Вы находитесь на странице: 1из 2

SILVIO LUCIO INTERPRETAO DE TEXTO

07) Na linha 12, a substituio da preposio com, exigida pelo verbo preocupar-se, pela preposio em preservaria a coerncia do texto e o respeito s normas gramaticais. 08) Os pronomes lhe (linha 13) e ele (linha 14) referem -se a quem padece (linha 13).

01) A organizao dos argumentos no texto mostra que o pronome consigo (linha 17) retoma Quem (linha 11). 02) Depreende-se da argumentao do texto que os principais componentes do cotidiano de um indivduo brasileiro socioeconomicamente privilegiado (linha 2-3) so o alheamento e a busca pela felicidade. 03) Em de longe (linha 4), a substituio da preposio por ao mantm o respeito s regras gramaticais, mas altera as relaes de significao no perodo sinttico. 04) Mantm-se o respeito s regras gramaticais e a coerncia entre os argumentos ao reescrever-se o trecho no apenas realimenta a cultura do alheamento como reduplica-se (linha 6-7) da seguinte forma: no realimenta a cultura do alheamento, mas reduplica-se. 05) As aspas utilizadas nas linhas 8 e 15 servem para realar o uso metafrico ou figurado da linguagem, conferindo-lhe tambm, pelo exagero, um valor de ironia. 06) De acordo com o desenvolvimento do texto, na linha 11 obrigatrio o uso da flexo de singular em pode para que essa forma verbal concorde com Quem (linha 10).

09) A argumentao do texto mostra que o pronome ele (linha 14) est flexionado no masculino singular porque retoma O homem (linha 1). 10) Do uso da conjuno como (linha 1) subentende-se, na argumentao do texto, uma comparao entre homem (linha 1) e organizao social (linha 3). 11) A preposio em para legitimar-se (linha 2) introduz uma finalidade, um objetivo para a afirmao que se inicia em expressa-se (linha 3). 12) No termo em que (linha 4), o uso da preposio antes do pronome relativo obrigatrio devido s relaes sintticas que se estabelecem entre os termos organizao social (linha 3) e nova confirmao (linha 5). 13) O desenvolvimento do texto permite inserir o adjetivo histrico depois de sentido (linha 6), mantendo-se a coerncia e o respeito s normas gramaticais. 14) Em importncia (linha 7), por ser facultativo o sinal indicativo de crase, sua retirada preservaria a coerncia do texto e o respeito s normas gramaticais.

15) Na linha 12, mantm correta a pontuao do texto e preserva as relaes de sentido entre os argumentos a substituio do ponto depois de extravagncia pelo sinal de dois-pontos, desde que o artigo As seja grafado com inicial minscula. www.jusdecisum.com.br 1

SILVIO LUCIO INTERPRETAO DE TEXTO

16) O sinal de dois-pontos depois de investidor (linha 17) introduz uma explicao sobre Esse um dado (linha 16). 17) A conjuno Se (linha 1) introduz, na organizao dos argumentos do texto, uma condio sem a qual no teria sido possvel investigar a cabea do investidor (linha 4-5). 18) A estrutura lingustica em que ocorre o verbo era (linha 2) permite a substituio deste por seria, mantendo-se a coerncia textual e o respeito s normas gramaticais. 19) A substituio dos travesses depois de neurocincia (linha 6) e anos 90 (linha 8) por vrgulas preserva o respeito s regras de pontuao e mantm a coerncia entre os argumentos do texto. 20) A preposio com (linha 8) exigida pela forma verbal combina (linha 5); por isso, sua retirada do texto provocaria erro gramatical e incoerncia textual. 21) Os verbos esto flexionados no singular em (linha 9), conta (linha 10) e acena (linha 10) para concordar com psicologia (linha 8). 22) Preserva-se a coerncia textual e respeitam-se as normas gramaticais, ao se substituir Embora (linha 11) por Apesar de.

www.jusdecisum.com.br

Вам также может понравиться