Вы находитесь на странице: 1из 13

ROTEIRO INTEGRADO 9

APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

Mapa conceitual
PRESENA DE PROBLEMAS DE CONTAGEM EM VRIAS ETAPAS DA EDUCAO BSICA

CONSIDERA

PRPRIA MATEMTICA

OUTRAS REAS DO CONHECIMENTO

DISCUTIDA NA PERSPECTIVA DA ESTRUTURAO DE CONJUNTOS NUMRICOS A PARTIR DA NECESSIDADE DE CONTAR

CONTEXTUALIZAO

ABORDADA NA PERSPECTIVA DE

FOCA NA DISCUSSO SOBRE

ANLISE COMBINATRIA

ABORDADA TENDO COMO REFERNCIA

PRINCPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM

HISTRIA DA MATEMTICA

ABORDADA A PARTIR DE DISCUSSES ORIUNDAS DA

DISCUSSO PRINCIPAL

DISCUSSO SECUNDRIA

DISCUSSO TERCIRIA

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

ANTES DE TUDO

O que levar em conta quando educamos com solidariedade


Uma coisa importante na vida ser levado em conta. Na hora de uma festa, quando os colegas vo brincar, na hora de planejar uma compra ou uma viagem. Ser contado existir, ter importncia, ser considerado. Da mesma forma, contar com algum na vida igualmente importante, tanto quanto poderem contar conosco nas diferentes situaes. Os problemas de contagem, antes de serem assunto de matemtica nas vidas das pessoas, envolvem questes de socializao e de incluso. Por isso, neste roteiro, alm de tratarmos dos elementos de contedos, competncias, currculo e tudo o mais que nos prprio em nossa Formao, vamos abordar os problemas de contagem tambm sob o ponto de vista pedaggico da incluso e do currculo cidado. Afinal, tomar o princpio da contextualizao didtica no um mero adereo em uma proposta pedaggica. E, neste sentido estrito, uma matemtica que se preze deve estar a servio de uma proposta em que mais pessoas possam participar integralmente da escola, das aprendizagens e, por isso, da sociedade a que pertencem.

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

UM BOM COMEO Vamos nos lembrar de que esta nossa primeira reunio do Grupo de Estudo Integrado neste novo ano da Formao. Ela importante porque significa que aqueles que j vm de uma caminhada esto realizando conquistas. Mas tambm porque tem gente nova chegando ao Multicurso, e isso muito importante para renovar o ambiente de estudo e trabalho, com novas ideias e o entusiasmo de quem traz novas expectativas. E mesmo que no haja participantes novos, importante que vocs faam a atividade a seguir para relembrar o percurso do ano passado e trocar ideias sobre as experincias vividas.

0 Lembrando do tema de estudo neste roteiro, vamos aproveitar para mostrar que todos contam e, por isso, so importantes nas conquistas que temos feito, que so coletivas mas beneficiam a cada um individualmente. 0 Faam uma roda em que os veteranos compartilhem rapidamente o que mais contou no Multicurso at agora: apoios que recebeu, conhecimentos e conquistas que fez, crescimento etc.. E os novos, afirmem para o grupo aquilo com que os colegas podem contar! Se no houver novos, faam apenas a primeira parte da atividade.
Registrem de alguma forma, para fortalecer os laos e firmar um compromisso de solidariedade entre o grupo.

Boa reunio e bom estudo!

PANORAMA
EM BUSCA DA FRMULA PARA FUGIR DAS FRMULAS
Algumas pesquisas apontam que, muitas vezes, o contedo relacionado com problemas de contagem apresentado por meio de frmulas, principalmente no Ensino Mdio. Mas como abordar esse tema em sala de aula de forma alternativa? Como ajudar nossos alunos a criarem ideias relacionadas aos processos de contagem, evitando apresentar modelos de problemas e os supostos mtodos de resoluo? Vamos enfrentar esta discusso neste roteiro, focando nas possibilidades de criao de situaes contextualizadas. Na seo Xis da Questo, veremos que este problema no exclusividade do Ensino Mdio. Vamos analisar possibilidades diferenciadas para tratar dos problemas de contagem na educao bsica. Na Atividade Coletiva, veremos as formas de contextualizao deste contedo no trabalho em sala de aula. Por trs desses temas, alm disso, h importantes discusses acerca de incluso que, como veremos, devem integrar nosso trabalho na escola.

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

O XIS DA QUESTO

A contagem, operao elementar da vida individual e social Todo mundo sabe como as necessidades da vida corrente exigem que, a cada momento, se faam contagens - o pastor para saber se no perdeu alguma cabea do seu rebanho, o operrio para saber se recebeu todo o salrio que lhe devido, a dona de casa ao regular as suas despesas pelo dinheiro de que dispe, o homem de laboratrio ao determinar o nmero exato de segundos que deve durar uma experincia - a todos se impe constantemente, nas mais variadas circunstncias, a realizao de contagens. Se o homem vivesse isolado, sem vida de relao com os outros homens, a necessidade da contagem diminuiria, mas no desapareceria de todo; a sucesso dos dias, a determinao aproximada das quantidades de alimentos com que se sustentar e aos seus, por-lhe-iam problemas que exigiriam contagens mais ou menos rudimentares. Mas, medida que a vida social vai aumentando de intensidade, isto , que se tornam mais desenvolvidas as relaes dos homens uns com os outros, a contagem impe-se como uma necessidade cada vez mais importante e mais urgente. Como pode, por exemplo, supor-se a realizao de uma transao comercial sem que um no saiba contar os gneros que compra, o outro o dinheiro que recebe? Como pode, com mais forte razo, pensar-se num mercado, numa feira onde ningum soubesse contar? Sempre que nos homens se pe um problema do qual depende a sua vida, individual ou social, eles acabam por resolv-lo, melhor ou pior. Pergunta-se, portanto: - Como resolveram os homens o problema da necessidade da contagem? CARAA, B. J. Conceitos fundamentais da matemtica. Coleo cincia aberta. 4.ed. Portugal: Gradiva, 2002. p. 3.

O texto acima nos d a indicao de que a contagem fundamental em nossas vidas. E a forma como a elaboramos est diretamente relacionada com o desenvolvimento da sociedade. Isso nos leva a apontar uma primeira reflexo:

0 Como e quando esse contedo tem sido abordado na Educao Bsica?

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

Se nos pautarmos na apresentao formal desse contedo, vemos que problemas de contagem so propostos quando ensinamos a anlise combinatria. Isso ocorre normalmente no segundo ano do Ensino Mdio, como apontam os documentos norteadores da prtica escolar, mais especificamente o Currculo Bsico Comum da Escola Estadual (CBC).

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

Alm de uma discusso metodolgica, o CBC aponta habilidades, competncias e contedos que devem ser trabalhados ao longo da Educao Bsica. Os contedos ligados aos processos de contagem aparecem nos cinco primeiros e no stimo ano do Ensino Fundamental. J no Ensino Mdio, apesar de figurar como uma competncia, o item problemas de contagem, como contedo, mencionado apenas no segundo ano, o que tambm ocorre com relao aos livros didticos. O CBC afirma que investigar relaes numricas em problemas envolvendo processos de contagem (ESPRITO SANTO, 2009, p. 82) deve ser uma habilidade trabalhada nos sete primeiros anos do Ensino Fundamental, e que reconhecer o carter aleatrio de certos fenmenos e utilizar processos de contagem, estatstica e clculo de probabilidades para resolver problemas (ESPRITO SANTO, 2009, p. 90) uma competncia que deve ser trabalhada ao longo de toda a Educao Bsica.

0 Considerando essa competncia, discutam com os colegas uma forma de reorganizar os contedos ligados a ela em todas as sries/anos da Educao Bsica. Apresente essas discusses na forma de um quadro, como a seguir:

SRIE/ANO 1, 2 E 3 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 4 E 5 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 7 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 8 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1 ANO DO ENSINO MDIO 2 ANO DO ENSINO MDIO 3 ANO DO ENSINO MDIO

CONTEDO Resoluo de problemas envolvendo as ideias da multiplicao: parcelas iguais e ideia combinatria. Multiplicao: ideias de parcelas iguais e ideia combinatria e forma retangular.

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

NAVEGANDO
0 A  ssista a um vdeo sobre a histria de Mendel, o famoso bilogo que, no sculo XIX, desvendou a matemtica por trs da reproduo dos seres vivos: http://www.youtube.com/watch?v=dvv7bvGLA_k. Este foi o primeiro passo para a ovelha Dolly... 0 P  ensem no currculo de cincias e biologia e suas interaes com a matemtica. E tambm com a filosofia, a sociologia, a geografia etc. 0 S  e gostarem, pesquisem mais sobre a cincia gentica, vejam como ela est afetando nossa vida em todos os nveis, e como ela amplamente amparada em matemtica, especialmente em probabilidades, combinatria e estatstica.

ATIVIDADE COLETIVA
A CONTAGEM COMO UM PROBLEMA DE CONTEXTUALIZAO
Agora vamos discutir um pouco sobre metodologia e as estratgias de ensino que normalmente utilizamos quando tratamos dos problemas de contagem. Vrios pesquisadores em educao matemtica, como Ins Esteves, defendem que seria adequado proporcionar aos alunos situaes-problema para que, de forma independente, os mesmos resolvam-nos sem o uso ou conhecimento de frmula (ESTEVES, 2001, p.33). Caso contrrio, eles so induzidos ao domnio de tcnicas, sem uma preocupao com a interpretao do problema. O caminho mais interessante seria, portanto, partir de situaes-problema, de preferncia contextualizadas. Isso proporcionaria, inicialmente, um caminho intuitivo para avanar sobre situaes mais complexas. Depois, ento, se introduziriam as frmulas. No podemos deixar de considerar que quem faz a contextualizao, no fundo, o estudante. Somente quando ele liga o assunto ao seu interesse pessoal que se constri o significado real e legtimo do que est sendo estudado. Cabe ao professor proporcionar as condies para que isso acontea, para que educando e conhecimento se conectem. Isso acontece quando ele pode levar para a sala de aula situaes que liguem o tema trabalhado com outros contedos da prpria matemtica, com outras reas do conhecimento, com a histria da matemtica ou com prticas sociais atuais.

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

Discutindo situaes problema Vamos, ento, discutir duas situaes problema que podem ser inseridas em contextos com prticas sociais atuais e com outros contedos da matemtica. SITUAO 1 Em uma sala de aula do Ensino Fundamental, h um estudante cego, Mateus, que faz suas leituras e seus registros em Braille. Os seus colegas estavam curiosos em relao a esse sistema, e o professor de matemtica aproveitou a situao para abordar um novo contedo. O professor comeou as suas discusses pedindo para Mateus explicar como funciona o sistema Braille. Mateus explicou que o sistema formado por seis espaos posicionados em duas colunas, onde so colocados, ou no, pontos em alto relevo. Foi estruturado dessa forma para contemplar a grande diversidade de smbolos que utilizamos em nossa escrita. Vejam, por exemplo, alguns desses smbolos representados em Braille as bolinhas pretas representam pontos em alto relevo e as brancas superfcies lisas:

12

O smbolo

indica que os smbolos sero lidos como nmeros.

O smbolo

indica que o primeiro smbolo est em letra maiscula.

10

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

O professor, ento, lanou o seguinte desafio para a turma:

0 Por que Louis Braille organizou o sistema de leitura utilizando seis espaos?
Discutindo situaes problema Quando falamos em contextualizao, temos que ter em vista que o principal objetivo desse tipo de abordagem favorecer a atribuio de significados aos contedos matemticos. Nesse aspecto, importante entender que as conexes internas entre os prprios contedos da matemtica so formas de atribuio de significados a esses contedos, sendo, portanto, tambm uma forma de contextualizao. Pensar na contextualizao nessa perspectiva essencial para a matemtica, uma vez que nem todos os contedos so provenientes ou se voltam para um contexto externo escola. Um exemplo disso o estudo da fatorao e dos produtos notveis no ensino fundamental. Utilizar as equaes de segundo grau como ponto de partida para o estudo desses contedos pode ser uma forma de atribuir significado para os mesmos, sendo, portanto, um tipo de contextualizao com a prpria matemtica. Na situao a seguir, utilizaremos uma ideia semelhante, desta vez partindo de um contedo normalmente estudado no ensino fundamental, para discutir uma temtica prpria do ensino mdio. SITUAO 2 Franciely uma estudante muito curiosa que sempre gostou de matemtica, at mesmo quando os contedos pareciam mais abstratos. Certo dia, questionou seu professor sobre um contedo que havia estudado no oitavo ano do ensino fundamental, os produtos notveis, e se lembrava de cor de uma regra: o quadrado da soma de dois termos igual ao quadrado do primeiro termo mais duas vezes o primeiro pelo segundo mais o quadrado do segundo termo. Se lembrava tambm do cubo da soma de dois termos, traduzidos da seguinte forma: (a + b)2 = a2 + 2ab + b2 (a + b)3 = a3 + 3a2b + 3ab + b3 Curiosa, Franciely questionou o seu professor se haveria regras para expoentes maiores que 3. O professor respondeu que sim e que seria fcil desde que simplesmente realizasse contagens, exatamente como estavam estudando naquele momento, com a utilizao do princpio fundamental da contagem para resolverem problemas de combinatria. Ela questiona, ento, ao professor, como poderia ser feito isso. O professor sugeriu que ela analisasse uma das potncias acima, efetuando a multiplicao para resolv-la. (a + b)3 = (a + b).(a + b).(a + b)

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

11

Utilizando propriedade distributiva: (a + b)3 = (a + b).(a.a + a.b + b.a + b.b) = a.a.a + a.a.b + a.b.a + a.b.b + b.a.a + b.a.b + b.b.a + b.b.b Observe que h apenas quatro tipos de monmios possveis. Basta agrup-los. Porm se o expoente for maior comea a ficar invivel esse procedimento e precisamos encontrar novas estratgias para efetuar essa contagem. Como o professor estava abordando problemas de contagem em sala de aula, ele remete a pergunta de Franciely aos seus colegas. Vamos aproveitar essas duas situaes e discuti-las em grupo a partir de duas questes: 1) Respondam s perguntas relacionadas aos problemas de ambas as situaes, utilizando estratgias de contagem e sem uso de frmulas. 2) Nas situaes anteriores, apresentamos possveis contextos com prticas sociais atuais e com outros contedos da matemtica. Escolham dois contedos reorganizados por vocs no Xis da Questo (um de Ensino Fundamental e outro de Ensino Mdio) e criem, para cada um, uma situao que possa se configurar como contexto para esse contedo, relacionado com: (a) outros contedos da prpria Matemtica; (b) outras reas do conhecimento; (c) a histria da Matemtica ou (d) prticas sociais atuais.

ENVIAR PARA O TUTOR


Esta atividade deve ser encaminhada para o seu tutor.

ALM DOS NMEROS


A INCLUSO O QUE CONTA!
Neste roteiro, discutimos como contedos ligados a problemas de contagem podem aparecer ao longo da Educao Bsica. E analisamos duas provveis situaes que abordam esses contedos em contextos diferenciados. A primeira situao envolveu um aluno com deficincia visual e o sistema Braille. A presena de uma pessoa com deficiIencia na sala de aula pode gerar inmeras situaes como a descrita. Mas, sobretudo, ela nos indica a importncia de colocarmos em nossa pauta de discusses os processos de incluso. Sejam elas de estudantes com algum tipo de dficit, ou com qualquer outro tipo de necessidade de incluso, como portadores de altas habilidades ou qualquer outro tipo de diferena. Muitas escolas j fazem esse trabalho e importante que essas experincias sejam compartilhadas, descrevendo como tem sido o dia a dia dessas escolas, dos estudantes e dos professores.

12

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

Um bom ponto de partida buscar compreender teoricamente como esses temas podem ser tratados na escola. Um bom artigo para aprofundar o assunto da educao inclusiva o provocativo Dez ideias (mal) feitas sobre a Educao Inclusiva1, do professor David Rodrigues, da Universidade Tcnica de Lisboa. Compartilhando na Rede

0 Vocs possuem alguma experincia inclusiva? Ento compartilhem e discutam sobre o assunto. Na Rede Social de Aprendizagem do Multicurso, vocs encontraro alguns debates sobre incluso, dentre eles: Educao Matemtica e a Incluso; Alunos com necessidades especiais; e Respeitando as Diferenas. 0 Se voc ainda no visitou esses espaos, aproveite para descobrir as conversas interessantes que esto acontecendo e para participar com suas prprias contribuies.

PARA SABER MAIS


Leituras importantes:

0 ALMEIDA, Adriana Luzi. Ensinando e aprendendo anlise combinatria com nfase na comunicao matemtica: um estudo com o 2 ano do Ensino Mdio. Mestrado em Educao Matemtica. UFOP. Ouro Preto - MG. 2010. 0 CARAA, B. J. Conceitos fundamentais da matemtica. Coleo cincia aberta. 4a ed. Portugal: Gradiva, 2002. p. 3. 0 ESPRITO SANTO. Secretaria da Educao. Guia de implementao Currculo Bsico Escola Estadual. Vitria. 2009. 0 ESTEVES, Ins. Investigando os fatores que influenciam o raciocnio combinatrio em adolescentes de 14 anos 8 srie do Ensino Fundamental. Mestrado em Educao Matemtica. PUC-SP. So Paulo - SP. 2001. 0
MORAIS, Poliana de Brito. SILVA, Adeilson Pereira. Que matemtica ensinar? Ressignificando o ensino de anlise combinatria. In: Anais do III EREM RN. Mossor - RN. 2011.

0 RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educao Inclusiva. In.: RODRIGUES, David (Org.). Incluso e Educao: doze olhares sobre a Educao Inclusiva . So Paulo: Summus, 2006.

1 RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educao Inclusiva. In.: RODRIGUES, David (Org.). Incluso e Educao: doze olhares sobre a Educao Inclusiva. So Paulo: Summus, 2006.

ROTEIRO INTEGRADO 9 APROVEITANDO O LADO SIMPLES DOS PROBLEMAS DE CONTAGEM

13

0 SOUZA, Analucia Castro Pimenta. Anlise Combinatria: uma Abordagem no Ensino Mdio apoiada na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliao de Matemtica atravs da Resoluo de Problemas. In.: Anais do II SERP. Rio Claro - SP. 2011. 0 STURM, Wilton. As possibilidade de um ensino de anlise combinatria sob uma abordagem alternativa. Mestrado em Educao. Unicamp. Campinas - SP. 1999. 0 VAZQUEZ, Cristiane Mari a Roque. NOGUTI, Fabiane Cristina Hpner. Anlise combinatria: alguns aspectos histricos e uma abordagem pedaggica. In: Anais do VIII ENEM Minicurso. Recife - PE. 2004.

PREPARANDO PARA O PRXIMO ENCONTRO


As prximas discusses do grupo do prximo Roteiro Especfico sero focadas em materiais manipulativos, com nfase no clculo de reas de figuras planas. Para o encontro, vamos precisar de alguns materiais bsicos:

0  tesoura; 0  dois recortes de papelo (desses de caixas que encontramos em supermercados) de aproximadamente 20cm X 20cm, cada um; 0  clips mdio; 0  20cm de barbante (ou linha); 0  um peso, pode ser uma borracha, uma caneta etc.; 0  MUITA MOTIVAO, pois vamos pr a mo na massa!
Enquanto isso, o grupo que est fazendo o Curso On-line continuar a discusso sobre nmeros, enfatizando os racionais e irracionais. No prximo Roteiro Integrado, veremos como a matemtica pode contribuir para uma formao cidad e para o mundo do trabalho. Para isso, utilizaremos uma ferramenta conhecida de alguns professores: o teodolito. No 5 Encontro de Interao, tivemos a oportunidade de construir o teodolito artesanal. Leve-o para o prximo encontro. Tambm vamos disponibilizar um passo a passo de construo do teodolito na midiateca. Continuem levando para discusso situaes envolvidas com sua prtica docente, especialmente aquelas surgidas a partir das discusses feitas nos encontros. isso que enriquece a nossa Formao! At o prximo encontro!

Вам также может понравиться