Вы находитесь на странице: 1из 2

Os aparatos tecnolgicos podem realmente substituir o Professor (a)?Haver lugar para o Professor com os avanos tecnolgicos?

Essa e outras questes j fazem parte do imaginrio de muitos profissionais da educao. Muitas so as expectativas em torno desse assunto e diversos ponto de vista sobre o tema. Libneo neste texto objetiva, a meu ver, reiterar a importncia desse profissional, bem como da instituio escolar para a manuteno do bem estar social, alm da necessidade de uma constante qualificao do educador. Porm aqui ser abordado o aspecto negativo do projeto educacional, quando se busca promover uma preparao do indivduo e uma qualificao estritamente profissional. Aqui fica evidente que h um desvio no foco da proposta educacional, j que h uma tendncia de se valorizar mais o aspecto preparatrio para o mercado de trabalho em detrimento de um condicionamento para uma formao cidad. claro que no se pode negligenciar a necessidade de uma qualificao profissional eficiente, mas que se faa primeiramente um profissional cidado. Assmann, (p. 5) afirma no entanto que no se pode submeter a educao a dependncia mercadolgica, mas que tambm no h poltica educacional eficiente sem as mediaes econmicas e trabalhistas. Logo imprescindvel que o professor seja no apenas mais um transmissor de conhecimento, mas que haja uma formao voltada para uma viso mais ampla, de forma que comtemple as mais diversas reas da vivncia humana. E que para isso se deve buscar um aperfeioamento contnuo, de modo que o capacite a promover um despertar no aluno levando-o a experimentar tanto a reteno da informao como a produo do conhecimento. Para tanto escola e professor devem se ajustar aos novos tempos e aos meios tecnolgicos disponveis. Pois com tanta informao, com as novas tecnologias, o acesso fcil aos conhecimentos cientficos, meios de comunicao, internet, acervos digitais etc... pe-se, segundo Libneo (p.6), aos educadores novas funes, quais sejam, mediar, aconselhar, orientar entre outras.

Portanto fica sugerido que necessrio olhar para as transformaes sociais, zelar pela manuteno de uma educao que contemple o ser humano de forma igualitria englobando todas as suas habilidades. O que ser necessrio, novas abordagens interdisciplinar, transversal, com integrao das reas de saberes aplicando-as na prtica e transformando-as se necessrio. Logo segundo Libneo (p.9), necessrio se redefinir a figura do professor, valorizar a profisso, se unificar em regime de colaborao, em sindicatos e grupo de apoio, aproximao dos professores em exerccio para a universidade, e a prtica do aprendido na universidade para a escola, isso objetivando o fortalecimento da categoria, para de um melhor desempenho da docncia e um maior aproveitamento social.

Вам также может понравиться