Вы находитесь на странице: 1из 9

INSTRUO NORMATIVA SDA No 17, DE 07 DE ABRIL DE 2006.

O SECRETRIO DE DEFESA AGROPECURIA, DO MINISTRIO DA AGRICULTURA, PECURIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuio que lhe conferem os arts. 9o e 42, do Anexo I, do Decreto no 5.351, de 21 de janeiro de 2005, com fundamento na Portaria Ministerial no 193, de 19 de setembro de 1994, e o que consta do Processo no 21000.001074/2006-37, resolve: Art. 1o Aprovar, no mbito do Programa Nacional de Sanidade Avcola, o Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle em todo o territrio nacional, na forma do Anexo presente Instruo Normativa. Art. 2o Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao.

GABRIEL ALVES MACIEL

ANEXO PLANO NACIONAL DE PREVENO DA INFLUENZA AVIRIA E DE CONTROLE E PREVENO DA DOENA DE NEWCASTLE Art. 1o O Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle estratgia passvel de aplicao em todas as Unidades da Federao (UF), para promover aes direcionadas defesa sanitria animal, visando ao fortalecimento do sistema de ateno veterinria e implementao do Programa Nacional de Sanidade Avcola (PNSA), em todo o territrio nacional. Art. 2o A adeso das UFs s normas previstas no plano tem carter voluntrio. Os critrios descritos nesta Instruo Normativa serviro para avaliao dos sistemas locais de ateno veterinria e, conseqentemente, para classificao das UFs por status sanitrio em relao Influenza Aviria e Doena de Newcastle. Art. 3o Para efeito de implementao e operacionalizao do Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle, e baseado em critrios geopolticos, o Brasil ser dividido em regies. 1o O Departamento de Sade Animal - DSA realizar auditorias peridicas, conforme critrios definidos em normas complementares, naquelas UFs que aderirem ao plano, a fim de confirmar a implementao das normas previstas no Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle e a adequao dos servios de defesa sanitria animal. 2o As UFs podero aderir ao plano isoladamente, mediante a formao de blocos regionais de UF, ou ainda delimitando reas internas em seu territrio, desde que apresentem garantias equivalentes de funcionamento do sistema de defesa sanitria animal na rea proposta. Art. 4o O DSA realizar, continuamente, a reviso e regulamentao dos manuais do PNSA, em especial no que concerne s atividades de rotina e de emergncia sanitria da Influenza Aviria e Doena de Newcastle e adequao das normas para os diferentes segmentos avcolas de reproduo, corte, postura comercial, ratitas, ornamentais e avicultura no-comercial. Art. 5o Faro parte do Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle os seguintes setores: I - Secretaria de Defesa Agropecuria: a) Departamento de Sade Animal - DSA; b) Departamento de Inspeo de Produtos de Origem Animal - DIPOA; c) Departamento de Fiscalizao de Insumos Pecurios - DFIP; c) Coordenao-Geral de Apoio Laboratorial - CGAL; d) Coordenao do Sistema de Vigilncia Agropecuria Internacional - VIGIAGRO; II - Superintendncias Federais de Agricultura - SFA; III - Secretarias de Agricultura Estaduais e seus rgos de Defesa Sanitria Animal; e

IV - iniciativa privada. 1o O DSA: I - coordenar as aes que visem determinao da situao epidemiolgica da regio em relao Influenza Aviria e Doena de Newcastle no Brasil, mediante a realizao de inquritos epidemiolgicos anuais; II - manter atualizado o marco legal de aes para combate Influenza Aviria e Doena de Newcastle e os manuais de atuao do PNSA referentes aos procedimentos operacionais e atividades de campo e de emergncia sanitria; III - definir os parmetros de equivalncia de status sanitrio e de nveis de eficincia na execuo de atividades dos servios de defesa sanitria animal, referentes ao Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle; IV - fornecer material educativo modelo, para promoo de aes uniformes como previsto pelo PNSA, no territrio nacional, em todos os nveis de execuo; V - editar as regras especficas de trnsito interestadual para os diferentes tipos de explorao avcola, visando s necessidades da implementao do Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle; VI - atualizar permanentemente os requisitos sanitrios exigidos importao e exportao de aves vivas, material gentico, produtos e subprodutos avcolas, visando ao atendimento das normas previstas pelo Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle; VII - estabelecer modificaes nas medidas de biosseguridade e higinico-sanitrias para preveno da Influenza Aviria e da Doena de Newcastle nos estabelecimentos avcolas nacionais; VIII - manter atualizado o cadastro nacional de mdicos veterinrios credenciados para emisso de Guia de Trnsito Animal (GTA), para aves; IX - estabelecer normas sanitrias para a participao de aves em eventos agropecurios. 2o O DIPOA: I - informar imediatamente ao DSA, a identificao da ocorrncia de mortalidade acima de 10% (dez por cento) em lotes de aves de corte, ocorrida num perodo inferior a 72 (setenta e duas) horas, e descritas no boletim sanitrio, previsto pela Portaria SDA no 210, de 10 de novembro de 1998, Anexo IV; II - informar imediatamente ao DSA, a identificao de sinais caractersticos de Influenza Aviria ou Doena de Newcastle, durante a inspeo ante-mortem do lote; III - participar na vigilncia ativa para Influenza Aviria e doena de Newcastle, mediante coleta de amostras biolgicas em abatedouros, no momento da inspeo das aves. 3o O DFIP: I - realizar controle de vacinas, por UF, no que se refere quantidade produzida ou importada por laboratrio e da quantidade utilizada; II - avaliar vacinas e medicamentos disponveis e realizar seus registros, por demanda do DSA.

4o A CGAL: I - garantir oferta de diagnstico laboratorial, demandado pelo DSA, para atendimento s atividades de monitoramento epidemiolgico anual dos plantis avcolas e dos processos de vigilncia ativa e passiva para Influenza Aviria e Doena de Newcastle; II - desenvolver, na rede laboratorial do LANAGRO, diagnstico rpido e confirmatrio para a Influenza Aviria e Doena de Newcastle, com modernizao dos equipamentos e treinamento de tcnicos responsveis pela conduo dos testes, objetivando realizao de monitoramento sorolgico anual, sob demanda do DSA. 5o A VIGIAGRO: I - coordenar a fiscalizao, em todas as Unidades de Vigilncia Agropecuria nos pontos de ingresso no Pas, da importao de: aves vivas, seus produtos e subprodutos comestveis e nocomestveis; ovos, seus produtos e subprodutos comestveis e no-comestveis; ovos frteis e smen de aves, ou qualquer outro material de multiplicao animal de aves; produtos biolgicos de aves; II - assegurar que os produtos supracitados sero passveis de autorizao prvia de importao e interceptao, proibio do ingresso ou destruio, quando originrios ou que transitarem por pases considerados de risco pelo DSA; III - garantir a fiscalizao dos resduos slidos de veculos de transporte areo, martimo e terrestre, por meio da exigncia do tratamento dos resduos em reas primrias, utilizando mtodos de eficcia cientificamente comprovada, impedindo a entrada no territrio nacional de materiais passveis de veiculao de doenas; IV - garantir a fiscalizao de bagagens acompanhadas e desacompanhadas, em terminais internacionais de desembarque de passageiros em aeroportos internacionais, postos de fronteira, portos martimos e fluviais, realizando destruio de produtos agropecurios apreendidos sem a devida autorizao de importao ou certificao; V - promover a intensificao das campanhas de educao sanitria dirigida aos passageiros em trnsito internacional. 6o A SFA: I - assegurar, no mbito estadual, o cumprimento das medidas sanitrias de rotina e emergenciais constantes da legislao vigente e do Manual de Contingncia, frente a uma suspeita de Influenza Aviria ou Doena de Newcastle; II - credenciaro mdicos veterinrios para emisso de GTA para trnsito interestadual de aves; III - manter atualizado o cadastro de mdicos veterinrios credenciados para emisso de GTA; IV - realizar aes educativas, de acordo com normas e outras fontes indicadas pelo DSA; V - participar do Comit Estadual de Sanidade Avcola e nas aes dos Grupos de Emergncia Sanitria em Sanidade Avcola Estadual; VI - atualizar o cadastro georreferenciado, em formato eletrnico, de todos os estabelecimentos avcolas de reproduo e produtores de ovos livres de patgenos especficos (SPF) ou controlados. 7o Os rgos Estaduais de Defesa Sanitria Animal, das UF que aderirem ao plano:

I - garantiro o funcionamento do sistema de ateno veterinria e de vigilncia sanitria em sanidade avcola, para viabilizar a implementao do PNSA; II - adequaro a legislao estadual especfica para a sanidade avcola, colocando-a em consonncia com a legislao federal, contemplando a atuao em emergncia sanitria; III - realizaro aes educativas, de acordo com normas e outras fontes indicadas pelo DSA; IV - criaro e promovero a capacitao permanente de Grupo de Emergncia Sanitria, conforme a regulamentao do DSA; V - participar do Comit Estadual de Sanidade Avcola e nas aes dos Grupos de Emergncia Sanitria em Sanidade Avcola Estadual; VI - atualizaro o cadastro georreferenciado, em formato eletrnico, de todos os estabelecimentos avcolas comerciais e os stios de invernada de aves migratrias. Devero ainda ser localizados e identificados por georreferenciamento: zoolgicos, abatedouros e graxarias e estabelecimentos de comercializao de aves vivas. 8o A iniciativa privada: I - comunicar, imediatamente, qualquer suspeita de presena de Influenza Aviria e Doena de Newcastle ao Servio Oficial e executar as aes necessrias completa investigao do caso; II - fomentar o desenvolvimento de fundos estaduais privados, reconhecidos pelo MAPA, para realizao de aes emergenciais, frente ao acontecimento de foco da Influenza Aviria e Doena de Newcastle, nos plantis avcolas comerciais ou no, incluindo a possibilidade de pagamento de indenizaes; III - promover programas de educao continuada, dirigidos aos mdicos veterinrios, tcnicos e produtores avcolas, conforme os manuais do PNSA; IV - participar do Comit Estadual de Sanidade Avcola e nas aes dos Grupos de Emergncia Sanitria em Sanidade Avcola Estadual; V - adotar aes mnimas de biosseguridade, definidas pelo PNSA, nos estabelecimentos avcolas comerciais. Art. 6o Os estados que aderirem ao Plano Nacional de Preveno da Influenza Aviria e de Controle e Preveno da Doena de Newcastle devero, por ato legal, criar o Comit de Sanidade Avcola Estadual, constitudo por representantes da SFA, rgo Estadual de Defesa Sanitria Animal, rgos privados representativos do segmento avcola e comunidade cientfica, a fim de propor aes ao DSA, de acordo com a realidade estadual. Art. 7o O DSA organizar, com periodicidade mnima anual, estudo de vigilncia ativa para a Influenza Aviria e Doena de Newcastle. 1o O estudo abranger as UF que dispuserem de cadastro georreferenciado, em formato eletrnico, atualizado continuamente, junto Coordenao de Sanidade Avcola - CSA, do DSA. 2o Faro parte da populao amostrada: aves comerciais de corte, aves de postura comercial, aves domsticas de criaes no-comerciais e aves migratrias. Art. 8o O DSA certificar estabelecimentos livres da Influenza Aviria e Doena de Newcastle.

Pargrafo nico. A certificao de que trata o caput deste Artigo abranger os estabelecimentos avcolas de reproduo e produtores de ovos SPF ou controlados. Art. 9o A CGAL ser responsvel por realizar o credenciamento de laboratrios pblicos, para diagnstico sorolgico de Influenza Aviria e Doena de Newcastle, em cada uma das UFs que apresentarem condies adequadas de execuo do plano, para atendimento de vigilncia passiva e programas de certificao de estabelecimentos. Art. 10. As SFAs devero disponibilizar para o DSA a listagem de mdicos veterinrios credenciados para emisso de GTA e a listagem dos estabelecimentos certificados nos programas sanitrios do PNSA. 1o A CSA publicar a relao de mdicos veterinrios credenciados para emisso de GTA e a lista dos estabelecimentos certificados nos programas sanitrios do PNSA, a ser disponibilizada no stio eletrnico do MAPA, com atualizao mensal. 2o As SFAs encaminharo, at o 5o (quinto) dia til de cada ms, CSA, as modificaes ocorridas nas listas de que trata o 1o, deste artigo. Art. 11. O trnsito interestadual, para os diferentes tipos de explorao avcola de aves vivas, material gentico, produtos e subprodutos comestveis e no-comestveis, obedecer s seguintes regras: 1o O trnsito interestadual de aves e ovos frteis, descritos nos incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX, deste pargrafo, ser autorizado, desde que os espcimes sejam provenientes de estabelecimentos certificados como livres de Micoplasma e Salmonella, conforme Instruo Normativa SDA no 44, de 23 de agosto de 2001, e Instruo Normativa SDA no 78, de 3 de novembro de 2003, e no caso de ratitas, a Instruo Normativa Conjunta SDA/SARC no 02, de 21 de fevereiro de 2003. I - granjas de seleo gentica de reprodutoras primrias (linhas puras), importadoras, exportadoras, produtoras de ovos frteis e aves de um dia para produo de bisavs; II - granjas de bisavs (bisavoseiras) importadoras, exportadoras, produtoras de ovos frteis e aves de um dia para produo de avs; III - granjas de avs (avoseiras) importadoras, exportadoras, produtoras de ovos frteis e aves de um dia para produo de matrizes; IV - granjas de matrizes (matrizeiros) importadoras, exportadoras, produtoras de ovos frteis e aves de um dia, para produo de aves comerciais, matrizes recriadas de at 24 (vinte e quatro) semanas e outros fins; V - estabelecimentos produtores de frangas para postura comercial (aves com 90 dias de idade); VI - estabelecimentos de explorao de outras aves, ornamentais ou no, consideradas exticas ou no, destinadas reproduo e produo comercial de carnes, ovos, ou penas, como perus, codornas, galinhas dangola, avestruzes, emas, emus; VII - criaes comerciais de avestruzes e emas, com produo de ovos frteis e filhotes, de no mximo 90 (noventa) dias de idade; VIII - ovos claros (produtos de incubatrios), destinados ao uso industrial; IX - estabelecimentos livres de patgenos especficos ou controlados.

2o A GTA ou o Certificado de Inspeo Sanitria (CIS) dever ser emitida por mdico veterinrio oficial ou credenciado pelo MAPA, quando responsvel tcnico pelo estabelecimento de origem das aves e ovos frteis, para os tens descritos no 1o, deste artigo. 3o A partir de data a ser definida pelo DSA, o trnsito interestadual de aves e ovos frteis, abordados nos incisos I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e IX, do 1o, deste artigo, somente ser permitido se o estabelecimento de origem do material for certificado como livre de Influenza Aviria e Doena de Newcastle. 4o A partir de data a ser definida pelo DSA, o CIS para o trnsito interestadual de ovos claros, abordados no inciso VIII, do 1o, deste artigo, somente ser permitido se o estabelecimento de origem do material for certificado como livre de Influenza Aviria e Doena de Newcastle. 5o O trnsito interestadual de aves de corte dever ser acompanhado da GTA, emitida por mdico veterinrio oficial ou credenciado pelo MAPA, responsvel tcnico pelo estabelecimento de origem das aves. 6o O trnsito interestadual de aves de descarte de granjas de reproduo e aves de descarte de granja produtora de ovos para consumo dever ser acompanhado da GTA, emitida por mdico veterinrio oficial. Essas aves devero ser destinadas a abatedouros com inspeo federal. A emisso de GTA estar vinculada comprovao de recebimento pelo SIF, do lote de aves de descarte encaminhado anteriormente. 7o Aquelas UFs que aderirem ao Plano Nacional de Preveno de Influenza Aviria e Preveno e Controle da Doena de Newcastle e que demonstrarem capacidade operacional de execuo de todas as normas do PNSA podero, como medida preventiva possvel entrada e disseminao dos agentes da Influenza Aviria e Doena de Newcastle nos seus plantis avcolas, proibir o trnsito interestadual de aves de corte, aves de descarte de granjas de reproduo e aves de descarte de granja de ovos de consumo, destinadas ao abate, devendo obedecer ao seguinte: I - para a interdio do trnsito interestadual de aves de corte, aves de descarte de granjas de reproduo e aves de descarte de granjas de ovos de consumo, destinadas ao abate, a UF dever previamente submeter, aprovao do DSA, o plano de operacionalizao e fiscalizao dessa atividade; II - a restrio de trnsito somente ter validade para as UFs que caracterizarem diferenciao de status sanitrio ou de nveis de eficincia na execuo de atividades dos servios de defesa sanitria animal, em conformidade com o estabelecido no art. 5o, 1o, alnea III, desta Instruo Normativa. 8o Fica proibido o trnsito interestadual de esterco e de cama de avirio, bem como de resduos de incubatrios e abatedouros, para qualquer finalidade. Excluem-se desta restrio, os materiais que tenham sido submetidos a tratamento aprovado pela SDA, capaz de assegurar a eliminao de agentes causadores de doenas. I - O trnsito interestadual desses materiais deve ser acompanhado de CIS, emitido pelo Mdico Veterinrio Credenciado pela SFA, especificando o tratamento a que o material foi submetido. 9o Ao ser identificada, por programas de vigilncia oficial, a presena da forma de alta patogenicidade do vrus de Influenza Aviria, ou de Doena de Newcastle, as seguintes medidas de controle de trnsito interestadual sero imediatamente adotadas, permanecendo em vigor at a concluso

das atividades de saneamento de foco, previstas no Manual de Contingncia Influenza Aviria e Doena de Newcastle: I - aves de um dia e ovos, provenientes de estabelecimentos descritos nos incisos I, II, III, IV e IX, do 1o, deste artigo, devero ser acompanhados de GTA emitida por mdico veterinrio oficial ou credenciado, aps realizao de amostragem sorolgica negativa para Influenza Aviria e Doena de Newcastle, representativa do lote, cujos parmetros sero definidos pelo DSA. A validade dos resultados sorolgicos ser de 30 (trinta) dias; II - aves e ovos, provenientes de estabelecimentos descritos nos incisos V, VI, VII e VIII, devero ser acompanhados de GTA emitida por mdico veterinrio oficial ou credenciado, aps realizao de amostragem sorolgica negativa para Influenza Aviria e Doena de Newcastle, representativa do lote, cujos parmetros sero definidos pelo DSA. A validade dos resultados sorolgicos ser de 7 (sete) dias. III - ovos claros, provenientes de incubatrios descritos nos incisos VIII, devero ser acompanhados de CIS emitido por mdico veterinrio oficial ou credenciado, aps realizao de amostragem sorolgica negativa para Influenza Aviria e Doena de Newcastle, representativa do lote, cujos parmetros sero definidos pelo DSA. A validade dos resultados sorolgicos ser de 7 (sete) dias. Art. 12. A participao de aves, incluindo ratitas, em eventos agropecurios, como feiras, exposies, leiles e outras aglomeraes animais, ser autorizada somente quando aquelas forem procedentes de estabelecimentos certificados como livres de Mycoplasma e Salmonella, conforme definido na Instruo Normativa SDA no 44, de 23 de agosto de 2001, e na Instruo Normativa SDA no 78, de 3 de novembro de 2003 e, no caso de ratitas, na Instruo Normativa Conjunta SDA/SARC no 02, de 21 de fevereiro de 2003. 1o permitida a participao de aves ornamentais passeriformes, exticas ou no fauna nacional, em eventos agropecurios, somente quando acompanhadas de GTA emitida por mdico veterinrio oficial, e de laudo de inspeo sanitria emitido por mdico veterinrio, sem prejuzo das demais exigncias legais. 2o A partir de data a ser definida pelo DSA, a participao de aves em eventos agropecurios, incluindo ratitas, somente ser autorizada para as aves originrias de estabelecimentos de reproduo, certificados como livres de Influenza Aviria e Doena de Newcastle. 3o At a data a ser definida pelo DSA, ser permitida em eventos agropecurios a entrada aves de estabelecimento no-certificado como livre de Influenza Aviria e Doena de Newcastle, somente quando apresentados exames individuais sorolgicos negativos para Doena de Newcastle, com validade de 30 (trinta) dias, realizados em laboratrio oficial. Art. 13. Os rgos Estaduais de Defesa Sanitria Animal devero remeter SFA, at o dia 10 (dez) do ms subseqente, o relatrio de trnsito avcola para conhecimento, avaliao, consolidao e posterior envio CSA/DSA. Art. 14. A partir de 12(doze) meses da data da publicao desta Instruo Normativa, a venda de aves domsticas vivas, por estabelecimentos comerciais, somente ser permitida quando atendidas as condies descritas nos pargrafos seguintes.

1o Os estabelecimentos comerciais devero ser cadastrados no rgo estadual de defesa sanitria animal. 2o As aves comercializadas devero ser provenientes de estabelecimentos certificados pelo PNSA e estar acompanhadas de GTA emitida por mdico veterinrio oficial ou credenciado, responsvel tcnico pelo estabelecimento de origem. 3o Para controle do servio oficial, um livro de registro contendo informaes sobre a origem e destino das aves, e as medidas sanitrias executadas durante o alojamento e mortalidade, dever ser mantido no estabelecimento e disponvel para fiscalizao, sempre que solicitado. Alm disso, deve apresentar um memorial descritivo sobre as aes de biosseguridade adotadas durante o alojamento dos animais, incluindo destino dos dejetos e de carcaas. Art. 15. A Coordenao de Produtos Veterinrios do Departamento de Fiscalizao de Insumos Pecurios (CPV/DFIP) controlar e supervisionar a distribuio de vacinas para Influenza Aviria e Doena de Newcastle, no que se refere quantidade de vacinas produzidas e importadas e a quantidade desses insumos distribudos por UF. Pargrafo nico. O mapa de distribuio de vacinas registradas dever ser entregue pelas empresas produtoras e importadoras, trimestralmente CPV/DFIP, que ser responsvel pelo encaminhamento ao DSA. Art. 16. O boletim sanitrio, de que trata a Portaria SDA no 210, de 10 de abril de 1998, Anexo IV, dever chegar ao Servio de Inspeo Federal - SIF, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedncia ao abate das aves, contendo as seguintes informaes: - dados do estabelecimento de origem das aves; - nmero inicial e final de aves alojadas por galpo; - doenas detectadas no lote, durante o alojamento; - tipo de tratamento a que o lote foi submetido, especificando o agente teraputico usado e durao do tratamento, incluindo o uso de vacina para Doena de Newcastle; - data e hora de retirada de alimentao; e - assinatura do mdico veterinrio responsvel pelo estabelecimento. 1o Quando da anlise do Boletim Sanitrio, se constatada taxa de mortalidade igual ou superior a 10% (dez por cento), durante o alojamento das aves no estabelecimento de origem, o mdico veterinrio Fiscal Federal Agropecurio do SIF dever realizar coleta de soro, swabe cloacal e traqueal, em at 1% (um por cento) das aves do lote, para posterior envio ao Laboratrio Oficial, e enviar comunicao ao SIPAG, que cientificar ao SEDESA. 2o Quando da anlise do Boletim Sanitrio, caso seja identificada taxa de mortalidade superior a 10% (dez por cento) num perodo inferior a 72 (setenta e duas) horas, desde o alojamento das aves no estabelecimento de origem at a emisso do boletim sanitrio, ou quando identificada mortalidade igual ou superior a 1% (um por cento) durante o transporte das aves, do galpo ao abatedouro, ou ainda quando identificados sinais clnicos sugestivos de Influenza Aviria ou Doena de Newcastle no lote de aves, dever ser realizada comunicao imediata ao Servio de Inspeo de Produtos Agropecurios (SIPAG) e ao Servio de Defesa Agropecuria (SEDESA) sobre o ocorrido.

Вам также может понравиться