Вы находитесь на странице: 1из 7

Dieta dos 17 dias Introduo e Fase 1 por SILVIA em 28 DE OUTUBRO DE 2011

A dieta dos 17 dias uma dieta que vem fazendo muito sucesso l fora e foi criada pelo mdico americano Mike Moreno. Segundo o autor, o sucesso da dieta ocorre por que no deixa os ponteiros da balana emperrados, ou seja, no entramos no efeito plat, pois a cada 17 dias, segue-se uma estratgia diferente, capaz de enganar nosso metabolismo. Em seu livro A dieta dos 17 dias Um programa para quem deseja emagrecer rpido, ele esclarece que a proposta da dieta acelerar o metabolismo e desintoxicar o organismo, alm de ser possvel perder de 4 a 7 kg j nos primeiros 17 dias. Antes de tudo, vamos saber quais os alimentos devem estar presentes na dieta, para dar aquele up no metabolismo: Pimenta Vermelha: A capsaicina presente na pimenta capaz de aumentar a queima de calorias em at 20%, alm de ajudar a quebrar a gordura no tecido adiposo. Canela: A canela tambm ajuda a aumentar o metabolismo, alm de ser antioxidante e rico em minerais, fortalecendo portanto o sistema imunolgico. Ch verde: um poderoso antioxidante, aumenta o metabolismo, regula o intestino e ainda ajuda a reduzir a absoro do acar no sangue. Alho: Fortalece o sistema imunolgico, acelera o metabolismo alm de ajudar a reduzir o colesterol ruim e os riscos de doenas do corao. Viles que devem estar fora da dieta pois deixam o metabolismo lento e propiciam o aumento do peso: Doces: Devido ao excesso de acar, aumenta a quantidade de glicemia no sangue, aumentando os riscos da diabetes e o acmulo de gorduras. Se voc f de doces, os troque por gelatina diet e probiticos como iogurtes naturais e bebidas lcteas fermentadas, que so ricos em probiticos ricos em bactrias amigas que protegem a flora intestinal. Farinha refinada: Esse tipo de farinha no possui praticamente nenhum valor nutricional e alm disso favorece o aumento de glicose no sangue, retarda o metabolismo e sobrecarrega o fgado. Os troque por alimentos base de farinha integral e cereais que alm de fazer bem ao corao e artrias, do mais saciedade. Gorduras hidrogenadas e trans: As gorduras hidrogenadas esto presentes em boa parte dos alimentos industrializados e fazem muito mal para a sade, pois aumentam o colesterol e propiciam a entrada de diversas outras doenas como obesidade, doenas do corao, derrames e at cncer. Os troque por gorduras boas, como azeite de oliva, nozes, amendas, abacate, linhaa. Veja esse artigo sobre gorduras boas e ruins. Embutidos: So entupidos de corantes e conservantes, substncias qumicas que intoxicam nosso organismo e pra variar ainda deixam nosso metabolismo parado alm de acrescentar calorias e favorecer o acmulo de gordura. A melhor maneira de evit-los passar a comer alimentos mais perto do seu estado natural, como legumes e verduras. A dieta composta por 4 fases: Acelerar, Ativar, Alcanar e Manter.

As trs primeiras fases duram 17 dias cada e a ltima serve como manuteno, onde voc aplicar o que aprendeu durante as fases anteriores, ou seja, poder comer praticamente tudo mas com ponderao, evitando os alimentos no permitidos, que fazem mal para a sade e fazem o metabolismo andar em marcha lenta, propiciando os kg a mais na balana. E a? est disposta a tentar? Ento veja como funciona a primeira fase da dieta. Voi l! Dieta dos 17 dias Fase 1 acelerar Acelerar: Nessa fase que dura 17 dias, o objetivo fazer uma limpeza no organismo, eliminando assim as toxinas. E para isso voc ter que deixar de comer alimentos feitos de farinha refinada, gordura trans, embutidos. No cardpio devem estar protenas partir de peixes, peito de peru, frango sem pele e clara de ovo, probiticos como iogurtes, bebidas lcteas fermentadas e folhas verde escuras. Beba tambm no mnimo 8 copos de gua por dia para ajudar a eliminar as toxinas.J os legumes, nem todos podem nessa fase. Vale apenas os que no tem amido como brcolis, cenoura e aspargos. O mesmo ocorre com as frutas, deve-se evitar as que so mais aucaradas como abacaxi e melancia. Aposte nas frutas roxas e vermelhas como uvas, morangos, ameixas, amoras, framboesas, etc Sugesto de Cardpio para Fase 1 (1.300 calorias) Caf da manh Opo 1 1 pote de leite fermentado com lactobacilos 1 copo de suco desintoxicante feito com 1 ma, couve e gengibre, batidos com gua + ovo mexido (4 claras e organo) Opo 2 1 xc. de ch de ervas (verde, cidreira, hortel, camomila) 1 ovo mexido com 3 col. (sopa) de queijo cottage 1/2 xc. (ch) de morango (ou outra fruta vermelha) Opo 3 3 fatias de peito de peru 3/4 de copo de iogurte desnatado batido com 8 morangos Lanche da manh Opo 1 1 laranja Opo 2 1 ma com canela (assada, se possvel) Opo 3 1 cacho pequeno de uva Almoo Opo 1 Salada de corao de alcachofra, alface e cenoura, temperada com 1 colher (sopa) de leo de linhaa ou 1 colher (sopa) de farinha de linhaa 150 g de iscas de peito de frango com cebola e pimento (feitos em grill ou panela antiaderente) Opo 2 Salada de folhas verdes, tomate, pepino e atum light* com 1 col. (sobremesa) de nozes picadas, 1col. (ch)

de azeite (ou leo de linhaa), sal e vinagre 1 taa de gelatina diet Opo 3 Salada de alface crespa, americana, rcula e tomate vontade, com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de aceto balsmico 1 fil de salmo com aspargos, brcolis e couve-flor Lanche da tarde Opo 1 1 xcara de iogurte desnatado com um pouco de geleia sem acar Opo 2 1 potinho de leite fermentado 4 ameixas secas e 3 amndoas cruas sem sal Opo 3 1 pote de leite fermentado com lactobacilos Jantar Opo 1 Escabeche de peixe (Coloque em uma panela untada com pouco azeite, nesta ordem: uma camada de tomate em rodelas, 1 de cebola em rodelas, 1 de fil de linguado temperado com pouco sal, aafro e pimenta e 1 camada de pimento. Salpique com ervas vontade. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.) Opo 2 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes, tomate e pepino* com 1 ovo cozido, 1 col. (sopa) de molho de mostarda (mostarda, laranja, azeite e sal) Opo 3 1 omelete com 2 ovos, cebola e atum Salada de folhas vontade Nessa primeira fase , voc poder perder de 4 a 7 kg. Se a quantidade perdida j foi suficiente para voc, ento poder pular as fases 2 e 3 e ir diretamente para a 4. Caso no, ento v para a fase 2.

No artigo anterior, voc leu sobre a Dieta dos 17 dias, sobre os alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e sobre quais alimentos se deve evitar para que o metabolismo no fique na marcha lenta. Tambm foi mostrado um cardpio sugestivo para a fase 1. Agora vamos para a fase 2 da dieta.

Dieta dos 17 dias Fase 2 ativar


A proposta nessa fase, alternar o cardpio anterior com o da fase 2, fazendo um esquema assim: Segunda = Fase 1, Tera = Fase 2, Quarta = Fase 1, Quinta = Fase 2 e assim por diante, ou seja, um dia ativar, outro acelerar. Desta forma, voc engana o metabolismo, e ele no estaciona e voc continuar emagrecendo gradualmente. Estima-se que nessa fase, com durao de 17 dias, possa se perder cerca de 3 a 4 kg. Alm dos alimentos sugeridos na fase 1, entram novos alimentos, veja quais so:

Alimentos como arroz integral, gros como quinoa e cerais como aveia, podem ser consumidos com moderao = 2 pores por dia (6 colheres de sopa). Esses alimentos ajudam na saciedade e controlam os nveis de glicose no sangue. Leguminosas tambm entram nessa fase, como feijo, ervilha, gro-de-bico, lentilha, assim como batata-inglesa, batata-doce, inhame, abbora e milho = 1 poro por dia (1/2 xcara de ch) Os alimentos acima devem ser consumidos at s 14:00 horas, respeitando os limites das pores. Mas por que com-los at s 14:00 horas? Segundo o Dr Mike Moreno, comer carboidratos at essa hora, reduz a quantidade de gordura armazenada. Alm do peixe e frango e peito de peru, entra tambm carnes vermelhas magras como patinho, fraldinha e alcatra e os frutos do mar tambm.

Sugesto de Cardpio para Fase 2 (1.400 calorias)


Caf da manh Opo 1 1 colher (sopa) de farelo de aveia 1 xcara (ch) de iogurte desnatado 3 colheres de salada de frutas (as permitidas) 1 colher (sopa) de flocos de quinua Opo 2 1 xc. de ch de ervas (verde, cidreira, hortel, camomila) 1 ovo quente (ou cozido) com 1 col. (caf) de gersal (gergelim tostado com sal e modo) 1 pera Opo 3 Mingau com 3 colheres (sopa) de flocos de quinua ou aveia cozidos com gua. Adicionar 1 ma ralada e salpicar canela vontade Lanche da manh Opo 1 1 pera assada com 2 col. (sopa) de cottage e gengibre ralado Opo 2 1 copo (200 ml) de gua de coco 1/2 xcara (ch) de morango Opo 3 1 pote de leite fermentado com lactobacilos Almoo Opo 1 1 xcara de batata cozida Salada de folhas, tomate e cogumelos vontade com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e 2 colheres (sopa) de aceto balsmico

1 poro mdia de fil-mignon grelhado Opo 2 1 prato (sobremesa) de salada de folhas verdes (rcula, agrio. alface), tomate, cenoura e nabo ralado* com 1 col. (sobremesa) de azeite, vinagre e sal 2 col. (sopa) de quinua em gro cozida Alcatra (ou outra carne magra) grelhada 1 ameixa vermelha Opo 3 1 xcara de macarro integral com molho de tomate e 5 camares mdios, temperados com ervas Salada de repolho branco, repolho roxo e cenoura ralada vontade com 1 colher (sopa) de azeite de oliva e cebolinha picada Lanche da tarde Opo 1 1 pote de leite fermentado com lactobacilos Opo 2 2 col. (sopa) de cottage com 4 nozes inteiras picadas Opo 3 3 ameixas secas batidas com 1/2 xcara de iogurte Jantar Opo 1 Sopa de legumes (cenoura, acelga, abobrinha, vagem) com carne magra desfiada Opo 2 1 prato fundo de sopa de lentilha com cenoura 1 fatia de lombo de porco magro em cubos Opo 3 Salada de folhas verdes (agrio, escarola e hortel), rabanete, pepino* com molho de iogurte (iogurte desnatado, azeite e sal) Abobrinha e pimento vermelho grelhados Peixe assado (ou cozido no vapor) com alecrim (ou coentro) Ao fim dessa fase j ter totalizado 34 dias de dieta e provavelmente voc poder ter perdido cerca de 8 a 10 kg. Se achar que j atingiu o peso ideal, v direto para a fase 4. Caso contrrio, siga para a prxima fase.

Dieta dos 17 dias Fase 3 conquistar


A fase 3 no difere muito da fase 2, exceto pelo fato de entrar novos alimentos como po e macarro integral com moderao e at uma taa de vinho ou um copo de cerveja permitido 1 vez por dia. A ideia que passado 34 dias, voc j tenha adquirido novos hbitos saudveis e j tenha um controle maior em relao aos desejos por doces e carboidratos. Essa etapa tambm dura 17 dias e o emagrecimento nessa fase ser mais lenta. O autor sugere que se faa atividade fsica, ao menos 17 minutos por dia. Alterne caminhadas, corrida, ciclismo, pular corda,

musculao, ou seja, qualquer exerccio que goste. Dessa maneira voc estar impulsionando o metabolismo e ajudando na queima de calorias. No se esquea: Carboidratos somente at s 14:00. Se passado os 17 dias, ainda tenha conquistado seu peso ideal, ento recomece a dieta novamente.

Sugesto de Cardpio para Fase 3 (1.500 calorias)


Caf da manh Opo 1 1 xcara de granola sem acar 2 frutas (ex.: 1 fatia de mamo e 8 morangos) 1/2 xcara de iogurte Opo 2 1 copo de vitamina de mamo com leite de soja com 1 colher (sopa) de farinha de linhaa 1 fatia de po sem glten tostado com 1 fatia de queijo magro e 2 fatias de peito de peru Lanche da manh Opo 1 1 copo de suco de tangerina 2 unidades de po sueco integral Opo 2 1 pera 1 barra de cereal (prefira as de quinua, gergelim, linhaa e frutas secas) Almoo Opo 1 4 colheres (sopa) de guisado com milho 3 colheres (sopa) de arroz integral 1 concha mdia de feijo Salada com alface americana, tomate e 1/4 de abacate em pedaos Opo 2 1/2 xcara de macarro de quinua ao molho de atum Salada de feijo branco (1/2 xcara) com pimento, tomate, cenoura e cebola verduras cozidas no vapor vontade 1 fatia de abacaxi Lanche da tarde Opo 1 1 ma 1 xcara de pipoca preparada sem manteiga Opo 2 1/2 xcara de iogurte com 1/2 xcara de cereal integral sem acar Jantar

Opo 1 1 panqueca (conta como poro de macarro) com recheio de iscas de frango, rcula Salada de folhas vontade, um pouco de cream cheese light e tomate seco sem leo Opo 2 1 poro de frittata (misture 1 batata pequena ralada, 2 ovos batidos, 2 colheres de farelo de aveia e organo e leve ao fogo em frigideira antiaderente untada at dourar dos dois lados) Salada de alface crespa, rcula e fatias de manga temperada com azeite e aceto balsmico

Dieta dos 17 dias Fase 4 manter


Bom, se voc chegou at aqui, ento bem provvel que atingiu seu peso to sonhado. Agora botar em prtica tudo que aprendeu e desfrutar de uma alimentao saudvel, sem aqueles viles que impedem que o seu metabolismo corra solto como uma pluma. Tente manter a dieta adequada durante a semana, procurando comer os carboidratos at s 14:00. Mas no fim de semana, voc pode se dar o luxo de cometer algumas extravagncias, com moderao claro. Do ponto de vista metablico, essas extravagncias podem at ser positivas, pois assim o ciclo de calorias sempre alterado, impedindo que o efeito plato e ioi se instale.

Dicas para a manuteno do peso


A dica que voc alterne constantemente os cardpios da fase 1, 2 e 3. Continue a ingerir bastante gua, no mnimo 8 copos por dia. Aumente o tempo de exerccios para 30 minutos. Evite o mximo que puder, durante a semana, os alimentos proibidos, deixando-os para com-los no fim de semana, com moderao claro. A ideia que mantenha seu peso, mas se extrapolar, retorne para a fase 1 ou 2 e recomece a dieta novamente.
[fonte: http://www.dietaemagrecerurgente.com]

Вам также может понравиться