Вы находитесь на странице: 1из 2

SISTEMA DE ENSINO

A lngua em todas as disciplinas


Por serem essenciais na formao escolar, a leitura e a escrita merecem ateno especfica dos professores das diversas reas
29/04/2009 18:18 Texto Luis Carlos de Menezes Foto: RAONI MADDALENA

Para o professor, examinar um mapa de geografia fazer um exerccio expressivo e pessoal sobre a escrita

Desde que nascemos, aprendemos a interpretar gestos, olhares, palavras e imagens. Esse processo potencializado pela escola, por meio da leitura e da escrita, o que nos d acesso a grande parte da cultura humana. Isso envolve todas as reas, pois, mais do que reproduzir o som das palavras, trata-se de compreend-las - e quem sabe relacionar termos como parfrase, latifndio, colonialismo e transgnico aos seus significados faz uso de um letramento obtido em aulas de Lngua Portuguesa, Geografia, Histria e Cincias, respectivamente. A chamada alfabetizao cientfico-tecnolgica mostra essa preocupao no ensino de Cincias. Falta muito, porm, para que as linguagens sejam objetivos da instruo e no s prrequisitos exclusivos das aulas de Lngua Portuguesa e Matemtica, como apontamos nesta coluna (edio 215, de setembro de 2008). A competncia de ler e escrever, alis, se desenvolve com a de "leitura do mundo" no sentido usado por Paulo Freire - e todo educador deve fazer isso sozinho e em associao com seus colegas. Cada estudante que, numa aula de Geografia, examina um mapa ou guia de ruas, assinala locais por onde passa e comenta em texto experincias ali vividas, alm de aprender a se situar, faz um exerccio expressivo e pessoal da escrita. Isso tambm pode ser um trabalho coletivo, como a maquete que vi numa cidadezinha mostrando a escola, o estdio, o hospital, a praa e a prefeitura. Estavam ali representados tambm o rio, com os pontos onde transborda e em que ocorre o despejo irregular de lixo. Cartazes ao lado comentavam o surgimento da cidade, a vida econmica e os problemas ambientais, com linguagem aprendida em aulas de Arte, Cincias, Geografia, Histria e Lngua Portuguesa.

Mas essa prtica s muda as estatsticas de alfabetizao quando faz parte da rotina escolar. H

uma queixa frequente de que por lerem mal os alunos tm dificuldade com certos contedos. Diante dela, a escola deve trocar o crculo vicioso - em que o despreparo na lngua dificulta a aprendizagem de outras matrias e perpetua o despreparo - por um crculo virtuoso - em que a leitura e a escrita melhorem em todas as reas e ajudem na aprendizagem de qualquer contedo. De certa forma, todos os professores devem dar continuidade ao processo de alfabetizao, em que os pequenos leem e escrevem sobre suas relaes pessoais ou sociais e sobre as coisas da natureza, entre outros temas. Para cumprir esse objetivo, igualmente importante lanar mo de vrios meios e atender aos interesses de crianas e jovens, muitas vezes relacionados s novas tecnologias. Buscas pelo contedo de enciclopdias ou por letras de msica podem ser feitas pela internet. Nada impede que, alm de escreverem agendas e dirios e publicarem notas nos murais da escola, eles enviem torpedos por celular, conversem em chats ou enviem mensagens por e-mail. Se houver equipamentos suficientes, os alunos podem registrar e editar seus textos em computadores. Se no, pode-se realizar atividades em grupo na prpria escola ou em equipamentos pblicos. A crescente importncia desses meios mais um estmulo para o domnio da escrita, at porque os CDs, DVDs e pendrives logo faro - se j no fazem - parte da vida escolar tanto quanto livros e cadernos. Com esses e outros meios, aprende-se a ler e escrever todo o tempo e em qualquer disciplina, e ainda melhor quando a coordenao pedaggica orientar a equipe nesse sentido. O ideal que todos sejam preparados para aes conjuntas, mas j faz uma enorme diferena se, antes de cada aula, os docentes souberem quais linguagens desenvolvero com os alunos e como vo estimullos a ler os textos e a escrever o que aprenderam, as dvidas que restaram e seus pontos de vista sobre aspectos polmicos.

Disponvel em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/lingua-todas-disciplinas-467281.shtml Acesso em: 01/02/2014

Вам также может понравиться