Вы находитесь на странице: 1из 2

ELeMeNTO QUMICO

At
252

ASTATO
Nmero Atmico Massa Molar (istopo mais estvel) Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Densidade

Recebido em 23/07/2010, aceito em 17/07/2011

Jlio Carlos Afonso

Z = 85 M = 209,99 gmol Tf = 302 C (estimado) Te = 337 C (estimado) 7 g/cm3 (estimado)

Nas primeiras dcadas do sculo XX, medida que a tabela peridica de Mendeleev era preenchida com a descoberta de novos elementos, vrios grupos de pesquisa se dedicaram identificao das ltimas posies vazias da tabela (Z = 43, 61, 85 e 87). Apesar da sofisticao das tcnicas de separao e de anlise, a descoberta de tais elementos mantinha-se como um desafio. As primeiras buscas ao elemento 85 comearam em 1925, envolvendo toda uma variedade de amostras naturais (minrios de mangans, ferro, urnio, guas do Mar Morto, ampolas de gs radnio, iodo elementar etc.). As descobertas anunciadas mostraram-se mais tarde falsas. Somente na dcada de 1940 que a existncia desse elemento foi, enfim, inequivocamente comprovada. Em 1931, o fsico americano Fred Allison (1882-1974) e sua equipe, do Instituto Politcnico do Alabama, anunciaram a descoberta de istopos do elemento 85 com uma metodologia de anlise qumica que eles desenvolveram o mtodo magneto-ptico , que se revelaria capaz de distinguir istopos de um mesmo elemento qumico, fato ento notvel. Eles citam que obtiveram 2 g do elemento 85 a partir de uma amostra de monazita (um minrio de fosfato de elementos da srie lantandia, contendo teores considerveis de trio, abundante no Brasil). Allison o denominou alabamino (smbolo Ab), relativo ao estado norte-americano do Alabama. Essa denominao, bem como alabmio (de alabamium, smbolo Am), perdurou em livros-texto de qumica e em tabelas peridicas at o final dos anos 1940. Entretanto, ainda nos anos 1930, a descoberta de Allison e sua equipe foi questionada, vindo a ser provada como errnea. Em 1939, o romeno Horia Hulubei (1896-1972) e a francesa Yvette Cauchois (1908-1999), utilizando uma ampola contendo radnio, observaram linhas espectrais desconhecidas alm das que pertenciam ao gs nobre. Eles supuseram que pelo menos algumas delas poderiam corresponder ao elemento 85. Tal descoberta foi imediatamente comunicada comunidade cientfica. No ano seguinte, o fsico Walter Minder (1905-1992) notou uma emisso beta (eltron) de fraca intensidade em uma
A seo Elemento qumico traz informaes cientcas e tecnolgicas sobre as diferentes formas sob as quais os elementos qumicos se manifestam na natureza e sua importncia na histria da humanidade, destacando seu papel no contexto de nosso pas.
QUMICA NOVA NA ESCOLA

amostra de polnio. Em uma cmara de ionizao dupla contendo um eletrmetro, Minder sugeriu que o suposto novo elemento era anlogo quimicamente ao iodo, chegando a propor o nome helvcio (smbolo Hv) de Helvetia (nome latino para a atual Sua). Contudo, ele prprio reconhecia a fragilidade daquela descoberta. Em 1940 e 1941, em Roma, Manuel Valadares (1904-1982) refez os experimentos de Hulubei e Cauchois com uma amostra maior de radnio, vindo a detectar mais raias espectrais desconhecidas, alm daquelas anteriormente vistas. Em outubro de 1944, em Londres, Hulubei divulgou Royal Academy of Science a identificao espectroscpica completa do elemento 85, aps um paciente e perseverante trabalho de interpretao. Nessa poca, ele props o nome Dor (Do), evocando o desejo de uma paz duradoura aps o terror que ainda se vivia com a II Guerra Mundial. Em 1940, Dale R. Corson (1914-), Kenneth R. McKenzie (1912-2002) e Emilio Segr (1905-1989) bombardearam bismuto com partculas alfa (ncleos de hlio) em um cclotron na Universidade de Berkeley, vindo a confirmar efetivamente que o elemento 85 havia sido isolado pela primeira vez. Em 1947, eles propuseram o nome astato, do grego astatos, significando instvel. Tamanha dificuldade em identificar o elemento 85 na natureza se justifica pela extrema instabilidade de todos os seus istopos. Somente em 1943 que os pesquisadores austracos Berta Karlik (1904-1990) e Traude Bernet apresentaram as primeiras evidncias da presena do astato em minrios de urnio e trio. Na natureza, existem quatro istopos: 218At (srie do 238U), 216At (srie do 232 Th), 219At e 215At (srie do 235U). Dentre eles, o de meia vida mais longa o 219At (56 s). Alm disso, eles so produzidos em diminutas propores (< 0,02%) a partir da desintegrao dos radioistopos que lhes precedem nas sries de decaimento radioativo. Assim, no de se estranhar que ele seja considerado (inclusive no Livro dos Recordes Guinness World Records) o elemento mais raro da natureza. impossvel isol-lo de fontes naturais, pois se estima que haja menos de 28 g em toda a crosta terrestre. Por isso, embora seja um elemento existente na natureza, s se consegue obt-lo de forma artificial. Ele produzido da mesma forma como foi descoberto: pelo bombardeamento de bismuto (209Bi) com partculas alfa de alta energia. Os istopos produzidos, 210At (8,1 h) e 211At
Vol. 33, N 4, NOVEMBRO 2011

Astato

(7,2 h), so os de meia vida mais longa do elemento. O astato separado mediante destilao em presena de ar, j que ele bem mais voltil que o bismuto. Presume-se que o astato elementar seja um slido negro, tendo em vista o escurecimento progressivo das substncias simples dos halognios (F2 a I2) com o incremento do nmero atmico. A proximidade de seus pontos de fuso e de ebulio sugere que o astato deve sublimar como o iodo a temperaturas mais elevadas. O astato elementar solvel em solventes orgnicos (CCl4, CHCl3, benzeno etc.), o que permite a sua extrao de solues aquosas como o iodo e o bromo. O trabalho com o astato envolve condies de elevada diluio (concentraes da ordem de 10-11 a 10-13 M), mediante o emprego da tcnica de arraste com outros elementos, particularmente o iodo, ou a espectrometria de massas (anlise dos compostos de astato em fase gasosa). Os dados conhecidos sobre a qumica do astato confirmam as expectativas com base na extrapolao das propriedades dos compostos dos demais halognios. No ainda certo se ele forma molculas diatmicas (At2), mas combina-se com hidrognio, formando HAt, um hidrcido (cido astatdrico) extremamente forte. Forma compostos aparentemente inicos com metais alcalinos e alcalino-terrosos (NaAt, CaAt2 e MgAt2) e precipitado junto com o iodo ao reagir com sais solveis de prata (AgAt), chumbo (AgAt2) e tlio (TlAt). Em soluo de hidrxido de sdio, parece se desproporcionar da mesma forma que cloro, bromo e iodo, de acordo com a reao presumvel 3 At2 + 6 NaOH 5 NaAt + NaAtO3 + 3 H2O. Com o carbono, foram

relatados os compostos CAt4 e CH3At. So conhecidos ainda os compostos inter-halognicos AtCl, AtBr e AtI. O on At- (astateto) obtido mediante reduo do astato com zinco, magnsio, SO2 ou Na2SO3 em meio de NaOH. Ele deslocado pelos demais halognios, correspondendo regra de que um halognio mais leve desloca o mais pesado de suas combinaes no nmero de oxidao -1. Ele tambm oxidado pelos ons Cu2+ e Fe3+, tal como o on I-. O potencial padro de reduo At (At2) + e- (2 e-) At- (2 At-) da ordem de 0,2 V, confirmando o decrscimo da reatividade e do poder oxidante do halognio com a elevao do nmero atmico. A oxidao do astato ao nmero de oxidao +5 (on astatato, AtO3-) conhecida, sendo um agente oxidante mais fraco que o on iodato (IO3-). No h ainda evidncias do nmero de oxidao +7, mas a julgar o comportamento do iodo e do polnio, a oxidao do astato a esse nvel deve ser um processo difcil. Por outro lado, sabe-se que o elemento forma uma espcie catinica quando tratado com HNO3 concentrado em presena de K2Cr2O7 (dicromato de potssio). O astato em soluo aquosa tende a aderir s paredes de recipientes de vidro, assemelhando-se nesse particular ao bismuto e ao polnio. Estudos com porcos, macacos, ratos e at seres humanos revelaram que o astato acumula-se na tireoide como o iodo, mas uma quantidade significativa distribui-se pelo corpo com tendncia a se concentrar no fgado. At bem pouco tempo atrs, o astato era apenas uma curiosidade cientfica e um exerccio de previsibilidade de propriedades fsicas e qumicas de seus compostos com base na extrapolao das propriedades dos compostos anlogos dos demais halognios e de outros elementos vizinhos. O istopo 211At, emissor alfa, foi pesquisado para servir no diagnstico das doenas da tireoide e tem potencial no tratamento de vrias formas de cncer, especialmente tumores de pequenas dimenses.
Jlio Carlos Afonso (julio@iq.ufrj.br), graduado em Qumica e Engenharia Qumica e doutor em Engenharia Qumica pelo IRC/CNRS (Frana), professor associado do Departamento de Qumica Analtica do Instituto de Qumica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

253

Tabela Peridica da antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Escola Politcnica da UFRJ), dcada de 1940, hoje no Instituto de Qumica da UFRJ. Nela, observam-se antigos smbolos que foram mudados aps a 15 reunio da Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC), em Amsterdam, em 1949: Cb (colmbio, hoje nibio, Z = 41); Ma (masrio, hoje tecncio, Z = 43); Il (ilnio, hoje promcio, Z = 61); Ab (alabamino, hoje astato, Z = 85); Vi (virgnio, hoje frncio, Z = 87). Trio (Z = 90), protactnio (Z = 91) e urnio (Z = 92) esto posicionados abaixo de hfnio, tntalo e tungstnio, respectivamente. O smbolo do argnio (Z = 18), A, foi mudado para Ar em 1957. Destaca-se ainda o nutron como elemento de nmero atmico zero, posicionado no grupo dos gases nobres. O padro de massas dos qumicos era baseado no oxignio (mistura isotpica), sendo que foi mudado para 12C em 1961 aps acordo entre a IUPAC e a IUPAP (Unio Internacional de Fsica Pura e Aplicada).
QUMICA NOVA NA ESCOLA Astato

Para saber mais


HYDE, E.K. Francium and astatine. Journal of Chemical Education, n. 36, p. 15-19, 1959. CORSON, D.R.; MACKENZIE, K.R. e SEGR, E. Artificially radioactive element 85. Physical Review, n. 58, p. 672-678, 1940. KOPPENOL, W.H. Paneth, IUPAC and the naming of elements. Helvetica Chimica Acta, n. 88, p. 95-99, 2005. LAVRUKHINA, A.K. e POZDNYAKOV, A.A. Analytical chemistry of technetium, promethium, astatine and francium. Londres: Ann Arbor-Humphrey Science Publishers, 1970. p. 227-260. ROY, K. e LAHIRI, S. Production and separation of astatine radionuclides: some new addition to astatine chemistry. Applied Radiation and Isotopes, n. 66, p. 571-576, 2008. WILBUR, D.S. Overcoming the obstacles to clinical evaluation of 211At-Labeled Radiopharmaceuticals. Journal of Nuclear Medicine, n. 42, p. 1516-1518, 2001.
Vol. 33, N 4, NOVEMBRO 2011

Вам также может понравиться