Вы находитесь на странице: 1из 9

Universidade Federal de Uberlndia Instituto de Biologia

ANLISE DE CRESCIMENTO DE PLANTAS Prof. Leticia Caravita Abbade

Disciplina: GET026 Morfologia e Fisiologia Vegetal

1o semestre de 2012

ANLISE DE CRESCIMENTO DE PLANTAS

I INTRODUO O crescimento caracteriza-se por aumento de tamanho e/ou peso e tem carter quantitativo. O termo desenvolvimento mais abrangente e envolve todas as mudanas qualitativas (diferenciao) e quantitativas (crescimento) experimentadas pela planta. A anlise de crescimento baseia-se fundamentalmente no fato de que cerca de 90%, em mdia, da matria seca acumulada pelas plantas ao longo do seu crescimento, resulta da atividade fotossinttica. O restante, da absoro de nutrientes, minerais do solo. Embora quantitativamente de menor expresso, os nutrientes minerais so indispensveis ao crescimento e ao desenvolvimento do vegetal. Apesar de no se poder quantificar a importncia da fotossntese e dos nutrientes separadamente, existe uma estreita relao entre os dois, de tal forma que deficincias em um, prejudica o outro direto e/ou indiretamente. Como crescimento avaliado em variaes em tamanho de algum aspecto da planta, geralmente morfolgico, em funo da acumulao de material resultante da fotossntese liquida, esta passa a ser o aspecto fisiolgico de maior importncia para a anlise de crescimento. Excees ocorrem como, por exemplo, o alongamento de caule por alta atividade auxnica, sobre condies de ausncia de luz (estiolamento). A anlise de crescimento permite avaliar o crescimento final da planta como um todo e a contribuio dos diversos rgos no crescimento total. A partir dos dados de crescimento pode-se inferir atividade fisiolgica, isto , estimar-se de forma bastante precisa, as causas de variao de crescimento entre as plantas geneticamente diferentes ou entre plantas crescendo em ambientes diferentes. Do ponto de vista agronmico, atende queles pesquisadores que esto interessados em conhecer diferenas funcionais e estruturais entre cultivares de uma mesma espcie, de forma a poder seleciona-las para melhor atender aos seus objetivos ou mesmo aplica-los em programas de melhoramento gentico. Da mesma forma, a anlise de crescimento pode ser muito til no estudo do comportamento vegetal sob diferentes condies ambientais, incluindo condies de cultivo, de forma tambm selecionar cultivares ou espcie que apresente caractersticas funcionais mais apropriadas aos objetivos do experimentador. Entre as diferentes condies ambientais, alm das variveis fsicas e qumicas inclui-se a ocorrncia das chamadas plantas daninhas, cujo nvel de competitividade pode conferir no crescimento e desenvolvimento das plantas de interesse econmico. Do ponto de vista biolgico, a anlise de crescimento uma ferramenta indispensvel para o melhor conhecimento das plantas como entidades biolgicas que so, independentes de explorao agrcola.

A anlise de crescimento para previso de produes tem sido adotada na elaborao dos modelos. Para isso, so necessrias series de dados difceis de serem obtidos, porque exigem condies ambientais semelhantes, o que praticamente impossvel. Apesar disso, tem sido possvel, a partir de determinaes realizadas em fases precoces do crescimento, detectar efeitos de deficincia do meio, possibilitando a correo dos mesmos, a tempo de no se comprometer produo final. Nas tcnicas de anlise de crescimento, adota-se uma abordagem integrada do crescimento. Entende-se por crescimento, um aumento irreversvel de tamanho ou peso. Em geral ao crescimento, que tem carter quantitativo, contrape-se o desenvolvimento, que implica em mudanas qualitativas apresentadas pelas plantas durante o seu ciclo. Alguns preferem generalizar o termo desenvolvimento para todas as mudanas qualitativas e quantitativas experimentadas pela planta, diferenciando-o em crescimento (quantitativo) e diferenciao (qualitativa), embora se reconhea serem processos inseparveis, na maior parte dos casos. O crescimento caracteriza-se por aumento de tamanho e/ou peso, mas grande parte desse crescimento irrelevante para novo crescimento, j que constitudo de material inerte, ou seja, no envolvido diretamente no crescimento. Nas plantas superiores, somente os meristemas tm relao direta com o crescimento, pois este funo do nmero e tamanho de clulas, e somente nos meristemas se d multiplicao de clulas. No organismo unicelular, todas as clulas esto envolvidas no crescimento, razo pelo qual o crescimento exponencial no tempo, ou seja, N = 2t onde: N = nmero total de clulas; t = tempo de gerao (tempo que uma clula leva-se para dividir-se). Nos sistemas naturais, o crescimento no infinitamente exponencial, porque o ambiente se torna aos poucos limitante, restringindo o crescimento. A curva clssica de crescimento de uma planta apresenta-se na forma sigmoidal (Fig.01), onde trs fases podem ser claramente detectadas: fase logartmica (lag), linear e senescente. Na fase lag, o crescimento devido a um aumento em tamanho/unidade de tempo, sendo inicialmente lenta (podendo ser devido germinao). Na fase linear, o aumento continua constante, onde se d a taxa mxima de crescimento de uma planta.

Figura 1. Curva clssica de crescimento vegetal.

A anlise de crescimento tem por finalidade interpretar analiticamente o crescimento de uma planta. Este tipo de anlise pode ser estendido, com algumas modificaes, a populaes ou comunidades vegetais. Objetiva-se com esta anlise, avaliar a produo lquida das plantas, derivada do processo fotossinttico, que o resultado do desempenho do sistema assimilatrio durante um certo perodo de tempo.

II - COLETA DE DADOS

O tamanho da comunidade (homognea ou no) em estudo, o tipo de plantas a serem avaliadas, ciclo, hbito de crescimento, alm de outros aspectos vo determinar os critrios para a tomada de dados. Indiscutivelmente, os objetivos do trabalho so de maior relevncia na definio destes critrios. O tamanho da amostra refere-se ao nmero de plantas colhidas ou vegetao que cobre uma determinada rea de solo. Vai depender de dois aspectos: a) do nmero de plantas disponveis, ou da rea total a ser amostrada; b) nmero de amostragens a serem realizadas durante todo o perodo de observao. O intervalo de amostragem depender da disponibilidade de plantas e de tempo do pesquisador, respeitando o ciclo das plantas em estudo.

III - MEDIDAS DE CRESCIMENTO

O crescimento de uma planta pode ser estudado, como j foi dito, atravs de medidas de diferentes tipos: lineares (altura, peso, etc.), no lineares (TCA, TCR, TAL, RAF, RPF, AFE, IAF e TCC) e superficiais. Os tipos de medidas a serem realizados dependem de vrios aspectos: 1. 2. 3. 4. 5. Objetivos do experimentador; Disponibilidade do material a ser estudado; Disponibilidade de mo-de-obra; Disponibilidade de tempo do experimentador ou da equipe; Disponibilidade de equipamento para executar as medidas.

Com exceo do primeiro, os demais aspectos no esto apresentados em ordem de importncia. Com relao ao equipamento mnimo para se executar as medidas de crescimento, podem citar: rguas graduadas em milmetros, de diferentes tamanhos, de acordo com a necessidade; tesouras, paqumetro, balana com preciso de 0,1g ou 0,001g, dependendo da planta em estudo; estufa de aerao forada, com temperatura mantida entre 60 e 100oC; sacos plsticos e sacos de papel de diferentes tamanhos.

A) MEDIDAS LINEARES

Entre as dimenses lineares, podemos citar a altura da planta, comprimento do caule, comprimento e largura de folhas, comprimento de ramificaes, dimetro de caules, comprimento de entre-nos, comprimento e dimetro de inflorescncia e infrutescncias, etc. Essas medidas de dimenses lineares podem ser feitas em plantas intactas ou no. So muito teis e em alguns casos, as nicas possveis de serem feitas quando se tem pouco material vegetal disponvel. Neste caso, dependendo do nmero de plantas, pode-se medir todas ou marcar um nmero determinado que ser medido durante todo o perodo de observao.

B) MEDIDAS DE SUPERFCIE

Estas medidas esto relacionadas principalmente determinao ou estimativa da superfcie fotossinteticamente ativa. A superfcie das lminas foliares determinada diretamente ou estimada por meios indiretos, em vez de se medir a superfcie da folha inteira, definindo-se como rea foliar medida desta superfcie como um plano nico. Existem diferentes mtodos para se determinar rea foliar, a maioria com alto grau de preciso. Os mais usados so:

B.1) Medidor de rea foliar: um equipamento integrador de rea foliar, exigindo grande habilidade do operador;

B.2) Contornos foliares: imprimem-se os contornos das lminas em ppeis de densidade bastante homognea, cortando-se rea conhecidas do papel e faz-se uma regra de trs simples entre pesos dos contornos (Pc), pesos de reas conhecidas (Pa) e rea conhecida do papel (Ap), para se determinar rea foliar.

B.3) Planmetro: a partir de contornos foliares impressos em papel, estima-se a rea real pelo uso de planmetro.

B.4) Uso de fatores de correo (Fc): a partir da rea foliar obtida ou com o medidor de

rea foliar ou pelo uso de planmetro, de um nmero representativo de folhas, calcula-se a razo entre a rea foliar e o produto do comprimento pela largura de cada folha medida, se no houver diferenas estatsticas entre essas razes, determina-se o valor mdio das razes que ser utilizado como fator de correo (para estimativa da rea do tipo de planta usada, a partir de medidas lineares como comprimento e largura da lmina).

Esse mtodo permite a estimativa da rea foliar em folhas no destacadas, mas exige, naturalmente medidas prvias com folhas destacadas.

B.5) Uso de reas conhecidas de lminas: neste caso, pode-se fazer uso de furadores cilndricos que podero retirar discos foliares de rea conhecida (rea interna do cilindro). Estes discos, o maior nmero possvel e determinado de varias partes das folhas, so acondicionados em sacos de papel e levados estufa de aerao forada at peso constante. O restante das folhas usadas para a retirada dos discos e as no usadas so acondicionadas em outro saco de papel e levadas a estufa para secagem. A rea dessas folhas estimada a partir das relaes entre matria seca dos discos (Msd), rea total dos discos, a soma das reas de todos os discos (Ad)) e a matria seca total das folhas amostradas (Msf) das folhas usadas, das folhas no usadas e dos discos:

B.6) Mtodo dos quadrados ou dos pontos: utiliza-se geralmente um material transparente quadriculado ou com pontuaes eqidistantes, com medidas conhecidas. Este material colocado sobre as folhas e conta-se o nmero de quadrados ou de pontos envolvidos pelo contorno das folhas.

C)

MEDIDAS NO LINEARES

A anlise quantitativa de crescimento vegetal considerada como mtodo padro para estimativa da produtividade biolgica e primria das comunidades vegetais. Destina-se a avaliao da produo liquida das plantas, derivada do processo fotossinttico e resultado do desempenho do sistema assimiltorio durante um certo perodo de tempo.

O dados das anlises de crescimento so obtidas atravs das Taxa de Crescimento Absoluto (TCA), Taxa de Crescimento Relativo (TCR), Taxa Assimilatria Lquida (TAL) Taxa de Crescimento da Cultura (TCC), e a Razo de rea Foliar (RAF), Razo de Peso de Folha (RPF), rea Foliar Especfica (AFE), e ndice de rea Foliar (IAF).

C.

1) rea Foliar Especfica (AFE): Relaciona a superfcie da folha com o peso da

prpria folha, significando a disponibilidade de rea foliar em cada grama de folha. (indicador de espessura foliar)

C.2) Razo de Peso Foliar (RPF): a frao de matria seca produzida pela
fotossntese, no utilizada na respirao, nem exportada para outras partes da planta, retida nas folhas; representa o quanto planta investiu da sua produo via fotossntese para as folhas. um clculo adimensional.

C.3) Razo de rea Foliar (RAF): a relao entre rea foliar especifica e a razo de
peso foliar, isto , representa rea foliar disponvel para ocorrer fotossntese.

C.4) Taxa de Crescimento Absoluto (TCA): Representa o ganho de matria seca de


uma planta sem levar em considerao ao material inicial existente que deu origem a esse ganho.

C.5) Taxa de Crescimento Relativo (TCR): a medida mais adequada para avaliar o
crescimento de uma planta. Representa a quantidade (rea, volume, peso) de material vegetal produzido por determinada quantidade de material existente, durante um intervalo de tempo prefixado, podendo ser calculado tanto por seus valores instantneos:

C.6) Taxa Assimilatria Lquida (TAL): Representa o incremento em matria seca por
cada unidade de superfcie de rea foliar disponvel planta, durante um certo intervalo de tempo pr-determinado. Podendo ser calculado tanto por seus valores instantneos:

C.7) ndice de rea Foliar (IAF): a relao entre a rea das lminas foliares e a rea da superfcie do terreno (At) ocupada por elas. um parmetro importantssimo na anlise de crescimento de uma comunidade vegetal, pois serve como indicador da cobertura foliar do terreno e de suas conseqncias na intercepo de luz. Ao contrrio do que se parece, o IAF mximo no onde se obtm uma maior produo de fitomassa, ou seja, crescimento mximo de uma cultura. Isto pode ser explicado pelo fato de que a partir de um dado momento, este aumento na rea foliar poder fazer com que ocorra o sombreamento e auto-sombreamento tanto na planta individualmente como em comunidade, onde as folhas antes consideradas fontes assumem o papel de drenos dos assimilados, diminuindo a eficincia fotossinttica da planta. Em muitos casos, impossvel detectar-se o IAF timo, isto , o timo ser aquele que permitir o mximo de fotossntese e, conseqentemente a TCC mxima. Geralmente o IAF timo (Fig. 02) ocorre nas primeiras fases do crescimento, quando o sombreamento e o autosombreamento so mnimos.

Figura 2. Ilustrao da interseo da TCC mxima e o IAF timo de uma cultura.

Ao se analisar uma cultura no campo, outros aspectos precisam ser considerados, como a ocorrncia de processos que ocorrem simultaneamente fotossntese: a transpirao e no caso de uma rea cultivada, a evapotranspirao. O IAF pode ser calculado atravs da sua relao com a TCR e a RAF, onde IAF = TCR x RAF

C.8) Taxa de Crescimento da Cultura (TCC): Representa a produo de biomassa de


uma comunidade.

Deve-se salientar que para os valores das taxas (TCC, TAL, TCR), recomenda-se o uso dos dados mdios e no instantneos, entre os intervalos de observao. J os valores de IAF, AFE e RAF, so representativos apenas para o instante de avaliao, sendo varivel dentre de um curto perodo de tempo. Uma variao para os valores de IAF e RAF, pode ser obtida atravs de suas relaes com a TCR e TAL obtendo, portanto, valores que podem ser considerados como mdios.

Вам также может понравиться