Вы находитесь на странице: 1из 4

ORGANIZAO E LIDERANA ECLESISTICA RESENHA DE ORGANIZAO E LIDERANA ECLESISTICA Aplicao Prtica na Igreja Local KILINSKI, kenneth K.

& WOFFORD, Jerry C. Organizao e Liderana na Igreja Local. So Paulo: Ed. Vida Nova, 1987. 222 p. Uma excelente parceria entre um pastor e um psiclogo, produz uma obra abarcadora no auxlio administrao, organizao e liderana eclesistica. O ttulo da obra enfatiza, "Igreja local", desejando atingir carncias existentes nos aspectos gerais do funcionamento da Igreja local, visvel. Embora com certo tempo de existncia, o assunto analisado no muda tanto, isto porque, busca embasamento psicolgico para o trato com questes administrativas. O livro "Organizao e Liderana na Igreja Local", interessar a todos que esto envolvidos nos processos internos da Igreja, seja de que tamanho, sistema eclesistico, denominao for. Os autores no se limitam a "universos denominacionais". Utilizando-se de bastantes grficos, a obra abrange basicamente o ser humano como objeto de preparao para uma boa Organizao, administrao e Liderana com xito no servio eclesistico. Os autores dividiram a obra em trs partes. A primeira trata do aperfeioamento dos santos, o desenvolvimento da pessoa para ser um bom lder e liderado. A Segunda o servio propriamente dito, o desafio da liderana. E finalmente a terceira, aborda a edificao, a conduo da organizao da Igreja.

Quando analisa o aperfeioamento dos santos na primeira parte, procura, claro que especialmente o autor que psiclogo, Jerry Wofford, avaliar o homem e suas necessidades. S ento trabalha a questo da seleo e treinamento para o servio cristo de acordo com os dons identificados em todo o processo. H um excelente apanhado dos tipos de dons encontrados na igreja e pesquisa que podem ser aplicadas, desde que adaptadas para tentar identificar os dons existentes na Igreja. Quando inicia a Segunda parte da obra, h preocupao em se definir quais os tipos de lideranas existentes, suas vantagens e desvantagens para o servio cristo. Mediante a definio de que o sistema de realizao e ordem do grupo so mais adequados ao xito na Igreja crist, busca-se apresentar propostas para a motivao correta dos que esto envolvidos no servio cristo. Os conflitos interpessoais sempre existiro, mas os autores apresentam propostas e solues para resoluo ou pelo menos atenuao dos mesmos. A comunicao eleita pelos autores como a chave para evitarse boa parte dos conflitos. Se a comunicao inexistente ou ineficaz, as conseqncias imediatas sero os conflitos. Nos conflitos interpessoais, a presena do lder ser importantssima, na medida em que ele conduzir seus liderados maturidade mediante a comunicao eficaz, clara, objetiva e prtica. O lder tem que estar preparado no processo de administrao, organizao e liderana, com as resistncias s mudanas necessrias. O comodismo, a preguia at, o medo do novo, so impecilhos para que se descubra novos mtodos e maneiras de atuar no processo eclesistico. Ao apresentar o perfil de uma Igreja inovadora, os autores preocupam-se em sugestes para vencer as resistncias pessoais mudana. Edificar o Corpo de Cristo, atravs da Igreja local, o objeto de estudo da terceira parte da obra. Nela, os autores analisam o desafio que conduzir a organizao da Igreja, propriamente dita.

Definindo a Igreja como organismo e comunidade, traa os objetivos primrios e secundrios, preocupando-se tambm no ensino de como se traar objetivos. Na formao estrutural da administrao local, alguns modelos so sugeridos e associaes e coordenaes de funes. Para o xito na liderana, os autores utilizam o captulo 14 para tratar da autoridade e poder de influncia e quais os tipos de poder e vantagens e desvantagens do uso do poder de autoridade. Como j proposto pelos autores, o sistema de realizao e ordem do grupo esmiuado e o trabalho propriamente dito no processo de delegao e descentralizao. O quadro vocacional tido como muito importante pelos autores, no sentido de se estruturar as tarefas existentes. A necessidade de avaliao constante, ajudar sempre na proposio de novas tarefas e principalmente na maneira de como sero colocadas em prtica para toda a equipe. Os conceitos de planejamento a longo prazo trabalhado basicamente em quatro questes : onde estamos, para onde queremos ir, como chegar e quando chegar. Sempre devendo-se fazer a reviso ao final do processo. No planejamento anual da Igreja, importante definir quem estabelece os alvos, onde so fixado e como fix-los. Vrios grficos so apresentado para efetivao contbil e fixao dos relatrios da igreja. O penltimo captulo trata do processo decisrio. De onde surgem as decises, buscando solues, como chegar a uma deciso e os problemas das indecises, quando so adiadas e no estruturadas. Concluem a obra, tratando dos recursos existentes na Igreja e como utiliz-los e otimiz-los da melhor maneira possvel. Uma das virtudes da presente obra a sua pragmaticidade. Os conceitos apresentados, podem ser adotados sem dificuldades por todos que tiverem contato com a mesma. recomendada a todos que esto envolvidos em liderana crist, principalmente aos pastores e ministros da Igreja local. Como sugesto, pode-se apresentar a melhora da qualidade do

livro como um todo. Grficos coloridos, melhor distribudos, organizados e com clareza na exposio. A qualidade do papel pode ser melhorada, inclusive a capa e contracapa. Quanto ao contedo, por ser demasiadamente prtico, deixa de confrontar a viabilizao diante de mtodos. Como crtica pode ser apontado a falta de resultados corroborando as tcnicas apresentadas. O tema no original, mas a maneira que foi abordado, usa de bastante criatividade e originalidade, at porque h dois autores na produo, por isso o contedo bem dosado entre o produto da tcnica, o homem, e a tcnica em si, administrao e gerenciamento eclesistico. Os autores contribuem no universo eclesistico com uma obra agradvel de ler, contextualizada e aplicvel em qualquer contexto, por esse e outros motivos a recomendao para sua leitura e reflexo uma constante. Pr. Jos Ricardo Ramos Pimentel

Вам также может понравиться