Вы находитесь на странице: 1из 11

Relaes Interpessoais

O modo como nos relacionamos com os outros ao longo da vida e as interaes que estabelecemos definem grande parte do que fomos e somos. Importncia da socializao: O processo de socializao dependente da aprendizagem, da qual resulta uma complexidade e diversidade nas relaes que estabelecemos com outros. Interao Social- conjunto de influncias recprocas que se estabelecem entre as pessoas. Cognio Social estudo do modo como percecionamos o nosso mundo social enquanto atores e espectadores, bem como da forma como interpretamos o nosso comportamento e o dos outros, do modo como agimos na sociedade, formando e mudando atitudes e comportamentos. Em sntese, refere-se ao conhecimento do mundo social (pessoas, grupos, instituies ou comunidades).

Processos Fundamentais da Cognio Social:


Impresses; Expetativas; Atitudes; Representaes Sociais.

Impresses
Impresses: so noes
que se criam no contacto com as pessoas e que nos do um quadro interpretativo para as avaliarmos. Construo de uma imagem, uma ideia. A produo de impresso mtua, quando se trata de pessoas, e afeta tanto o meu comportamento como o do outro. Provoca efeito na relao interpessoal futura.

Efeito de ordem ou primazia: tendncia para dar mais importncia s primeiras impresses sobre uma pessoa do que a informaes posteriores. Corresponde durabilidade ou persistncia das primeiras impresses.

Impresses e categorizao A formao das impresses o processo pelo qual se organiza a informao acerca de outra pessoa de modo a integr-la numa categoria significativa.

Categorizao Categorizao:

permite generalizar as caractersticas de uma categoria a todos os

objetos pessoais ou situaes que a compem, permite organizar o mundo social dando-lhe um sentido.

Categorizao social: orienta, serve de guia para a nossa ao, induzindo a complexidade do mundo social.

Funo da categorizao: simplificao da informao. Nota: Inclumos uma pessoa numa determinada categoria utilizando geralmente, trs tipos de avaliao: afetiva, moral, instrumental.

Etapas na Formao das Impresses: Na base da formao das impresses est a interpretao, isto , ns percecionamos o outro a partir de uma grelha de avaliao que nos remete para os nossos conhecimentos, valores e experincias pessoais: Indcios fsicos; Caractersticas que podem remeter para determinado tipo de personalidade ou categoria social (ex. alta, baixa, magra, gorda, morena). Indcios verbais; O modo como a pessoa fala surge como indicador da sua instruo. Indcios no-verbais; A forma como uma pessoa gesticula enquanto fala, etc Indcios comportamentais; o conjunto de comportamentos que se observam, e remete tambm para as experincias passadas. Nota: No entanto h fatores que influenciam a formao de impresses, tais como: A motivao; A ateno; As informaes que possumos. Concluindo: A partir dos indcios, formamos uma impresso global de uma pessoa, a quem atribumos uma categoria socioeconmica e cultural, um determinado estatuto social. Ao fazermos uma avaliao geral da pessoa a partir de algumas caractersticas (induo) ou traos que observamos na interao com ela ou que nos foi referida por outros (o que comporta riscos), e construmos o que designa por teoria implcita da personalidade. O efeito das primeiras impresses: A primeira informao a que tem maior influncia sobre as nossas impresses. As primeiras caractersticas ou conhecimentos que apreendemos tm mais influncia na categorizao que fazemos sobre uma pessoa .

H como que uma rejeio a integrar informaes que contrariem as nossas primeiras impresses ou opinies e uma tendncia a procurar ou a valorizar as informaes que confirmem as nossas convices.

O efeito de halo
Em 1920, Thurstone descreveu o que designou por "efeito de halo", ou seja, depois de criada uma primeira impresso global sobre um individuo, temos a tendncia para captar as caractersticas que vo confirmar essa mesma impresso. A primeira impresso vai afetar as nossas avaliaes em relao ao individuo observado. Como exemplo, se inicialmente avaliarmos uma pessoa como honesto, temos a tendncia de lhe associar caractersticas positivas, tais como: leal, socivel, simptico...

Experincias

O termo foi desenvolvido pelo psiclogo americano Edward Thomas Bastos durante a Primeira Guerra Mundial. Uma srie de experincias junto ao Exrcito americano, para verificar de que forma os comandantes analisavam seus subordinados. Os resultados foram surpreendentes na medida em que havia uma forte correlao entre a avaliao das aptides dos soldados e sua aparncia fsica. Algo como se o soldado mais bonito - ou mais forte, ou com melhor postura - atirasse melhor do que os outros, fosse mais veloz, mais habilidoso com uma faca, bom de clculo e tocasse piano como ningum. Sintetizando, ele identificou a tendncia em atribuir caractersticas positivas a quem tem resultados positivos e vice-versa.

Expetativas
o modo de categorizar as pessoas atravs dos sinais e das informaes, prevendo o seu comportamento e as suas e atitudes. As expetativas so recprocas, isto , o indivduo com quem interagimos tambm desenvolve expetativas em relao a ns. Neste processo esto envolvidas duas operaes bsicas: Induo (do particular para o geral) Deduo (do geral para o particular) Que so facilitadoras da nossa leitura do mundo. Afetam o modo como os outros interagem connosco, que por sua vez influenciam a nossa auto imagem e o nosso comportamento.

Estatuto e papel A funo social que se desempenha corresponde a um determinado estatuto profissional. A cada estatuto corresponde um papel, isto , um conjunto de comportamentos que so esperadosde um indivduo com determinado estatuto. A noo de estatuto e papel complementam-se. Na sociedade os papeis sociais regulam todo um conjunto de comportamentos, possuem padres prprios, de tal forma institucionalizados que os seus membros sabem quais as reaes que o seu comportamento pode provocar. O estatuto vem a ser o conjunto de comportamentos com que legitimamente o indivduo pode contar da parte dos outros. O papel do indivduo o conjunto de comportamentos com que legitimamente os outros contam da parte dele. Efeito das expetativas As expetativas, quando so elevadas, podem levar a uma mais fcil concretizao autor realizao das profecias; o chamado Efeito de Pigmalio. Efeito de Pigmalio: o fenmeno que se caracteriza pelo facto de as nossas expectativas induzir nos outros comportamentos que as confirmam. As pessoas tendem a responder positivamente quando as expectativas que temos sobre o seu comportamento so positivas, e negativamente no caso contrrio.

Expetativa o modo de categorizar as pessoas atravs de indcios e informaes, prevendo o seu comportamento e as suas atitudes. A uma expectativa corresponde um estatuto social Estatuto a posio que um indivduo ocupa na hierarquia social. Esta posio permite legitimamente esperar dos outros determinados comportamentos. Implica um conjunto de privilgios e direitos.

Muitas vezes cometem-se erros para que o nosso estatuto social aumente como: fumar, trair colegas, vandalismo etc...

Papel Social: conduta que legtima esperar de uma pessoa em dada situao social em virtude da posio que ocupa. Implica um conjunto de responsabilidades ou deveres.

Tem de se ter imenso cuidado pois quando as expetativas no correspondem realidade, o individuo pode sofrer muito dependendo claro da discrepncia entre as duas e importncia que o assunto tiver.

Atitudes
Processo de conscincia individual que determina atividades reais ou possveis do indivduo no mundo social. Permitem interpretar, organizar e processar as informaes. Vulgarmente o conceito atitude equivale ao de comportamento. Na Psicologia social So uma tendncia para responder a um objeto social (situao, pessoa, grupo, acontecimento de modo favorvel ou desfavorvel. Formam-se e aprendem-se durante o processo de socializao. Existe uma tendncia para uma estabilidade nas atitudes, mas estas podem ser modificadas quando sujeitas a determinados fatores. So uma tomada de posio determinada de um indivduo em relao a um objeto social. Desempenham um papel importante no modo como processamos a informao do mundo social, permitindo: interpretar, organizar e processar as informaes. Componentes das Atitudes Componente cognitiva: o que consideramos verdadeiro acerca o objeto. Componente afetiva: est ligada ao sistema de valores, sendo a sua direo emocional. Componente comportamental: depende da crenas e dos valores que se tm relativamente ao social.

Atitudes e comportamentos As atitudes no so diretamente observveis; so inferidas a partir de comportamentos. Por outro lado tambm possvel inferir de um comportamento a atitude que esteve na origem. As atitudes so o suporte intencional de grande parte dos nossos comportamentos. Formao e mudanas de atitudes As atitudes no nascem connosco, formam-se e aprendem-se no processo de socializao As atitudes so consequncia de uma construo, e das quais os agentes sociais so responsveis pela sua formao (pais e famlia, a escola, o grupo de pares, os mass media). atravs da observao, da identificao e da imitao de modelos (pais, professores, figuras pblicas) que se aprendem e se forma as atitudes. A aprendizagem ocorre ao longo da vida, mas tem maior importncia na infncia e na adolescncia. Apesar da aparente estabilidade das atitudes, estas podem mudar ao longo da vida. As experincias vividas podem levar alterao das atitudes.

Dissonncia cognitiva Teoria desenvolvida pelo psiclogo americano, Leon Festinger (1919-1989) na dcada de 50. um sentimento desagradvel que pode ocorrer quando uma pessoa sustenta duas atitudes que se opem, ou seja, quando esto presentes duas cognies que no se adequam ou duas componentes de atitudes que se contradizem. Como se pode atenuar esta situao: Mudando as convices; Alterando a perceo da importncia de uma delas; Acrescentando uma outra informao; Negando a relao entre as duas convices/informaes

Nota: Quanto mais fracas forem as razes para o comportamento divergente maior o sentimento de incoerncia e maior a motivao para se modificar atitude que provoca a inconsistncia. Por exemplo: A Raposa e as Uvas, de Esopo. Quando a raposa percebe que no consegue alcanar as uvas, ela decide que no as quer de qualquer modo, um exemplo da formao adaptativa de preferncias, com o objetivo de reduzir a dissonncia cognitiva. Trata-se da perceo da incompatibilidade entre duas cognies diferentes, onde "cognio" definido como um qualquer elemento do conhecimento, incluindo as atitudes, emoo, crenas ou comportamentos. A dissonncia ocorre a partir de uma inconsistncia lgica entre as suas crenas ou cognies (por exemplo, se uma ideia implicar a sua contradio). A conscincia ou a perceo de contradio pode tomar a forma de ansiedade, culpa, vergonha, fria, embarao, stress e outros estados emocionais negativos. A teoria da dissonncia cognitiva: Afirma que cognies contraditrias entre si servem como estmulos para que a mente obtenha ou produza novos pensamentos ou crenas, ou modifique crenas pr-existentes, de forma a reduzir a quantidade de dissonncia (conflito) entre as cognies. A dissonncia pode resultar na tendncia de confirmao, a negao de evidncias e outros mecanismos de defesa do ego. Quanto mais enraizada nos comportamentos do indivduo uma crena estiver geralmente mais forte ser a reao de negar crenas opostas.

Вам также может понравиться