Вы находитесь на странице: 1из 5

Olá pessoal!

Segue uma pequena lista de exercícios que julgo serem importantíssimas para provas do CESPE-UnB. Como vocês puderam perceber ao longo do curso, construir inúmeras tabelas de valorações é condição sine qua non (necessária) para se dar bem em provas desta importante banca.

01. As seguintes equivalências lógicas descritas a seguir mostram maneiras alternativas de negar proposições compostas. Demonstre-as utilizando tabelas-verdade.

~ (

p

↔ ⇔ ↔

q

p

)

(

~

q

)

~ (

p

)

↔ ⇔

q

(~

p

q

)

~ (

p

q

)

( p q

)

 

~ (

p

)

∧ ⇔

q

(

p

~

q

)

~ (

p

)

∧ ⇔

q

(

q

~

p

)

Resolução

 

Vejamos a solução das três primeiras equivalências. Estamos trabalhando com duas proposições simples, portanto o número de linhas da tabela-verdade é igual a 2 2 = 4. Neste caso, sempre devemos começar com os possíveis valores lógicos para as proposições simples componentes: , , ~ , ~ . Em seguida devemos determinar os valores lógicos das proposições que se encontram dentro dos parênteses. Determinamos os valores de lembrando que uma proposição composta pelo “se e somente se” só é verdadeira se as proposições componentes tiverem valores iguais (linhas 2 e 3). Facilmente determinamos agora os valores de ~ bastando apenas para isso trocar os valores lógicos de . Feito isso, teremos já o primeiro membro das três primeiras equivalências. Devemos agora determinar os valores de ~ , ~ e . Lembrando novamente que uma proposição composta pelo “se e somente se” é verdadeira se as proposições componentes tiverem valores iguais e que o símbolo significa “ou exclusivo” e que uma proposição composta por esse conectivo é verdadeira quando apenas uma das proposições componentes for verdadeira.

~

~

~

~

~

V

V

F

F

V

F

F

F

F

V

F

F

V

F

V

V

V

V

F

V

V

F

F

V

V

V

V

F

F

V

V

V

F

F

F

F

Vejamos agora a solução das duas últimas equivalências. Novamente teremos quatro linhas e a disposição padrão do início da tabela verdade com as proposições simples componentes: , , ~ , ~ . Em seguida devemos determinar o valor lógico de . Assim, estamos prontos para determinar os valores lógicos

das proposições participantes das equivalências. Vale lembrar que uma proposição composta pelo ”

conectivo “Se

então

só é falsa quando o antecedente é verdadeiro e o consequente é falso (VF). Eis a

 

...

,

...

tabela:

   

 

~

~

~

~

~

 
 

V

V

F

F

V

F

F

F

 

V

F

F

V

F

V

V

V

 

F

V

V

F

F

V

V

V

 

F

F

V

V

F

V

V

V

02. Construa a tabela-verdade das seguintes proposições compostas e demonstre que todas são tautológicas.

das proposições participantes das equivalências. Vale lembrar que uma proposição composta pelo ” conectivo “Se então

Resolução

Em cada uma das proposições compostas teremos:

2 2 = 4 linhas, se forem duas proposições simples componentes. 2 3 = 8 linhas, se forem três proposições simples componentes.

Sempre começaremos com as disposições padrões das proposições simples e procuraremos construir as proposições que estão dentro dos parênteses.

3
3
3
4
4
4
5