Вы находитесь на странице: 1из 3

SISTEMA SSEO Pense na quantidade de movimentos que voc realiza todos os dias, desde a hora em que acorda at o momento

em que vai dormir novamente. Voc levanta da cama, escova os dentes, leva os alimentos do caf da manh at boca, mastiga, vai escola, volta, faz ginstica, corre, usa as mos para segurar algum ob eto, passeia, espirra, boce a, empurra e pu!a ob etos, ensaia passos de dan"a ao ouvir m#sica, oga basquete, pratica qualquer outro esporte... Conceito de Sistema Esqueltico$ % sistema esqueltico composto de ossos e cartilagens. Conceito de Ossos$ %ssos so &rgos esbranqui"ados, muito duros, que unindo' se aos outros, por intermdio das unturas ou articula"(es constituem o esqueleto. ) uma forma especializada de tecido con untivo cu a a principal caracter*stica a mineraliza"o +clcio, de sua matriz &ssea +fibras colgenas e proteoglicanas,. % osso um tecido vivo, comple!o e din-mico. .ma forma s&lida de tecido con untivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e o principal tecido de apoio do corpo. % tecido &sseo participa de um cont*nuo processo de remodelamento din-mico, produzindo osso novo e degradando osso velho. % osso formado por vrios tecidos diferentes$ tecido &sseo, cartilaginoso, con untivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vrios tecidos formadores de sangue. /uanto a irriga"o do osso, temos os canais de Vol0man +vasos sangu*neos maiores, e os canais de 1avers +vasos sangu*neos menores,. % tecido &sseo no apresenta vasos linfticos, apenas o tecido peri&steo tem drenagem linftica. 2o interior da matriz &ssea e!istem espa"os chamados lacunas que contm clulas &sseas chamadas oste&fitos. 3ada oste&fito possui prolongamentos chamados canal*culos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canal*culos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canal*culos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado. Conceito de Cartilagem$ ) uma forma elstica de tecido conectivo semirr*gido ' forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. 4 cartilagem no possui suprimento sangu*neo pr&prio5 consequentemente, suas clulas obtm o!ignio e nutrientes por difuso de longo alcance.

Funes do Sistema Esqueltico$ 6 7ustenta"o do organismo +apoio para o corpo, 6 Prote"o de estruturas vitais +cora"o, pulm(es, crebro, 6 8ase mec-nica para o movimento 6 4rmazenamento de sais +clcio, por e!emplo, 6 1ematopoitica +suprimento cont*nuo de clulas sangu*neas novas, Nmero de Ossos do Corpo umano$ ) clssico admitir o n#mero de 9:; ossos. 3abe"a < 99 ?&ra! < @> Aembro Bnferior < @C %ssos do %uvido Adio < @ 4bd=men < > Aembro 7uperior < Pesco"o < D

!i"is#o do Esqueleto$ Esqueleto 4!ial ' 3omposta pelos ossos da cabe"a, pesco"o e do tronco. Esqueleto 4pendicular ' 3omposta pelos membros superiores e inferiores. 4 unio do esqueleto a!ial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e plvica.

$untas e Articulaes $untas o local onde dois ossos se tocam. 4lgumas so fi!as +e!.$ cr-nio,, onde os ossos esto firmemente unidos entre si. Em outras untas +e!.$ articula"(es,, os ossos so m&veis, permitindo ao esqueleto realizar movimentos. Cuidados com o esqueleto e as articulaes ?odos nos devemos adotar certas medidas para evitar problemas nos ossos e nas articula"(es. Ve a algumas delas$ Aantenha sempre uma postura correta F ao andar, sentar'se ou ficar de p. 4o sentar, mantenha toda a e!tenso das costas apoiada na cadeira ou no sof. Evite carregar muito peso ou transportar ob etos pesados apenas de uma lado do corpo. Bsso vale para quando estiver levando, por e!emplo, uma mochila cheia de cadernos e livros. 4limente'se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados5 o e!cesso de peso pode acarretar vrios problemas, como sobrecarga na coluna vertebral. 3uidado com pancadas, quedas ou movimentos bruscos$ voc pode fraturar os ossos ou sofrer deslocamentos nas articula"(es. Pratique e!erc*cios f*sicos regularmente, sempre com a orienta"o de especialistas. %s devidos cuidados com a postura podem evitar as seguintes deforma"(es da coluna$ %ordose' ) o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentua"o da lordose lombar normal +hiperlordose,. %s m#sculos abdominais fracos e um abdome protuberante so fatores de risco. 3aracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a e!tenso da coluna lombar, tal como o ficar em p por muito tempo +que tende a acentuar a lordose,. 4 fle!o do tronco usualmente alivia a dor, de modo que a pessoa frequentemente prefere sentar ou deitar. Ci&ose ' ) definida como um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a m postura e o condicionamento f*sico insuficiente. Goen"as como espondilite anquilosante e a osteoporose senil tambm ocasionam esse tipo de deformidade. Escoliose ' ) a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou no estrutural. 4 progresso da curvatura na escoliose depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do -ngulo da curvatura durante o per*odo de crescimento na adolescncia, per*odo este onde a progresso do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. % tratamento fisioterpico usando alongamentos e respira"o so essenciais para a melhora do quadro.

Вам также может понравиться