Вы находитесь на странице: 1из 23

POEIRAS

AGENTES QUIMICOS

GASES

AEROSIS

G. VERDADEIROS

VAPORES

SLIDOS

LQUIDOS

PS

FUMOS

NEBLINAS

NVOAS

RSCOS QUMICOS

CONSEQUNCIAS
Slicose {quartzo}, Asbestose {amianto}, pneumoconiose dos mineiros de carvo {mineral} Bissinose [algodo], bagaose [cana-de-acar], etc.

POEIRAS MINERAIS Ex:slica, asbesto, carvo mineral

POEIRAS VEGETAIS Ex.: algodo, bagao de cana-deacar

POEIRAS ALCALINAS Ex.: calcreo

Doena pulmonar obstrutiva crnica, enfizema pulmonar

RSCOS QUMICOS

CONSEQUNCIAS

POEIRAS INCMODAS

{podem interagir com outros agentes nocivos presentes no ambiente de trabalho, potencializando sua nocividade}

FUMOS METLICOS

Doena pulmonar obstrutiva crnica, febre de fumos metlicos, intxicao especfica de acordo com o metal

RSCOS QUMICOS

CONSEQUNCIAS

NVOAS GASES E VAPORES

Irritantes: irritao das vias areas superiores. Ex.: cido clordrico, cido sulfrico, amnia, soda custica, cloro, etc. Asfixiantes: dor de cabea, nuseas, sonolncia, convulses, coma, morte. Ex.: hidrognio, nitrognio, hlio, metano, acetileno, dixido de carbono, monxido de carbono, etc. Anestsicos: [a maioria dos solventes orgnicos]. Ao depressiva sobre o sistema nervoso, danos aos diversos rgos, ao sistema formador de sangue [benzeno], etc. Ex.: butano, propano, aldedos, cetonas, cloreto de carbono, tricloroetileno, percloroetileno, benzeno, tolueno, xileno, lcoois. Etc.

CLASSIFICAO DAS POEIRAS [SEGUNDO MILLER E SAYERS ]


Poeiras absorvveis: so ps absorvidos pelo organismo e que
no tem nenhum ao patognica. Exemplo: carbonato, cimento

I.

Poeiras relativamente inertes: eventualmente podem causar

reao tissolar sem alterar a funo pulmonar. Exemplo: nemetita, carborundo, feldspato, etc..

Poeiras produtoras de fibrose: So os ps com alta


capacidade de produziram reao tissolar e a conseqente fibrose. Ex.: dixido de slica [Si02] e o asbesto ou amianto.

Nogueira, D. P. et al. Bissinose no municpio da capital do Estado de S. Paulo, Brasil. Rev.. Sade Pbl., So Paulo, 7: 251-72, 1.973.

Concentraes de poeira respirvel de algodo nas sees, conforme as aes e segundo as empresas estudadas.

SEES EMPRESA Poeira total mg/3 A. {V.L.E.} B. Colocando {V.L.E.} C. {V.N.} 0,428 3,639 2,027 Cardas Frao respirvel mg/m3 0,266 2,351 1,166 Preparao Poeira total mg/m3 0,722 2,809 1,243 Frao respirvel mg/m3 0,186 1,500 0,525

LIMITES DE TOLERNCIA
A Portaria 3.214 de 08 de junho de 1.978, do Ministrio do Trabalho, ainda no fixou limites de tolerncia para concentraes de poeira de algodo. Porm, j de consenso internacional a relao causal entre o desenvolvimento da bissinose e a exposio a poeira de algodo. Em funo disto, em muitos pases so adotados limites de tolerncia para exposio a este tipo de poeira. Nos EUA, a OSHA Occupational Safety and Health Administration Estabelece normas de Segurana e Sade para exposio ocupacional ao algodo [ Federal Register, vol. 43, n. 122 FRIDY, June 23, 1978 ]. Para jornadas de trabalho de 8 horas, a OSHA estabelece os seguintes LTs. Para poeiras respirveis:

LIMITES DE TOLERNCIA
a) Manufaturamento de fios de algodo 0,2mg/m3
b) Tecelagem com fios de algodo [ Weaving ] 0,75mg/m3 c) Engomadeira [ Slashing ] 0,75mg/m3 d) Todos os outros processos na Indstria Algodoeira e outros trabalhos no txteis com exposio a poeira de algodo 0,5mg/m3

LIMITES DE TOLERNCIA

Paralelamente, mas ttulo de recomendao, A.C.G.I.II. American Conference of Governamental Industrial Hygienists, para exposies contnuas de 8 horas / dirias e 40 horas semanais de algodo cru estipula, um LT. de 0,2 mg/m3.

LIMITES DE TOLERNCIA

LIMITES DE TOLERNCIA

Alm do uso do elutriador vertical a ACGIH American Conference of Governamental Industrial Hygienists, agora requer amostragem da frao Inalvel Torcica. O limite atual consta no livro de limites de tolerncia de 2010 como TWA 0,1mg/m3 (T) que representa a frao torcica. Desta forma a amostragem passa a ser feita com dispositivos que selecionem o particulado torcico.

CONTAMINANTES

VAZO {Litros} 1,0

MEIOS DE COLETA ster, celulose 0,8 um de poro e 25 mm de dimetro

TIPO

ANLISE

Asbestos

Porta-filtro face aberta

Contagem, das fibras por microscopia ptica

Algodo

7,40

Filtro de 0,5 um de poro e 37mm de dimetro


Filtro de PV 5,0 um e 37mm de dimetro Filtro de PV 5,0 um e 37mm de dimetro Filtro de PV 5,0 um e 37mm de dimetro Filtro de PV 5,0 um e 37mm de dimetro

Respirvel {elutriador}
Respirvel ou total Respirvel ou total Total

Gravimetria

Slica livre

1,7 ou 1,5

Difratometria de raio X Gravimetria e Difrao de raio X Gravimetria

PNOC

1,5 ou 2,0

Madeira

1,5 ou 2,0

Cereais

1,5 ou 2,0

Respirvel ou total

Gravimetria e Difrao de raio X

SUBSTNCIA
Partculas insolveis no classificadas de outra maneira {PNOC}

LT mg/m3

OBSERVAES

Poeira contendo material partculado inalvel {Total} que no contenha asbesto e com percentual de slica livre cristalizada inferior a 1%. Frao respirvel. A concentrao de partcula respirvel para aplicao deste limite determinada pela frao que passa atravs de um seletor de partculas {ciclone} 8,8 2,64 Matria particulada sem fibras, medida com uma amostrador de poeira de algodo-elutriador vertical

Partculas inalveis Partculas respirveis

Algodo cru {poeiras} 0,2mg/m3

RECONHECIMENTO DOS RISCOS

Informaes sobre o Processo Matrias Primas utilizadas Produtos Intermedirios Sub-produtos do processo Catalisadores e produtos auxiliares Natureza cclica do processo Visitas Preliminares Seguir o fluxo de produo para no perder etapas importantes do processo. Entrevistar os trabalhadores Medidas de controle existentes Utilizao de EPIs Levantamentos anteriores e registros de doenas

Utilizar as propriedades organolpticas dos produtos qumicos

O reconhecimento dos riscos necessrio para a escolha da melhor forma de avaliao.

FATORES A SEREM CONSIDERADOS


Concentrao aproximada dos agentes no ar, atravs de um rastreamento durante a avaliao preliminar
Temperatura Umidade relativa do ar Presso de vapor do produto

Existncia de medidas de controle e situao dos equipamentos {manunteo}


Condies operacionais [Presses, Temperaturas, Vazo, Nveis de Produo, Manuteno, Vazamentos] Vias de ingresso [trabalhador contaminado mesmo c/ baixas concentraes no ar no caso dos produtos que apresentam absoro percutnea.

TIPOS DE AMOSTRAGEM

PESSOAL O amostrador acompanha ao trabalhador durante todo o perodo de trabalho e colocado prximo regio respiratria. o tipo mais indicado de amostragem para caracterizar a exposio. AMBIENTAL Prxima do ponto mais poludo do ambiente e nos d informes sobre a emissividade da fonte, servindo s vezes para o dimesnsionamento do sistema de controle de poluio.

TIPOS DE AMOSTRAGEM

INSTANTNEA Quando o tempo de amostragem menor que cinco minutos e serve para verificarmos se o Valor Mximo no foi atingido, bem como o Limite de Tolerncia-Valor Teto e fornece informaes sobre o processo e serve tambm para se avaliar as os instantes de maiores concentraes. Uma outra aplicao das avaliaes instantneas, que so realizadas por equipamentos de leituras direta a localizao de fontes poluidoras.

TIPOS DE AMOSTRAGEM

CONTNUAS Tempos de coleta maiores que 30 minutos e servem para a comparao com os limites de tolerncia que Mdia Ponderada no Tempo. TIPO DE COLETOR: Filtro membrana de PVC [poeira de slica e algodo], ster de Celulose [Amianto e fumos] Slido adsorvente: Carvo ativado para solventes orgnicos Slica Gel para solventes polares
Lqudo absorvente: gua distilada, solues cidas ou bsicas

GENERALIDADES
Uma avaliao quantitativa de um ambiente de trabalho como o ponto de partida para planejar as medidas de controle, que podero ser adotadas e, desta forma, eliminar ou minimizar os riscos presentes. Quando se trata de avaliar quantitativamente um problema de aerodispersides, ele se torna bastante difcil j que, normalmente, se trata de misturas complexas, de diferentes tamanhos de partculas, formas, estado de agregao, velocidade de sedimentao e composio.

LOCAL DE AMOSTRAGEM
Sendo a nossa inteno conhecer principalmente o risco pneumoconitico, precisamos medir, com a maior preciso possvel, a concentrao de aerodispersides a que o operrio est exposto durante uma jornada de trabalho, isto , vamos utilizar de preferncia a amostragem individual ou amostra coletada na zona de respirao do trabalhador. Esta a tendncia moderna, e dia a dia so aperfeioados os aparelhos empregados para este objetivo, para tentar fazer uma amostragem o mais representativa possvel da exposio a que o operrio est sujeito.

APARELHAGEM: Os amostradores gravimtricos portteis esto constitudos dos seguintes elementos funtamentais: Sistema de aspirao Sistema filtrante Sistema separador de tamanho de partcula.

SISTEMA DE ASPIRAO: O sistema de aspirao est constitudo por uma bomba de suco de baixo rendimento, que trabalha de ordinrio com uma vazo tima de 2,0l/min. Trata-se de uma bomba porttil leve, autnoma que funciona a bateria carregvel e blindada; o que permite que seja utilizada, inclusive em ambientes onde se presume que existe risco de exploso.

SISTEMA FILTRANTE
So usados filtros de um tipo de plstico [steres de celulose] com um tamanho de poro que permite a captura de partculas, numa faixa importante do ponto de vista da reteno no tecido pulmonar [0,5 10]. O filtro colocado num porta-filtro, conectado de um lado ao separador de tamanho de partculas [ciclone] e do outro, bomba de suco.

SISTEMA SEPARADOR DE TAMANHO DE PARTCULA


Est constitudo por um mini-ciclone, geralmente de material plstico, que tem por objetivo separar as partculas de maior tamanho, deixando parar no filtro s aquelas partculas na faixa de 0,5 a 10 , que so precisamente as que apresentam maior risco de pneumoconiose. Existem algumas situaes nas quais necessrio coletar poeira total, quer dizer material particulador no somente na faixa respirvel mas tambm, partculas acima de 10 e abaixo de 0,5. Para estas situaes, faz se a coleta, ligando-se o porta filtro diretamente bomba de suco.

Вам также может понравиться