Вы находитесь на странице: 1из 32

FASE III

GLOBAL CHILLER

CATLOGO TCNICO 30HXF 120 a 375 TR 60Hz 30GXF 152 a 358 TR 60Hz

NDICE
1. NOMENCLATURA................................................................................................................................................... 3 2. INTRODUO......................................................................................................................................................... 4 3. CARACTERSTICAS............................................................................................................................................... 4 4. CARACTERSTICAS FSICAS 30HX - 60Hz.......................................................................................................... 6 5. CARACTERSTICAS ELTRICAS.......................................................................................................................... 8 5.1. 30HX.............................................................................................................................................................. 8 5.2. 30GX.............................................................................................................................................................. 9 6.1. 30HX 120-190.............................................................................................................................................. 10 6.2 - 30HX 200-285............................................................................................................................................. 12 6.3 - 30HX 310-375............................................................................................................................................. 14 6.4- 30GX 152-162.............................................................................................................................................. 17 6.5 - 30GX 182.................................................................................................................................................... 19 6.6 - 30GX 207-267............................................................................................................................................. 21 6.7 - 30GX 298-358............................................................................................................................................. 23

6. DIMENSES, FOLGAS, PESO E INSTRUES PARA IAMENTO.................................................................. 10

7 - CURVA DE PERDA DE CARGA NO EVAPORADOR.......................................................................................... 26 8 - CURVA DE PERDA DE CARGA NO CONDENSADOR...................................................................................... 26 9. LIMITES DE OPERAO...................................................................................................................................... 27 10. GUIA DE ESPECIFICAES.............................................................................................................................. 28

1. NOMENCLATURA

30HX F 120 38 6 S
CONDENSADOR H - CONDENSAO A GUA G - CONDENSAO A AR SRIE DE PROJETO CAPACIDADE NOMINAL EM TR: HX 120, 130, 140, 155, 175, 190, 200, 230, 260, 285, 310, 345, 375. CAPACIDADE NOMINAL EM TR: GX 152, 162, 182, 207, 227, 247, 267, 298, 328, 358. S - STANDARD GOLD FIN R - COM RECUPERADOR DE CALOR
(SOMENTE PARA UNIDADES COM CONDENSAO A AR)

FREQUNCIA NOMINAL 6 - 60 Hz TENSO NOMINAL 22: 220V TRIFSICO 38: 380V TRIFSICO 44: 440V TRIFSICO

2. INTRODUO
As unidades 30HX/GX so Chillers de condensao a gua e ar respectivamente, projetados para satisfazer as necessidades de hoje e amanh: Refrigerante ecolgico HFC-134a. Compressores parafuso. Evaporador e condensador limpves mecanicamente. Todas as unidades so equipadas com o controle PRODIALOGPlus para otimizar a eficincia do circuito refrigerante.

INSTALAO FCIL O GLOBAL CHILLER tm um projeto compacto que ocupa espao mnimo em recintos fechados ou abertos e so fornecidos como um pacote completo para instalao. No h controles extras, temporizadores, auxiliares de partida ou outros itens a serem instalados. As conexes hidrulicas so simples devido ao uso de flanges no evaporador e no condensador. MANUTENO SIMPLES Evaporador (30GX/30HX) e condensador (30HX) limpveis mecanicamente. Presso de suco e de descarga de leitura fcil, bem como informaes de temperatura exibidas em um display especfico. CONTROLE PRO-DIALOG PLUS PRO-DIALOG Plus um sistema avanado de controle numrico que combina inteligncia e grande simplicidade operacional. PRO-DIALOG Plus assegura um controle inteligente da temperatura da gua de sada diminuindo o consumo de energia. O PID um algoritmo de controle de compensao permanente controlando a diferena entre a temperatura de entrada e de sada do trocador de calor, e que se antecipa s variaes de carga, garantindo a estabilidade da temperatura da gua de sada e prevenindo ciclos desnecessrios do compressor. A extensa faixa de operao das vlvulas de expanso eletrnicas (EXV), juntamente com o nvel de refrigerante via trocador de calor do evaporador, permite um incremento de eficincia energtica significante nas condies de carga parcial e permite ainda uma operao sem falhas do Chiller numa faixa muito mais ampla de temperaturas. O sistema de carregamento ajustvel dos compressores, de acordo com a tendncia e a inrcia da aplicao, evita aumentos de capacidade muito rpidos e tambm muito frequentes, prolongam a vida til da unidade e diminuindo os picos de consumo. Vrias possibilidades de capacidade em relao carga asseguram uma melhor partida baixa temperatura exterior, e permite o uso de um dos circuitos de refrigerante como parte de um sistema de reserva.

3. CARACTERSTICAS
O projeto e a construo de alta qualidade fazem do GLOBAL CHILLER a melhor escolha. O refrigerante HFC-1 34a, sem cloro, no agride a camada de oznio. O HCF-134a comprovadamente no txico, no inflamvel e que futuramente ser o mais usado de todos os refrigerantes.

O HFC-134a, por ser um refrigerante de mdia presso, minimiza os esforos no compressor e assegura uma vida operacional mais longa. As unidades 30HX/GX so equipadas com compressores do tipo parafuso projetados para operar muito silenciosamente e em baixos nveis de vibrao. Os chillers 30GX possuem ventiladores moldados em plsticos de engenharia livres de corroso e com baixo nvel de rudo. As unidades 30HX/GX excedem os nveis comuns de eficincia para os padres da indstria, tanto para operao a carga plena quanto a carga parcial, economizando os custos operacionais e diminuindo os custos com eletricidade. O controle do GLOBAL CHILLER completamente automtico. A temperatura da gua de sada continuamente monitorada para detectar mudanas na carga e no fluxo. Esta combinao proporciona o mais preciso controle de temperatura disponvel. Dois circuitos de refrigerante independentes o segundo assume automaticamente quando o primeiro apresenta problemas mantendo o condicionamento em carga parcial. Instalao fcil - os Chillers 30HX/GX so fornecidos com carga total de refrigerante e com conexes de fora e gua convenientemente localizadas. Autodiagnstico - exibio rpida do estado atual da mquina. Conceito de compressores mltiplos incrementa a eficincia em carga parcial e minimiza a corrente de partida. Chaves de partida estrela/tringulo limitam a corrente de partida.
4

PRO-DIALOG Plus assegura uma proteo extra e aumenta a confiabilidade do Chiller. Equalizao dos perodos de funcionamento de cada compressor. No possui tubos capilares ou pressostatos (exceto como dispositivo de segurana). O PRO-DIALOG Plus monitora todos os parmetros de segurana do Chiller. A funo histrico de falhas e seus respectivos cdigos facilitam a imediata localizao de um eventual problema. PRO-DIALOG Plus oferece incrveis capacidades de comunicao. A interface de operao clara e de fcil compreenso. Os LEDs, o display numrico e as chaves tipo soft touch permitem ao usurio saber diversos parmetros operacionais tais como: presses, temperaturas, horas de operao, em tempo real. Existe a opo do Controle paralelo de duas unidades (standard), ou de vrias unidades com o auxlio do Flotronic System Manager (FSM) e o Chiller System Manager (CSM III).

As amplas possibilidades de controle remoto (por cabos) dos resfriadores permitem a integrao em sistemas de monitoramento de edifcios. Porta serial RS-485 para conexo a rede Carrier Confort Network (CCN) ou a qualquer outro sistema de monitoramento (interface opcional de comunicao com protocolo aberto que permitem a transferncia de quase 40 parametros). O controle permite: - Configurao mestre/escrava. - Programao de funcionamento (at 8 perodos por semana). - Programao de funcionamento para o segundo set-point (at 8 perodos por semana). - Definio do perodo de funcionamento com o limite de demanda. - Integrao do chiller com o sistema de monitoramento predial (BMS): Porta serial RS-485. Controle da bomba de gua. Controle do segundo set-point (ex. ambiente desocupado) reajuste do set-point como uma funo de temperatura do ar ou da diferena entre a temperatura de entrada e sada da gua.

INTERFACE DE OPERAO DO PRO-DIALOGPlus (AR)

INTERFACE DE OPERAO DO PRO-DIALOGPlus (H2O)

Interface com o operador PRO-DIALOG

Ventiladores axiais de baixo rudo FLYING BIRD com anel externo giratrio

Carrier liderana em meio ambiente

Compressores parafuso Carrier POWER 3

As unidades 30GX so 20-50% menores que os chillers anteriores

As unidades 30HX passam por uma porta normal, diminuindo o custo de instalao
5

4. CARACTERSTICAS FSICAS 30HX - 60Hz


4.1. Dados fsicos 30HX - 60Hz
30HX Capacidade nominal de refrigerao* Capacidade nominal de refrigerao* Peso em operao Refrigerante Circuito A** Circuito B** leo Circuito A Circuito B Compressores Circuito A capacidade nominal/ comp Circuito B capacidade nominal/ comp Controle de capacidade Nmero estgios de capacidade Capacidade mnima Evaporador Volume de gua Conexes de gua Dimetro entrada/ sada Dreno (NPT) Presso mxima serv./lado gua Condensador Volume de gua Conexes de gua Entrada/sada Dreno e purga (NPT) Presso mxima serv./ lado gua pol pol kPa l pol pol kPa l % l l TR kW kg kg 120 118.0 415 2615 49 52 15 15 130 126.8 446 2617 51 47 15 15 140 143.6 505 2702 48 48 15 15 155 152.7 537 2712 54 57 15 15 175 168.8 593 3083 54 50 15 15 190 181.7 639 3179 70 70 15 15 200 199.3 701 4602 117 75 30 15 230 229.2 806 4602 117 75 30 15 260 252.8 889 4656 117 75 30 15 285 273.8 963 4776 132 80 30 15 310 307.4 1081 5477 109 106 30 30 345 337.0 1185 5553 96 109 30 30 375 364.0 1280 5721 119 137 30 30

HFC-134a

leo polyolester cdigo CARRIER SPEC. PP 47-32

Duplo parafuso semi-hermetico 56 66 80 80 80 80+ 66/56 80/56 80/80 80+/80+ 80/66 80/80 80+/80+

56

56

56

66

80

80+

66

80

80

80+

80/66

80/80

80+/80+

Controle PRO-DIALOG Plus 6 21 65 6 19 65 6 17 75 6 19 75 6 21 88 6 21 88 8 14 170 8 14 170 8 14 170 8 14 170 10 10 208 10 10 208 10 10 208

Casco & tubo com tubos de cobre aletados internamente Fornecido pela fbrica e soldados em campo 5 3/8 1000 5 3/8 1000 5 3/8 1000 5 3/8 1000 5 3/8 1000 5 3/8 1000 6 3/8 1000 6 3/8 1000 6 3/8 1000 6 3/8 1000 8 3/8 1000 8 3/8 1000 8 3/8 1000

Casco e tubo com tubos de cobre ranhurados internamente 78 5 3/8 1000 78 5 3/8 1000 90 5 3/8 1000 90 5 3/8 1000 108 6 3/8 1000 108 6 3/8 1000 190 8 3/8 1000 190 8 3/8 1000 190 8 3/8 1000 190 8 3/8 1000 255 8 3/8 1000 255 8 3/8 1000 255 8 3/8 1000 Fornecido pela fbrica e soldado em campo

* Conforme a norma Eurovent Temperatura de entrada e sada de gua do evaporador 12C e 7C Temperatura de entrada e sada de gua do condensador 30C e 35C

4.2. Dados fsicos 30GX - 60Hz


30GX Capacidade nominal de refrigerao Capacidade nominal de refrigerao Peso em operao Refrigerante Circuito A** Circuito B** leo Circuito A Circuito B Compressores Circuito A - capacidade nominal/comp Circuito B - capacidade nominal/comp Controle de capacidade Nmero estgios de capacidade Capacidade mnima Evaporador Volume de gua Conexes de gua Dimetro entrada/sada Dreno (NPT) Presso mxima serv./lado gua Condensador Ventilador Quantidade Velocidade Vazo de ar r/s l/s pol pol kPa l % l l TR kW kg kg 152 141.1 496 3767 HFC-134a 71 66 20 20 80 66 6 19 65 5 3/8 1000 71 72 20 20 80 80 6 21 65 5 3/8 1000 110 110 20 20 80+ 80+ 6 21 88 5 3/8 1000 154 88 40 20 66/56 80 8 16 170 6 3/8 1000 154 88 40 20 80/66 80 8 14 170 6 3/8 1000 154 88 40 20 80/80 80 8 14 170 6 3/8 1000 169 104 40 20 80+/80+ 80+ 8 14 170 6 3/8 1000 163 157 40 40 80/80 66/66 10 9 208 8 3/8 1000 156 157 40 40 80/80 80/80 10 10 208 8 3/8 1000 169 167 40 40 80+/80+ 80+/80+ 10 10 208 8 3/8 1000 162 149.8 527 3783 182 171.5 603 4725 207 196.5 691 5535 227 213.3 750 5535 247 230.3 810 6121 267 261.8 921 6293 298 280.9 988 7339 328 311.6 1096 7779 358 346.1 1217 7950

leo polyolester cdigo CARRIER PP 47-32

Duplo parafuso semi-hermetico

Controle PRO-DIALOG Plus

Casco & tubo com tubos de cobre aletados internamente Fornecido pela fbrica e soldados em campo

Tubos de cobre e aletas protegidas (gold-fin) Axial - FLYING BIRD 8 18.2 40480 8 18.2 40480 8 18.2 40480 10 18.2 50600 10 18.2 50600 12 18.2 60720 12 18.2 60720 14 18.2 70840 16 18.2 80960 16 18.2 80960

* Conforme norma Euvorovent Temperatura de entrada e sada de gua do evaporador 12C e 7C Temperatura do ar exterior 35C

5.1. 30HX

5. CARACTERSTICAS ELTRICAS

* Condies Nominais de Operao: Compressor: Temperatura Saturada de Suco 4,7 C Temperatura Saturada de Descarga 41 C

** Condies Mximas de Operao: Compressor: Temperatura Saturada de Suco 12,8 C Temperatura Saturada de Descarga 50 C ***Corrente Mxima de Partida ( Somatrio das Correntes dos Compressores a Plena Carga mais a Partida Reduzida do ltimo Compressor). Utilizada para fazer o dimensionamento dos cabos de alimentao de entrada e disjuntores de proteo dos circuitos da unidade.

5.2. 30GX

* Condies Nominais de Operao: Compressor: Temperatura Saturada de Suco 4,7 C Temperatura Saturada de Descarga 41 C

** Condies Mximas de Operao: Compressor: Temperatura Saturada de Suco 12,8 C Temperatura Saturada de Descarga 50 C ***Corrente Mxima de Partida ( Somatrio das Correntes dos Compressores e Ventiladores a Plena Carga mais a Partida Reduzida do ltimo Compressor). Utilizada para fazer o dimensionamento dos cabos de alimentao de entrada e disjuntores de proteo dos circuitos da unidade.

6. DIMENSES, FOLGAS, PESO E INSTRUES PARA IAMENTO


6.1. 30HX 120-190

10

Medidas em mm

Medidas em mm

11

6.2 - 30HX 200-285

12

Medidas em mm

Medidas em mm

13

6.3 - 30HX 310-375

14

Medidas em mm

Medidas em mm

15

16

6.4- 30GX 152-162

30 GX 152 - 162

A mm NA NA 2400 2400 566 566

C mm

D mm

F mm

G mm

H mm

J mm

K mm

L mm

R mm 139.7 139.7

S mm 4340 4340

30GX152

4342

845

2629

1145

615

385

30GX162

4342

845

2629

1145

615

385

Medidas em mm

17

1830

1830

2500*

2500*

2500*

2500*

18

30 GX 152 - 162

X mm 30GX 152 30GX 162 2155 2155

Y mm 1430 1430

Zmm 900 900

PT kg 3767 3783

P1 670 672

P2 1220 1226

P3 665 668

P4 1212 1217

P1-P4 20 20

DISTNCIAS ENTRE MLTIPLOS CHILLERS


Estrutura bloqueadora
SUPERFCIE SLIDA

SUPERFCIE SLIDA

Ar de descarga

Insuflamento Chiller Chiller

1525

2000 a 2500 mm

*Distncia mnima
(Quanto maior for esta distncia mais o sistema ganhar em eficincia.)

1525

Se o espao para instalao dos chillers em paralelo for restrito, ser necessrio construir uma estrutura bloqueadora (ver figura) para que o ar de descarga no retorne para o insuflamento.

Medidas em mm

6.5 - 30GX 182

30 GX 182

Medidas em mm

19

1830

1830

2500*

2500*

2500*

2500*

20

30 GX 182

X mm 30GX182 3030

Y mm 1370

Z mm 875

PTKg 4725

P1 477

P2 518

P3 379

P4 718

P5 527

P6 796

P7 717

P8 594

P1-P8 20

DISTNCIAS ENTRE MLTIPLOS CHILLERS


Estrutura bloqueadora
SUPERFCIE SLIDA

SUPERFCIE SLIDA

Ar de descarga

Insuflamento Chiller Chiller

1525

2000 a 2500 mm

*Distncia mnima
(Quanto maior for esta distncia mais o sistema ganhar em eficincia.)

1525

Se o espao para instalao dos chillers em paralelo for restrito, ser necessrio construir uma estrutura bloqueadora (ver figura) para que o ar de descarga no retorne para o insuflamento.

Medidas em mm

6.6 - 30GX 207-267

30 GX 207 - 267

Medidas em mm

21

1830

1830

2500*

2500*

2500*

2500*

22

30 GX 207 - 267

X mm 30GX207 30GX227 2870 3300 3300 1430 1430 1440 30GX247 30GX267 890 900 900

Y mm

Z mm

PTkg 5535 6121 6293

P1 554 612 629

P2 1477 1633 1679

P3 646 715 735

P4 1615 1785 1836

P5 607 672 691

P6 636 704 724

P1-P6 20 20 20

DISTNCIAS ENTRE MLTIPLOS CHILLERS


Estrutura bloqueadora
SUPERFCIE SLIDA

SUPERFCIE SLIDA

Ar de descarga

Insuflamento Chiller Chiller

1525

2000 a 2500 mm

*Distncia mnima
(Quanto maior for esta distncia mais o sistema ganhar em eficincia.)

1525

Se o espao para instalao dos chillers em paralelo for restrito, ser necessrio construir uma estrutura bloqueadora (ver figura) para que o ar de descarga no retorne para o insuflamento.

Medidas em mm

6.7 - 30GX 298-358

30 GX 298 - 358

Medidas em mm

23

1830

1830

2500*

2500*

2500*

2500*

24

30 GX 298 - 358

X mm 30GX298 3630 4360 4360 1450 1450 925 925 1420 890 30GX328 30GX358

Y mm

Z mm

PTkg 7339 7779 7950

P1 535 567 579

P2 790 838 856

P3 795 843 862

P4 1495 1585 1619

P5 815 864 883

P6 1521 1612 1648

P7 549 582 595

P8 838 889 908

P1-P8 20 20 20

DISTNCIAS ENTRE MLTIPLOS CHILLERS


Estrutura bloqueadora
SUPERFCIE SLIDA

SUPERFCIE SLIDA

Ar de descarga

Insuflamento Chiller Chiller

1525

2000 a 2500 mm

*Distncia mnima
(Quanto maior for esta distncia mais o sistema ganhar em eficincia.)

1525

Se o espao para instalao dos chillers em paralelo for restrito, ser necessrio construir uma estrutura bloqueadora (ver figura) para que o ar de descarga no retorne para o insuflamento.

Medidas em mm

25

7 - CURVA DE PERDA DE CARGA NO EVAPORADOR


200

3 2
100

4 6

Perda de carga, kPa

50 40 30 20
Legenda 1 2 3 4 5 6 30HX 120-130 30HX 140-155 / 30GX 152-162 30HX 175-190 / 30GX 182 30HX 200-230-260-285 30GX 207-227-247-267 30HX 310 / 30GX 298 30HX 345-375 / 30GX 328-358

10 8 1 2 3 4

5 1
10 20 30 40 100
Vazo de gua no evaporador, l/s

8 - Curva de perda de carga no condensador


1000 400 300 200 100
Perda de carga, kPa

40 80 20 10
Legenda

4 3 2 1

1 2 3 4 5

30HX 120-130 30HX 140-155 30HX 175-190 30HX 200-230-260-285 30HX 310-345-375

10

20

30

40

50

100

Vazo de gua no condensador, l/s NOTA: A linha tracejada da curva corresponde a valores de vazo somente permitidos para circuitos fechados.

26

9. LIMITES DE OPERAO
VAZO DO CONDENSADOR (l/s) LOOP FECHADO 3,1 3,7 4,3 6,7 6,7 8,0 LOOP ABERTO 9,3 11,1 13,0 20,1 20,1 24,0 FLUXO MX. l/s** 37,1 44,5 51,9 59,2 80,4 95,9 FLUXO MN. l/s* 30HX 120-130 140-155 175-190 200 230-285 310-375

FAIXA DE OPERAO DA UNIDADE 30HX

* Baseado em uma velocidade da gua de 0,3 m/s em um loop fechado e 0,9 m/s em loop aberto ** Baseado em uma velocidade da gua de 3,6 m/s VAZO DE GUA NO EVAPORADOR 30HX 120-130 140-155 175-190 200 230 260-285 310 345-375 MIN* (l/s) 8,3 9,4 11,5 18,3 18,3 18,3 23,0 23,0 MAX** (l/s) 33,4 37,8 45,9 56,3 65,2 73,4 83,7 91,9

Temp. de entrada de gua do condensador (C) Temp. de sada de gua do evaporador (C)
Notas: 1. Diferena de temperatura: evaporador e condensador T = 5K. 2. Para partida com gua de condensao em temperatura abaixo de 20C, uma vlvula de trs vias deve ser usada para manter a temperatura de condensao correta. 3. A temperatura mxima da gua de condensao de 50C (a plena carga). 4. Para baixas temperaturas de sada do evaporador <+4C> 6C opo para baixa temperatura ser requerida. A Unidade standard que opera a plena carga. B Unidade standard que opera a carga parcial. C Para modos de operao transmitrios (start up e cargos parciais) a unidade pode funcionar com uma temperatura de gua no condensador mais baixa at 13C. Faixa de funcionamento adicional para unidades com alta temperatura de condensao e bomba de calor no reversvel. (No disponvel).

FAIXA DE OPERAO DA UNIDADE 30GX

* Baseado em uma velocidade da gua de 0,9 m/s ** Baseado em uma velocidade da gua de 3,6 m/s
Temperatura do ar ambiente (C) Temperatura de sada da gua do evaporador (C)
Notas: 1. Evaporador T = 5K 2. Se a temperatura pode baixar do ponto de congelamento o evaporador deve ser protegido. 3. Presso esttica disponvel zero 4. Para baixas temperaturas de sada do evaporador, < +4C > 6C, opo para baixa temperatura ser requerida. A Unidade standard que opera a plena carga. B Unidade standard que opera a carga parcial. C Unidades no disponveis D Limite de operao para unidades 30GX267 e 358. A plena carga

VAZO DE GUA NO EVAPORADOR 30GX 152-162 182 207-227 247 267 298 328-358 MIN* (l/s) 9,4 11,5 18,3 18,3 18,3 23,0 23,0 MAX** (l/s) 37,8 45,9 56,3 65,2 73,4 83,7 91,9

* Baseado em uma velocidade da gua de 0,9 m/s ** Baseado em uma velocidade da gua de 3,6 m/s

27

10. GUIA DE ESPECIFICAES


PARTE 1 GERAL 1.01 DESCRIO DO SISTEMA Chiller resfriado a gua ou ar que utiliza HFC134a como refrigerante, com dois circuitos de refrigerao, compressores parafuso e vlvulas de expanso eletrnicas controladas por microprocessador. 1.02 GARANTIA DE QUALIDADE A unidade dever ser testada conforme padro Eurovent. A construo da unidade obedecer normas europias: norma de equipamento 98/37EC, norma de baixa voltagem 73/23/EEC, norma de compatibilidade eletromagntica 89/336/EEC e padres europeus: segurana EN 60204-1 parte 1, emisso eletromagntica EN 50081-2, e imunidade eletromagntica EN 50082-2. A unidade ser projetada, fabricada e testada em instalaes com um sistema certificado de garantia de qualidade ISO 9001. A unidade ser testada na fbrica. 1.03 FORNECIMENTO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO Os controles de unidade sero capazes de resistir a temperaturas de 55C no compartimento de controle. PARTE 2 - PRODUTOS 2.01 EQUIPAMENTO GERAL Chiller resfriado a gua constitudo de uma pea nica, contido dentro do gabinete da unidade que ter ligaes eltricas, controladores, carga de refrigerante (HFC-134a) e elementos requeridos para partida no campo, montados na fbrica. COMPRESSORES 1. Compressores duplo parafuso semi-hermticos com silenciador interno e vlvula de reteno. 2. Cada compressor ser equipado com uma vlvula de servio na linha de descarga. 3. Controle de capacidade ser provido atravs de uma vlvula solenide, capaz de reduzir a capacidade da unidade para 20% da carga plena. Compressor dever partir em condio descarregada. 4. Resfriamento do motor ser feito atravs da injeo direta de refrigerante lquido e ser protegido atravs de um termistor de sobrecarga interno. 5. O sistema de lubrificao incluir pr-filtro e filtro interno com capacidade de filtragem de 3 microns.

EVAPORADOR Unidade ser equipada com um nico evaporador. 1. Ser testado e ser marcado conforme cdigo de presso europeu para uma presso operacional no lado refrigerante de 1700 kPa e uma presso mxima no lado gua de 1000 kPa. 2. Ser mecanicamente limpvel e do tipo casco-e-tubo com cabeotes removveis. 3. Tubos de cobre do tipo sem costura aletado internamente, e fixados no corpo do trocador. 4. Ser equipado com conexes de gua soldveis. 5. O casco ser isolado com espuma de clulas fechada de PVC de 19-mm, com um K mximo de 0.28. 6. O evaporador dever possuir dreno e purga. 7. O projeto possui 2 circuitos de refrigerante independentes. 8. Incorporar um sistema de controle do nvel de refrigerante. CONDENSADOR 30HX A unidade ser equipada com um nico condensador. 1. Ser testado e ser marcado conforme cdigo de presso europeu para uma presso operacional no lado refrigerante de 1700 kPa e uma presso mxima no lado gua de 1000 kPa. 2. Ser mecanicamente limpvel e do tipo de casco-etubo com cabeotes removveis. 3. Tubos de cobre do tipo sem costura aletados internamente, e fixados no corpo do trocador. 4. Ser equipado com conexes de gua soldveis. 5. O projeto possui 2 circuitos de refrigerante independentes e separador de leo. 30GX 1. Do tipo aletado resfriado a ar com sub-resfriamento includo, construido de aletas de alumnio prpintadas tipo Goldfin mecanicamente ligadas a tubos de cobre com aletamento interno. 2. Os condensadores sero testados contra vazamentos a uma presso de teste de 3400kPa. 3. Os motores dos ventiladores sero trifsicos com rolamentos permanentemente lubrificados. VENTILADORES (UNIDADES 30GX SOMENTE) Ventiladores direct-drive do tipo axial, balanceados estatica e dinamicamente, feito de material reciclavel inerente corroso. Descarga do ar vertical. CIRCUITOS DE REFRIGERAAO Os componentes do circuito de refrigerante incluiro separador de leo, dispositivos de alvio de alta e baixa presso, vlvulas nas linhas de descarga e de lquido, filtro secador, indicador de umidade com visor de lquido, vlvula de expanso, e completa carga operacional de refrigerante HFC-134a e leo do compressor.

28

CONTROLES, SEGURANAS E DIAGNSTICOS 1. CONTROLES a. Os controles das unidades incluiro no mnimo: microprocessador e display do painel sintico. b. Ser capaz de executar as seguintes funes: 1) Troca automtica lead/lag do compressor. 2) Controle de capacidade baseado na temperatura de sada do refrigerante com sensor da temperatura de retorno. 3) Limitar a taxa de variao da temperatura de sada do refrigerante na partida para uma faixa ajustvel de 0.1C a 1.1C por minuto para prevenir uma demanda excessiva na partida. 4) Permitir um ajuste de temperatura da sada da gua gelada de acordo com a temperatura de gua de retorno ou por meio de um sinal de 0-10 V para a temperatura exterior. 5) Permitir um duplo set-point para a temperatura de gua gelada por meio de um sinal remoto. 6) Habilitar duplo controle do limite de demanda (de 0 a 100%), ativado por um sinal remoto ou um sinal de 0 a10V. 7) Controlar as operaes da bomba de gua do condensador e do evaporador. 8) Habilitar automaticamente a utilizao de dois Chillers em um nico sistema. 2. DIAGNSTICOS a. O display ser capaz de exibir set-points, status do sistema (inclusive temperaturas, presses, tempo de operao e porcentagem de carga) e qualquer alarme ou condio de alerta. b. O mdulo de controle, junto com o microprocessador, ser capaz de exibir um teste de partida para verificar a operao de cada interruptor, sensor, potencimetro e compressor antes do Chiller partir. c. O controle ser capaz de repartir equilibradamente o tempo de funcionamento de cada compressor e o nmero de partidas de cada um. d. Controle da vlvula EXV, baseado na reduo de passo (patente carrier) otimiza a carga no evaporador, garantindo assim um superaquecimento e um subresfriamento no condensador.

3. SEGURANAS Unidade ser equipada com todos os componentes necessrios e juntamente com o sistema de controle prover proteo contra o seguinte: a. Perda de carga de refrigerante. b. Rotao inversa. c. Baixa temperatura de fluido resfriado. d. Baixa presso de leo (por compressor). e. Desequilbrio de tenso entre fases. f. Correntes de fuga terra. g. Sobrecarga trmica. h. Presso alta. i. Sobrecarga eltrica. j. Perda de fase. k. Desbalanceamento de corrente. l. Motores dos ventiladores sero individualmente protegidos por rel trmico. CARACTERSTICAS OPERACIONAIS 1. A unidade 30HX ser capaz de partir com 20C na temperatura de gua de entrada no condensador e a 30GX com ar de 0 a 46C. 2. A unidade ser capaz de partir com 25C na temperatura de gua de entrada no evaporador. EXIGNCIAS ELTRICAS As unidades (30HX120-190) e (30GX152-182) sero alimentadas por um ponto eltrico, demais unidades por 2 pontos eltricos. 1. A unidade operar com 3 fases sem neutro. 2. As unidades tero um auxiliar de partida estrelatringulo montado de fbrica para minimizar os picos de corrente eltrica 3. O controle de tenso ser provido pela fbrica atravs de um transformador que alimentar o circuito de controle da unidade principal. 4. A unidade ser provida de seccionadoras eltricas para corte de fora. OBSERVAO: Para a manuteno da garantia do equipamento, as bombas de gua gelada e de condensao (unidades condensao a gua) da unidade devem ser acionadas pelo controle do chiller, evitando danos severos ao evaporador. Tanto para bombas do kit hidrnico quanto para bombas fornecidas pelo cliente. Consultar o Catlogo de Produto ou programa de seleo de acordo com condies de operao da unidade, para avaliar as condies de operao recomendadas. Consulte o diagrama eltrico especfico para maiores informaes sobre interligaes de campo de sua unidade.
29

Notas eltricas 30HX


Observaes sobre os dados eltricos: As unidades 30HX 120-190 possuem somente um ponto de conexo de fora, as unidades 30HX 200-375 possuem dois pontos de conexo de fora. A caixa de controle inclui as seguintes caractersticas padro: - uma chave seccionadora, um dispositivo de partida e dispositivos de proteo do motor para cada compressor e ventilador - dispositivos de controle Conexes de campo: Todas as conexes do sistema e instalaes eltricas devem estar de acordo com as normas locais. As unidades 30HX da Carrier so projetadas e montadas de acordo com estas normas. Quando do projeto do equipamento eltrico so observadas as recomendaes do padro Europeu EN 60204-1 (segurana da mquina - componentes eltricos da mquina - parte 1: regulamentaes gerais). OBSERVAES: Geralmente, as recomendaes IEC 60364 so aceitas como cumprimento s exigncias das diretrizes de instalao. A conformidade com EN 60204-1 o melhor meio de assegurar o cumprimento com as Diretrizes de Mquinas 1.5.1. O Anexo B do EN 60204-1 descreve as caractersticas eltricas utilizadas para a operao de mquinas. 1. O meio ambiente de operao das unidades 30HX est especificado abaixo: a. Meio ambiente* - Meio ambiente como classificado no IEC 603643: - faixa de temperatura ambiente: +5C to +40C, classe AA4 - faixa de umidade (sem condensao)* 50 % umidade relativa a 40C 90 % umidade relativa a 20C - instalao interna - presena de gua: classe AD2* (possibilidade de gotas de gua) - altitude: 2000 m - presena de slidos, duros classe AE2 (sem presena de poeira significativa) - presena de substncias corrosivas e poluentes, classe AF1 (insignificante) - vibrao e choque, classe AG2, AH2 b. Qualificao do pessoal, classe BA4* (pessoal treinado - IEC 60364) 2. Variao de frequncia da fonte de alimentao: 2 Hz. 3. Proteo contra corrente excessiva dos condutores da fonte de alimentao no fornecida com a unidade. 4. A chave seccionadora/interruptores instalados em fbrica do tipo adequado para a interrupo da alimentao eltrica segundo a norma EN60947-2. 5. As unidades devem ser conectadas a uma fonte de alimentao trifsica sem neutro. 6. As unidades esto desenhadas para conexo em rede TN (IEC 60364). Para estas redes as conexes de terra no devem ser feitas com o terra da rede. Preparar um terra local, e consulte uma organizao local competente para realizar a instalao eltrica. OBSERVAO: Se algum aspecto em especial da instalao no estiver de acordo com as condies descritas acima, ou se existirem outras condies que devam ser consideradas, contate o seu representante Carrier local. * O nvel de proteo necessrio para esta classe IP21B (conforme o documento de referncia IEC 60529). Todas as unidades 30HX so protegidas para IP23C e preenchem este requisito de proteo.

Notas eltricas 30GX


Observaes sobre os dados eltricos: As unidades 30GX 152-182 possuem somente um ponto de conexo de fora, as unidades 30GX 207-358 possuem dois pontos de conexo eltrica de fora. A caixa de controle inclui as seguintes caractersticas padro: - uma chave seccionadora, um dispositivo de partida e dispositivos de proteo do motor para cada compressor, ventilador - dispositivos de controle Conexes de campo: Todas as conexes do sistema e instalaes eltricas devem estar de acordo com as normas locais. As unidades 30GX da Carrier so projetadas e montadas de acordo com estas normas. Quando do projeto do equipamento eltrico so observadas as recomendaes do padro Europeu EN 60204-1 (segurana da mquina - componentes eltricos da mquina - parte 1: regulamentaes gerais). OBSERVAES: Geralmente, as recomendaes IEC 60364 so aceitas como cumprimento s exigncias das diretrizes de instalao. A conformidade com EN 60204 o melhor meio de assegurar o cumprimento com as Diretrizes de Mquinas 1.5.1. O Anexo B do EN 60204-1 descreve as caractersticas eltricas utilizadas para a operao de mquinas. 1. O meio ambiente de operao das unidades 30GX est especificado abaixo: a. Meio ambiente* - Meio ambiente como classificado no EN 60721: 30 - instalao exterior* - faixa de temperatura ambiente: -18C to +46C, classe 4K3* - altitude: 2000 m - presena de slidos, classe 4S2 (sem presena de poeira significativa) - presena de substncias corrosivas e poluentes, classe 4C2 (insignificante) - vibrao e choque, classe 4M2 b. Qualificao do pessoal, classe BA4* (pessoal treinado - IEC 60364) 2. Variao de frequncia da fonte de alimentao: 2 Hz. 3. Proteo contra corrente excessiva dos condutores da fonte de alimentao no fornecida com a unidade. 4. A chave seccionadora/interruptora instalada em fbrica do tipo adequado para a interrupo da alimentao eltrica segundo a norma EN60947. 5. As unidades devem ser conectadas a uma fonte de alimentao trifsica sem neutro. 6. As unidades esto desenhadas para conexo em rede TN (IEC 60364). Para estas redes a conexo de terra no deve ser feitas com o terra da rede. Preparar um terra local, e consulte uma organizao local competente para realizar a instalao eltrica. OBSERVAO: Se algum aspecto em especial da instalao no estiver de acordo com as condies descritas acima, ou se existirem outras condies que devam ser consideradas, contate o seu representante Carrier local. * O nvel de proteo necessrio para esta classe IP43BW (conforme o documento de referncia IEC 60529). Todas as unidades 30GX so protegidas para IP44CW e preenchem este requisito de proteo.

A critrio da fbrica, e tendo em vista o aperfeioamento do produto, as caractersticas daqui constantes podero ser alteradas a qualquer momento sem aviso prvio.

CT 30HXF/GXF FASE III - C- 10/12

www.carrierdobrasil.com.br

Вам также может понравиться