III. IV Os fenmenos citados no tem IV levam a um aumento dos poros existentes e no a uma diminuio.

Tema: Estruturas de Concreto 44. O projeto estrutural de uma obra de concreto armado ou protendido concebido com base em uma resistncia compresso mnima que o concreto deve atender. Essa resistncia mnima estabelecida a partir de ensaios em corpos de prova cilndricos ou cbicos. De acordo com a NBR 12655, A) a resistncia caracterstica do concreto compresso estabelecida fixando um quantil de 95% para as resistncias das amostras estarem abaixo da mdia. B) a resistncia caracterstica do concreto compresso estabelecida fixando um quantil de 5% para as resistncias das amostras estarem abaixo da mdia. C) a resistncia caracterstica do concreto compresso estabelecida fixando um quantil de 85% para as resistncias das amostras estarem abaixo da mdia. D) a resistncia caracterstica do concreto compresso estabelecida fixando um quantil de 15% para as resistncias das amostras estarem abaixo da mdia. E) a resistncia caracterstica do concreto compresso estabelecida fixando um quantil de 75% para as resistncias das amostras estarem abaixo da mdia.

Resoluo: A resistncia caracterstica do concreto (Fck) definida como sendo o valor da resistncia dos corpos de prova que tem 5% de probabilidade de no ser alcanado.

Tema: Meio Ambiente 45. De acordo com o texto descrito na Resoluo n 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA, A) aterro de resduos da construo civil a rea onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil Classe "A" no solo, visando reservao de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilizao da rea, utilizando princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente. B) aterro de resduos da construo civil a rea onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil no solo, visando reservao de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilizao da rea, utilizando princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente. C) aterro de resduos da construo civil a rea onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil Classe "A" no solo, visando reservao de materiais segregados de forma a possibilitar futura utilizao da rea. D) aterro de resduos da construo civil a rea onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil, visando reservao de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro e/ou futura utilizao da rea, utilizando princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente. E) aterro de resduos da construo civil a rea onde sero empregadas tcnicas de disposio de resduos da construo civil Classe "A" no solo de forma a possibilitar futura utilizao da rea sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente.

Resoluo: A Resoluo n 307 do CONAMA diz: Art. 2 Para efeito desta resoluo so adotadas as seguintes definies: ... IX - Aterro de resduos classe A de reservao de material para usos futuros: a rea tecnicamente adequada onde sero empregadas tcnicas de destinao de resduos da construo civil classe A no solo, visando a reservao de materiais segregados de forma a possibilitar seu uso futuro ou futura utilizao da rea, utilizando princpios de engenharia para confin-los ao menor volume possvel, sem causar danos sade pblica e ao meio ambiente e devidamente licenciado pelo rgo ambiental competente; (nova redao dada pela Resoluo 448/12). ...

Tema: Mecnica dos Solos / Fundaes 46. A execuo de contenes em escavaes um servio muito comum em obras civis, principalmente quando estas sero implantadas em reas limitadas. A tcnica de conteno normalmente adotada em escavao para assentamento de tubulaes do tipo: A) provisria, total ou parcialmente reutilizvel. B) definitiva, para servir como vedao vertical para o fluido em escoamento. C) flexvel, para permitir a acomodao do tubo na vala. D) rgida, para servir de escora para os tubos. E) no escorada, pelo fato da escavao j ter um ngulo de talude garantido contra o escorregamento. Resoluo: O assentamento de tubulaes exige escavaes temporrias, ou seja, aps a colocao da tubulao ocorre o reaterro da vala. Por este motivo, por questes de economia e produtividade, as contenes provisrias e reutilizveis so as mais indicadas nesses casos.

Tema: Licitao 47. A LDO tem a finalidade precpua de orientar a elaborao dos oramentos fiscal e da seguridade social e de investimento das empresas estatais. Agregado a esse contexto, para o planejamento e execuo de uma obra pblica, deve-se atender ao disposto na Lei Federal n 8666/93. Dadas as afirmaes seguintes, I. As licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero seguinte sequncia: I - projeto bsico; II - projeto executivo; III - execuo das obras e servios. II. A execuo de cada etapa (projeto bsico; projeto executivo; execuo das obras e servios) ser obrigatoriamente precedida da concluso e aprovao, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos s etapas anteriores. III. As obras e os servios somente podero ser licitados quando houver projeto bsico aprovado pela autoridade competente e disponvel para exame dos interessados em participar do processo licitatrio. Verifica-se que, de acordo com a Lei n 8666, est(o) correta(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) II e III, apenas. D) I e II, apenas. E) I e III, apenas.

Resoluo: A lei 8666 diz o seguinte:


Art. 7o As licitaes para a execuo de obras e para a prestao de servios obedecero ao disposto neste artigo e, em particular, seguinte sequncia: I - projeto bsico; II - projeto executivo; III - execuo das obras e servios. 1o A execuo de cada etapa ser obrigatoriamente precedida da concluso e aprovao, pela autoridade competente, dos trabalhos relativos s etapas anteriores, exceo do projeto executivo, o qual poder ser desenvolvido concomitantemente com a execuo das obras e servios, desde que tambm autorizado pela Administrao. ...

Logo, o tem II o nico errado, pois, o projeto executivo, caso autorizado pela administrao, pode ser desenvolvido juntamente com a execuo das obras.

Tema: Segurana do Trabalho 48. O Ministrio do Trabalho e Emprego estabelece, por meio da NR-15, as atividades ou operaes insalubres. De acordo com o Anexo 14 da NR 15, so classificados como insalubre o trabalho em contato permanente com A) esgoto em galerias e tanques. B) trabalho de limpeza de fossa. C) esgoto em galerias, tanques e trabalho de limpeza de fossa. D) esgoto a cu aberto. E) esgoto acondicionado em tubulaes.

Resoluo: De acordo com o anexo 14 da NR 15: Relao das atividades que envolvem agentes biolgicos, cuja insalubridade caracterizada pela avaliao qualitativa. Insalubridade de grau mximo Trabalho ou operaes, em contato permanente com: - pacientes em isolamento por doenas infecto-contagiosas, bem como objetos de seu uso, no previamente esterilizados; - carnes, glndulas, vsceras, sangue, ossos, couros, plos e dejees de animais portadores de doenas infecto-contagiosas (carbunculose, brucelose, tuberculose); - esgotos (galerias e tanques); e - lixo urbano (coleta e industrializao).

Tema: Hidrologia 49. A tomada de gua num sistema de captao de guas de superfcie para abastecimento, por meio de condutos livres ou forados, no deve ocorrer com velocidades menores que A) 0,30m/s. B) 0,60m/s. C) 0,90m/s. D) 1,0m/s. E) 1,5m/s.

Resoluo: De acordo com o item 6.1.1 da NBR 12213, a velocidade nos condutos livres ou forados da tomada de gua no deve ser inferior a 0,60m/s.

Tema: Hidrologia 50. De acordo com a NBR12.213, que trata do projeto de captao de gua de superfcie para abastecimento pblico, deve-se: I. Localizar a captao em trecho reto ou prximo margem externa do curso de gua. II. Investigar a existncia de processo de sedimentao no local previsto. III. Quando houver influncia de mar no manancial, deve-se realizar estudos para verificar se h intruso de cunha salina no local previsto para a captao. IV. Em mananciais com at 50m de largura sempre deve ser construda uma barragem de nvel. Pode-se afirmar que A) apenas I, II e III so verdadeiras. B) apenas I e II so verdadeiras. C) apenas II e IV so verdadeiras. D) apenas I e III so verdadeiras. E) I, II, II e IV so verdadeiras.

Resoluo: A NBR 12213 diz: 5.1.1 A Captao deve ser localizada em trecho reto ou prximo margem externa do curso de gua. 5.1.3 Deve ser investigada a existncia de processo de sedimentao em desenvolvimento, no local previsto para a instalao da captao. 5.1.4 Em mananciais que sofrem influncia de mars, a escolha do local de captao deve ser feita com auxlio de estudos sobre a intruso da cunha salina. 5.3.1 Quando o nvel de gua mnimo de projeto o exige, deve ser prevista a construo de barragem de nvel. Logo, a nica assertiva incorreta a de nmero IV.

Tema: Saneamento Ambiental 51. So tipos de traado de rede coletora de esgotos: A) radial, perpendicular e longitudinal. B) perpendicular, leque e circuito fechado. C) perpendicular, leque e radial. D) anel, radial e circuito fechado. E) anel, radial e longitudinal.

Resoluo: As formas de traado das redes coletoras de esgoto so mostradas abaixo:

Figura 1 - Rede Perpendicular

Figura 2 - Rede em Leque

Figura 3 - Rede Radial

Tema: Hidrologia 52. Qual a vazo mdia inicial de esgotos domsticos de um bairro residencial com populao de 11.000 habitantes? Dados: consumo per capita de gua igual a 180L.hab1 .dia-1; coeficiente de mxima vazo diria igual a 1,2; coeficiente de mxima vazo horria igual a 1,5; coeficiente de retorno igual a 0,8. A) 66,0m3.h-1 B) 79,2m3.h-1 C) 82,5m3.h-1 D) 99,0m3.h-1 E) 118,8m3.h-1

Resoluo: A vazo mdia de esgoto pode ser calculada atravs da seguinte expresso: = . . Onde: Pop = Populao Cpc = Consumo per capita R = Coeficiente de retorno = 11000 . 180 . ( O fator
0,001 24

0,001 ) . 0,8 24
.

usado para transformar a unidade de Consumo per capita em

= 663 / Os coeficientes de mxima vazo diria e horria no so utilizados nesse problema, s so necessrios quando se quer calcular a mxima vazo de esgoto e no a mdia, caso fosse este o caso, utilizaramos a seguinte frmula: = . 1 . 2 . . Onde k1 e k2 so os coeficientes.

Tema: Saneamento Ambiental 53. O tempo de ciclo utilizado no dimensionamento de poo de suco de Estao Elevatria (EE) de esgotos dado por A) somatrio dos intervalos de tempo em que o motor da bomba permanece ligado. B) somatrio dos intervalos de tempo em que o motor da bomba permanece desligado. C) intervalo de tempo em que o motor da bomba permanece desligado. D) intervalo de tempo de recalque da bomba E) intervalo de tempo entre partidas sucessivas do motor da bomba.

Resoluo: Os fatores que determinam um bom funcionamento dos conjuntos elevatrios em um poo de suco so: - O nmero de partidas dos conjuntos motor-bomba; - A quantidade de bombas; - A sequncia operacional das bombas.

Tema: Saneamento Ambiental 54. No projeto da unidade de floculao de uma Estao de Tratamento de gua (ETA), deve-se: A) adotar dispositivo que possa alterar o gradiente de velocidade aplicado, ajustando-o s caractersticas da gua e permitindo variao de pelo menos 20% do valor fixado para o compartimento. B) fixar o gradiente de velocidade e garantir que ele no ser modificado. C) no subdividir os tanques de floculao mecanizados. D) adotar variao crescente do gradiente de velocidade. E) manter o gradiente de velocidade igual ao valor obtido na unidade de mistura rpida

Resoluo: A NBR 12216 Projeto de estao de tratamento de gua para abastecimento pblico diz o seguinte: 5.9.4 Deve ser previsto dispositivo que possa alterar o gradiente de velocidade aplicado, ajustando-o s caractersticas da gua e permitindo variao de pelo menos 20% a mais e a menos do fixado para o compartimento.

Tema: Saneamento Ambiental 55. Numa Estao de Tratamento de Esgotos o afluente possui concentrao mdia de Demanda Bioqumica de Oxignio(DBO) igual a 400mg.L-1. Qual a eficincia de remoo que o sistema deve atingir para que a DBO do efluente final seja de 60mg.L-1? A) 66,7%. B) 60,0%. C) 85,0%. D) 70,0%. E) 75,0%.

Resoluo: = 400 = 60

Para que a concentrao mdia de DBO inicial de 400 mg/L diminua para 60 mg/L, necessrio que a estao de tratamento de esgoto possua uma eficincia conforme a frmula abaixo: . = 400 400. = 60 400. = 340 = 85%

Tema: Saneamento Ambiental 56. No sistema de lodos ativados aerbio, qual o significado do parmetro denominado Idade do Lodo? A) o tempo de gerao dos microrganismos. B) o tempo de reteno dos slidos no sistema. C) o tempo de reteno hidrulica. D) o tempo mdio de permanncia do esgoto no reator. E) o tempo terico em que o reator produz lodo.

Resoluo: Lodos ativados so flocos produzidos num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactrias ou outros organismos, na presena de oxignio dissolvido e, acumulado em concentraes suficientes graas ao retorno de flocos previamente formados. O processo de tratamento por lodos ativados estritamente biolgico e aerbio, no qual o esgoto bruto do afluente e o lodo ativado so misturados intimamente, agitados e aerados, aps este procedimento, o lodo formado enviado para o decantador secundrio, onde a parte slida separada do esgoto tratado, sendo este ltimo descartado. O sistema pode ser classificado em funo da idade do lodo, ou seja, o tempo de reteno dos slidos no sistema, da seguinte maneira:

Idade do lodo

Faixa de idade do lodo Inferior a 3 dias 4 a 10 dias 11 a 17 dias 18 a 30 dias

Denominao usual

Reduzidssima Reduzida Intermediria Elevada

Aerao modificada Lodos ativados convencional Aerao prolongada

Tabela 1 - Classificao do lodo quanto a sua idade

Tema: Saneamento Ambiental 57. Os reatores utilizados nos sistemas de tratamento de esgotos podem ser de fluxo contnuo ou batelada. Quais so as etapas do ciclo de um reator sequencial em batelada? A) Enchimento, reao, sedimentao, retirada do sobrenadante e repouso. B) Enchimento, sedimentao, retirada do sobrenadante, repouso e desinfeco. C) Apenas reao e sedimentao. D) Apenas enchimento, reao e retirada do sobrenadante. E) Apenas enchimento e retirada do sobrenadante.

Resoluo: Os reatores em batelada so usados em processos menores que os contnuos, so mais fceis de limpar e possuem um custo menor. Nesse tipo de reator, a temperatura e a concentrao no variam com a posio dentro do reator, somente variam com o tempo. No admite entrada ou sada de reagentes durante o processamento. Os reatores em batelada possuem a seguinte sequncia de etapas: 1. 2. 3. 4. 5. Enchimento Reao Sedimentao Retirada do sobredrenante Repouso

Tema: Saneamento Ambiental 58. So vantagens do processo de desaguamento lodos de estaes de tratamentos de gua e esgoto por leito de secagem, exceto: A) baixo valor de investimento. B) simplicidade operacional. C) baixo ou inexistente consumo de produto qumico. D) torta com alto teor de slidos. E) rpido processo de remoo da torta seca.

Resoluo: O processo de desaguamento do lodo consiste na desidratao deste por mtodos naturais ou mecnicos, tem por objetivo reduzir a quantidade de gua presente, e assim, reduzir seu volume, provocando economia nos custos de transporte e destinao final. Desaguar o lodo atravs do leito de secagem a maneira mais antiga e barata de fazlo, e apresenta como vantagens e desvantagens o que segue: - Vantagens: Baixo valor de investimento; Requer operador com baixo nvel de qualificao; Baixo consumo de energia eltrica e produtos qumicos; Baixa sensibilidade a variaes nas caractersticas do lodo.

- Desvantagens: Problemas com a secagem do lodo, durante os perodos chuvosos (em alguns locais, a cobertura dos leitos de secagem pode ser estudada, visando a solucionar esse problema); Risco de liberao de odores desagradveis, proliferao de moscas; Possibilidade de contaminao do lenol fretico, caso o fundo dos leitos e o sistema de drenagem no sejam bem executados; Necessidade de estabilizao prvia do lodo; Operao manual, na remoo do lodo desidratado ocasiona uma elevada necessidade de mo de obra, com certos riscos sade dos operadores; Problemas com a vizinhana por causa de odores desagradveis; Comparado aos outros processos de secagem, requer grandes reas.

Tema: Saneamento Ambiental 59. Qual o conceito de tenso trativa que atua em sistemas de coleta de esgoto? A) Tenso perpendicular ao eixo do conduto exercida pelo lquido em escoamento. B) Tenso tangencial exercida sobre a parede do conduto exercida pelo lquido em escoamento. C) Tenso tangencial exercida sobre a parede do conduto exercida pelos slidos. D) Tenso perpendicular ao eixo do conduto exercida pelos slidos. E) Tenso de sentido oblquo ao eixo do tubo.

Resoluo: A tenso trativa em sistema de coleta de esgotos aquela que promove o arraste do material sedimentado. a fora que promove a autolimpeza do conduto atuando junto a parede da tubulao na parcela correspondente ao permetro molhado. Pode ser calculada segundo a expresso seguinte: = . . Onde, = Peso especfico de esgoto (104 N/m) RH = Raio hidrulico (m) Ip = Declividade de projeto da tubulao (m/m)

Tema: Hidrulica 60. No dimensionamento da canalizao de uma instalao predial de gua fria, para o caso de determinao da vazo considerando o consumo mximo provvel, deve-se adotar: A) a soma da vazo de todas as peas de utilizao. B) a soma da vazo de 2/3 das peas de utilizao. C) a soma da vazo de 1/2 das peas de utilizao. D) a soma da vazo de 1/3 das peas de utilizao. E) a vazo igual a 30% do valor da raiz quadrada do somatrio dos pesos correspondentes a cada pea de utilizao.

Resoluo: Existem dois mtodos para o dimensionamento de canalizao para instalao de gua fria: o mtodo mximo possvel e o mximo provvel. No mtodo mximo possvel a vazo calculada como se todas as peas de utilizao fossem usadas ao mesmo tempo, logo, a vazo seria a soma da vazo de todas as peas de utilizao. No mtodo do mximo provvel, o item A.1.2 da NBR-5626 recomenda que a vazo seja calculada utilizando-se a seguinte expresso. = 0,3 O que confirma a assertiva E.

Вам также может понравиться