Вы находитесь на странице: 1из 19

Universidade Federal de Alfenas Instituto de Qumica

Conveco de Calor
At aqui foi considerada a conduo de calor que o mecanismo de transferncia de calor atravs de um slido ou fludo esttico. Neste captulo vai-se considerar a conveco, que o mecanismo de transferncia de calor atravs de fludo em movimento.

Transferncia de Calor por Conveco

Professor: Adriano Aguiar Mendes

Conveco de Calor
A transferncia de calor atravs de um slido sempre por conduo, pois as molculas de um slido permanecem em posies relativamente fixas. A transferncia de calor atravs de um lquido ou de um gs, pode ser por conduo ou por conveco, dependendo do fluido estar ou no em movimento. A transferncia de calor atravs de um fludo por conveco se ele estiver em movimento e por conduo na ausncia deste. Consequentemente, a conduo em um lquido pode ser vista como o exemplo limite da conveco, correspondendo ao caso em que o fludo est em repouso.

Conveco de Calor
Calor transferido de uma superfcie quente para um fluido ambiente por conveco e por conduo.

Conveco de Calor
A transferncia de calor por conveco complicada pelo fato de alm de envolver a conduo de calor, tambm envolve o movimento do fluido. A taxa de transferncia de calor atravs de um fluido muito mais elevada por conveco do que por conduo. Quanto, mais elevada a velocidade do fluido, mais elevada a taxa de transferncia de calor.

Conveco de Calor
Considere-se a refrigerao de um bloco de ferro quente por ar proveniente de um ventilador que incide na sua superfcie superior. Sabe-se que o calor ser transferido do bloco quente para o ar circunvizinho frio, e o bloco esfriar. O bloco esfriar mais rapidamente se o ventilador for posto a uma velocidade mais elevada. Se o ar for substitudo por gua aumentar a transferncia de calor por conveco.

Conveco de Calor
A experincia mostra que a transferncia de calor por conveco fortemente dependente : da viscosidade dinmica ; da condutibilidade trmica k; da massa especfica ; do calor especfico cp; e da velocidade do fluido . Tambm depende da geometria e da rugosidade da superfcie, para alm do tipo de fluxo do fluido (laminar ou turbulento)

Escoamento Interno e Externo


Os escoamentos de fluidos podem ser classificados em internos ou externos, dependendo do fluido ser forado a passar por um duto ou encontrar-se na parte externa de uma superfcie. O fluxo de um fluido no confinado sobre uma superfcie tal como uma placa, um fio, ou uma tubulao fluxo externo. O fluxo em uma tubulao ou em um duto fluxo interno isto , se o lquido for completamente limitado por superfcies contnuas.

Escoamento Interno e Externo


Exemplo: Fluxo de gua interno num tubo e fluxo de ar externo no mesmo tubo.

Fluidos Compressveis e Incompressveis


Um escoamento pode ser classificado como compressvel ou incompressvel, dependendo da variao da massa especfica do fludo ao longo do escoamento. A massa especfica dos lquidos geralmente constante, assim o escoamento de lquidos tipicamente incompressvel.

Escoamentos Laminar e Turbulento


Alguns escoamentos so suaves e ordenados enquanto outros so caticos. O movimento do fluido muito organizado caracterizado por linhas de fluxo suaves so chamados laminares. Os fluidos com movimento muito desordenado que geralmente ocorre a grandes velocidades caracterizado por flutuaes da velocidade so chamados turbulentos.

Escoamentos Laminar e Turbulento


O movimento de um fluido pode ser natural ou forado. Em fluxos forados, o fluido obrigado a escoarse por uma superfcie ou tubulao por meios externos, tais como uma bomba ou um ventilador. Em fluxos naturais, todo o movimento do fluido resultado de efeitos naturais.

Escoamentos em Regime Permanente e Transiente


Quando se trata de escoamentos, o termo permanente implica a no variao no tempo, o oposto chama-se transiente. O termo uniforme implica a no alterao com a localizao de uma regio especfica.

Escoamentos Uni, Bi e Tridimensionais


Um fluxo pode ser bem caracterizado pela distribuio da sua velocidade. Assim, um escoamento pode ser unidimensional, bidimensional ou tridimensional, dependendo da velocidade variar em uma duas ou trs direes.

Camada-Limite de Escoamento
Crucial para o entendimento das transferncias de calor e massa por conveco. Conceito de camada-limite de escoamento:

Camada-Limite de Escoamento
Determinao do coeficiente de atrito (grandeza adimensional):

Cf

s u 2 / 2

Em que:

s
Desenvolvimento da camada limite de velocidade de um fluido sobre uma placa plana.

u y

y =0

Consequentemente, a tenso cisalhante e o coeficiente de atrito dependem de x.

Camada-Limite Trmica
As partculas do fluido em contato com a placa atingem o equilbrio trmico na temperatura de superfcie da placa.

Camada-Limite Trmica
A regio do fluido na qual h esses gradientes de temperatura a camada-limite trmica e a sua espessura t definida como o valor de y no qual:

(Ts T ) = 0,99 (Ts T )

Relao entre camada-limite e o coeficiente de transferncia por conveco O fluxo trmico na superfcie local (y=0) dada por (Lei de Fourier):

Desenvolvimento da camada-limite trmica sobre uma placa plana isotrmica.

T q' ' s = k f y

y =0

Na superfcie da placa no h movimentao de molculas (Conduo de Calor)

Camada-Limite Trmica
Equao de Transferncia de Calor por Conveco:

Camada-Limite Concentrao
Considerando uma mistura binria escoando sobre a superfcie, com CA CA, (Kmol/m3). Ex: evaporao da gua (prximo placa ter maior [vapor])

q' ' s = h (Ts T )


Combinando as equaes, tem-se:

kf h=

T y

(Ts T )

y =0

Desenvolvimento da camada-limite de concentrao de uma espcie sobre uma placa plana.

Camada-Limite Trmica
A regio do fluido na qual h esses gradientes de concentrao a camada-limite de concentrao e a sua espessura t definida como o valor de y no qual:

Camada-Limite Concentrao
Equao de Transferncia de massa por Conveco:

(C (C

CA ) = 0,99 ) A C A,
A, s

N A ' ' = hm (C A,s C A, )


Combinando as equaes, tem-se:

DAB hm =

C N A ' ' = DAB A y

Relao entre camada-limite e o coeficiente de transferncia de massa por conveco O fluxo mssico na superfcie local (y=0) dada por (Lei de Fick):

C A y

(C

A, S

C A, )

y =0

y =0

NA o fluxo molar de A. DAB a difusividade da mistura

Camadas-Limite de Velocidade Laminar e Turbulenta

Camada-Limite Concentrao
Diferenas entre as velocidades e presso ocorrem no interior da camada-limite de escoamento turbulento: Zona viscosa: transporte por difuso (laminar); Zona de amortecimento: transio; Zona turbulenta: transporte dominado pela turbulncia; Nmero de Reynolds (NRe): relao entre as foras de inrcia e fora viscosa. Baixo NRe: Foras viscosas > Foras de Inrcia; Alto NRe: Foras de Inrcia > Foras viscosas;

Desenvolvimento da camada limite fluidodinmica sobre uma placa plana.

u x Re =

Re c =

u xc = 5 105

Nmero de Reynolds Crtico

Equaes de Camada-Limite

Equaes de Camada-Limite
Em cada ponto do fluido, a conservao da massa, de energia e de espcies qumicas, assim como a segunda lei de Newton, deve ser satisfeitas. As equaes resultantes representando estas exigncias so deduzidas pela aplicao destas leis a um elemento diferencial de volume no escoamento. O foco ser nas regies em que as foras de corpo so desprezveis, sem gerao de energia (Egerada=0) e sem reaes qumicas (NA=0).

Desenvolvimento das camadas-limite de velocidade, trmica e de concentrao para uma superfcie.

Como a camada limite muito fina em relao ao tamanho da superfcie, as variaes ao longo da direo x podem ser desprezadas.

Equaes de Camada-Limite
Alm disso, os gradientes na direo y so muito maiores que os da direo x.

Equaes de Camada-Limite
Volume do controle diferencial usado na derivao do balano mssico na camada limite fluidodinmica, no escoamento bidimensional sobre uma superfcie.

2u 2u << 2 x2 y

2T 2T << 2 x2 y

2CA 2CA << 2 x2 y

Devido pequena espessura da camada limite, o gradiente de presso em x pode ser aproximado ao gradiente da corrente livre:

p dp x dx
Como p depende da geometria da superfcie e pode ser obtido da corrente livre, o seu gradiente conhecido.

Equao da Continuidade

u dv + =0 x dy

u a velocidade de escoamento na direo x v a velocidade de escoamento na direo y

Equaes de Camada-Limite
Para a equao do momento em x (2 lei de Newton), tem-se:

Equaes de Camada-Limite
Transferncias de energia por calor e pelo fluxo mssico associados a um VC diferencial na camada limite trmica no escoamento em regime permanente bidimensional.

1 dp 2u u u u +v = + y2 y x dx
Do lado esquerdo, tem-se a taxa em que o momento deixa o VC, o primeiro termo da direita so as foras de presso e o outro, foras de tenses viscosas. Escoamento Bidimensional

Equaes de Camada-Limite
Para a conservao da energia, tem-se:

Equaes de Camada-Limite
Para a conservao das espcies, tem-se:

2T u T T = 2 + +v u y y x cp y

2C A C A C A = DAB +v u y 2 y x
O lado esquerdo se refere ao transporte da espcie A devido ao movimento global do fluido. O lado direito representa o fluxo de entrada devido difuso na direo y. No caso de escoamento incompressvel e propriedades constantes, as equaes da continuidade e do momento pode ser resolvidas separadamente.

O lado esquerdo representa a taxa de sada da energia do sistema devido ao movimento global do fluido. O primeiro termo do lado direito a conduo de energia que entra no sistema na direo y e o outro termo, a dissipao viscosa de energia. Em muitos casos, o termo de dissipao viscosa pode ser desprezado.

Equaes de Camada-Limite
Como a soluo das equaes apresentadas envolve esforos matemticos complexos, aqui ser tratada apenas da anlise de escoamento laminar em uma placa plana. A primeira motivao de se conhecer essas equaes observar os processos fsicos que ocorrem nas camadas limite e que afetam o atrito e a transferncia de energia e espcies. A segunda motivao a possibilidade de se identificar parmetros importantes de similaridade entre as camadas, assim como analogias entre transferncia de momento, calor e massa.

Parmetros de Similaridade na Camada-Limite


Se o gradiente de presso na camada-limite de velocidade, o termo de dissipao viscosa na camadalimite trmica forem desprezveis, as trs equaes tm a mesma forma:

1 dp 2u u u u +v = + y2 y x dx
2T u T T = 2 + +v u y y x cp y
2

2u u u u +v = y2 y x
T T 2T u +v = 2 x y y
u 2C A C C A + v A = DAB y 2 y x

Parmetros de Similaridade na Camada-Limite


Cada equao apresenta termos de adveco no lado esquerdo, e de difuso no lado direito. Essa condio caracteriza escoamentos de baixa velocidade e de conveco forada. As implicaes dessa similaridade podem ser determinadas adimensionalizando as equaes governantes.

Parmetros de Similaridade na Camada-Limite


As equaes de camada-limite so normalizadas partindo-se da definio de variveis independentes adimensionais: L=comprimento da y x y* x* placa plana

Alm disso, as variveis adimensionais dependentes, como tambm podem ser definidas como:

u*

u V

v*

v V

V=velocidade a montante da superfcie

Esses parmetros podem ser substitudos nas equaes gerais para se obter formas adimensionais das leis de conservao, que so listadas a seguir:

Parmetros de Similaridade na Camada-Limite


T* T TS T TS
CA
*

C A C A, S C A, C A, S

Parmetros de Similaridade na Camada-Limite

A dissipao viscosa foi desprezada e p*p/V2. Parmetros adimensionais importantes so listados a seguir: Re, Pr (N Prandtl) e Sc (N Schmidt). A importncia dos parmetros adimensionais a possibilidade de se aplicar os resultados obtidos para uma superfcie sob certas condies convectivas a outras superfcies geometricamente semelhantes, com condies completamente diferentes. Se os parmetros adimensionais e as condies de contorno (CC) forem as mesmas, as solues tambm sero.

Re L =

VL VL =
=

=
k c p

Pr =

cp = k

Sc =

D AB

DAB

Forma Funcional das Solues


A soluo em forma funcional da conservao na camada limite de velocidade dada por:

Forma Funcional das Solues


De onde obtm-se o coeficiente de atrito:

* * dp* u = f x , y , Re L , dx *
*

dp* dx *

Influncia da geometria do meio no movimento do fluido

2 u* Cf = = 2 V / 2 Re L y *
Tambm sabe-se que:

y * =0

A presena de dp*/dx* representa a influncia da geometria na distribuio de velocidade. Para a tenso de cisalhamento na superfcie, y*=0, tem-se:

u* y *

y * =0

* dp* = f x , Re L , dx *

s =

u y

y =0

V = L

u * y

Desse modo, para uma dada geometria pode ser prescrita na forma:

y =0

Cf =

2 f (x* , Re L ) Re L

Forma Funcional das Solues


Assim, essa funo aplicvel para qualquer tipo de problema (diferentes fluidos, V e L), dada uma geometria. Pode-se obter resultados semelhantes para os coeficientes de conveco de calor e de massa. Desse modo:
*

Forma Funcional das Solues


A partir dessa expresso, pode-se definir um nmero adimensional dependente Nmero de Nusselt:

q' 'conv hT hL T * Nu = = =+ * = q' 'cond kT / L k f y

Nu = f (x * , Re L , Pr )
y * =0

* * dp* T = f x , y , Re L , Pr, dx * k f (T TS ) T * h= L (TS T ) y *

Nu para camada limite trmica o que o coeficiente de atrito para a camada limite de velocidade. Se o h for conhecido, ele ser independente de x* e Nu fica:

Da definio do coeficiente de conveco, fica:

y * =0

k f T * =+ L y *

Nu =
y * =0

hL = f (Re L , Pr ) kf

Forma Funcional das Solues


De forma anloga, pode-se determinar os parmetros adimensionais para a camada limite de concentrao:

Forma Funcional das Solues


Sh fornece uma medida da transferncia de massa por conveco numa superfcie e tem o mesmo significado do Nu para a camada limite trmica. Na forma funcional, fica:

CA

hm =

DAB (C A, C A,S ) C L (C A,S C A, ) y

* * dp * = f x , y , Re L , Sc , dx *
* A * y * =0

=+

DAB C L y

* A * y * =0

Sh = f (x* , Re L , Sc )

possvel tambm trabalhar com um Sh mdio:

Dessa forma, define-se o parmetro adimensional nmero de Sherwood (Sh):

Sh =

h L C Sh m = + A DAB y *

hm L = f (Re L , Sc ) DAB

y * =0

Significado Fsico dos Adimensionais


Todos os parmetros adimensionais tem interpretaes fsicas que relacionam as condies de escoamento, tanto da camada limite como em outros tipos (escoamento interno por exemplo). ReL pode ser interpretado como uma relao entre as foras de inrcia e as foras viscosas. Como as foras de inrcia esto associadas ao aumento do momento de um fluido escoando, de se esperar que elas aumentem para ReL grandes. Do mesmo modo, para pequenos valores de ReL, as foras viscosas que predominam.

Significado Fsico dos Adimensionais


Alm disso, a espessura da camada limite tambm se altera com o aumento ou diminuio de ReL. O nmero de Prandtl, Pr, d uma medida da eficcia dos transportes de momento e de energia por difuso nas camadas de velocidade e trmica. No caso de gases, Pr quase 1, onde o transporte de momento e de energia so comparveis. Para metais lquidos, Pr<<1, e a taxa de difuso de energia se torna bem maior que a de momento. No caso de leos, Pr>>1, ocorre o contrrio. Nota-se que o valor de Pr influencia fortemente o crescimento das camadas-limite de velocidade e trmica.

Significado Fsico dos Adimensionais


Pr n t
Para escoamento laminar, espera-se que:

Significado Fsico dos Adimensionais


Um outro parmetro que est relacionado com Pr e Sc o nmero de Lewis, Le:

n um n positivo

Assim, t~ para gases, t>> para metais lquidos e t<< para leo. O nmero de Schmidt, Sc, mede a relao entre a eficcia do transporte de momento e de massa por difuso. Para transferncia de massa por conveco em escoamento laminar, tem-se: n

Le =

DAB

Sc Pr

Le relevante quando h transferncia de calor e massa por conveco. Levando em considerao as aproximaes de Pr e Sc, tem-se:

Sc

t Le n c

Para a maioria das aplicaes, pode-se adotar n=1/3.

Significado Fsico dos Adimensionais

Analogia entre as CamadasLimite


Em princpio, para se conhecer o comportamento da camada limite, interessa principalmente os parmetros Cf, Nu e Sh. Desse modo, pode-se calcular a tenso cisalhamento e as taxas de calor e de massa. de

Analogia entre transferncia de calor e de massa Quando dois processos so governados por equaes adimensionais da mesma forma, eles so ditos anlogos. As transferncias de calor e massa so anlogas.

Analogia entre as CamadasLimite


Uma consequncia da analogia que relaes adimensionais que governam o comportamento da camada limite trmica so da mesma forma das que governam a camada limite de concentrao. Os perfis de temperatura e de concentrao so similares se as condies de contorno forem anlogas. Nota-se que Nu e Sh so anlogos. De forma semelhante, observa-se o mesmo para Numdio e Shmdio. Portanto as relaes de transferncia de calor e de massa, para uma dada geometria, so intercambiveis.

Analogia entre as CamadasLimite


Como exemplo, se forem feitos experimentos para se obter a forma funcional da transferncia de calor, esse resultado pode ser usado para o caso de transferncia de massa, para o mesmo corpo, apenas substituindo Nu por Sh e Pr por Sc. Tambm pode-se usar a analogia para relacionas os dois coeficientes de conveco. Sabe-se que Nu e Sh so proporcionais a Prn e Scn, respectivamente, onde n positivo e menor que 1.

Sh = f (x* , Re L )Sc n

Nu = f (x * , Re L )Pr n

Analogia entre as CamadasLimite


Substituindo as equaes, tem-se:

Analogia de Reynolds
Uma segunda analogia de camada-limite pode ser feita, conforme Tabela anterior, que para dp*/dx*=0 e Pr=Sc=1, as equaes de camada-limite possuem exatamente a mesma forma. Para uma placa plana paralela ao escoamento a montante, tem-se que dp*/dx*=0 e no h variao de velocidade da corrente fora da camada-limite. Neste caso, u=V, as condies de contorno tambm possuem a mesma forma. Deste modo, u*, T* e CA* tm a mesma forma.

Nu Sh = n n Sc Pr
Ou:

hL / k hm L / DAB = n Pr Sc n
Le =

h k = = c p Le1n n hm DAB Le

DAB

Assim, pode-se obter um coeficiente, conhecendo-se o outro. Essa relao tambm vale para os valores mdios. Nesse caso, n=1/3 razovel.

Cf

Re L = Nu = Sh 2

Analogia de Reynolds
Substituindo Nu e Sh pelo nmero de Stanton (St) e pelo nmero de Stanton da transferncia de massa (Stm), respectivamente, tem-se:

Analogia de Reynolds
Se o parmetro de velocidade for conhecido, a analogia pode ser usada para obter os outros parmetros e vice-versa. Entretanto, h restries associadas ao uso destas equaes, pois requer Pr e Sc=1 e dp*/dx*=0. As analogias de Reynolds modificadas ou analogias de Chilton-Colburn, possuem as formas:

St

h Nu = Vc p Re . Pr

Stm

hm Sh = V Re .Sc

A equao do adimensional coeficiente de atrito (Cf) pode ser escrita na forma:

Cf 2

= St = Stm

Cf 2

= St. Pr

2/3

jc

Cf 2

= Stm .Sc 2 / 3 jm

Esta equao conhecida por Analogia de Reynolds. Ela relaciona as camadas-limite de velocidade, T e de concentrao.

0,6 Pr 60

0,6 Sc 3000

Exerccios
1) Um objeto, de forma irregular, possui um comprimento caracterstico (Lc) de 1 m e mantido a uma temperatura superficial uniforme Ts=400 K. Quando colocado ao ar atmosfrico, uma temperatura T=300 K e movendo-se a uma velocidade de 100 m/s, o fluxo trmico mdio da superfcie do objeto para o ar de 20.000 W/m2. Se um segundo objeto com a mesma forma, mas com um comprimento caracterstico Lc=5 m, for mantido a uma temperatura superficial Ts=400 K e colocado ao ar atmosfrico a uma temperatura T=300 K, qual ser o valor do coeficiente convectivo mdio se a velocidade do ar for 20 m/s?

Exerccios
2) Experimentos mostraram que, para um escoamento de ar a T=35C e V1=100 m/s, a taxa de transferncia de calor em uma p de turbina com comprimento caracterstico L1=0,15 m e temperatura superficial Ts,1=300C de q1=1500 W. Qual seria a taxa de transferncia de calor em uma segunda p de turbina com comprimento caracterstico L1=0,3 m operando a Ts,2=400C em um escoamento de ar a T=35C e V2=50 m/s? A rea superficial da p pode ser considerada diretamente proporcional ao seu comprimento caracterstico.

Exerccios
3) Em uma placa plana de 150 X 100 mm, eletricamente aquecida, a mxima temperatura permissvel no centro da placa 135C. Para este caso especfico o nmero de Grashof (Gr) 2,2 x 107 e o nmero de Prandt (Pr) 0,7. Sabendo que a equao emprica, obtida com o auxlio da anlise dimensional, que descreve a conveco natural (regime laminar) em uma placa plana dada pela equao:

Exerccios
4) Uma placa delgada e plana, de 0,2 m por 0,2 m, est orientada paralelamente a uma corrente de ar atmosfrico, que possui uma velocidade de 40 m/s. O ar est a uma temperatura de 20C, enquanto a placa mantida a 120C. O ar escoa sobre as superfcies inferior e superior da placa, e medidas da fora de arrasto revelam um valor de 0,075 N. Qual a taxa total de transferncia de calor para o ar nas superfcies da placa? Dados: ar = 1,018 Kg/m3 cp = 1009 J/KgC Pr = 0,7 = 20,22 x 10-6 m2/s

Nu =

1 1 hL = 0,555.Gr 4 . Pr 4 k

qt = 2hA(Ts T )

Cf =

s V 2 / 2
Nu Re . Pr

Calcular o fluxo de calor transferido por conveco em Kcal/h e em Watts (W), por ambos lados da placa, para o ar atmosfrico a 25C (kar = 0,026 Kcal/h.m.C). Dado: 1 cal=4,18 J 1W = 1 J/s

St =

Cf

2 qt = 2hA(Ts T )

= St. Pr 2 / 3 jc

Exerccios
5) Ar atmosfrico escoa paralelamente (u=15 m/s, T=15C) superfcie plana de um aquecedor que deve ser mantida a uma temperatura de 140C. A rea da superfcie do aquecedor de 0,25 m2 e sabe-se que o escoamento produz uma fora de arrasto sobre o aquecedor de 0,25 N. Qual a potncia eltrica necessria para manter a temperatura superficial especificada? Dados: ar = 0,995 Kg/m3 cp = 1009 J/KgC Pr = 0,7

Exerccios
6) No escoamento sobre uma placa plana que possui uma superfcie muito rugosa, sabe-se que os efeitos da transferncia de calor por conveco so correlacionadas pela expresso 1 abaixo.

Nu = 0,04 Re0,9 Pr 3
Para um escoamento de ar a 50 m/s, qual a tenso de cisalhamento na superfcie na posio x=1 m da aresta frontal da placa? Considere que o ar esteja a uma temperatura de 300 K.

Cf =
Cf 2

s u 2 / 2

= St. Pr 2 / 3
h Vc p

Cf =

St =

Dados: ar = 1,16 Kg/m3 Pr = 0,71 = 15,89 x 10-6 m2/s

V / 2
Nu Re . Pr

s 2

St =

qt = hA(Ts T )

Cf 2

= St. Pr 2 / 3

Exerccios
7) A fotossntese, como ocorre nas folhas de uma planta verde, envolve o transporte de CO2 da atmosfera para os cloroplastos das folhas e a sua tua taxa pode ser quantificada em termos de assimilao do CO2 pelos cloroplastos. Esta assimilao fortemente influenciada pela transferncia de CO2 atravs da camada limite que se desenvolve sobre a superfcie da folha. Sob condies nas quais a concentrao mssica do CO2 no ar de 6x10-4 Kg/m3 e na superfcie da folha de 5x10-4 Kg/m3, e o coeficiente de transferncia de massa por conveco igual a 10-2 m/s, qual a taxa de fotossntese em termos de quilogramas de CO2 assimilado por unidade de tempo e de rea da superfcie da folha?

Resistncia Trmica em Conveco


Como visto anteriormente, a expresso para o fluxo de calor transferido por conveco :

qs = hA(Ts T )
Um fluxo de calor tambm uma relao entre um potencial trmico e uma resistncia:

qs =

N A ' ' = hm (C A,s C A, )

T R

Igualando as equaes acima, tem-se que:

R=

1 hA

Mecanismos Combinados de Transferncia de Calor


Considerando uma parede plana situada entre dois fluidos a diferentes temperaturas. Se as temperaturas T1 e T4 dos fluidos so constantes, ser estabelecido um fluxo de calor nico e constante atravs da parede (regime permanente). Ex: Fluxo de calor gerado pela combusto dentro de um forno, que atravessa a parede por conduo e se dissipa no ar atmosfrico.

Resistncia Trmica em Conveco


Neste caso:

q = h1 A(T1 T2 ) q = kA

(T1 T2 ) =

q h1 A

(T2 T3 )
L

(T2 T3 ) = qL

q = h2 A(T3 T4 )

kA (T3 T4 ) = q h2 A

1 1 L T1 T2 + T2 T3 + T3 T4 = q + + h A kA h A 2 1

Resistncia Trmica em Conveco


Logo:

Exerccios
1) Uma parede de um forno constituda de duas camadas : 0,20 m de tijolo refratrio (k=1,2 kcal/h.m.C) e 0,13 m de tijolo isolante (0,15 kcal/h.m.C). A temperatura dos gases dentro do forno 1700C e o coeficiente de pelcula na parede interna 58 kcal/h.m2.C. A temperatura ambiente 27C e o coeficiente de pelcula na parede externa 12,5 kcal/h.m2.C. Desprezando a resistncia das juntas calcular: a) o fluxo de calor por m2 de parede; b) as temperaturas T2, T3 e T4.

q=

T1 T4 T1 T4 = 1 1 (R1 + R2 + R3 ) L + + h A kA h A 2 1 T1 T4 Req

q=

Equao Geral:

(T )total q=
Rtotal

z z

Exerccios
2) Um forno retangular de uma fbrica de cermica est isolado com duas camadas, sendo a primeira, que est em contato com a carga do forno, de refratrio especial (k= 0,6 kcal/h.m.C) e a outra de um bom isolante (k= 0,09 kcal/h.m.C). Sabe-se que a temperatura da face interna do forno 900C e que a temperatura do ar ambiente 20C (h=20 kcal/h.m2.C). O fluxo de calor atravs da parede do forno, de 40 cm de espessura, igual a 800 kcal/h.m2. Pede-se: a) A espessura de cada camada que forma a parede do forno; b) A temperatura da interface das camadas;

Exerccios
3) Um reservatrio esfrico de ao (k=40 kcal/h.m.C ) com 1 m de dimetro interno e 10 cm de espessura, utilizado para armazenagem de um produto a alta presso, que deve ser mantido a 160C. Para isto, o reservatrio deve ser isolado termicamente, com um material isolante (k=0,3 kcal/h.m.C). Sabendo-se que os coeficiente de pelcula do produto e do ar so 80 kcal/h.m2.C e 20 kcal/h.m2.C, respectivamente, e que a temperatura do ar ambiente 20C, pede-se : 1 1 z z z z a) O fluxo de calor antes do isolamento; b) espessura de isolante necessria, para que o fluxo de calor atravs do conjunto seja igual a 30% do anterior; c) a temperatura na interface ao-isolante.
r r R= 1 2 4 .k

z z

Neste problema, considerar a resistncia de conveco aps a insero da camada de isolante desprezvel na face externa ao sistema.

Exerccios
4) No interior de uma estufa de alta temperatura os gases atingem 650C. A parede da estufa de ao, tem 6 mm de espessura e fica em um espao fechado em que h risco de incndio, sendo necessrio limitar a temperatura da superfcie em 38C. Para minimizar os custos de isolamento, dois materiais sero usados: primeiro um isolante de alta temperatura (mais caro), aplicado sobre o ao e, depois, magnsia (menos caro) externamente. A temperatura mxima suportada pela magnsia 300C. Conhecendo os dados abaixo, especifique a espessura (em cm) de cada material isolante. Considerar a temperatura do ar de 20C e rea de 1 m2. z

Exerccios
4) Dados: A) coeficiente de pelcula interno: 490 Kcal/h.m2.C B) coeficiente de pelcula interno: 20 Kcal/h.m2.C C) condutividade trmica ao: 37,25 Kcal/h.m.C do

D) condutividade trmica do isolante de alta temperatura: 0,0894 Kcal/h.m.C.

Exerccios
5) Um reator de paredes planas foi construdo em ao inox e tem formato cbico com 2 m de lado. A temperatura no interior do reator 600C e o coeficiente de pelcula interno 45 kcal/h.m2.C. Tendo em vista o alto fluxo de calor, deseja-se isola-lo com l de rocha ( k= 0,05 kcal/h.m.C) de modo a reduzir a transferncia de calor. Considerando desprezvel a resistncia trmica da parede de ao inox e que o ar ambiente est a 20C com coeficiente de pelcula 5 kcal/h.m2.C, calcular: z z a) O fluxo de calor antes da aplicao da isolamento; b) A espessura do isolamento a ser usado, sabendo-se que a temperatura do isolamento na face externa deve ser igual a 62C; c) A reduo (em %) do fluxo de calor aps a aplicao do isolamento.

Вам также может понравиться