Вы находитесь на странице: 1из 16

1.

Introduo
Ao longo dos anos, varias centenas de diferentes grupos adimensionais importantes para a Engenharia foram identificados. Seguindo a tradicao , cada um desses grupos recebeu o nome de um cientista ou Engenheiro proeminente, geralmente daquele que, pela primeira vez , o utilizou.O entendimento do significado fisico desses grupos tambem aumenta a percepcao dos fenomenos que estudamos. As forcas encontradas nos fluidos em escoamento inclui as de inercia, viscosidade, pressao, gravidade, tenso surpeficial e compressibilidade. A razo entre duas forcas quaisquer sera adimensional.

1.1. Conceitos fundamentais


H muitos problemas de interesse no campo da mecnica dos fluidos, no mundo real dos projetos, que no podem ser resolvidos usando apenas as equaes diferenciais e integrais. Muitas vezes necessrio apelar aos mtodos experimentais para estabelecer relaes entre as variveis de interesse. Como estudos experimentais so geralmente muito caros, necessrio manter as experimentaes em um nvel mnimo. Isso feito usando uma tcnica chamada anlise dimensional, que baseada na noo de homogeneidade dimensional - na qual todos os termos em uma equao devem ter as mesmas dimenses no possvel somar mas com laranjas.

1.2 Definio
O que e um numero adimensional? Uma grandeza adimensional quando expressa apenas por seu valor numrico; nesse caso, a relao entre as unidades de base que constituem a unidade derivada igual a um e, portanto, a unidade de uma grandeza adimensional o nmero 1. A unidade de uma grandeza adimensional no precisa acompanhar o valor numrico da grandeza, a no ser em casos onde recebe um nome especial e consagrado pelo uso popular; o caso do ngulo plano e da percentagem, quando para o primeiro h o costume de informar o valor numrico acompanhado de sua unidade, o radiano, enquanto que, para a segunda o smbolo % substitue os nmeros 0,01 ou 10-2. Apenas como exemplo o ngulo de um talude de corte ter seu valor indicado por 1,285 rad, enquanto que, o teor de umidade de uma camada
1

compactada ser expresso por uma das diferentes maneiras: 0,151 = 15,1 x 0,01 = 15,1 x 10-2 = 15,1 %. Os grupos adimensionais:
Nome Campo de aplicao

Nmero de Abbe

ptica (disperso em materiais pticos)

Nmero de Arquimedes

Movimento de fluidos devido a diferenas de densidade

Nmero de Bagnold

Fluxo de gros, areia, etc.

Nmero de Biot

Condutividade superficial vs. volumtrica de slidos

Nmero de Bodenstein

Distribuio do tempo de residncia

Nmero de Bond

Fora capilar devido flotao

Nmero de Brinkman

Transferncia de calor por conduo entre uma superfcie e um lquido viscoso

Nmero de Brownell Katz

Combinao do nmero de capilaridade e o nmero de Bond

Nmero de Capilaridad

Fluxo devido tenso superficial

Nmero de CourantFriedrich-Levy

Resoluo numrica de equaes diferenciais

Nmero de Damkhler

Escala de tempo de uma reao qumica vs. o fenmeno de transporte

Nmero de Dean

Vrtices em tubulaes curvas

Nmero de Deborah

Reologia dos fluidos visco elsticos

Nmero de Eckert

Transferncia de calor por conveco

Nmero de Ekman

Geofsica (foras de atrito por viscosidade)

Nmero de Etvs

Determinao da forma da gota

Nmero de Euler (fsica)

Hidrodinmica (foras de presso vs. foras inerciais)

Nmero de Fopplvon Karman

Flambagem de cascas delgadas

Nmero de Fourier

Transferncia de calor

Nmero de Fresnel

Difrao

Nmero de Froude

Foras inerciais vs. gravitacionais em fluidos

Nmero de Galilei

Fluxo viscoso devido gravidade

Nmero de Graetz

Fluxo de calor

Nmero de Grashof

Conveco natural

Nmero de Hagen

Conveco forada

Nmero de Karlovitz

Combusto turbulenta

Nmero de Knudsen

Aproximao do contnuo em fluidos

Nmero de Laplace

Conveco natural em fluidos miscveis

Nmero de Lewis

Difuso molecular vs. difuso trmica

Nmero de Mach

Dinmica dos gases (velocidade do gs vs. velocidade do som)

Nmero de Reynolds magntico

Magneto-hidrodinmica

Nmero de Marangoni

Fluxo de Marangoni

Nmero de Morton

Determinao da forma da gota

Nmero de Nusselt

Transferncia de calor com conveco forada

Nmero de Ohnesorge

Atomizao de lquidos, fluxo de Marangoni

Nmero de Pclet

Problemas de advecodifuso

Nmero de Peel

Adeso de microestruturas sobre substratos

Nmero de Prandtl

Conveco forada e natural

Nmero de Rayleigh

Foras de flotao e viscosas em conveco natural

Nmero de Reynolds

Foras de inrcia vs. viscosas em fluidos

Nmero de Richardson

Efeito da flotao na estabilidade dos fluxos

Nmero de Rossby

Foras inerciais em geofsica

Nmero de Schmidt

Dinmica de fluidos (transferncia de massa e difuso)

Nmero de Sherwood

Transferncia de massa e conveco forada

Nmero de Sommerfeld

Lubrificao de bordas

Nmero de Stanton

Transferncia de calor com conveco forada

Nmero de Stefan

Transferncia de calor durante mudanas de fase

Nmero de Stokes

Dinmica da partcula

Nmero de Strouhal

Fluxos contnuos e pulsantes

Nmero de Taylor

Fluxos rotacionais

Nmero de Weber

Fluxos multifsicos sobre superfcies curvas

Nmero de Weissenberg

Fluxos visco elsticos

Nmero de Womersley

Fluxos contnuos e pulsantes

1.3 Vantagens da utilizao dos nmeros adimensionais na pesquisa de uma lei fsica
Mostraremos por meio de um exemplo a vantagem do uso dos nmeros adimensionais no que diz respeito economia de tempo e recursos na pesquisa de um certo fenmeno fsico. O exemplo ser abordado de uma forma qualitativa, no sendo apresentado nenhum resultado numrico. Suponhamos que se deseje determinar a fora F de resistncia ao avano de uma esfera lisa mergulhada num fluido. Tal fora costuma ser chamada de fora de arrasto ou arraste. O pesquisador verificou, em um laboratrio, que essa fora depende, qualitativamente, do dimetro (D) e da velocidade (v) da esfera, da massa especfica ( do fluido e da viscosidade dinmica ( do mesmo (Figura 1)

Figura 1

Note-se que tal determinao ser feita em laboratrio, num tnel aerodinmico ou num canal de provas, dependendo de o fluido ser um gs ou um lquido, respectivamente. A medida da fora ser efetuada por meio de um dinammetro, ao qual sero fixadas esferas de diferentes dimetros. As velocidades do lquido ou gs so variadas de forma a se obter o efeito do movimento relativo entre o fluido e a esfera. A pesquisa visa a determinar.

seja analtica ou graficamente. Inicialmente sero fixados e construindo F em funo de D utilizando a velocidade como parmetro. Posteriormente, devero ser
6

verificadas as variaes da fora com a viscosidade e com a massa especfica. Essa determinao implica a construo de inmeros diagramas, desde que se queira uma idia precisa dessa variao. Em cada caso, dever ser fixada uma massa especfica e ser variada a viscosidade, e vice-versa. A figura 2 mostra claramente o grande nmero de diagramas que devero ser construdos na pesquisa. O tempo gasto nessa construo seria enorme, alm dos problemas de ordem prtica provocados pela necessidade obteno de fluidos de massa especfica fixa e viscosidade varivel,e vice-versa.

Figura 2

Diante das dificuldades dessa operao, como ela poderia ser simplificada em termos de tempo e recursos. Suponhamos a existncia dos seguintes nmeros adimensionais: (nmero de Reynolds)

Nota-se que, por enquanto, no se sabe como foram obtidos, nem se a pesquisa vlida. Vejamos agora como o uso dos adimensionais facilitara o trabalho. Seja a nica esfera de dimetro D e um nico fluido de massa especfica e viscosidade .
7

Varia-se v e medem-se as variaes de F no dinammetro. Obtida uma tabela de F em funo de v, pode-se tabelar e , sendo que os dois adimensionais esto interligados pela existncia da velocidade em ambas as expresses. Logo, para cada existe um e ser possvel construir o diagrama = ( ) (Figura 3) Note-se que, sendo e nmeros adimensionais, as coordenadas de cada ponto da curva independem dos valores individuais de dependendo da combinao de todos esses valores. Assim, o fato de se ter utilizado uma nica esfera e um nico fluido no tirar a generalidade da pesquisa. Dessa forma, por exemplo, o ponto indicado na figura 3 cujas coordenadas so = 100 e pode corresponder a qualquer conjunto de valores combinao de , desde que desde que . e a qualquer

Cada ponto da curva da figura envolve as infinitas combinaes de valores das variveis. O problema da determinao da fora de arrasto sobre a esfera fica assim resolvido.

2. Alguns grupos adimensionais 2.1. Nmero de Reynolds


1. Conceito O nmero de Reynolds o parmetro adimensional que relaciona as foras inerciais e as foras viscosas da vazo de um fluido incompressvel, na ausncia de campo gravitacional. Ele foi formulado em 1883 por Osborne Reynolds e recebeu este nome em 1923. Ele simbolizado por Re ou NRe. tambm chamado de nmero V de Damkohler V (DaV). 2. Significado fsico O nmero Re somente reflete os efeitos do fluido e no considera os outros fatores, tais como rugosidade das paredes da tubulao, obstrues e curvas da tubulao. O nmero Re determina a relao de duas quantidades de trabalho feitas no fluido que se move: a energia cintica e o trabalho contra o atrito interno. Re pequeno significa que o trabalho feito contra o atrito predomina e Re grande significa que a energia cintica predomina. O fluido ideal, sem viscosidade e sem atrito interno possui Re infinito. 3. Relao matemtica A expresso matemtica do nmero Re a seguinte:

Onde L a dimenso caracterstica do corpo v a velocidade do fluido, a densidade do fluido, a viscosidade absoluta do fluido. Outro modo de apresentar Re Re = Lvn onde v a viscosidade cinemtica do fluido, que vale
9

A dimenso L do corpo pode se referir ao dimetro da placa de orifcio. A viscosidade absoluta deve ser constante. Assim, quando se expressar o Re relativo a um fluido no-newtoniano, deve-se assumir que a viscosidade seja constante; a relao matemtica de Re para fluidos no newtonianos complexa. A densidade deve ser constante. O nmero Re se aplica ao gs, desde que sua densidade seja assumida constante e sejam definidas as condies de presso e temperatura. Por ser adimensional, o nmero Re possui o mesmo valor, qualquer que seja o sistema consistente de unidades usado para definir os constituintes. No Sistema Internacional, por exemplo, [Re] = [kg/m3] [m/s] [m]/ [kg/m.s] = 1

2.2 Nmero de Froude

Fr

V gL

O nmero de Froude um nmero adimensional que representa a razo entre as foras de inrcia e as foras de gravidade. O nmero de Froude separa os escoamentos supercrticos dos subcrticos, e seu valor, no regime crtico, 1. Escoamento super-crtico: o nmero de Froude maior do que 1 Escoamento sub-crtico: o nmero de Froude menor do que 1 Aplica-se aos fenmenos que envolvem a superfcie livre do fluido; til nos clculos de ressalto hidrulico, no projeto de estruturas hidrulicas e no projeto de navios;

10

2.3 Nmero de Euler O nmero de Euler (Eu) um nmero adimensional utilizado em mecnica dos fluidos. Ele corresponde descrio das foras de presso e das foras de inrcia e serve para descrever as perdas em um fluido em movimento. Seu nome deve-se a Leonhard Euler, um matemtico e fsico suio. definido como

Onde: p - diferena de presso - massa volmica v - velocidade Tem extensa aplicao nos estudos das mquinas hidrulicas e nos estudos aerodinmicos

2.3

Nmero de Mach

A velocidade Mach ou Mach (Ma) uma unidade de medida de velocidade. definida como a relao entre a velocidade do objeto e a velocidade do som:

onde: o nmero Mach a velocidade mdia relativa do objeto a velocidade mdia do som

11

A nomeao desta velocidade se deu em homenagem ao fsico e filosfo austraco Ernst Mach que publicou em 1877 a sua teoria de um corpo capaz de ultrapassar a velocidade do som. Um Mach (Ma), possui a velocidade de 1224 km/h, sendo considerada a velocidade mnima para que qualquer corpo consiga ultrapassar a barreira do som. Para que os fsicos pudessem fazer clculos mais precisos foram criados 5 categorias de velocidade para determinar em que velocidade est o corpo: Subsnica: Ma < 1 Transnica: 0.8 < Ma <1.2 Snica: Ma = 1 Supersnica: Entre 1.2 Ma e 5 Ma Hipersnica: Ma > 5 A velocidade transnica est entre a velocidade sub e supersnica. O perodo trnsonica inicia quando as primeiras partes do avio alcanam Ma>1 e comea a aparecer uma barreira de ar em volta das asas do avio. Quando finalmente o avio ultrapassa a velocidade snica, segue-se um forte estrondo sonoro quando o avio excede 1 Mach; a maior diferena de presso passa para a frente da aeronave. Esta abrupta diferena de presso a chamada onda de choque, que estende-se da traseira dianteira com uma forma de cone (chamado cone de Mach). Esta onda de choque causa o boom snico que se ouve logo aps a passagem do avio. O piloto da aeronave no consegue ouvir este rudo. Quanto maior a velocidade, mais limitado o cone. Aps ultrapassar Mach 1 dificilmente ir se formar um cone completo, mas um plano levemente cncavo. Com o aumento da velocidade Mach h uma reduo da fora da onda de choque e o cone de Mach comea a ficar mais estreito. Com a vazo dos fluidos atravessando a onda de choque, a velocidade reduzida e a temperatura, presso e densidade so aumentadas. A velocidade hipersnica acontece quando devido a alta velocidade a temperatura aumenta de tal modo que acabam tendo a ionizao e dissociao de molculas de gs antes da onda de choque comear. Est claro que qualquer objeto que viaje a velocidades hipersnicas (Mach 13 ou cerca de 16.000 km/h) acaba da mesma forma sendo exposto a temperaturas extremas como ocorre no nariz da aeronave, portanto a necessidade de ter materiais resistentes ao calor se tornam importantes. Certos avies quando passam a velocidade de Mach 1 tm as suas asas recolhidas, pois a relao da rea da asa e a velocidade inversa: diminuindo a rea da asa haver um aumento de velocidade. bvio que
12

quando se acelera para a velocidade supersnica, necessrio que tenha uma extremidade convergente-divergente, onde a convergncia usada para aceleraes at Mach 1 e a parte divergente continua a acelerao. Estas extremidades so chamadas de extremidades de Laval e nos nibus espaciais elas acabam chegando a velocidades hipersnicas. Dentro das aeronaves existem o Machmetro, que um sistema de informao de vo (SIV) que mede a velocidade Mach derivada da presso interna dividida pela presso externa da aeronave. A velocidade da luz equivale aproximadamente 881742 Mach, pois um Mach equivale a 340 m/s e a velocidade da luz no vcuo 299792458 m/s.

Um F/A -18 Hornet aps quebrar a barreira do som.

2.5 Nmero de Weber

We V

muito utilizado na anlise de escoamentos em filme e na formao de gotas e bolhas. Seu nome uma homenagem a Moritz Weber (1871 1951 onde We o nmero de Weber, d a densidade do fluido, v sua velocidade, l a extenso e ts a tenso superficial.

2.6 Numero de fourier


Em fsica e engenharia, o nmero de Fourier (Fo) ou mdulo de Fourier, em homenagem a Joseph Fourier, um nmero adimensional que caracteriza a conduo de calor. Conceptualmente, o rcio entre a taxa de
13

conduo de calor para a taxa de armazenamento de energia trmica. um numero adimensional, que tal como o nmero de Biot, que caracteriza os problemas de conduo transiente, sendo definido como:

onde, representa a difuso trmica [m2/s] t o tempo caracterstico [s] R o comprimento onde ocorre a difuso [m] [1]

2.7 Nmero de Nusselt

Relao entre fluxo de calor por conveco e o fluxo de calor por conduo no prprio fluido; um dos principais grupos adimensionais nos estudos de transmisso de calor por conveco

14

Exerccio relacionado ao Nmero de Reynolds:


1-Qual a perda de carga em 100 m de tubo liso de PVC de 32 mm de dimetro por onde escoa gua a uma velocidade de 2 m/s?

Soluo:

Inicialmente devemos calcular o Nmero de Reynolds:

Com o nmero de Reynolds e o Diagrama de Moody, obtemos para o tubo liso que o fator de atrito f = 0,02.

15

Bibliografia :

Fox, Robert - Introduo a mecnica dos fluidos . LTC Brunetti Mecnica dos Fluidos. Ed. Pearson Education http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:v2sPUp0q_2sJ:www. eesc.usp.br/geopos/Gransimuni.pdf+o+que+%C3%A9+grandeza+adi mensional&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShQH4y1skpfiv0rq10-s3XAJcMgaJjBNdgW6ki3xYy_HMWh4lN0wSf5llkbLyJYvNuJnyzGql_qRQrVOHIhsDuH15Uj_aQwFoLP5-JHyIo8MvAd8LIOtT0Ldf8RRt6mH1ksU&sig=AHIEtbSun9UbNsU1OD4hLqte03lLqNS8-w Incropera Transferncia de calor e massa.
http://www.hidro.ufcg.edu.br/

16

Вам также может понравиться