Вы находитесь на странице: 1из 16

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 6 a REGIO

Maio/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio - rea Apoio Especializado Especialidade Comunicao Social (Jornalismo)


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova H08, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova Discursiva - Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova Discursiva - Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 10 referem-se ao texto seguinte. Economia religiosa Concordo plenamente com Dom Tarcsio Scaramussa, da CNBB, quando ele afirma que no faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de faz-lo. A declarao do prelado vem como crtica professora de uma escola pblica de Minas Gerais que hostilizou um aluno ateu que se recusara a rezar o pai-nosso em sua aula. uma boa ocasio para discutir o ensino religioso na rede pblica, do qual a CNBB entusiasta. Como ateu, no abrao nenhuma religio, mas, como liberal, no pretendo que todos pensem do mesmo modo. Admitamos, para efeitos de argumentao, que seja do interesse do Estado que os jovens sejam desde cedo expostos ao ensino religioso. Deve-se ento perguntar se essa uma tarefa que cabe escola pblica ou se as prprias organizaes so capazes de supri-la, com seus programas de catequese, escolas dominicais etc. A minha impresso a de que no faltam oportunidades para conhecer as mais diversas mensagens religiosas, onipresentes em rdios, TVs e tambm nas ruas. Na cidade de So Paulo, por exemplo, existem mais templos (algo em torno de 4.000) do que escolas pblicas (cerca de 1.700). Creio que aqui vale a regra econmica, segundo a qual o Estado deve ficar fora das atividades de que o setor privado j d conta. Outro ponto importante o dos custos. No me parece que faa muito sentido gastar recursos com professores de religio, quando faltam os de matemtica, portugus etc. Ao contrrio do que se d com a religio, difcil aprender fsica na esquina. At 1997, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao acertadamente estabelecia que o ensino religioso nas escolas oficiais no poderia representar nus para os cofres pblicos. A bancada religiosa emendou a lei para empurrar essa conta para o Estado. No deixa de ser um caso de esmola com o chapu alheio.
(Hlio Schwartsman. Folha de S. Paulo, 06/04/2012)

2.

Atente para estas afirmaes:

I. Ao se declarar um cidado ao mesmo tempo ateu e


liberal, o autor enaltece essa sua dupla condio pessoal valendo-se do exemplo da prpria CNBB.

II. A falta de oportunidade para se acessarem mensagens religiosas poderia ser suprida, segundo o autor, pela criao de redes de comunicao voltadas para esse fim.

III. Nos dois ltimos pargrafos, o autor mostra no


reconhecer nem legitimidade nem prioridade para a implementao do ensino religioso na escola pblica. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

I, II e III. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. III, apenas.

_________________________________________________________

Pode-se inferir, com base numa afirmao do texto, que (A) o ensino religioso demanda profissionais altamente qualificados, que o Estado no teria como contratar. a bancada religiosa, tal como qualificada no ltimo pargrafo, partilha do mesmo radicalismo de Dom Tarcsio Scaramussa. as instituies pblicas de ensino devem complementar o que j fazem os templos, a exemplo do que ocorre na cidade de So Paulo. o aprendizado de uma religio no requer instruo to especializada como a que exigem as cincias exatas. os membros da bancada religiosa, sobretudo os liberais, buscam favorecer o setor privado na implementao do ensino religioso.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4. 1. No que diz respeito ao ensino religioso na escola pblica, o autor mantm-se (A) esquivo, pois arrola tanto argumentos que defendem a obrigatoriedade como o carter facultativo da implementao desse ensino. intransigente, uma vez que enumera uma srie de razes morais para que se proba o Estado de legislar sobre quaisquer matrias religiosas. pragmtico, j que na base de sua argumentao contra o ensino religioso na escola pblica esto razes de ordem jurdica e econmica. intolerante, dado que deixa de reconhecer, como ateu declarado, o direito que tm as pessoas de decidir sobre essa matria. prudente, pois evita pronunciar-se a favor da obrigatoriedade desse ensino, lembrando que ele j vem sendo ministrado por muitas entidades.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente um segmento em: (A) A declarao do prelado vem como crtica (1 pargrafo) = o pronunciamento do dignitrio eclesistico surge como censura Admitamos, para efeitos de argumentao (2 pargrafo) = Consignemos, a fim de especulao sejam desde cedo expostos ao ensino religioso (2 pargrafo) = venham prematuramente a expor-se no ensino clerical
o o o o

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

onipresentes em rdios (3 pargrafo) = discriminadas por emissoras de rdio no poderia representar nus (5 pargrafo) = implicaria que se acarretasse prejuzo
TRT6R-Conhecimentos Gerais2
o

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


5. Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto: O articulista da Folha de S. Paulo (A) propugna de que tanto o liberalismo quanto o atesmo podem convergir, para propiciar a questo do ensino pblico da religio. defende a tese de que no cabe ao Estado, inclusive por razes econmicas, promover o ensino religioso nas escolas pblicas. prope que se estenda bancada religiosa a deciso de aceitar ou rejeitar, segundo seus interesses, o ensino privado da religio. argumenta que no caso do ensino religioso, acatado pelos liberais, no se trata de ser a favor ou contra, mas arguir a real competncia. insinua que o ensino pblico da religio j se faz a contento, por que as emissoras de comunicao intentam-no em grande escala. 8. (...) ele afirma que no faz sentido nem obrigar uma pessoa a rezar nem proibi-la de faz-lo. Mantm-se, corretamente, o sentido da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por: (A) (B) (B) (C) (D) (E) nem impor a algum que reze, nem impedi-la de fazer o mesmo. deixar de obrigar uma pessoa a rezar, ou lhe proibir de o fazer. seja obrigar que uma pessoa reze, ou mesmo que o deixe de o praticar. coagir algum a que reze, ou impedi-lo de o fazer. forar uma pessoa para que reze, ou no faz-la de modo algum.

(C)

(D)

_________________________________________________________

9. (E)

A pontuao est plenamente adequada no perodo: (A) Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas; h quem no admita interferncia do Estado nas questes de f, como h quem lembre a obrigao que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espao, que o ensino religioso deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas: h quem no admita interferncia do Estado, nas questes de f, como h quem lembre, a obrigao que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso, deve ou no ocupar dentro ou fora das escolas pblicas, h quem no admita interferncia do Estado nas questes de f, como h quem lembre a obrigao: que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate, nos dias de hoje, acerca do espao que o ensino religioso deve, ou no, ocupar dentro, ou fora, das escolas pblicas; h quem no admita interferncia, do Estado, nas questes de f; como h quem lembre a obrigao, que ele tem de orientar as crianas em idade escolar. Muito se debate, nos dias de hoje acerca do espao que o ensino religioso deve, ou no, ocupar dentro ou fora das escolas pblicas: h quem no admita interferncia do Estado, nas questes de f, como h quem lembre, a obrigao, que ele tem de orientar as crianas, em idade escolar.

_________________________________________________________

6.

A concordncia verbal est plenamente observada na frase: (A) Provocam muitas polmicas, entre crentes e materialistas, o posicionamento de alguns religiosos e parlamentares acerca da educao religiosa nas escolas pblicas. Sempre devero haver bons motivos, junto queles que so contra a obrigatoriedade do ensino religioso, para se reservar essa prtica a setores da iniciativa privada. Um dos argumentos trazidos pelo autor do texto, contra os que votam a favor do ensino religioso na escola pblica, consistem nos altos custos econmicos que acarretaro tal medida. O nmero de templos em atividade na cidade de So Paulo vm gradativamente aumentando, em proporo maior do que ocorrem com o nmero de escolas pblicas. Tanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educao como a regulao natural do mercado sinalizam para as inconvenincias que adviriam da adoo do ensino religioso nas escolas pblicas. (B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

7.

O Estado deve ficar fora das atividades de que o setor privado j d conta. A nova redao da frase acima estar correta caso se substitua o elemento sublinhado por (A) (B) (C) (D) a que o setor privado j vem colaborando.

10.

Transpondo-se para a voz passiva a frase Sempre haver quem rejeite a interferncia do Estado nas questes religiosas, mantendo-se a correta correlao entre tempos e modos verbais, ela ficar: (A) (B) Ter havido sempre quem tem rejeitado que o Estado interferisse nas questes religiosas. A interferncia do Estado nas questes religiosas sempre haver de ser rejeitada por algum. Sempre haver de ter quem rejeite que o Estado interferisse nas questes religiosas. A interferncia do Estado nas questes religiosas sempre tem encontrado quem a rejeita. As questes religiosas sempre havero de rejeitar que o Estado venha a interferir nelas. 3

com as quais o setor privado j vem cuidando. (C) nas quais o setor privado j vem interferindo. em cujas o setor privado j vem demonstrando interesse. pelas quais o setor privado j vem administrando. (D) (E)

(E)

TRT6R-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico 11. Para fazer um trabalho, um professor vai dividir os seus 86 alunos em 15 grupos, alguns formados por cinco, outros formados por seis alunos. Dessa forma, sendo C o nmero de grupos formados por cinco e S o nmero de grupos formados por seis alunos, o produto CS ser igual a (A) 56.

(B)

54.

(C)

50.

(D)

44.

(E)

36.

12.

Uma faculdade possui cinco salas equipadas para a projeo de filmes (I, II, III, IV e V). As salas I e II tm capacidade para 200 pessoas e as salas III, IV e V, para 100 pessoas. Durante um festival de cinema, as cinco salas sero usadas para a projeo do mesmo filme. Os alunos sero distribudos entre elas conforme a ordem de chegada, seguindo o padro descrito abaixo: 1 pessoa: sala I 2 pessoa: sala III 3 pessoa: sala II 4 pessoa: sala IV 5 pessoa: sala I 6 pessoa: sala V 7 pessoa: sala II A partir da 8 pessoa, o padro se repete (I, III, II, IV, I, V, II...). Nessas condies, a 496 pessoa a chegar assistir ao filme na sala (A)
a a a a a a a a a

V. IV. III. II. I.

(B)

(C)

(D)

(E)

13.

Em um determinado ano, o ms de abril, que possui um total de 30 dias, teve mais domingos do que sbados. Nesse ano, o o feriado de 1 de maio ocorreu numa (A) segunda-feira.

(B)

tera-feira.

(C)

quarta-feira.

(D)

quinta-feira.

(E) 4

sexta-feira.
TRT6R-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


14. Em um torneio de futebol, as equipes ganham 3 pontos por vitria, 1 ponto por empate e nenhum ponto em caso de derrota. Na a 1 fase desse torneio, as equipes so divididas em grupos de quatro, realizando um total de seis jogos (dois contra cada um dos a outros trs times do grupo). Classificam-se para a 2 fase as duas equipes com o maior nmero de pontos. Em caso de empate no nmero de pontos entre duas equipes, prevalece aquela com o maior nmero de vitrias.

A tabela resume o desempenho dos times de um dos grupos do torneio, aps cada um ter disputado cinco jogos. Equipe Arranca Toco Bola Murcha Canela Fina Espanta Sapo Jogos realizados 5 5 5 5 Vitrias 3 2 1 1 Empates 1 0 3 2 Derrotas 1 3 1 2

Sabendo que, na ltima rodada desse grupo, sero realizados os jogos Arranca Toco X Espanta Sapo e Bola Murcha X Canela Fina, avalie as afirmaes a seguir.

I. A equipe Arranca Toco j est classificada para a 2a fase, independentemente dos resultados da ltima rodada. II. Para que a equipe Canela Fina se classifique para a 2a fase, necessrio que ela vena sua partida, mas pode no ser
suficiente.

III. Para que a equipe Espanta Sapo se classifique para a 2a fase, necessrio que ela vena sua partida, mas pode no ser
suficiente.

Est correto o que se afirma em

(A)

I, II e III.

(B)

I, apenas.

(C)

I e II, apenas.

(D)

II e III, apenas.

(E)

I e III, apenas.

15.

Em um edifcio, 40% dos condminos so homens e 60% so mulheres. Dentre os homens, 80% so favorveis construo de uma quadra de futebol. Para que a construo seja aprovada, pelo menos a metade dos condminos deve ser a favor. Supondo que nenhum homem mude de opinio, para que a construo seja aprovada, o percentual de mulheres favorveis deve ser, no mnimo, (A) 20%.

(B)

25%.

(C)

30%.

(D)

35%.

(E)

50%. 5

TRT6R-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


Noes de Gesto Pblica 16. O processo de monitoramento de programas de governo pressupe (A) (B) (C) (D) (E) o acompanhamento contbil da implantao do programa, com relatrios semanais. uma checagem diria das condies formais da organizao, em termos de qualificao dos recursos humanos. o acompanhamento contnuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e polticas em relao a seus objetivos e metas. avaliaes executadas por instituies externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas especficas. a construo de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que do aos gestores informaes sobre o desempenho de programas.

17.

Como uma das dimenses do Estado contemporneo empreendedor, o princpio da desconcentrao se efetiva por meio (A) (B) (C) (D) (E) da racionalizao de custos de empresas pblicas. da delegao de competncias. da coordenao intersetorial de programas. do planejamento estratgico situacional. da reengenharia de processos na administrao direta.

18.

Com relao s caractersticas inovadoras do Plano Plurianual PPA no ciclo oramentrio brasileiro, considere:

I. aprovado por lei anual, sujeita a prazos e ritos ordinrios de tramitao. Tem vigncia do primeiro ano de um mandato
presidencial at o ltimo ano do respectivo mandato.

II. O PPA dividido em planos de aes, e cada plano dever conter indicadores que representem a situao que o plano
visa a alterar, necessidade de bens e servios para a correta efetivao do previsto, aes no previstas no oramento da Unio e regionalizao do plano.

III. Os programas no sero executados por uma unidade responsvel competente, pois durante a execuo dos trabalhos
vrias unidades da esfera pblica sero envolvidas.

IV. O PPA prev que sempre se deva buscar a integrao das vrias esferas do poder pblico (federal, estadual e municipal),
e tambm destas com o setor privado.

V. Prev a atuao do governo, durante o perodo mencionado, em programas de durao continuada j institudos ou a
instituir no mdio prazo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II, III e V. I e III. II, IV e V. III, IV, e V. II e IV.

19.

O estilo tradicional de direo (Teoria X) est apoiado numa concepo da natureza humana que enfatiza (A) (B) (C) (D) (E) o carter egocntrico dos homens e a oposio entre os objetivos pessoais e os objetivos da organizao. o carter naturalmente empreendedor e ativo dos homens quando motivados por objetivos organizacionais ambiciosos. a natureza independente, a predisposio ao autocontrole e facilidade ao comportamento disciplinado. a capacidade de imaginao e de criatividade na soluo de problemas como atributo comum maioria dos homens. a responsabilidade da administrao em proporcionar condies para que as pessoas reconheam e desenvolvam suas potencialidades.

20.

O comportamento tico na gesto pblica exige que se valorize (A) (B) (C) (D) (E) a presteza acima da formalidade legal. a eficincia mais do que a eficcia. o consenso acima do conflito. o interesse pblico antes dos interesses privados. a impessoalidade contra a afabilidade.
TRT6R-Conhecimentos Gerais2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


CONHECIMENTOS ESPECFICOS 21. Nas sociedades capitalistas avanadas, a populao mobilizada a se engajar nas tarefas necessrias manuteno do sistema econmico e social atravs do consumo esttico massificado. As tendncias crise sistmica e desero individual so combatidas, entre outros meios, atravs da explorao mercantil da cultura e dos processos de formao da conscincia. Assim sendo, acontece, porm que seu contedo libertador se v freado e, ao invs do conhecimento emancipador em relao s vrias formas de dominao, as comunicaes se veem acorrentadas ordem social dominante.
(Hohlfeldt, Antonio; Martino, Luiz C.; Frana, Vera Veiga (org): Teorias da Comunicao Conceitos, Escolas e Tendncias. Petrpolis: Vozes, 2008. p. 133)

Nos estudos da Comunicao, o trecho acima explica, o conceito de (A) (B) (C) (D) (E) organismos sociais. semitica. indstria cultural. culturalismo. hibridismo.

22.

Considere o mapa das mediaes das novas complexidades nas relaes entre comunicao, cultura e poltica, traado sobre eixos diacrnicos (histrico e de longa durao, entre matrizes culturais e formatos industriais) e sincrnicos (entre lgicas de produo e competncias de recepo ou consumo) abaixo.

LGICAS DE PRODUO institucionalidade MATRIZES CULTURAIS sociabilidade COMPETNCIAS DE RECEPO (CONSUMO) COMUNICAO CULTURA POLTICA tecnicidade FORMATOS INDUSTRIAIS ritualidade

(Martn-Barbero, Jess: Dos Meios s Mediaes Comunicao, Cultura e Hegemonia. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. p. 16)

Remete s mudanas na articulao entre movimentos sociais e discursos pblicos a relao entre (A) (B) (C) (D) (E) matrizes culturais e formatos industriais. lgicas de produo e competncia de recepo. matrizes culturais e competncias de recepo. formatos industriais e lgicas de produo. formatos industriais e competncias de recepo.

23.

Durante o Sculo XX, sobretudo com a criao de um novo jornalismo a chamada pennypress os jornais so encarados como um negcio que pode render lucros, apontando como objetivo fundamental o aumento das tiragens. Com o objetivo de fornecer informao e no propaganda, os jornais oferecem um novo produto as notcias, baseadas nos fatos.
(Traquina, Nelson: Teorias do Jornalismo, v. II: A Tribo Jornalstica Uma Comunidade Interpretativa Transnacional. Florianpolis: Insular, 2005. p. 35)

O surgimento de empresas jornalsticas privadas que auferem lucro mudou, em todo Ocidente, o perfil do jornalista, que deixou de fazer primordialmente propaganda explcita de um determinado grupo ou classe social para se concentrar em fatos e noticirios. De acordo com o trecho acima, para o jornalista esse movimento resultou em (A) (B) (C) (D) (E) corrupo. banalizao. heroicizao. precarizao. profissionalizao. 7

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


24. Quando uma empresa ou rgo pblico constitui um departamento de comunicao dedicado a atender formal e oficialmente imprensa, alm de analisar como ser a sua poltica de fornecimento de informaes e divulgao, este setor da organizao , para o jornalista, uma fonte do tipo organizada, com grande especializao e profissionalizao. No caso de uma alta autoridade da mesma organizao, a qual no se constitui como seu porta-voz indicado pela assessoria de imprensa, fornecer abertamente a algum jornalista informaes verdadeiras da organizao em seu nome (ou seja, no est em off), no em nome da instituio que integra, esta autoridade se trata de uma fonte (A) (B) (C) (D) (E) de referncia. aliada. institucional. informal. apcrifa.

25.

Considere o trecho abaixo retirado de Padres Brasil e-Gov: Cartilha de Redao Web. Em um ambiente multimdia, o texto uma entre as vrias maneiras de dar acesso informao. No apenas foto e ilustrao, mas udio, vdeo e infogrfico esto juntos em um mesmo local, cada um sua maneira, servindo como pontos de acesso a um universo ilimitado de informaes. Nesta equao, o texto tem peso dois: leva vantagem porque os testes comprovam que os visitantes de stios preferem as informaes bsicas em formato texto, mas preciso caprichar os outros formatos esto bem ao lado, estimulando todo o tempo a continuidade da navegao. Perceber o texto como um entre diversos formatos da informao para a mdia digital a lio inicial e fundamental para entender a necessidade dos visitantes de stios web. O texto para web diferente do elaborado para os demais veculos por conta dos recursos multimdias. Contudo, dos conceitos estabelecidos h dcadas, permanecem na sua elaborao os de (A) (B) (C) (D) (E) compreenso, ideia e opinio. clareza, abrangncia e credibilidade. introduo, argumentao e concluso. formalidade, complexidade e eloquncia. pragmatismo, inferncia e tese.

26.

Leia o trecho abaixo. (...) O jornalista alertou que a falta de reprteres atrapalha todas as esferas do jornalismo. Se no houver reprter, os outros gneros do jornalismo sero prejudicados. O reprter um historiador do tempo presente. Na ocasio, Caco apontou onde nasce uma pauta. De acordo com o jornalista, as melhores pautas esto na rua e as pessoas tm se esquecido disso. Para ele, a internet virou um lugar de reproduo e acaba tirando a verdadeira essncia de uma boa reportagem.
(Extrado de: Fonseca, Priscila: O reprter um historiador do tempo presente, diz Caco Barcellos. In: <www.comuniquese.com.br>. Acesso em 4 de abril de 2012)

A partir da crtica do jornalista Caco Barcelos, correto afirmar que, se a internet for usada na apurao jornalstica, ela deve (A) (B) (C) (D) (E) ser a prpria fonte. dar credibilidade s fontes. facilitar o acesso s fontes. manter a atualidade das fontes. divulgar as fontes.

27.

Para buscar e encontrar bons temas ou diferentes abordagens de assuntos anteriormente tratados por um veculo, o pauteiro deve evitar no seu dia a dia (A) (B) (C) (D) (E) ler veculos ou assistir programas concorrentes. descartar materiais limitados geograficamente. pesquisar em fontes e arquivos no jornalsticos. levantar dados que gerem crticas a poderes pblicos. propor matrias sobre datas comemorativas. TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


28. Considere a imagem abaixo.

A Presidenta Dilma e o vice, Michel Temer, participam da sesso que empossou o Ministro Ayres Britto na presidncia do STF (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

A imagem retrata:

I. Apoio do executivo pela presena da Presidenta da Repblica e seu vice. II. Um momento de descontrao com os trs fotografados sorrindo. III. Importncia do momento: presidenta e dois de seus substitutos legais.
possvel sugerir como tema, que possibilita guiar uma pauta com enfoque diferenciado em uma tradicional editoria de poltica, o que a fotografia sugere em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, II e III. II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas.

29.

Repensando a avaliao na era do iPad Por Katie Ash Recentemente, nas escolas norte-americanas de Easthaven (Connecticut), que contam com 3,2 mil alunos, os professores do ensino fundamental fizeram as avaliaes iniciais de leitura dos alunos de uma maneira um pouco diferente. Em vez de usar papel e lpis para anotar as observaes sobre cada um de seus alunos e, em seguida, recolher e analisar as notas mo, cada professor usou um iPad para anotar as informaes e envi-las para um banco de dados centralizado usando um software da empresa de tecnologia educacional Generation Wireless, com sede em Nova York.
(Revista Gesto Educacional. ed 83. Curitiba: Humana, abril de 2012. p. 20)

Na reviso do trecho acima, deveria ser feita a alterao de (A) (B) (C) (D) (E) ponto final depois de uma maneira um pouco diferente. substituio no texto das marcas iPad e Generation Wireless. esclarecimento do pas a que pertence o Estado de Connecticut. uso da palavra iPad no ttulo como metonmia de tablet. verbo no presente contnuo no incio do ttulo da matria.

30.

Impasse com Planalto adia mais uma vez entrega do novo Cdigo Florestal Prevista para a tarde desta tera-feira, a entrega da nova verso do relatrio do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) ao projeto de reforma do Cdigo Florestal (PL 1876/99) foi novamente adiada. De acordo com o relator, permanecem divergncias com o governo sobre uns oito pontos. O principal deles a utilizao de vegetaes litorneas. Segundo Piau, o Planalto quer detalhar no prprio corpo da nova lei as atividades produtivas que podem ser desenvolvidas nesses biomas. Ns queremos remeter essa utilizao para o zoneamento da zona costeira, mas o governo quer burocratizar muito essa utilizao, explicou Piau.
(Dirio de Pernambuco Online, 17 de abril de 2012)

No trecho acima, o vcio de linguagem marcante (A) (B) (C) (D) (E) a redundncia. a ambiguidade. a cacofonia. a coliso. o estrangeirismo. 9

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


31. Segundo o Art. 5 da Constituio Federal, livre a manifestao do pensamento, sendo (A) (B) (C) (D) (E) vedado o anonimato. vedada a propaganda ideolgica. vedados os cultos religiosos. vedada a manifestao de estrangeiros. vedada a parcialidade na Comunicao Social.
o

32.

De acordo com o Art. 220 da Constituio, a publicao de um veculo impresso (A) (B) (C) (D) (E) atividade privativa de brasileiros natos. monitorada pelo Ministrio das Comunicaes. regulada pela Biblioteca Nacional. vedada ao capital estrangeiro. independe de licena de autoridade.

33.

A Lei n 12.527 de 2011, que regula o direito informao produzida em rgos pblicos integrantes da administrao direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, afirma que o cidado tem o direito fundamental de acesso informao, definida como dados, processados ou no, que podem ser utilizados para produo e transmisso de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrio temporria de acesso pblico, garantido informao cuja preservao do conhecimento geral imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. Fora nessa exceo, as demais informaes de interesse pblico e sem classificao sigilosa tm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas (A) (B) (C) (D) (E) pelos departamentos de comunicao dos rgos pblicos. mediante solicitao de pessoa fsica ou jurdica interessada. por iniciativa do rgo pblico e independentemente de solicitaes. quando h disponibilidade de tecnologias da informao. nos rgos em que j existe controle social da administrao.

34.

Segundo o Art. 220 da Constituio Federal, nenhuma lei conter dispositivo que possa constituir embarao plena liberdade de informao jornalstica em qualquer veculo de comunicao social. Este trecho do artigo garante que qualquer cidado, observado o disposto na Constituio e nas leis regulamentares, pode usar publicaes jornalsticas para (A) (B) (C) (D) (E) constituir propriedade privada protegida pelos preceitos bsicos do Estado. usufruir do direito manifestao do pensamento independentemente de licena. exercer controle social sobre publicaes de outros rgos de imprensa. estabelecer oficialmente crena, convico filosfica ou poltica pblica. instituir hegemonia cultural e regional no contedo da publicao.

35.

Cidadania, a Gente Constri tema do Festival de Documentrios em Celular A Secretaria Municipal de Educao, atravs do Departamento de Cultura, realizou na quarta-feira, dia 30, o III Festival de Documentrios em Celular com o tema Cidadania, a Gente Constri. Cidadania, ecologia, projetos, msica, entrevistas e outros temas foram mostrados nos filmes que tiveram tempo mdio de cinco minutos cada um. A Escola Cnego Joo Marchesi saiu pelas ruas do bairro entrevistando a comunidade sobre o que cidadania; a Escola Santa Terezinha mostrou o projeto UCA; a Severino Travi trabalhou com a msica Oh Happy Day, a EMEE Rodolfo Schlieper mostrou a sua Hora; BertholdoOpptiz mostrou projetos e estrutura da Escola; Joo Alfredo destacou a Ecologia como forma de Cidadania; a Dante Bertoluci mostrou seus projetos; a Machado de Assis falou sobre Drogas; a Escola Baro do Rio Branco destacou o trnsito e a Ernesto Dornelles falou de Cidadania na Escola.
(http://www.canela.rs.gov.br, 30 de novembro de 2011)

O exemplo dos alunos de Canela, no Rio Grande do Sul, mostra que a mobilidade na captao de informaes com dispositivos mveis atua na convergncia no apenas de multimeios, mas da Comunicao com a Educao. Uma das vantagens desta unio a (A) (B) (C) (D) (E) 10 formao de jornalistas profissionais desde o ensino bsico. produo de contedo barato e com boa qualidade de imagem e som. democratizao das tecnologias da informao para todas as classes. introduo dos alunos a tcnicas comunicacionais que usaro na vida. difuso dos princpios de cidadania e desenvolvimento humano. TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


36. O jornalismo mvel no caracterstica prpria dos tempos contemporneos porque a relao jornalismo e mobilidade ocorre desde a prpria existncia do jornalismo como prtica de coleta e transmisso de informao. Entretanto, a configurao atual, movida pela estrutura mvel de comunicao, torna-o distinto, rompe com uma estrutura tradicional (...)
(Silva, Fernando Firmino: Mobilidade Convergente Abordagem sobre a prtica e os estudos do jornalismo mvel. In: cone Revista do PPG em Comunicao da UFPE, v. 11, no 2, dezembro de 2009. p. 1-18)

Com 3,2 milhes de novas habilitaes em maro, a telefonia celular no Brasil rompeu a barreira dos 250 milhes de linhas ativas no ms passado, totalizando 250,8 milhes. De acordo com dados divulgados nesta tera-feira pela Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel), a chamada teledensidade no Pas chegou a 128 acessos para cada 100 habitantes. Segundo o rgo regulador, o desempenho em novas habilitaes de linhas mveis em maro foi o melhor para o ms nos ltimos 13 anos, com expanso de 1,30% na base de assinantes na comparao com fevereiro deste ano. Do total, 52 milhes de acessos contam com banda larga mvel (3G).
(Brasil rompe a barreira de 250 milhes de celulares. info.abril.com.br, 17 de abril de 2012)

A partir dos textos acima, correto afirmar que a nova vantagem da tecnologia mvel de comunicao de dados com banda larga mvel (3G) para o jornalismo, em relao s anteriores, que o contedo pode ser (A) (B) (C) (D) (E) apurado em mobilidade. registrado em mobilidade. produzido em mobilidade. publicado em mobilidade. ocorrido em mobilidade.

37.

O ponto de interrogao introduz uma pergunta. Em um texto noticioso, cuja funo dar respostas ao leitor, ele costuma ser usado entre as aspas de alguma fonte. No ttulo de uma matria, o ponto de interrogao pode ser usado (A) (B) (C) (D) (E) nunca pode ser usado. pode ser usado em casos muito especiais. pode ser usado livremente. pode ser usado com autorizao da direo. pode ser usado para facilitar a diagramao.

38.

Quando uma publicao ou programa noticia um furo importante obtido em fontes exclusivas, outras redaes decidem se tambm noticiaro ou no o mesmo fato. Neste caso, denominado no Manual de Redao e Estilo da Folha de S. Paulo como furo tomado, o mais indicado para um reprter/redator (A) (B) (C) (D) (E) no redigir qualquer texto sobre o furo tomado. redigir um texto curto e discreto sobre o furo tomado. redigir um texto sobre outro tema relacionado ao furo tomado. redigir um texto sobre outro tema para atenuar o furo tomado. redigir o texto e nominar o veculo que deu o furo tomado.

39.

Um reprter leu no arquivo de seu jornal que a prefeitura da sua cidade havia contratado 2.000 funcionrios pblicos em 2008. A informao chamou a ateno porque naquela mesma semana ele viu no Dirio Oficial do Municpio que houvera a contratao de 3.000 mil pessoas. Em um motor de busca online, encontrou uma seo no stio da prefeitura com a base de dados de contratao e desligamento de pessoal e tipo de contratao (CLT, comissionado etc.). Para investigar o tema com tcnicas de reportagem assistida por computador se h indcio de irregularidades ou improbidade na poltica de contratao em seu municpio este reprter pode (A) (B) (C) (D) (E) consolidar os dados em uma planilha eletrnica e analis-los com grficos para obter pistas de investigao. publicar os dados encontrados e realizar nova busca na internet para verificar a repercusso. montar um weblog com os dados encontrados para obter mais informaes inseridas por usurios cadastrados. criar perfis em redes sociais para levantar o debate e obter um parecer preciso da opinio pblica. utilizar software de rastreamento para analisar o fluxo de acessos seo de concursos do stio da prefeitura. 11

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


40. O Google oferece gratuitamente aplicativos de pesquisa na Internet. Praticamente nenhum contedo produzido pela empresa, que tem um gigantesco e dinmico banco de dados disponibilizado em cloud computing (computao nas nuvens) pelas muitas interfaces desenvolvidas pelo prprio Google ou compradas de terceiros (Motor de Busca, Orkut, Google Mais, Calculadora, Translator, Youtube, Mapas, Google Earth, entre outros). O contedo encontrado nessas ferramentas

I. II. III. IV.

formado por dados que necessitam de checagem. deve ser verificado quanto autenticidade e correo. uma fonte segura produzida colaborativamente. pode ser buscado novamente de modo mais refinado.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III. I, III e IV. I, II e IV. I e III. II e III.

41.

H muitos motivos que levam uma empresa, ou uma instituio, a contratar uma Assessoria de Comunicao. Entre eles podese apontar:

I. o fortalecimento da imagem do assessorado, buscando a criao de uma massa crtica a partir do que divulgado na
mdia.

II. a defesa do assessorado ou esclarecimento ao pblico em geral sobre problemas ou acusaes anteriormente
publicados.

III. a atuao preventiva visando uma blindagem por problemas ou crises que j se sabe que vo acontecer. IV. a reestruturao do setor produtivo, pois ele de suma importncia para o desenvolvimento da empresa em todos os
seus escales.

V. a administrao do setor de Recursos Humanos, que deve investir na formao profissional do seu quadro de
colaboradores. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e IV. I, III e V. II, III e IV. I, V e IV. I, II e III.

42.

No que se refere rea da Comunicao Social, quando uma Assessoria de Comunicao inicia o atendimento de uma empresa, fundamental fazer um levantamento sobre (A) (B) (C) (D) (E) o assessorado, buscando todas as informaes sobre seus pontos fortes e fracos, alm de dados sobre a concorrncia. a parte contbil da empresa para evitar futuros problemas com relao aos pagamentos a serem recebidos. sua atuao no mercado financeiro, pois assim poder orient-la melhor em suas futuras aplicaes. o comportamento dos dirigentes da empresa, verificando se todos agem de acordo com a tica empresarial. os seus investimentos destinados publicidade e propaganda, visando assim a facilitar o trabalho da assessoria de imprensa.

43.

Na organizao de um evento, a comunicao integrada entre seus promotores e a Assessoria de Comunicao um ponto fundamental para seu sucesso. No entanto, h vrias funes que so de responsabilidade exclusiva da equipe de comunicao, entre elas NO se inclui (A) (B) (C) (D) (E) o credenciamento da imprensa. a exigncia de publicao das matrias. o acompanhamento do clipping. a redao de boletins. a organizao da sala de imprensa. TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


44. H fatos que despertam o interesse pblico, rendendo cobertura em inmeras edies de jornais e revistas. Ao texto que retoma o assunto ou uma matria em edies posteriores d-se o nome de (A) (B) (C) (D) (E) sute. olho. texto-legenda. chapu. pirmide invertida.

45.

No jornalismo impresso, assim como no radiofnico, televisivo e virtual, o lead o pargrafo de abertura da matria. Nele esto as informaes importantes para a transmisso da notcia, aquelas que respondem s questes o que, quem, quando, onde, como, por que e para qu. H dezenas de leads, entre eles o clssico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz (A) (B) (C) (D) (E) a estrutura de uma crnica jornalstica, relatando detalhadamente os fatos. uma sequncia de fatos, cujo final apresenta uma surpresa, como um conto. ncleos independentes, com histrias paralelas, como se fosse uma novela. a descrio pormenorizada dos fatos, no deixando dvida para o leitor. a informao principal na primeira linha e as secundrias na sequncia.

46.

O house organ, o rgo da casa, o veculo interno de uma empresa ou instituio elaborado pela assessoria de comunicao. Essa publicao tem por objetivo principal produzir um veculo que seja (A) (B) (C) (D) (E) um instrumento restrito ao marketing, auxiliando nas estratgias de vendas fundamentais para a empresa. responsvel por divulgar o que for de exclusivo interesse da empresa ou instituio e que no encontra espao na mdia. o retrato fiel do assessorado, trabalhando a sua imagem com os pblicos interno e externo. o rgo de divulgao de produtos e servios, auxiliando assim os projetos ligados rea de propaganda e marketing. um brinde editorial para seus colaboradores mais prximos, reforando assim os laos comerciais que os unem.

47.

No radiojornalismo, h um profissional cuja funo acompanhar a programao das emissoras concorrentes, seja da sua prpria localidade ou de outras regies, com o objetivo de alimentar a pauta jornalstica da sua emissora. Esse profissional recebe o nome de (A) (B) (C) (D) (E) editor. pauteiro. subeditor. operador de udio. radioescuta.

48.

Nas reportagens dos telejornais, quando se quer apresentar uma imagem de superioridade do entrevistado, costuma-se filmar em um plano que privilegia as tomadas de baixo para cima, fazendo com que a objetiva fique abaixo do nvel normal do olhar. Esse plano recebe o nome de (A) (B) (C) (D) (E) aberto. americano. mdio. plong. contraplong.

49.

O gerenciamento de crise uma das tarefas mais difceis de serem feitas em uma Assessoria de Comunicao. Esse um trabalho que requer transparncia tanto da empresa, instituio ou assessorado envolvido, como do assessor de comunicao. Quando o assessorado o responsvel principal pela situao de crise, a melhor atitude do assessor (A) (B) (C) proteg-lo de toda e qualquer acusao da imprensa, pois assim como um advogado est sendo pago para isso. orient-lo sobre a melhor forma para se livrar da presso da imprensa, pois esta s busca notcias sensacionalistas. ficar restrito redao de releases que expliquem bem a situao de crise, pois outros assuntos esto na esfera do departamento jurdico. orient-lo para que desde o incio do processo assuma sua responsabilidade, mesmo que isso inicialmente prejudique a sua imagem. deixar que o departamento jurdico da empresa fique frente do caso, evitando assim um grande nmero de processos. 13

(D)

(E)

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


50. Uma das funes do Assessor de Comunicao a realizao de media training, que tem como principal objetivo preparar os (A) (B) (C) (D) (E) trabalhos da equipe de assessoria junto aos seus clientes. assessorados que sero entrevistados por reprteres. funcionrios da empresa com relao ao cerimonial. dirigentes da empresa no tratamento dado aos funcionrios. reprteres dando informaes importantes sobre o assessorado.

51.

Em uma Assessoria de Comunicao h vrios instrumentos que so utilizados na realizao do seu trabalho. Entre eles, encontra-se o follow-up, que tem como funo principal a checagem (A) (B) (C) (D) (E) da correo ortogrfica dos textos enviados para a imprensa. dos dados a serem passados para a imprensa no press release. das matrias publicadas sobre o assessorado ou produto divulgado. do retorno e interesse sobre os press releases recebidos pelos jornalistas. da agenda de todos os membros que trabalham na Assessoria de Comunicao.

52.

Durante uma crise na qual est envolvida uma empresa ou uma instituio, sempre h a necessidade da existncia de um portavoz que responda por ela, explicando que aes esto sendo feitas na administrao da crise, alm de dirimir quaisquer dvidas que por ventura possam existir. Para tanto, o assessor de comunicao deve orientar o porta-voz para (A) (B) (C) (D) (E) dar as entrevistas com o seu discurso totalmente preparado, procurando no fugir do que a assessoria elaborou. responder concretamente, evitando os discursos vagos e, principalmente, uma linguagem tcnica ou muito hermtica. checar com os reprteres se o que disse foi corretamente anotado, pedindo, inclusive, para ler, ver ou ouvir a matria antes de ser veiculada. falar com muita descontrao, demonstrando bom humor contagiante, pois assim eliminar a tenso gerada pela crise. falar com tranquilidade, pois quem no deve no tem o que temer, mesmo que a imprensa tente incriminar a empresa ou instituio.

53.

Nas empresas e instituies, as aes de comunicao que contribuem para a manuteno e desenvolvimento de um clima positivo, buscando o cumprimento de metas e estratgias planejadas, alm do crescimento de atividades, servios e linhas de produtos recebe o nome de (A) (B) (C) (D) (E) marketing. e-marketing. endomarketing. merchandising. feedback.

54.

A agenda lotada dos executivos, polticos, artistas e esportistas est fazendo da entrevista coletiva, cada vez mais, uma prtica bastante corriqueira em nosso jornalismo. Na organizao e convocao da entrevista coletiva, (A) (B) (C) (D) (E) pode-se escolher qualquer horrio, pois as redaes nos dias de hoje trabalham praticamente 24 horas por dia. deve-se chamar os grandes veculos de comunicao, principalmente tevs, pois com eles se atingir um pblico maior. dever constar no release de convocao o local, a data e o horrio, alm de dados sobre o entrevistado e o assunto. dever ser a maior preocupao o local no qual ser realizada a entrevista, pois os reprteres sabem muito bem o que perguntar. deve-se escolher um lugar neutro, de forma que o assessorado no se sinta pressionado pela imprensa presente.

55.

Considere:

I. O jornalista responsvel por toda a informao que divulga, desde que seu trabalho no tenha sido alterado por
terceiros, exceto se for o seu editor.

II. A presuno de inocncia um dos fundamentos da atividade jornalstica. III. A opinio manifestada em meios de informao deve ser exercida com responsabilidade.
De acordo com o Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros, aprovado em 04 de agosto de 2007, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 14

I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III.


TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001


56. A prtica do off muito utilizada no jornalismo, principalmente na rea poltica, o que acaba preservando muitas fontes que, s vezes, podem estar comprometidas com delitos. O texto do Cdigo de tica dos Jornalistas Brasileiros prev que (A) (B) (C) (D) (E) direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte. a fonte preservada, se essa for a poltica do veculo. o sigilo da fonte resguardado aps ordem judicial. essa questo no cabe dentro de um cdigo de tica. necessrio aguardar a regulamentao do Congresso Nacional.
o

57.

De acordo com o Decreto n 83.284, de 13 de maro de 1979, que regulamenta o exerccio da profisso de jornalista, redigir matrias de carter informativo, desprovidas de apreciaes ou comentrios, preparando-as ou redigindo-as para divulgao funo desempenhada pelo (A) (B) (C) (D) (E) noticiarista. redator. copidesque. reprter. subeditor.

58.

Cada vez mais presencia-se a atuao de lobistas em variados setores, principalmente na rea pblica. A existncia desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby (A) uma prtica nefasta, devendo ser eliminada das relaes empresariais e institucionais com o poder em todos os escales. inerente natureza humana, pois ela est sempre permevel a presses externas da sociedade e no h como resistir a essas investidas. eticamente condenvel, mas aceito, em um pas como o Brasil, onde prevalece a chamada Lei de Gerson pela qual todos querem levar vantagem. mesmo que condenvel pela tica, no pode ser questionado se for totalmente regulado pela legislao federal. feito dentro de regras ticas passou a ser necessrio e legtimo, pois ajuda a mostrar o ponto de vista de um grupo ou empresa junto ao poder pblico.

(B)

(C)

(D) (E)

59.

Na diagramao de uma de revista, h vrios recursos grficos que podem ser utilizados no intuito de valorizar a pgina, entre eles, o sangramento, que a (A) (B) (C) (D) (E) ampliao da foto, dentro da moldura, na pgina inteira. aplicao do texto sobre a principal foto da pgina. fuso de duas imagens coloridas sobrepostas. ampliao da foto at o limite da margem do papel. sobreposio parcial do ttulo em uma foto da pgina.

60.

Na internet, a redao dos textos jornalsticos caracterizada por frases breves e pargrafos curtos, em contraposio aos grandes blocos de texto comumente encontrados nos meios impressos. Em funo disso, em uma leitura apressada, os textos jornalsticos da web nos do certa aparncia de superficialidade. Para combater essa viso de falta de profundidade na construo do texto, o redator de veculos online deve (A) (B) (C) (D) (E) abusar da utilizao de fotos, pois tornar a pgina mais atraente, agradando a todos os leitores. usar infogrficos coloridos que ampliam a informao e do consistncia pgina. usar a hipertextualidade para complementar ou desenvolver a notcia em outras pginas. escrever como se fosse para o meio radiofnico, pois a velocidade desse meio semelhante da rede. utilizar todos os elementos do lead, pois isso elimina a superficialidade da notcia. 15

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova H08, Tipo 001

DISCURSIVA REDAO Ateno: Na Prova Discursiva Redao, a folha para rascunho de preenchimento facultativo. Em hiptese alguma o rascunho elaborado pelo candidato ser considerado na correo pela Banca Examinadora.
A Declarao de Chapultepec uma carta de princpios e coloca uma imprensa livre como uma condio fundamental para que as sociedades resolvam os seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam a sua liberdade. No deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expresso ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicao. O documento foi adotado pela Conferncia Hemisfrica sobre Liberdade de Expresso realizada em Chapultepec, na cidade do Mxico, em 11 de maro de 1994.
(http://www.anj.org.br/programas-e-acoes/liberdade-de-imprensa/declaracao-de-chapultepec)

Ainda que o Brasil tenha assinado a declarao em 1996 e renovado o compromisso em 2006, no incomum a defesa de que limites deveriam ser impostos liberdade de imprensa, mas at que ponto isso poderia ser feito sem prejuzo da liberdade de expresso e do direito informao? Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Liberdade de imprensa, desenvolvimento da sociedade e direitos individuais

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

16

TRT6R-Anal.Jud.Com.Social-Jornalismo-H08

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться