Вы находитесь на странице: 1из 6

Circuitos Eltricos

A grande tecnologia avanada presente nos dias de hoje se deve ao fato do grande desenvolvimento dos estudos dos circuitos eltricos. Por isso muito importante entender o que , como ele funciona na prtica e quais so os elementos que o compe. Um circuito eltrico nada mais do que o conjunto de vrios elementos que possuem funes diferentes a fim de se obter a finalidade desejada.

Classificao
Os circuitos eltricos so classificados de duas maneiras:

Circuitos de corrente contnua: possuem fontes de tenso e correntes contnuas (que no variam no decorrer do tempo). Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tenso e correntes alternadas (que variam no decorrer do tempo)

Para fazer a anlise matemtica de circuitos eltricos, preciso conhecer no mnimo dois conceitos bsicos. A lei das malhas (tambm chamadas lei de kirchhoff) e a lei de ohm.

Elementos de um Circuito
Abaixo esto citados e representados alguns dos elementos que podem fazer parte de um circuito eltrico.
1 Resistores:

Elementos de um circuito que basicamente possuem a funo de transformar energia eltrica em energia trmica atravs do efeito joule e assim limitar a corrente eltrica em um circuito. Podem ser combinados de duas formas: Combinao em srie: nesse caso quando combinados, a resistncia equivalente (resistncia total) referente a essa combinao ir aumentar de forma que se obtenha a resistncia total desejada. Combinao em paralelo: nesse caso, a resistncia equivalente (resistncia total) referente a essa combinao ir diminuir de forma que se obtenha a resistncia total desejada. O objeto real:

Representao no papel:

O smbolo que representa os resistores geralmente a letra R ou r.

2. Capacitores:

Tambm denominados de condensadores, possuem a funo de armazenar cargas eltricas e assim gerar energia eletrosttica. representado em um circuito eltrico como ilustrado: Objeto real:

Representao no papel:

O smbolo que representa o capacitor geralmente a letra C ou c.

3. Geradores:

Elementos responsveis por transformar diversos tipos de energia em energia eltrica. Alguns tipos de energia transformada pelo gerador so: Energia trmica, energia mecnica, energia qumica e etc. Objeto real:

Objeto no papel:

4 Indutores:

uma espcie de dispositivo eltrico que tem como funo principal de armazenar energia eltrica na forma de campos magnticos. Normalmente ele construdo como uma bobina feita de um fio condutor(geralmente de cobre). Objeto real:

Objeto no papel:

O smbolo que representa o indutor geralmente a letra L ou l.

Combinao de Elementos em um Circuito


Alm desses elementos, existem vrios outros que podem ser combinados com a finalidade de construir um ou mais circuitos que tem certamente uma funo direcionada pelo seu construtor. Abaixo esto listados alguns tipos de circuitos eltricos que usam alguns desses elementos citados acima: 1 - Circuito com resistores (R), capacitores (C), geradores (V0) e chave (S):

2 circuito com indutor (L), capacitor (C), resistor (R), tenso alternada (e(t))

3 circuito com apenas resistores e geradores:

Вам также может понравиться