Вы находитесь на странице: 1из 2

1

Escola SENAI Mario Amato Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental Curso Superior: Tecnologia em Polmeros Componente Curricular: Caracterizao de Polmeros - CPOL Mdulo: Final Unidade de Competncia: 2 Turma: 6PO 1 Semestre 2014 Carga Horria: 160 aulas

Docente: Eliseu William de Souza

Conhecimento: Caracterizao de polmeros e aplicaes.

Aluno(s):_________________________________________________________________________

SITUAO PROBLEMA Identificao simples de polmeros


A ser desenvolvida em dupla Numa aula ministrada sobre cincias dos materiais saiu uma discusso entre os alunos sobre a facilidade de identificar os diferentes tipos de materiais. Um dos alunos, afirmou imediatamente que os mais fceis de serem identificados so os metais, e perguntou: Quem no consegue diferenciar uma pea de cobre de uma pea de alumnio, ou mesmo uma pea de ao ou lato. Um dos alunos que possua mais afinidade com os polmeros, discordou do colega apresentando o seguinte argumento: os polmeros apresentam uma variedade muito maior de materiais e esto presentes no cotidiano das pessoas nas mais variadas formas. Alm disso, voc consegue identific-los usando tcnicas que compe a chamada identificao simples dos materiais polimricos. Supondo que voc seja o aluno com mais afinidade com os conceitos ligados identificao de polmeros, responda:

1) O que identificao simples de materiais polimricos? 2) Por que alguns polmeros so rgidos temperatura ambiente, como por exemplo, o PMMA, o PS e o PP, e outros so muito flexveis, como por exemplo, o PEBD, o PU e NBR? 3) A identificao simples envolve a queima do material polimrico onde so observados a cor da chama, o aspecto dos fumos caso existam, e o odor dos fumos aps a chama ser apagada. Diante do exposto, cite comportamento dos seguintes materiais no teste de queima: PET, PE, PVC, PP, PS, PA 66, PC e ABS. 4) Na reciclagem comum ser avaliada a densidade dos polmeros. Como funciona esse teste? Supondo que voc tenha uma quantidade de grnulos de PEAD misturado com POM, pergunta-se: possvel separar esses dois materiais? Explique. 5) Supondo que voc tenha amostras de PEAD, PS e PMMA e colocar em contato com acetona, o que voc imagina que ir acontecer com cada uma das amostras? Explique e justifique. 6) O que parmetro de solubilidade? Qual a importncia desse parmetro na aplicao e na caracterizao de polmeros? 7) Monte uma tabela com exemplos de 4 polmeros amorfos e quatro polmeros semi cristalinos submetidos ao contato com diferentes solventes que possam solubiliz-los. 8) Considerando a solubilizao de polmeros explique como feito o ensaio para a determinao da viscosidade do PET e do PVC.

Identificao Simples de Polmeros Parte 2


Uma empresa de processamento de materiais polimricos ficou algum tempo fora de atividade por problemas financeiros. Depois de algum a empresa foi adquirida por outra empresa maior que decidiu reiniciar o processo de produo de peas tcnicas. Dentre as aes necessrias para incio do processo produtivo foi necessria a identificao de todos os materiais termoplsticos armazenados na empresa. Os materiais disponveis em estoque eram os seguintes: PSU, PEI, PPS, PA 66, PU, PET, PBT, PP, PVC. O problema principal que nem todos os materiais tinham identificao. De posse dessas

informaes elabore uma metodologia de identificao de polmeros de modo que contemple avaliao da densidade, solubilidade (pelo menos trs solventes) e teste de queima.

Вам также может понравиться