Вы находитесь на странице: 1из 6

De acordo com o comando de cada uma das questes de 41 a 80, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo

designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO; ou o campo designado com o cdigo SR, caso desconhea a resposta correta. Marque, obrigatoriamente, para cada item, um, e somente um, dos trs campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuzos decorrentes de marcaes indevidas. A marcao do campo designado com o cdigo SR no implicar apenao. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas, que o nico documento vlido para a correo da sua prova.

PROVA 1 OBJETIVA 2.a PARTE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


QUESTO 41 QUESTO 43

Julgue os itens abaixo, relativos aos tratados internacionais.

Relativamente personalidade internacional, julgue os itens a seguir.

Considerando que o consentimento mtuo constitui condio


de validade dos tratados internacionais, ter plena validade o tratado que, no momento de sua concluso, conflite com norma imperativa de direito internacional geral, de conformidade com o que estabelece a Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados.

A Santa S equiparada aos Estados soberanos, sendo, assim,


sujeito do direito internacional pblico.

A personalidade jurdica dos Estados derivada, e a das


organizaes internacionais, originria.

As

empresas

transnacionais

e,

em

determinadas

Tendo em vista que o poder competente para realizar a


ratificao definido livremente pelo direito interno de cada Estado, no Brasil a ratificao de competncia do Congresso Nacional, que a realiza por meio de decreto legislativo.

circunstncias, as pessoas humanas podero figurar como partes perante a Corte Internacional de Justia, motivo pelo qual so consideradas pessoas do direito internacional pblico.

Tendo em vista as atividades que realizam, concernentes a


aes de solidariedade internacional, as organizaes nogovernamentais (ONGs) passaram a ser admitidas como sujeitos do direito internacional pblico.

Em regra, os tratados internacionais comeam a vigorar no


ordenamento jurdico interno brasileiro com o incio da vigncia dos decretos que os promulgarem.

www.pciconcursos.com.br

No juridicamente possvel a excluso, do mbito de


aplicao territorial de tratado internacional, de parte do territrio de um ou de ambos os Estados pactuantes.

A entidade Itaipu Binacional pessoa jurdica de direito


privado binacional.
QUESTO 44

No Brasil, segundo jurisprudncia do Supremo Tribunal


Federal, os tratados internacionais e as leis internas infraconstitucionais esto no mesmo nvel hierrquico.
QUESTO 42

Acerca das organizaes internacionais, julgue os seguintes itens.

As organizaes internacionais so institudas por meio de


um tratado multilateral, denominado tratado constitutivo, que em geral estabelece os objetivos e as regras para a instituio dos principais rgos e dispe sobre os direitos e deveres dos Estados-membros.

A respeito do costume internacional, forma no-escrita de expresso do direito internacional previsto no art. 38 do Estatuto da Corte Internacional de Justia, julgue os seguintes itens.

As organizaes internacionais dispem, necessariamente, de Nada obsta a que o elemento material do costume seja
constitudo de uma omisso frente a determinado contexto. uma nica sede, estabelecida por meio de tratado bilateral com um dos Estados-membros, denominado acordo da sede.

O elemento subjetivo a opinio juris absolutamente


necessrio para dar ensejo norma costumeira.

s organizaes internacionais so concedidos privilgios e


imunidades similares aos dos Estados.

Devido inferioridade hierrquica das normas costumeiras


em relao s normas convencionais, no pode o costume revogar norma expressa em tratado internacional.

A receita das organizaes internacionais resulta basicamente


das contribuies (cotizaes) dos Estados-membros, estabelecidas de acordo com o princpio da capacidade contributiva.

Em litgio internacional, a parte que invoca regra costumeira


tem o nus de provar a sua existncia.

Em razo de sua prpria natureza, as organizaes


internacionais no esto sujeitas a ao de responsabilidade internacional.

Assim como ocorre em relao aos tratados internacionais, h


mtodos precisos de interpretao das normas costumeiras.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 1 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 45

QUESTO 48

QUESTO 50

QUESTO 53

Com referncia aos Estados, participantes mais ativos das relaes internacionais, julgue os itens que se seguem.

Com relao proteo internacional dos direitos humanos, julgue os itens que seguem.

Relativamente ao Sistema Monetrio Internacional, captulo do do direito econmico internacional, julgue os itens abaixo.

Relativamente aos conflitos internacionais, julgue os itens que se seguem.

A personalidade jurdica internacional de um Estado

constituda a partir do seu reconhecimento pelos demais Estados da sociedade internacional. Os Estados tm direito legtima defesa, quando vtimas de ataque injusto e atual. A no ser em situaes especiais, como o desrespeito s normas de comrcio internacional, os Estados tm o dever de no intervir nos assuntos internos de outros Estados. Somente os Estados acreditantes podem renunciar s imunidades de natureza penal e civil de que gozem os seus representantes diplomticos. Os Estados so representados junto a soberanias estrangeiras, para o trato de assuntos de Estado, pelos seus funcionrios consulares.

A Declarao Universal dos Direitos do Homem, aprovada


pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) em 1948, estabelece os direitos humanos a serem obrigatoriamente cumpridos pelos Estados. A Declarao Universal dos Direitos do Homem, de 1948, versa sobre os denominados direitos humanos de primeira gerao direitos civis e polticos , de segunda gerao direitos econmicos, sociais e culturais e de terceira gerao direito paz, ao meio ambiente etc. A Conveno Europia de Direitos do Homem, de 1950, criou dois rgos destinados garantia de sua execuo, quais sejam, a Comisso Europia de Direitos do Homem e a Corte Europia dos Direitos do Homem, com sede em Estrasburgo. A Conveno Americana de Direitos Humanos, de 1969, instituiu, como rgos competentes para conhecer dos assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados pactuantes, a Comisso Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, aquela sediada em Washington, e esta em San Jos, na Costa Rica. A Corte Interamericana de Direitos Humanos acessvel a pessoas e a instituies privadas.

A denominada nova ordem monetria internacional foi

QUESTO 46

Julgue os itens abaixo, relativos ao direito do mar.

O Brasil signatrio da Conveno das Naes Unidas sobre


Conveno das Naes Unidas sobre o Direito do Mar por meio da Lei n. 8.617, de 1993, que reduziu a doze milhas a largura do mar territorial brasileiro e adotou o conceito de zona econmica exclusiva para as 188 milhas adjacentes. Quando em trnsito por mares territoriais alheios, ou ancorados em portos estrangeiros, os navios de guerra no gozam de imunidade de jurisdio local. O Estado no exerce soberania plena sobre as suas guas interiores, tendo em vista que, nelas, reconhecido o direito de passagem inocente em favor dos navios de qualquer Estado. Os Estados sem litoral beneficiam-se do direito de participar, em base eqitativa, do aproveitamento do excedente dos www.pciconcursos.com.br recursos vivos das zonas econmicas exclusivas dos seus vizinhos.
QUESTO 47

O Brasil ajustou o seu direito interno aos preceitos da

o Direito do Mar, de 1982.

instituda na Conferncia Monetria e Financeira Internacional, realizada em julho de 1944, em BrettonWoods, estado de New Hampshire, EUA, na qual foram adotados os acordos que criaram o Fundo Monetrio Internacional (FMI) e o Banco Mundial. O FMI, principal rgo regulador do Sistema Monetrio Internacional, tem, entre outros, o objetivo de abreviar o prazo e reduzir o grau de desequilbrio nas balanas internacionais de pagamentos dos seus membros. O Conselho dos Governadores do FMI formado pelos representantes dos Estados-membros, e suas deliberaes so tomadas por maioria de votos, tendo cada membro direito a um voto. Diferentemente do FMI, que rgo de cooperao, o Banco Mundial constitui rgo de desenvolvimento, proporcionando assistncia financeira e tcnica para estimular pases rumo ao desenvolvimento econmico. Nada obsta a que um Estado seja membro do Banco Mundial sem que o seja do FMI.

Toda contradio ou oposio de teses jurdicas ou de

interesses entre dois Estados constitui conflito ou litgio internacional. Apesar das crticas advindas de vrios Estados da sociedade internacional, a Carta da ONU no probe o uso da fora por Estado como medida extrema destinada a solucionar litgio internacional. No existem tratados bilaterais, mas apenas multilaterais, dispondo sobre a soluo pacfica dos conflitos internacionais. A liberdade de escolha dos meios de soluo pacfica dos conflitos internacionais admitida pela Carta da ONU. Grupos de Estados podem, eventualmente, ser protagonistas de um conflito internacional.

QUESTO 54

A respeito dos meios diplomticos de soluo pacfica dos conflitos internacionais, julgue os itens abaixo.

QUESTO 51

A negociao direta ou entendimento direto em sua forma


simples responde pela soluo da grande maioria dos conflitos entre Estados e caracteriza-se pela negociao entre os contendores, sem a interferncia de terceiros. O entendimento direto entre os contendores, facilitado pela ao amistosa de um terceiro sujeito de direito internacional, consiste no que se denomina bons ofcios. Na mediao, as partes em conflito se comprometem a acatar a soluo arbitrada pelo mediador, sem o que essa via de soluo pacfica no ser exitosa. A conciliao caracteriza-se pelo fato de o conflito ser submetido apreciao de uma comisso de conciliao, integrada por representantes dos Estados em conflito e por elementos neutros, cujos relatrio e concluses ou recomendaes obrigam as partes. O inqurito destina-se to-somente a estabelecer a materialidade dos fatos, nada propondo ou recomendando.

Acerca dos direitos do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os seguintes itens.

O MERCOSUL foi institudo por meio do Tratado de

QUESTO 49

Acerca do direito internacional ambiental, julgue os seguintes itens.

Na Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e

Acerca do direito internacional do trabalho, cujas principais normas constam das convenes e das recomendaes da Organizao Internacional do Trabalho (OIT), julgue os itens abaixo.

Desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro, foi adotada a Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, constituda de 27 princpios, todos de natureza obrigatria. A Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana de Clima, de 1992, da qual o Brasil parte, tem por objetivo, em termos gerais, estabilizar as concentraes de gases de efeito estufa na atmosfera. A Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana de Clima, de 1992, criou, como seu rgo supremo, a Conferncia das Partes, sendo que, na Terceira Conferncia, realizada em Kyoto, no Japo, foi aprovado o Protocolo de Kyoto, que estabelece a meta mdia de 6% da reduo da emisso de gases de efeito estufa pelos pases industrializados, a ser cumprida no perodo entre 2008 e 2012. A Conveno sobre Diversidade Biolgica, de 1992, da qual o Brasil parte, estabeleceu a obrigatoriedade de se desenvolverem listas nacionais de espcies ameaadas e de se estabelecerem reas de importncia biolgica. Dado o grande nmero de normas internacionais relacionadas proteo do meio ambiente, bem assim as suas especificidades, o direito internacional ambiental, ou direito internacional do meio ambiente j no tratado no contexto do direito internacional pblico, sendo entendido como um ramo independente do direito.

A finalidade suprema da OIT e, conseqentemente, do


prprio direito internacional do trabalho, consiste em promover a universalizao dos princpios da justia social, uniformizando, tanto quanto possvel, as correspondentes normas jurdicas. Constitui objeto do direito internacional do trabalho a soluo dos conflitos de leis do trabalho no espao. Na Conferncia Internacional do Trabalho, rgo supremo da OIT, os Estados-membros so representados por representantes do governo, dos empregados e dos patres. Tanto as convenes quanto as recomendaes exaradas no mbito da OIT, para que produzam efeitos jurdicos, necessitam de ratificao pelos Estados-membros. A conveno n.o 158 da OIT sobre o trmino das relaes de trabalho por iniciativa do empregador encontra-se em vigor no Brasil e estabelece a proibio de o empregador dispensar o empregado sem motivao vlida.

Assuno, de 1991, que revogou o Tratado de Montevidu, de 1980, que havia criado a Associao Latino-Americana de Integrao. O MERCOSUL uma organizao internacional com personalidade jurdica de direito internacional. As normas emanadas dos rgos do MERCOSUL tm efeito de aplicao direta, no sendo necessria a sua incorporao formal no ordenamento jurdico dos Estados-membros. O processo arbitral constitui o ltimo meio de soluo de controvrsias no mbito do MERCOSUL, tendo acesso a tal processo arbitral tanto os Estados-partes quanto os indivduos. As fontes jurdicas do MERCOSUL so o Tratado de Assuno, seus protocolos e instrumentos adicionais e complementares; os acordos celebrados no mbito do Tratado de Assuno e seus protocolos; as decises do Conselho do Mercado Comum; as resolues do Grupo Mercado Comum e as diretrizes da Comisso de Comrcio do MERCOSUL.

QUESTO 55

QUESTO 52

Julgue os itens a seguir, relativos aos meios jurisdicionais de soluo pacfica dos conflitos internacionais.

Julgue os itens abaixo, concernentes s sanes no direito internacional pblico.

Tanto os acrdos da Corte Internacional de Justia quanto as A jurisdio internacional, quer judiciria, quer nojudiciria, s exercida para equacionar conflitos entre Estados quando estes se comprometem previamente em acatar a deciso a ser proferida. Diferentemente dos acrdos dos tribunais internacionais, as sentenas arbitrais podero ser impugnadas sob a alegao de serem errneas ou contrrias eqidade. Tanto as sentenas arbitrais quanto os acrdos dos tribunais internacionais tm fora executria. O primeiro rgo de jurisdio internacional permanente a ser institudo foi a Corte Permanente de Justia Internacional, substituda posteriormente pela Corte Internacional de Justia, com sede em Haia. sentenas arbitrais so definitivos e obrigatrios.

O rompimento das relaes diplomticas consiste na retirada

dos agentes diplomticos dos Estados envolvidos no litgio internacional. O rompimento das relaes diplomticas consiste em ato unilateral discricionrio, ainda que derivado de resoluo de organizao internacional qual o Estado se encontre vinculado. Dadas as suas prprias caractersticas, o rompimento das relaes diplomticas acarreta, necessria e conseqentemente, o rompimento das relaes consulares. A retirada apenas do chefe da misso diplomtica caracteriza a suspenso das relaes diplomticas. Denomina-se represlia aplicao, pelo ofendido ao ofensor, das mesmas medidas que contra ele tenham sido aplicadas.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 2 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 3 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 56

QUESTO 60

QUESTO 62

QUESTO 64

Acerca da nacionalidade e da naturalizao, julgue os itens que se seguem.

Acerca da formao das Relaes Internacionais, julgue os seguintes itens.

Com relao abordagem realista e neo-realista das relaes internacionais, julgue os itens abaixo.

As regras bsicas a respeito da concesso de nacionalidade


so estabelecidas pelo direito internacional pblico. A nacionalidade primria ou originria resulta de fato natural, o nascimento, e a secundria ou adquirida , de fato voluntrio. A naturalizao, em sentido amplo, consiste em qualquer mudana de nacionalidade, posterior ao nascimento. So brasileiros natos os nascidos em navios mercantes brasileiros, onde quer que se encontrem. Tm direito naturalizao, no Brasil, os indivduos originrios de pases de lngua portuguesa que residam no pas por um ano ininterrupto e sejam moralmente idneos.

Foi com a Paz de Westphalia que se consolidou a idia de


soberania territorial entre os estados e tambm se formou a idia de que as diferenas entre os estados-naes no mais poderiam ser resolvidas pela fora. O princpio do poder eficaz no era vlido. As relaes internacionais surgiram do direito internacional estabelecido para as comunidades e pessoas estrangeiras. No entanto, a questo do direito natural e dos desgnios divinos esteve presente nas discusses que formaram a teoria das relaes internacionais. Por exemplo, com De Jure Belli ac Pacis, o jurista holands Hugo Grotius atribui ao desgnio divino, e no sociedade, a existncia de obrigaes entre as comunidades. Mediante um sistema de alianas, o Congresso de Viena preservou os governos autocrticos e estabeleceu o chamado concerto europeu, que era fundamentado em estratgias econmicas internacionais. O perodo que vai do Congresso de Viena at a Primeira Guerra Mundial foi caracterizado pela busca de mercados e de domnio territorial pelas grandes naes europias, o que acabou gerando vrios conflitos entre as grandes potncias. O chamado concerto europeu, alm de estabelecer relaes comerciais entre as naes, fomentava a idia de que as alianas deviam ser formadas em diplomacia aberta e de que no houvesse alianas secretas que agregassem foras voltadas ao domnio colonial.

A abordagem neo-realista tentou explicar mais precisamente


os conceitos da teoria realista e adotou o mtodo da economia neoclssica para teorizar sobre as estratgias dos estados. De acordo com essa abordagem, a ao dos estados seria comparvel ao das firmas. De acordo com a idia realista, os Estados agem dentro de um sistema internacional organizado por estados, instituies governamentais e no-governamentais, que tm regras, princpios e hierarquias que restringem as aes estatais. No realismo, o sistema internacional anrquico e os Estados se preocupam principalmente com a prpria sobrevivncia, o que os leva a concentrar suas polticas na idia de segurana. As idias de racionalidade e de ao estratgica no esto presentes na abordagem realista, pois s viriam com os neorealistas. Assim, os estados agiriam diante de um mundo anrquico e muito dificilmente poderiam estabelecer claramente suas fraquezas e fortalezas de uma forma que lhes permitisse definir suas aes na poltica internacional. A teoria realista ainda hoje est presente na atuao dos Estados, principalmente na ao poltica dos EUA, e serviu, nos anos da Guerra Fria, para estabelecer como deve ser feito o equilbrio de poder entre o leste e o oeste.

As surpreendentes revolues que ocorreram no mundo comunista aps 1989 deixaram os analistas da ordem internacional sem instrumentos de anlise, acostumados que estavam com o mundo bipolar. Considerando esse contexto, julgue os itens que se seguem.

Algumas crises internas, internacionalmente ameaadoras,

QUESTO 57

Relativamente ao regime jurdico do estrangeiro, julgue os itens abaixo.

No Brasil, os estrangeiros dispem de direitos polticos. Em se tratando de direitos individuais e coletivos, vigora no

Brasil, em relao aos estrangeiros residentes ou no no pas, o princpio da no-discriminao, com as restries estabelecidas pela prpria Constituio da Repblica. A vigente Constituio brasileira garante aos portugueses com residncia permanente no pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, os direitos inerentes ao brasileiro naturalizado. Ser passvel de expulso, no Brasil, o estrangeiro que houver entrado irregularmente no pas ou cuja estada tenha-se tornado irregular. O governo dispe de acentuado poder discricionrio tanto na deportao quanto na expulso de estrangeiros.
QUESTO 58 www.pciconcursos.com.br

continuaram assolando o mundo ps-Guerra Fria, como o apartheid da frica do Sul, a crise da federao indiana e o longo e penoso processo de paz no Oriente Mdio. O esplio de armas nucleares que ameaavam o mundo, nos antigos pases da Unio Sovitica, foi um dos legados do declnio do mundo socialista. A Organizao das Naes Unidas (ONU) e as potncias ocidentais conseguiram resolver o problema em 1997, com uma proposta da ONU para a destruio das armas. O desaparecimento da ameaa sovitica implicou que os conflitos internacionais, sob a gide do unilateralismo, ganhassem um dinamismo de previsibilidade, pois a ordem norte-americana passou a estabelecer a ao dos estados. O princpio da autodeterminao ganhou nfase com o fim da Guerra Fria. Povos como os curdos reivindicaram na ONU apoio para a formao e aceitao de seus estados. O mundo ocidental capitalista, aps o fim da Guerra Fria, viu-se, algumas vezes, em luta com povos e pases que tinha ajudado a formar com base na poltica de conteno do avano sovitico.

QUESTO 65

QUESTO 61

QUESTO 63

Com relao a acordos e negociaes envolvendo o Acordo Geral sobre Tarifas e Comrcio (GATT), a Organizao Mundial do Comrcio (OMC), a rea de Livre Comrcio das Amricas (ALCA) e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), julgue os itens subseqentes.

Julgue os itens abaixo, concernentes ao direito de guerra e neutralidade.

Para efeito de aplicao das leis da guerra, reveste-se de


importncia a distino entre guerra internacional e guerra nacional ou civil. O denominado direito da guerra constitudo de tratados internacionais e normas costumeiras, sendo estas mais abundantes que aqueles. A espionagem considerada um meio de guerra ilcito e como tal previsto nos regulamentos anexos s Convenes de Haia de 1899 e 1907 sobre leis e costumes da guerra terrestre. Nada obsta, juridicamente, a que o Estado neutro fornea armas e munies a um dos beligerantes. O direito que tem o Estado neutro de fazer respeitar a sua neutralidade pode ser exercido at com emprego da fora.

Com relao poltica internacional que fundamentou a teoria de relaes internacionais, julgue os itens subseqentes.

A respeito das abordagens tericas das relaes internacionais, julgue os itens a seguir.

O processo de negociao da ALCA e a nova rodada de


negociao da OMC, lanada em novembro de 2001, em Doha, Catar, no seguem o princpio do single undertaking, que impede a implementao dos tpicos acordados entre as partes antes de que toda a negociao seja concluda, o que demonstra a fora dos pases hegemnicos nessas negociaes. A aprovao, pelo Congresso dos EUA, da autoridade para promoo comercial, antes conhecida como fast track, essencial para os acordos comerciais internacionais que envolvem os EUA na OMC ou na ALCA, dadas as dificuldades de aprovao de uma negociao com a participao daquele Congresso. O MERCOSUL um importante bloco econmico para seus partcipes, principalmente para manter a independncia dos pases diante da poltica internacional e para fortalec-los nas negociaes externas. No entanto, esse bloco econmico sofre de assimetria nas estratgias nacionais e de dependncia de capital financeiro internacional. Sob muitos pontos de vista, a Reunio Ministerial de Doha, Catar, representou uma vitria dos pases em desenvolvimento, com o estabelecimento de uma nova rodada de negociao e a flexibilizao da defesa das patentes. No entanto, no se conseguiu a formao de uma agenda para a eliminao dos subsdios agrcolas nos pases desenvolvidos. Um dos princpios do GATT a clusula de nao mais favorecida, que afirma que, no comrcio mundial, no deve haver discriminao. O tratamento especial dispensado a um pas deve ser concedido tambm a todos os outros.

A criao das Ligas das Naes foi calcada nos 14 pontos


estabelecidos pelo governo Woodrow Wilson e procurou firmar a tentativa norte-americana de ingressar na poltica imperialista internacional. Os Estados Unidos da Amrica (EUA) j se consideravam uma potncia mundial e podiam exigir participao nas disputas por colnias. A poltica internacional buscada pelo presidente norteamericano Woodrow Wilson baseava-se no conceito de excepcionalidade norte-americana e na crtica poltica imperialista europia. Essa poltica foi importante no perodo entre guerras. A deflagrao da Segunda Guerra Mundial provou a incapacidade da teoria realista norte-americana no tocante gesto da poltica internacional no perodo entre guerras. Nem mesmo dentro dos EUA o presidente Woodrow Wilson conseguiu provar a eficincia da interdependncia entre as naes. A teoria das relaes internacionais surgiu nos EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, como uma tentativa de explicar a ao estratgica entre os Estados. A abordagem era realista, no sentido de que os Estados buscavam sempre seus prprios interesses e de que a principal preocupao das naes era o poder.

A abordagem clssica, diferentemente da teoria realista, no


centra sua anlise das relaes internacionais na Histria, na Filosofia ou no Direito. Ela ressalta a formao do sistema econmico para explicar as relaes entre as naes. A escola inglesa das relaes internacionais ressaltou a idia de sociedade internacional, com valores e interesses comuns. Essa escola destaca o aspecto cultural das naes. Os trabalhos tericos pluralistas ressaltaram a cooperao internacional, a importncia dos organismos multilaterais e a fora dos pequenos estados nesses organismos. A tradio da abordagem pluralista, apesar de estabelecer que h diversos atores no cenrio internacional, ressalta que a segurana deve ser a principal preocupao dos estados, como o fez a teoria utilitarista. Segundo a abordagem clssica, no seria um reducionismo do mundo real a utilizao de modelos quantitativos, que proponham poucas hipteses e sejam testveis para elaborar formulao terica das questes de poltica internacional, pois no se conseguiria teorizar usando-se todos os fatores do mundo real.

QUESTO 59

Relativamente ao asilo e extradio, julgue os itens abaixo.

O asilo poltico foi previsto pela Declarao Universal dos

Direitos Humanos e pela Constituio brasileira atualmente em vigor. O asilo diplomtico, tal como praticado nos dias de hoje na Amrica Latina, pode ser concedido em reparties consulares. A extradio fundamenta-se tanto em tratado de extradio quanto na promessa de reciprocidade. No h proibio, no Brasil, de extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio. Em nenhuma hiptese, o Brasil concede a extradio de brasileiros natos.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 4 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 5 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 66

QUESTO 68

QUESTO 70

QUESTO 72

Acerca das disputas comerciais entre pases, julgue os seguintes itens.

A respeito do balano de pagamentos no mbito do comrcio internacional, julgue os itens a seguir.

Julgue os itens abaixo, relativos globalizao financeira.

Em relao aos processos de integrao regional, julgue os itens subseqentes.

A disputa entre a Empresa Brasileira de Aeronutica


(EMBRAER) e a empresa canadense Bombardier j se arrasta por cinco anos, e as discusses no mbito da OMC j favoreceram ambos os pases, sem que se tenha resolvido o impasse. Existem vrios pontos de conflito, entre os quais est a dificuldade do Canad em cumprir o que foi estabelecido pelo Comit de Arbitragem da OMC para que esse pas suspenda os subsdios oficiais. O Brasil pediu reviso das barreiras comerciais importao de ao que os EUA implementaram para salvaguardar sua indstria. Entre os argumentos brasileiros, est o que ressalta que os EUA no deveriam estabelecer barreiras comerciais ao ao brasileiro por ter havido um aumento substantivo de exportaes brasileiras, dada a capacidade tecnolgica da indstria de ao no Brasil. Apesar do Acordo Norte-Americano de Livre Comrcio (NAFTA), os EUA no excluram o Canad e o Mxico das barreiras comerciais ao ao. A capacidade da OMC como rgo gerenciador do comrcio internacional entrou em crise aps a III Conferncia Ministerial, realizada em Seattle (1999), uma vez que essa conferncia no conseguiu estabelecer uma nova rodada de negociao comercial entre os pases. A viabilidade da OMC, o multilateralismo e o liberalismo comercial foram alvos de questionamentos. O resultado de Seattle pressionou a Conferncia de Doha (2001), que, ao fim, conseguiu estabelecer uma agenda e uma nova rodada de negociao, mas no foi possvel evitar novas polticas protecionistas dos pases desenvolvidos aps essa Conferncia. www.pciconcursos.com.br Os EUA aplicaram o princpio de salvaguarda na adoo das barreiras comerciais importao de ao. Esse princpio, estabelecido no GATT, diz que os pases podem pedir a iseno de alguns compromissos ou de algumas obrigaes decorrentes do GATT.
QUESTO 67

Dois grandes grupos se destacam no balano de pagamentos:


saldo das transaes correntes e movimento de capitais compensatrios. A soma dos saldos dessas contas deve ser igual a zero. A crise brasileira de janeiro de 1999, que teve como conseqncia a liberalizao do cmbio, serviu para que o pas entrasse em um processo de reverso no dficit da balana comercial. Essa balana composta de exportao menos importao. A conta movimento de capitais autnomos, que mostra a entrada e a sada de capitais voluntrios, tem sido importante no Plano Real para compensar os dficits comerciais. O saldo do balano de pagamentos dado pela soma da conta balana comercial com a conta movimento de capitais autnomos. Os registros contbeis no balano de pagamentos so elaborados observando-se o princpio das partidas dobradas: um dbito em uma conta corresponde a um crdito em outra conta. Assim, por exemplo, se o pas importa US$ 50 bilhes de dlares em um ano e paga em dinheiro, o registro de crdito de US$ 50 bilhes de dlares em importao, com a contrapartida de registro de dbito de US$ 50 bilhes na conta haveres de curto prazo no exterior, que mostra a variao do estoque de moeda estrangeira e de ttulos externos de curto prazo.

Nas dcadas de 70 e de 80 do sculo passado, acelerou-se o


processo de globalizao financeira, com a liberalizao dos mercados domsticos e o relaxamento dos entraves transferncia de capital. A tentativa de controlar a inflao nos pases em desenvolvimento no faz sentido se observada apenas a necessidade de captao de investimento estrangeiro, j que a inflao no tem impacto sobre o ganho financeiro de investimentos externos. J antes da Segunda Guerra Mundial percebia-se a necessidade de controle e reconstruo financeira mundial. Os planos de cooperao financeira estabelecidos na Conferncia de Bretton Woods (1944) tinham como objetivo desenvolver a economia, financiar os dficits no balano de pagamentos e garantir a estabilidade das taxas de cmbio. Os esforos das naes no sentido de regulamentar o mercado financeiro internacional diminuram a partir de 1971, quando o presidente norte-americano decretou o fim da conversibilidade do ouro em dlar na paridade acertada na Conferncia de Bretton Woods. A conferncia de Bretton Woods consagrou o regime de taxas de juros livres de cmbio como ponto central do liberalismo econmico.

O Tratado de Assuno, de 1991, lanou as bases do


MERCOSUL e teve como principal ponto, alm da formao da estrutura institucional, a criao da Tarifa Externa Comum (TEC), que gerou um regime tarifrio para o comrcio extraregional.

No processo de formao da ALCA, existe um conflito entre


os pases partcipes no que se refere data-limite para a sua criao. O Brasil deseja que essa data seja 2005, mas, diante das crises financeiras nos pases sul-americanos,

especialmente na Argentina e no prprio Brasil, no conseguiu reverter, junto aos outros parceiros do

MERCOSUL e ao governo norte-americano, a proposta chilena, feita no sentido de estabelecer 2003 como data-limite.

A questo dos investimentos estrangeiros um ponto de


possveis conflitos na formao da ALCA. Os EUA desejam que o acordo da ALCA estabelea a obrigao de conceder aos investidores de um pas-membro da rea tratamento nacional ou tratamento de nao mais favorecida, o que for mais vantajoso para o investidor. Dessa forma, os governos dos pases integrantes da ALCA ficariam impedidos, por tratado internacional, de definir polticas que favoream as empresas de capital nacional vis--vis as empresas de outros pases da ALCA.

QUESTO 69

QUESTO 71

Em relao s trocas comerciais e teoria da vantagem comparativa (TVC), julgue os itens seguintes.

Uma preocupao constante dos pases manter a credibilidade de suas moedas em termos internacionais. Quando um pas apresenta dficits comerciais constantes, a confiana do mercado comea a cair. Acerca de possveis ajustes no balano de pagamentos para manter a credibilidade, julgue os itens que se seguem.

Acerca da globalizao financeira e das crises econmicas internacionais, julgue os itens que se seguem.

A crise brasileira de 1999, apesar da globalizao financeira,


no conseguiu atingir as economias dos pases integrantes do MERCOSUL, uma vez que os partcipes desse bloco econmico realizam maior volume de negcios com os EUA e com a Europa do que com o Brasil. Na crescente competitividade do mercado financeiro global, o capital financeiro pode migrar para pases que apresentam riscos conjunturais ou cambiais. Uma das caractersticas do processo de globalizao financeira o aumento de intermediao financeira bancria. No processo de globalizao financeira ocorreram muitas crises no sistema bancrio dos pases. O Brasil no fugiu regra e teve de socorrer o seu sistema bancrio. Os custos do socorro da intermediao bancria no Brasil, em termos de PIB, foram maiores que os que tiveram a Argentina e o Chile na mesma situao. A crise da Rssia de 1998 ps em destaque a globalizao financeira. Apesar do reduzido volume de negcios desse pas com o Brasil, a dificuldade monetria enfrentada pelos russos conseguiu afetar os custos financeiros no Brasil.

Adam Smith, em A Riqueza das Naes, mostrou que as


trocas comerciais entre os pases podem ser benficas, mas ressaltou, como o fizeram os mercantilistas, a importncia de se manter o supervit comercial para o crescimento do pas. Um pas, segundo a TVC, pode ter vantagem comparativa sobre a produo de todos os bens. Segundo a TVC, um pas pode produzir bens voltados ao comrcio exterior com o uso de menos insumos e, mesmo assim, melhorar sua estrutura de consumo no comrcio com os outros pases. Na abordagem da TVC, a adoo de subsdios s indstrias exportadoras pelos estados nacionais condenvel, pois distorce os preos relativos de produo e gera desigualdade entre a utilidade dos bens para os consumidores e os preos relativos desses bens, isto , no permite que se atinja mais o ponto de eficincia do mercado. A TVC estabelece que as trocas comerciais podem ser benficas e devem ser incentivadas apenas quando o pas consiga produzir um bem com menos insumos que outra nao.

Uma das medidas para corrigir dficits comerciais em um


pas a valorizao cambial, que, alm de conter a inflao, ajuda a diminuir os dficits na balana comercial. Apesar da dificuldade atual, dado o grau de exigncia normativa da globalizao financeira, uma das medidas para corrigir dficits comerciais constantes o controle na entrada de capitais internacionais. O aumento da taxa de juros internamente serve para atrair capital estrangeiro, principalmente de curto prazo. No entanto, essa medida traz custos sociais e faz crescer a dvida pblica indexada a essa taxa. A desvalorizao real da taxa de cmbio pode elevar as exportaes, mas tambm pode elevar a taxa de inflao no pas. A recesso provocada da economia interna pode reduzir o dficit na balana comercial, mas no deve ser considerada como uma medida permanente, pois o sentido da poltica econmica a busca da prosperidade.

Na zona livre de comrcio, os pases associados eliminam as


barreiras incidentes sobre os produtos comercializados entre eles. Na unio aduaneira, alm da eliminao das barreiras comerciais entre os pases, os pases-membros adotam uma poltica comercial uniforme em relao aos pases externos unio. O Tratado de Assuno, para o MERCOSUL, estabelece mecanismos para a associao de uma zona de livre comrcio no cone sul.

O chamado Consenso de Washington dominou as polticas


econmicas dos pases do MERCOSUL nos ltimos anos, mas no evitou a crise brasileira nem a argentina. Os pases do MERCOSUL ainda so dependentes dos aportes de capital financeiro internacional, o que fragiliza as posies polticas do MERCOSUL frente ALCA.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 6 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 7 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 73

QUESTO 75

QUESTO 76

QUESTO 77

A respeito da organizao dos blocos econmicos e da integrao regional, julgue os itens subseqentes.

A ideologia neoliberal, a superioridade militar dos EUA e a supremacia do mercado foram os fatores mais proeminentes que surgiram aps o triunfo do capitalismo sobre o mundo socialista, em 1989. As teorias latino-americanas de desenvolvimento sofreram o impacto dessas mudanas no contexto internacional. Em relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Com relao poltica econmica internacional, julgue os itens abaixo.

A respeito da poltica externa brasileira, julgue os itens a seguir.

A Unio Europia iniciou seu processo de formao de bloco


econmico em 1957, com a assinatura do Tratado de Roma, entre Frana, Alemanha, Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo, que criou a Comunidade Econmica Europia. O Tratado de Maastricht trouxe a perspectiva de unio poltica, monetria e econmica para o mercado europeu. Dentro da estrutura da Unio Europia, a Comisso Europia o rgo executivo responsvel pelo cumprimento dos tratados. No MERCOSUL, essa funo est a cargo do Conselho do Mercado Comum (CMC). No mbito da ALCA, foi criado, na Reunio Ministerial de So Jos (1998), o Grupo Consultivo sobre Economias Menores (GCEM), que se preocupa com os interesses das economias pequenas. O Brasil e o MERCOSUL tm apoiado concesses especiais a essas economias menores, independentemente da observncia do princpio da reciprocidade. O Frum Econmico da sia e do Pacfico (APEC), oficializado em 1993, um poderoso grupo de pases, pois representa grande parte do comrcio mundial. A Comunidade Andina, ou Pacto Andino, foi criada em 1969 no intuito de fazer restries ao capital estrangeiro. No entanto, em funo do processo de globalizao financeira e de integrao regional, hoje est centrada na formao de um mercado comum.

Por fora da funo da poltica externa de resolver necessidades


internas com possibilidades externas, uma vez que h necessidade de proteger a agricultura brasileira da competio europia, o Brasil deve defender os subsdios agrcolas a seus produtos para competir no mercado externo.

Uma das grandes dificuldades da poltica


internacional, dada a necessidade de implantao de arranjos institucionais de mbito transnacional, a distribuio dos custos e das responsabilidades

Um dos pontos de discusso entre o Brasil e os EUA, no que se refere


implementao da ALCA, que os EUA defendem que o setor privado estabelecido nos diversos pases possa questionar os governos quando se sentir lesado. O Brasil contrrio a essa possibilidade.

Apesar do novo contexto internacional ps-1989, que calou


muitos tericos marxistas, as teses latino-americanas de carter marxista sobre subdesenvolvimento, como a Teoria da Dependncia, mantiveram sua fora de argumentao, uma vez que o debate sobre desenvolvimento recente no contexto dos organismos multilaterais.

das instituies envolvidas em tais arranjos. Um exemplo dessa necessidade a ausncia de marcos regulatrios para os fluxos de capital entre os pases.

Uma das propostas brasileiras de poltica externa nivelar a competio


comercial, com base na observao de que diferentes pases tm acesso a diferentes custos de crdito no mercado financeiro internacional. O Brasil exige o direito de oferecer aos seus compradores as mesmas condies de financiamento.

Atualmente, percebe-se um retrocesso na poltica


internacional, j que se volta a privilegiar o tradicional sistema de Westphalia, que ressalta os estados nacionais soberanos como principais agentes da poltica internacional.

Aps 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os ataques


s torres gmeas do World Trade Center, a sociedade norteamericana entrou em crise. O estado de direito ficou ameaado quando o executivo substituiu o judicirio, ao realizar prises de suspeitos de atos terroristas, e o pilar norte-americano da credibilidade do mercado sofreu abalos, devido s descobertas de vcios no sistema contbil de grandes corporaes. A doutrina Bush de combate ao eixo do mal reduziu as polticas internacionais guerra contra o terrorismo. Assim, os EUA conseguiram conter, junto aos organismos multilaterais, todas as agendas para a discusso sobre desenvolvimento.

O Brasil tem uma tradio de poltica externa independente, vinda de


uma vocao universalista, insero internacional em vrias frentes e defesa das reivindicaes dos pases em desenvolvimento.

A poltica nacional desenvolvimentista do Governo Geisel fez parte de


uma poltica de alinhamento com o governo dos Estados Unidos, na tentativa de conseguir apoio aos investimentos governamentais.
QUESTO 78

Na dcada de 60 do sculo XX, diante do acirrado


conflito leste-oeste, as questes sociais e econmicas tinham lugar de destaque na poltica internacional e formavam a base das discusses entre os pases em desenvolvimento, os EUA e a Unio Sovitica.

QUESTO 74

Acerca dos organismos internacionais, julgue os seguintes itens.

www.pciconcursos.com.br O Fundo Monetrio Internacional (FMI) foi criado em 1944,


durante a Conferncia de Bretton Woods, para promover o investimento e o desenvolvimento dos Estados, mas sofre crticas nos dias de hoje por exigir polticas restritivas e ortodoxas dos pases. No mundo globalizado, algumas instituies privadas passaram a ter importncia na distribuio de investimentos estrangeiros, com destaque para as agncias de classificao de risco soberano, que estabelecem uma classificao para os pases de acordo com as possibilidades de decretao de moratria. A Carta da ONU de 1945 criou a expectativa de que os pases em desenvolvimento tivessem mais fora poltica internacional. No entanto, algumas instituies internacionais revelam as dificuldades de aprovao das idias polticas dos pases pobres, como evidencia a pequena fora poltica da Conferncia das Naes Unidas para o Comrcio e o Desenvolvimento (UNCTAD), rgo da ONU que privilegia o desenvolvimento. O Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD) tem uma poltica internacional mais voltada aos pases em desenvolvimento, o que se explica pelo fato de esse organismo multilateral no apresentar, no seu sistema interno, diferenas entre os pases nas votaes nem nas doaes ao rgo. Os aportes financeiros do FMI para os pases pobres servem para facilitar o desenvolvimento estrutural desses pases, que no tm acesso ao crdito internacional de longo prazo. Essa poltica do Fundo tem sido combatida pelo setor bancrio internacional, porque dificulta emprstimos lucrativos.

Acerca da poltica externa brasileira diante das negociaes internacionais, julgue os itens subseqentes.

A poltica internacional brasileira, diante do


conflito leste-oeste a partir da dcada de 60 do sculo XX at 1989, foi a de defender a idia da necessidade de desenvolvimento; por outro lado, tambm manteve relaes internacionais apenas com pases que defendiam o sistema capitalista de produo.

Na Declarao Ministerial aprovada em Doha, houve muitos impasses


relativos aos subsdios agrcolas e s patentes. O Brasil se posicionou contrariamente abordagem europia na questo agrcola e foi contra os EUA na discusso sobre patentes.

O mtodo de anlise histrico-estrutural usado na Amrica


Latina serve para avaliar a questo do subdesenvolvimento, na medida em que considera tanto a abordagem histrica da formao da produo nos pases quanto a estrutura do capitalismo internacional.

O Brasil, na OMC, sempre defende o princpio de precauo, segundo


o qual o pas tem direito de impedir importao de bens que possivelmente possam causar dano populao.

No contexto comercial, o Brasil enfatiza o princpio da reciprocidade


tanto nas negociaes para a ALCA como nas relaes entre MERCOSUL e Unio Europia, tentando ingressar nos mercados dos seus interlocutores e proteger alguns setores internos da competio desleal.

A idia de estado desenvolvimentista na Amrica Latina


adota a abordagem do Consenso de Washington, j que estipula como polticas pblicas a privatizao de empresas estatais e a liberalizao comercial.

Na dcada de 80 do sculo passado, a preocupao


com a segurana foi perdendo espao, na poltica internacional, para a preocupao econmica, principalmente no tocante ao aspecto tecnolgico. Em meados da referida dcada, entre as naes mais ricas do mundo estavam a Alemanha e o Japo, que so pases com poucos recursos naturais, o que demonstra a importncia da tecnologia na produo.

A discusso da relao do Acordo de TRIPS, especialmente no que diz


respeito proteo das patentes, com a sade pblica, discutida na IV Reunio Ministerial da OMC em Doha, resultou em uma vitria do pensamento brasileiro sobre o assunto, porque o Acordo foi flexibilizado diante da gravidade de problemas de sade pblica.

Uma crtica feita pelos pases subdesenvolvidos ao FMI que


as polticas adotadas pelo Fundo nesses pases so prcclicas e, portanto, ineficientes para corrigir desequilbrios fiscais e monetrios.

Na poltica externa brasileira, ressalta-se que o pas deve agir de forma


global e buscar a diversificao de mercados como fator para a estabilidade econmica.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 8 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 9 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

QUESTO 79

Acio participa da conferncia Rio+10 na frica do Sul


O presidente Acio Neves viaja no final da prxima semana para a frica do Sul onde participar da Rio+10, a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que comea na prxima segunda-feira e vai at 4 de setembro, em Johanesburgo. Pelo menos sessenta chefes de Estado e quarenta mil representantes de governos nacionais e de organizaes no-governamentais devem participar da Cpula de Johanesburgo, que vai avaliar o que foi feito nos ltimos dez anos para garantir o desenvolvimento sustentvel sem prejuzos ao ambiente global. Acio Neves recebeu o apoio de ambientalistas para defender a posio brasileira de promover o desenvolvimento sustentvel e acredita que a assinatura do Protocolo de Kyoto antecipou a participao do Brasil na Rio+10. Esse protocolo um acordo global sobre o meio ambiente para reduzir a emisso de gases poluentes principais responsveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O tratado estabelece a meta de reduzir at 2012 as emisses de seis gases causadores do efeito estufa para 95% dos ndices registrados no ano de 1990, j tendo sido ratificado por 74 pases.
Jornal da Cmara, 23/8/2002 (com adaptaes).

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, luz da ordem constitucional vigente.

O exame da vigente Constituio da Repblica permite constatar que a execuo dos tratados internacionais e a sua incorporao
ordem jurdica interna decorrem, no sistema adotado pelo Brasil, de um ato subjetivamente complexo, resultante da conjugao de duas vontades homogneas: a do Congresso Nacional, que resolve, definitivamente, mediante resolues aprovadas pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados, sobre tratados, acordos ou atos internacionais, e a do presidente da Repblica, que, alm de poder celebrar esses atos de direito internacional, tambm dispe de competncia para promulg-los por meio de lei delegada ou medida provisria. No sistema jurdico brasileiro, os tratados ou convenes internacionais esto hierarquicamente subordinados autoridade normativa da Constituio da Repblica; em conseqncia, os tratados internacionais que, incorporados ao sistema de direito positivo interno, transgredirem, formal ou materialmente, o texto da Carta Poltica, devem ser destitudos de valor jurdico. O Poder Judicirio brasileiro fundado na supremacia da Constituio da Repblica dispe de competncia para efetuar o exame de constitucionalidade dos tratados ou convenes internacionais j incorporados ao sistema de direito positivo interno; www.pciconcursos.com.br todavia, essa competncia restringe-se ao mbito do controle difuso, no sendo cabvel em sede de fiscalizao abstrata de constitucionalidade. Os tratados ou convenes internacionais, uma vez regularmente incorporados ao direito interno, situam-se, no sistema jurdico brasileiro, nos mesmos planos de validade, de eficcia e de autoridade em que se posicionam as leis ordinrias, no podendo, em conseqncia, versar sobre matria posta sob reserva constitucional de lei complementar. No sistema jurdico brasileiro vigente, a eventual precedncia dos tratados ou convenes internacionais sobre as regras infraconstitucionais de direito interno somente se justifica quando a situao de antinomia com o ordenamento domstico impuser, para a soluo do conflito, a aplicao do critrio cronolgico ou, quando cabvel, do critrio da especialidade.
QUESTO 80

Um casal de brasileiros, residentes no pas estrangeiro X, sem que nenhum dos dois estivesse a servio da Repblica Federativa do Brasil, teve um filho que nasceu em territrio daquele pas. Considerando que o pas X adota exclusivamente o jus sanguinis como critrio de aquisio de nacionalidade originria, julgue os itens seguintes, luz do direito constitucional brasileiro vigente.

Para que o filho seja brasileiro nato, ele deve ser registrado em repartio brasileira competente no exterior ou, no sendo
registrado, residir no territrio nacional antes de atingir a maioridade e, alcanada esta, optar, a qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. At que venha residir na Repblica Federativa do Brasil e opte pela nacionalidade brasileira, a criana considerada aptrida, a menos que adquira nacionalidade de algum pas pela via da naturalizao. A atual Constituio da Repblica no admite que nenhum brasileiro nato possa perder a nacionalidade brasileira. Supondo que X seja um pas de lngua portuguesa, aos originrios daquele pas, com residncia permanente no Brasil, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes aos brasileiros. Os brasileiros que trabalham como empregados domsticos na embaixada do pas X, localizada em Braslia, tm seus contratos de trabalho regidos pela legislao trabalhista brasileira, sendo a soluo de eventuais litgios, ajuizados depois do advento da Constituio da Repblica de 1988, competncia da Justia do Trabalho brasileira.

UnB / CESPE Cmara dos Deputados Prova 1 Objetiva 2.a Parte Cargo: Analista Legislativo / Assistente Tcnico FC de Consultor Legislativo rea XVIII 10 / 10

Concurso Pblico Aplicao: 29/9/2002


permitida a reproduo, desde que citada a fonte.

Вам также может понравиться