Вы находитесь на странице: 1из 11

Questes de Atualidades Professor Orlando Stiebler

1) (CESPE 2013) Considerando o atual estgio de desenvolvimento da economia brasileira e a participao do Brasil no mercado internacional, assinale a opo correta. a) Nos ltimos anos, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos e fibras, exportando para mais de 180 pases, entre eles a China e os Estados Unidos da Amrica (EUA), alm de pases do MERCOSUL e da Unio Europeia. b) A concesso iniciativa privada de doze trechos de rodovias no pas inclui-se entre as metas do governo federal para alavancar o setor econmico brasileiro em 2013. c) Figura entre as metas do governo federal a privatizao de todos os aeroportos do pas, com o objetivo de torn-los mais eficientes, j que eventos importantes acontecero no pas, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olmpicos. d) A partir do resultado do PIB (produto interno bruto) do ano de 2012, pode-se dizer que o Brasil cresceu 4,3%, ndice que comprova a posio de sexta economia do mundo. e) O Canad , atualmente, o maior importador mundial de soja. Seus investimentos realizados na soja brasileira, com vistas a garantir o fornecimento adequado, incluem a aplicao de recursos em indstrias e portos no Brasil.

2) (CESPE 2013) Em relao aos aspectos econmicos, polticos e sociais do Brasil, assinale a opo correta. a) Como forma de alavancar o setor econmico, o governo federal determinou que a PETROBRAS reduzisse o preo da gasolina e determinou que as tarifas de energia eltrica fossem aumentadas para o consumidor. Tais medidas oneraram a PETROBRAS, mas beneficiaram as companhias energticas. b) A camada pr-sal armazena petrleo em rochas porosas situadas sob uma grossa camada de sal, no subsolo marinho. As grandes reservas encontradas no Brasil situam-se a 11 quilmetros abaixo da superfcie da gua e estendem-se dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro. c) Mesmo com o impacto da crise econmica mundial, a produo industrial brasileira superou as expectativas dos economistas e cresceu, em 2012, cerca de 5%, o que serviu para alavancar o PIB brasileiro, que ficou na marca de 4,3%. Essa marca, alm de representar um recorde para a economia brasileira, demonstra o quanto o pas invulnervel crise econmica que assola outros pases. d) A matriz energtica brasileira uma das mais diversificadas e equilibradas do mundo e inclui usinas hidreltricas, nucleares, termeltricas, parques elicos e painis

www.concursovirtual.com.br

solares. Outro aspecto importante que o Brasil no depende apenas do petrleo como combustvel, sendo um pas pioneiro na produo de etanol de cana-de-acar. e) O petrleo, por ser uma fonte energtica inesgotvel e renovvel, est no centro das questes geopolticas mundiais. Com a descoberta da camada pr-sal, futuramente o Brasil ser o maior produtor mundial dessa fonte de energia, ultrapassando os pases do Oriente Mdio.

3) (COPS 2013) No primeiro semestre de 2012, iniciaram-se os trabalhos da Comisso da Verdade, no Brasil. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a tarefa da referida comisso. a) Apurar o envolvimento de membros da Cmara Federal do Brasil no mensalo. b) Julgar os polticos brasileiros acusados de corrupo. c) Garantir a transparncia no que se refere ao direito de informao pela mdia. d) Descobrir se houve trfico de influncia na escolha do Brasil para a Copa de 2014. e) Investigar a violao dos direitos humanos durante o regime militar.

4) (FGV 2013) O Brasil tem, nas ltimas dcadas, reivindicado um assento permanente no Conselho de Segurana na Organizao das Naes Unidas - ONU. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. a) A impotncia da ONU, diante da invaso militar do Iraque pelos EUA, levou pases como o Brasil, a China, a ndia e a Alemanha a pleitear uma vaga permanente no Conselho de Segurana. b) Apesar da falta de apoio dos EUA, a reivindicao brasileira para participar como membro permanente no Conselho de Segurana contou com o aval regional do Mxico e da Argentina, que reconhecem a hegemonia brasileira na Amrica Latina. c) A participao do Brasil na Misso das Naes Unidas para a estabilizao no Haiti (MINUSTAH), com a invaso militar da ilha, contribuiu para sustentar o projeto brasileiro de reforma do Conselho de Segurana. d) Em 2011, o Brasil insistiu na candidatura a um assento permanente no Conselho de Segurana da ONU, mas se isso no se concretizasse, o Brasil deveria passar a ocupar um assento rotativo. e) O Brasil sustenta suas aspiraes a um assento permanente no Conselho de Segurana nas dimenses de sua economia, na sua estabilidade poltica, na sua participao nos processos decisrios multilaterais e na sua experincia no Conselho de Segurana.

www.concursovirtual.com.br

5)(COPS 2013) Leia a manchete a seguir.

A manchete remete a programa lanado em 2012 pelo Governo Federal. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que o programa estabelece como objetivos. a) Erradicao da pobreza no Brasil, com base nos critrios adotados pelo Banco Mundial. b) Atendimento queles que esto impossibilitados de ser contemplados pelo Bolsa Famlia. c) Limitar o atendimento a famlias pouco numerosas, respeitando-se assim os recursos do Estado Federal. d) Substituir progressivamente os demais programas assistenciais herdados pela presidenta Dilma do governo Lula. e) Ampliao de iniciativas de transferncia de renda e fortalecimento da educao.

6) (FCC 2013) Nas ltimas dcadas, a estabilidade econmica fez com que o Brasil fosse um dos pases que mais subissem no ranking das maiores economias mundiais. Em meio crise que atingiu as naes europeias, o pas ultrapassou a Itlia e se tornou a stima maior economia em 2010. No final do ano passado [2011], superou o Reino Unido e assumiu a 6 posio do ranking, liderado por Estados Unidos, China, Japo, Alemanha e Frana. (http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/economia-em-marcha-lenta-brasilperde-posto-de-sexta-economia-mundial.htm)

No ano de 2012, o Brasil perdeu a 6o posio, entre outros fatores, devido

a) desacelerao da economia e desvalorizao do real perante o dlar. b) reduo acentuada do mercado interno e ao aumento da dvida pblica. c) diminuio do setor tercirio da economia e crise na agroindstria.

www.concursovirtual.com.br

d) ao crescente dficit da balana comercial e ao sucateamento das indstrias. e) ao aumento do nmero de falncias e reduo dos investimentos estrangeiros.

7) (COPS 2013) Observe a charge a seguir.

A charge remete s intenes de realizao em 2014, da Copa do Mundo, no Brasil, como uma Copa Verde, dentro dos princpios da sustentabilidade. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o objetivo desse projeto. a) Criar estrutura que reduza as emisses de gases poluentes, antes e depois do grande evento. b) Mudar o uniforme da seleo brasileira para cores que lembrem a defesa das florestas brasileiras. c) Sediar as partidas da seleo brasileira de preferncia em cidades que respeitam as normas ambientais.

www.concursovirtual.com.br

d) Construir parques arborizados nas imediaes dos estdios onde sero realizados os jogos da Copa do Mundo. e) Usar o evento como espao para discutir o protocolo de intenes contido no documento Agenda 21.

8) (FCC 2013) O Brasil vive hoje uma revoluo econmica e ao mesmo tempo uma revoluo demogrfica, que no muito comentada. Da econmica todos falam, bem ou mal: se crescemos menos de 1% de um trimestre a outro, o tema vira manchete na imprensa. [...]. Na revoluo demogrfica h sinais to importantes quanto na outra. (Adaptado: Carta Capital, 26/12/2012. Ano XVIII. n. 729. p.23)

Um dos fatos importantes que fazem parte da revoluo demogrfica mencionada no texto a) a existncia de cerca de 50 milhes de pessoas entre 15 e 64 anos, isto , na idade produtiva. b) o crescente aumento da renda per capita, atualmente por volta de 28 mil dlares. c) a diminuio da taxa de fecundidade, atualmente abaixo da reposio populacional. d) o esvaziamento das pequenas e mdias cidades com o consequente aumento da populao das metrpoles. e) a reduo expressiva da taxa de analfabetismo em virtude dos investimentos em educao.

9) (FCC 2013) A Rio+20 prometia surtir tanto efeito quanto a ECO 92. Mas a rodada de negociaes acabou em um documento que, de to vago, chegou a ser criticado pelo secretrio-geral da ONU. Como de costume, alguns pases no ajudaram pelo contrrio, trataram o evento com descrdito. (Isto . 26/12/2012. Ano 36. n. 2250. p. 118)

O texto se refere, principalmente,

a) ao Reino Unido que com srios problemas econmicos chegou a sugerir o adiamento da reunio.

www.concursovirtual.com.br

b) aos Estados Unidos, cujo presidente Obama trocou a viagem ao Rio pela campanha eleitoral. c) Frana, cujo presidente negou-se a discutir questes ambientais com pases subdesenvolvidos. d) Alemanha que mantm programas e metas prprias de controle de poluio atmosfrica. e) ao Canad que, sistematicamente, tem se recusado a participar de Conferncias climticas.

10) (FCC 2013) De tempos em tempos, as expresses utilizadas pelos economistas se renovam e ganham novas palavras. Atualmente, o termo que domina o noticirio econmico o "tsunami monetrio", expresso criada pela presidente Dilma Rousseff. (http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,entenda-a-expressaotsunami-monetario,104906,0.htm)

A expresso foi criada para a) criticar as aes de pases em crise que, para tentar estimular a economia, esto gerando um excesso de liquidez no mercado global. b) mostrar os efeitos negativos das catstrofes naturais, como a que ocorreu no Japo, em 2011, na economia mundial. c) destacar os problemas gerados pelas polticas protecionistas adotadas pelos pases industrializados do hemisfrio Norte. d) comentar as consequncias da desvalorizao das moedas dos pases emergentes frente ao dlar e ao euro. e) repreender as naes ricas em crise pelas polticas de conteno de gastos com os setores sociais.

11) (CONSULPLAN 2013) Com base no ndice de Oportunidade Digital (DOI) e demais informaes da Unio Internacional de Telecomunicaes agncia da Organizao das Naes Unidas (ONU) correto afirmar sobre a situao dos pases em relao ao acesso a computadores, Internet e outras tecnologias de comunicao, que I. a mdia de uso da Internet em pases desenvolvidos superior a dos em desenvolvimento.

www.concursovirtual.com.br

II. h regies no planeta que o nmero de linhas de celulares j supera o total de habitantes. III.metade das residncias do planeta j possui pelo menos um computador com Internet. IV. o continente americano, com EUA e Brasil, lidera o DOI, seguidos da sia e Europa.

Esto corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. 12) (FCC 2013) A poltica externa desenvolvida pelo Itamaraty durante o ano de 2012 pode ser considerada discreta, mas atuante. Entre os fatos mais expressivos das relaes internacionais brasileiras pode-se destacar a) as negociaes para que o pas passe a integrar a OCDE, bloco formado pelos pases ricos. b) as fortes sanes comerciais impostas aos pases do norte da frica aps a primavera rabe. c) o aumento da participao das tropas que desenvolvem misso de paz em territrio do Haiti. d) o voto favorvel elevao da Palestina condio de Estado membro observador da ONU. e) a articulao com os Estados Unidos para frear a presena comercial da China na Amrica Latina.

13) (FEPESE 2013) Recentes interrupes no fornecimento fizeram ressurgir o debate sobre a necessidade de investimentos na produo e transmisso de energia eltrica no Brasil. Entre as grandes obras governamentais que atacam esse objetivo est uma grande usina, em construo na Bacia do Rio Xingu, e que vem sendo objeto de acalorados debates na regio desde 2009.

O texto faz referncia Usina de:

www.concursovirtual.com.br

a) Jirau. b) Itaipu. c) Tucuru. d) Belo Monte. e) So Luiz do Tapajs.

14) O vertiginoso aumento da populao e o consequente aumento do consumo de alimentos e matrias primas tm causado grande preocupao aos cientistas e governantes.

Assinale a alternativa que indica uma dessas preocupaes.

a) Buscar formas de diminuir a produo do campo, mantendo um equilbrio ambiental. b) Buscar formas de aumentar a produo do campo, mantendo um equilbrio ambiental. c) Promover o crescimento demogrfico, sem aumentar a produo do campo, e mantendo um equilbrio ambiental. d) Promover o crescimento demogrfico e aumentar a produo do campo sem preocupaes com o dito equilbrio ambiental. e) Buscar formas de diminuir o consumo de alimentos, baixar a produo agrcola e permitir o aumento da populao, sem preocupao com o equilbrio ambiental.

15) (CESGRANRIO 2010) Dentro dessa perspectiva de transformaes socioeconmicas no mundo atual, o Brasil precisa estar preparado para enfrentar os imensos desafios que se delineiam no sculo XXI, a partir da premissa de que a) somente o Brasil e a Rssia, dentre os pases emergentes, no dispem de armas nucleares. b) aes bem sucedidas, por parte do Brasil, de retirada das bases militares norteamericanas de pases da Amrica Latina podem ocasionar retaliao. c) pases de largas fronteiras, com grandes espaos econmicos e geopolticos, podem vir a ser os principais atores da poltica internacional. d) a diplomacia brasileira no atendeu s solicitaes feitas pelo governo dos EUA em mediar o acordo com o Ir sobre a questo do enriquecimento do urnio.

www.concursovirtual.com.br

e) os ndices de crescimento da populao brasileira continuam muito elevados, o que implica presso sobre os recursos.

GABARITO 1) A O Brasil se destaca no cenrio internacional pelo fato de ser um grande exportador de alimentos e fibras e um grande exemplo a relao com a China j que recentemente o pas asitico ultrapassou os EUA como nosso grande parceiro. A letra B muito imediatista ao prever os efeitos das concesses j para 2013. Na letra C no sero todos os aeroportos privatizados. Na D o crescimento no verdadeiro, crescemos 0,9% e perdemos a 6 posio para o Reino Unido. O maior exportado de soja o Brasil.

2) D Na letra A o erro que o governo decidiu reduzirvas tarifas de energia eltrica, comprando uma briga com o setor. No item B o equvoco a localizao do pr-sal, que vai de Florianpolis at Santos, na letra C o nmero do crescimento exagerado, no crescemos isso e mesmo se crescssemos no seria o recorde. Na letra E o Brasil no ser o primeiro produtor e nem ter a maior reserva de petrleo, mesmo com as descobertas do pr-sal.

3) E Essa questo merece uma ressalva j que a Comisso Nacional da Verdade ir investigar no s o perodo da Ditadura Militar mas tambm, teoricamente, o perodo anterior e posterior dos militares no poder tendo em vista que determina os anos de 1946 a 1988 como marcos cronolgicos.

4) E Na letra A o erro a incluso da China nessa lista ( o pas j do Conselho). No item B o Brasil no tem o apoio da Argentina ou do Mxico. Na alternativa C errado dizer que houve uma invaso militar a ilha, uma misso de paz oficial da ONU. Na letra D o assento rotativo no tem relao com o assento permanente.

5) E

www.concursovirtual.com.br

O Brasil Carinhoso garante s prefeituras o repasse adicional de at R$ 1.362 por aluno/ano que frequente creches e pr-escolas pblicas ou conveniadas. Os recursos podem ser usados na compra de insumos destinados ao cuidado integral das crianas, alm dos gastos previstos pelo Fundeb. At o momento, 2.744 municpios se cadastraram para atender a 381,5 mil crianas at 3 anos beneficirias do Bolsa Famlia.

6) A Com os nmeros de 2012, que ficaram em linha com as expectativas do mercado, a economia brasileira perdeu a sexta colocao no ranking mundial para o Reino Unido. Se dependesse do otimismo do ministro da Fazenda teramos um crescimento muito maior mas as condies internacionais e nem as internas ajudaram. Ficamos na 7posio do PIB.

7) A O discurso atual todo prol de uma poltica que alie crescimento econmico, preservao ambiental e aes sociais, aspectos que conjugados corretamente gerariam a sustentabilidade, conceito to difundido nos dias de hoje. Desde a escolha do Brasil como sede da Copa diversos polticos e lideranas falam em instalaes verdes e obras de melhoria da mobilidade urbana, ideia em total consonncia com a sustentabilidades citada.

8) C O novo cotidiano da mulher brasileira provocou uma reduo da fecundidade, e isso tem a ver com o aumento na escolaridade das mes, e das mudanas de comportamento das mulheres. O maior tempo para o trabalho fora de casa, o novo papel assumido pelas mulheres em nossa sociedade explicam esse fenmeno.

9) B A questo claramente se refere ausncia do presidente norte-americano por causa das eleies que o reconduziram Casa Branca. Obama tem demonstrado maior preocupao com o meio ambiente tentando se distanciar da poltica dirigida pelo seu antecessor George W. Bush. Mas no o suficiente. Lembremos que os EUA jamais assinaram o protocolo de Kyoto.

10)

www.concursovirtual.com.br

O tal do tsunami monetrio foi o tema central do encontro do G-20 do ano passado em Los cabos no Mxico. Recentemente o banco central norteamericano (FED) anunciou que por enquanto no alterar sua poltica ao contrrio das previses de mudana. Obama vive uma crise poltica de difcil resoluo j que enfrenta uma solene oposio do partido republicano na Cmara dos Representantes ( Deputados).

11) A A assertiva III est errada pois ainda no de 50% a presena de computadores com internet no mundo mas prximo disso, 40%. Os pases asiticos tradicionalmente parecem na frente e por isso a alternativa IV est errada, exemplo disso so pases como China, Japo, Coreia do Sul, entre outros.

12) D O Brasil historicamente defende o reconhecimento da Palestina como um Estado independente. Nessa especfica votao poucos pases votaram contar a proposta e dentre eles estavam: EUA, Israel, Canad, Panam e Repblica Tcheca. A Palestina quer mais e seus dirigentes j pleiteiam a vaga na ONU como estado-membro e no apenas observador, ou seja sem direito ao voto.

13) D Acalorados debates, inmeros problemas na justia, gigantismo do projeto, todas essas so caractersticas de Belo Monte, no Par. Hidreltrica que ser a maior inteiramente nacional, perdendo apenas no mundo para a chinesa Trs Gargantas e a binacional (Brasil e Paraguai) Itaipu.

14) B Mais uma vez o conceito de sustentabilidade se apresenta em uma questo de Atualidades.

15) C evidente que pases de largas fronteiras, com grandes espaos econmicos e geopolticos, podem vir a ser os principais atores da poltica internacional. No h certezas disso mas que podem, podem.

www.concursovirtual.com.br

Вам также может понравиться