Вы находитесь на странице: 1из 3

1

ESTUDO BBLICO INDUTIVO III outubro de 2012 TEMA DO ANO: UM NOVO TEMPO PARA AS NOVAS GERAES
TERCEIRA ESTAO: CELEBRAO. Outubro: Ms da Multiplicao.

A SEMENTE, O SEMEADOR, A SEMEADURA E O SOLO


TEXTOS-BASE: Lc 8.4-15 VERSCULOS-CHAVE: Mas as que caram em boa terra so os que, com corao bom e generoso,

ouvem a palavra, a retm e do fruto, com perseverana (Lc 8.15). "Aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar" (Gl 6.7b).
PALAVRAS-CHAVES DA EDIFICAO E DO COMPARTILHAMENTO Semente, Semeador, Semeadura, Solo, Ceifa OBJETIVO DE EDIFICAO E COMUNHO ESPIRITUAL Compartilhar com os irmos sobre a lei da semeadura e da ceifa. DEVOCIONAL

Para ilustrar os seus ensinos e o Reino de Deus, Jesus se utilizou de parbolas, cujas histrias foram retiradas da vida campesina. Elas so feitas de verdades naturais que ilustram verdades espirituais. Para mostrar o crescimento do Reino de Deus e da Igreja, agncia deste Reino, Jesus props esta parbola, a Parbola do Semeador. Nesta parbola, Jesus fala do crescimento do Reino de Deus, as quatro dimenses do crescimento que precisam ser consideradas: A SEMENTE, O SEMEADOR, A SEMEADURA E O SOLO. Se no prestarmos ateno nessas quatro dimenses, nem observarmos o que Ele e os apstolos dizem sobre elas, no experimentaremos os efeitos da multiplicao na vida de nossa Igreja. I A SEMENTE Este o significado da parbola: A semente a palavra de Deus (Lc 14.11), disse Jesus explicando a parbola. Ela precisa ser lanada em todos os solos. O seu poder de germinao espantoso, porque ela nasce em todos os solos. Nada existe no mundo com tal poder. Agora, para que a planta possa vingar necessrio trs concursos importantes: o do semeador, o do solo e o de Deus. O seu poder de crescimento no depende dela e sim do semeador, do solo e de Deus. A Bblia diz Deus quem d o crescimento. Deus no falta com sua graa para fazer a obra crescer. Voltemos, pois semente. Diz Pedro discpulo de Jesus, ouvinte dessa Parbola do Semeador e, certamente, um daqueles que pediu ao Mestre a explicao, diz ele que a semente incorruptvel e regeneradora: Vocs foram regenerados, no de uma semente perecvel, mas imperecvel, por meio da palavra de Deus, viva e permanente (1 Pe 1.23).
1

E diz o escritor Aos Hebreus: Pois a palavra de Deus viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra at o ponto de dividir alma e esprito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenes do corao (Hb 4.12). Diz a Bblia que a Palavra de Deus no volta vazia, antes cumprir o propsito para o qual ela foi pronunciada. Tal sua fora. II O SEMEADOR O semeador saiu a semear (Lc 8.5). O semeador aquele que sai a semear a boa semente. O semeador o pregador, voc e eu. No somente somos semeadores, mas tambm aqueles que cuida da semente e da planta que nasceu. Anteriormente dissemos acerca do poder germinador da semente. Dissemos que seu poder de crescimento no depende apenas dela. Depende tambm do semeador, do solo e de Deus. Paulo diz: Eu plantei, Apolo regou, mas Deus quem fez crescer (1 Co 3.6). Que Paulo e Apolo? Semeadores. Ele mesmo diz: Afinal de contas, quem Apolo? Quem Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocs vieram a crer, conforme o ministrio que o Senhor atribuiu a cada um (1 Co 3.5). Ento, Paulo Apolo, so semeadores. E o que fazem como semeadores, apenas lanam a semente no solo? No. Plantam e regam. Plantam e cuidam. Deus d o crescimento se houver cuidado. Se quisermos que haja multiplicao, se quisermos presenciar o crescimento da obra de Deus, precisa haver cuidado. Esta palavra dirigida a mim e a voc. III- A SEMEADURA Vocs no dizem: Daqui a quatro meses haver a colheita? Eu lhes digo: Abram os olhos e vejam os campos! Eles esto maduros para a colheita (Jo 4.35). A semeadura deve ser feita em todo o tempo, porque a colheita tambm acontece em todo o tempo. Precisamos entender que onde estivermos precisamos semear a boa semente, porque como semeadores somos testemunhas de Jesus, e isso nosso estilo de vida. Se a semeadura no for o nosso estilo de vida, ocorrendo, pois, em todo o tempo no presenciaremos o crescimento no trabalho do Senhor. Precisamos entender que os solos clamam pela boa semente, qualquer que seja ele. IV O SOLO Disse Jesus que a semente foi lanada em quatro tipo de solo: beira do caminho, sobre as pedras, entre os espinhos e em boa terra. Disse anteriormente que: para a semente crescer necessrio trs concorrncias. A do semeador, a do solo e a de Deus. necessrio que o terreno seja propcio para que a semente possa germinar, crescer e se tornar uma rvore frondosa, forte. Mas, precisamos semear em todos eles. Estamos, pois, falando do solo do seu corao, onde ser semeada a Palavra. beira do caminho, o solo das pessoas volveis, que cedem ao trabalho do Diabo que lhes arranca a planta, tirando a palavra do seu corao (conf.12). Sobre as pedras, o solo dos crentes sem raiz, crentes superficiais. Se voc est oferecendo esse solo Palavra voc est correndo um srio risco, o de no permanecer nos caminhos do Senhor (conf. 13).

Entre os espinhos o solo dos crentes ambiciosos. Que so os espinhos? Quero lhes advertir a respeito de um espinho muito comum: o espinho da crtica Palavra (conf. 14). Na boa terra, a semente germina e frutifica (conf. 15).
PARA PENSAR E COMPARTILHAR

Quando voc ouve a Palavra de Deus que solo voc tem oferecido semente que est sendo lanada: A boa semente, a Palavra de Deus, tem muitas facetas. Ela, por exemplo pode ser semeada no solo dos coraes dos cnjuges, em suas relaes conjugais. Veja abaixo:
Buscando o conselho de um psiclogo, uma mulher lhe disse o quanto odiava seu marido e que queria divorciarse dele. "Eu quero machuc-lo o mais que puder," disse ela. "Nesse caso," completou o psiclogo, "eu a aconselho a inund-lo com todo tipo de elogios e palavras de carinho. Quando, ento, ele pensar que voc o ama desesperadamente, comece a ao de divrcio. Esse o melhor caminho para feri-lo. Alguns meses mais tarde a esposa retornou ao psiclogo para contar o que havia acontecido ao seguir seus conselhos. "Bom," disse ele, "agora chegou o momento de voc comear com a papelada do divrcio". "Divrcio?" Exclamou a mulher com indignao, "jamais! Eu me apaixonei por ele". "Aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar" (Gl 6.7b). E no h semente que produza uma colheita mais agradvel do que a semente do amor.

1.
ASSUNTO DE ORAO Oremos a Deus por nossa Igreja, a fim de que seja multiplicadora de pessoas e das virtudes crists, para que todos ns sejamos crentes maduros na f.
PLPITO: Este estudo bblico foi inspirado nos textos, no tema e na pregao do Pr. Walmir Vargas apresentada no culto das 11h00, domingo passado, dia 07 de outubro de 2012. TRATAMENTO DEVOCIONAL: Pr Walmir Vargas Ministro de Educao Crist da Lber. ALGO IMPORTANTE: Veja em nosso boletim, na segunda pgina, as devocionais do Culto Domstico do Ministrio Sacerdotal do Homem no lar. Seja um sacerdote de seu lar, faa regularmente com seus familiares o Culto Domstico, e habitue-se a tratar os assuntos de sua famlia sempre luz das Escrituras e faa o Senhor conhecedor das necessidades de cada membro de sua famlia atravs de suas oraes.

Вам также может понравиться