Вы находитесь на странице: 1из 4

! ! !

Relatrio de Avaliao Formativa


Decises e aes educativas

Charles Cunha Maio de 2013"

RELATRIO DE AVALIAO FORMATIVA

!1

Relatrio de Avaliao Formativa


Decises e aes educativas

Conhecendo melhor a avaliao formativa


Avaliao formativa um ponto de partida,til para a assimilao ou retificao de novas aprendizagens,sendo ideal numa avaliao continuada,possibilitando ao professor gerir e organizar situaes didticas de aprendizado,identificando eventuais necessidades de correo de rota.

O tema A avaliao no um fim em si. uma engrenagem no funcionamento didtico e,mas globalmente,na seleo e na orientao escolares. Ela serve para controlar o trabalho dos alunos e,simultaneamente para gerir os fluxos.

Compreendendo
Segundo Perrenoud (1991 apud Hadji 2001),'' transformativa toda avaliao que auxilia o aluno a aprender a se desenvolver,ou seja,que colabora para a regulao da aprendizagem e do desenvolvimento no sentido de um projeto educativo''.

!
A avaliao formativa tem caractersticas informativa reguladora (Hadji 2001) ou seja, que fornece informaes aos dois atores do processo de ensino-aprendizagem.
RELATRIO DE AVALIAO FORMATIVA !2

!
Acredito que com esse processo o professor ter a capacidade de melhor e avaliar os efeitos que as suas aes esto tendo sobre o aprendiz, dessa forma ele pode adequar seu ensino capacidade de aprendizagem do aluno.

!
J ao aluno essa avaliao dar uma capacidade para ele conhecer e reconhecer suas limitaes,possibilitar tambm a ele oportunidade de corrigir seus erros. A avaliao formativa tem por finalidade orientar os alunos para realizao do seu trabalho,ajudando-os a localizar as dificuldades e a progredir na aprendizagem;

Tem a finalidade de fornecer informaes que permitam a reorganizao do


trabalho pedaggico em atendimento s diferenas individuais observadas;

Promoo da aprendizagem; um meio de melhoria de atividades pedaggicas em


desenvolvimento;

Leva em conta em que ponto o estudante se encontra em seu processo de aprendizagem. desenvolvimento na aprendizagem;

Considera os erros como normais caractersticos de um determinado nvel de


O erro do aluno no mais considerado como uma falta passvel de repreenso,mas como uma fonte de informao essencial, cuja manifestao importante favorecer (1967 apus Villas Boas).

! ! ! ! ! ! ! ! !
RELATRIO DE AVALIAO FORMATIVA !3

!
Pontos positivos No meu ver essa avaliao contm muitos pontos positivos,pois ele auxilia o professor a perceber e a distinguir fraquezas e deficincias no modo de aprender,pois cada aluno tem uma facilidade ou tambm cada qual tem sua dificuldade. Dessa forma o professor pode adequar seu modo de ensino ao que ele v no aluno.Se o aluno tem certa facilidade para aprender de tal forma,diferentemente de outro que j no a possui,tornando assim o processo ensino aprendizagem muito mais facilitado e prazeroso.

! ! !
Pontos negativos Ao meu ver os pontos negativos so mnimos desde que haja sensibilidade e compreenso por parte tanto do avaliador quanto de quem est sendo avaliando. O professor ou avaliador tem que saber a melhor forma de transmitir isso ao aluno que por sua vez,dever ser desprovido de qualquer orgulho para aceitar e reconhecer suas deficincias aceitando de fato que pode e deve melhorar.

! !
Fonte: Biologia,Avaliao Formativa:revendo decises e aes educativas. (Denise Lannes,Andra Velloso). Avaliao Formativa: Prticas inovadoras. (Benigna Maria de Freitas Villas Boas).

!
RELATRIO DE AVALIAO FORMATIVA !4

Вам также может понравиться