Вы находитесь на странице: 1из 3

Histria do Brasil: Prof.

Lamaro A Europa Feudal Caractersticas Econmicas: Feudo como centro da economia e sociedade:

. O feudo o ncleo da sociedade Europeia Os trs Estados e suas funes: 1. ESTADO: O Clero tinha como funo primordial a relao homens- Deus. 2. ESTADO: A Nobreza Tinha como funo guerrear, protegendo no s a f catlica de outras religies, mas os feudos que dominavam. 3. ESTADO: os demais trabalhadores- As demais pessoas que no eram nobres, nem do alto clero, eram trabalhadoras. Os servos so os trabalhadores camponeses que esto presos terra, eles so a maior parte do 3 Estado. (dar outros exemplos: camponeses livres, e principalmente depois do sculo XII: artesos e comerciantes) Pirmide social:

enquanto o segundo se tornaria o seu Suserano. Esta a relao de suserania e vassalagem. Caractersticas polticas: Devido relao de suserania e vassalagem que distribua o poder pelas mos dos diversos Senhores Feudais no havia uma figura que concentrasse poder em suas mos. Embora houvesse reis eles, at o sculo XIV e XV, na maior parte da Europa, no detinham grandes poderes. Podendo-se afirmar que o poder era fragmentado (dividido) entre os Senhores Feudais. A nica instituio que conseguia concentrar em si poderes alm dos senhores feudais era a Igreja Catlica. A Formao de Portugal. . A guerra da Reconquista: Mouros (mulumanos) ocupam a quase totalidade da Pennsula Ibrica. Exrcitos catlicos se organizam para reconquist-la, sob a liderana de Leo, Arago, Navarra e Castela. Parte do Reino de Leo passa a se chamar Condado Portucalense. Quando D. Henriques morre, seu filho declara a independncia de Portugal. Agora, o recm-criado reino precisa batalhar em duas frentes, contra os mulumanos e contra os demais reinos catlicos.
MULUMANOS X PORTUGUESES X Reinos CATLICOS

Autossuficiente, agrria, relao compulsria de trabalho dos servos. Talha: parte da produo do servo era destinada ao senhor feudal (em torno de 1/3) Corveia: O servo era obrigado a trabalhar parte dos dias da semana nas terras do Senhor Feudal. Banalidade: Quando precisasse usar alguma mquina (moinho, debulhador, caldeiro, etc.) o servo deveria pagar um tributo ao senhor feudal. Caractersticas sociais: . No h mobilidade social

Quando um nobre mais poderoso doava a um nobre menos poderoso um pedao de terra, este ltimo se tornava Vassalo do primeiro,

A CRISE DO Sculo XIV: (A Grande fome, a peste negra, e as Guerras) Tem dois efeitos principais para Portugal: 1) A ao do poder centralizado do Rei foi importante para minimizar os efeitos desta crise na populao portuguesa. 2) Com a devastao de diversas reas e guerras em outras foi necessrio reorganizar as rotas comerciais europeias. Os portos portugueses passam a ser entrepostos comerciais, entre o comrcio genovs com o Oriente e o norte da Europa, se privilegiando desta condio no s os comerciantes (burgueses) como o prprio rei, pois que com o aumento do comrcio, poderia arrecadar mais impostos para a Coroa. A REVOLTA DE AVIS: Com a morte de D. Fernando, que no deixa sucessor, o trono de Portugal passa a ser disputado por um lado por sua filha e por outro pelo seu irmo bastardo. Como a filha de D. Fernando casada com o Prncipe Herdeiro de Castela, o temor que Portugal perdesse sua autonomia leva os comerciantes e a apoiarem o irmo do rei enquanto os nobres apoiam a pretenso do Prncipe de Castela de ser o Rei de Portugal. As foras favorveis ao

irmo vencem a batalha de Aljubarrota, dando origem dinastia de Avis. A EXPANSO MARTIMA PORTUGUESA: Em 1415, Portugal inicia uma srie de viagens martimas objetivando chegarem s ndias e estabelecerem uma rota alternativa ao Mar Mediterrneo, pois que a rota de l era monopolizada pelas cidades de Genova e Veneza. Devido a sua centralizao poltica precoce, ao seu vasto litoral e sua experincia em navegao, Portugal reunia condies de se lanarem ao mar e foram os primeiros a faze-lo, no que chamamos de Pioneirismo Portugus. As distintas classes sociais se viram mobilizadas pelas grandes navegaes: o rei pretendia aumentar seu poderio e fontes de riqueza, os nobres tinham na expanso martima uma forma de glorificarem o seu Rei e Deus pois que, junto a Igreja, realizaram um extenso processo de cristianizao de outros povos. J a arraia-mida via nas grandes navegaes uma chance de melhorar de vida. A proposta portuguesa de chegar s ndias era atravs do contorno do continente africano que

foi feito de forma gradual. Entre a conquista de Ceuta e a chegada dos Portugueses ao extremo sul da frica (Cabo das Tormentas) passaram-se 73 anos. A este movimento d-se o nome de Priplo Africano.

Em 1487, Bartolomeu Dias Consegui vencer o extremo sul do continente africano rebatizando o Cabo das Tormentas com o nome de Cabo da Boa Esperana. Em 1498, Vasco da Gama consegue atingir as ndias e esta empreitada bastante lucrativa. Em 1500 a maior armada at ento organizada sob a liderana de Pedro Alvares Cabral que deveria chegar s ndias. Contudo, no meio da viagem, Cabral aporta em terras novas e com isso descobre o Brasil.

Teria tido inteno ou o descobrimento foi obra do acaso? A TEORIA DA INTENCIONALIDADE: Durante muito tempo acreditou-se que a chegada de Cabral ao Brasil teria se dado por acaso, um erro de rota ocorrido por conta dos ventos no Oceano Atlntico que teria redirecionado as naus para c. Contudo, cada vez menos esta teoria aceita e vem se afirmando que se Portugal no tinha certeza, ao menos teria indcios para acreditar na existncia de terras por aqui. O principal argumento que justifica esta afirmao o fato de Portugal no ter ficado satisfeito com um tratado assinado em 1493 que dividia as terras descobertas entre Portugal e Espanha, com a concordncia do Papa.

Por presso portuguesa este tratado redefinido dando origem ao Tratado de Tordesilhas (1494) que

desloca esta linha imaginria para a esquerda no mapa-mundi. Os POVOS NATIVOS: Quando aqui chegaram os portugueses tiveram contato com povos nativos, aos quais os espanhis denominaram de ndios, por acreditarem terem chegado s ndias. No territrio que coube aos portugueses encontravam-se uma sorte variada de populaes locais, culturalmente distintas, supe-se que esta populao pocacontabilizava algo entre 2 milhes a 5 milhes de pessoas. Entre os principais troncos temos os Tupis, os Js, Aymors, arawakes e Karibs. Levavam uma vida seminmade onde praticavam a caa, a pesca, a agricultura e a coleta. Tinham uma economia de subsistncia (s produziam o que iriam consumir) e a troca entre tribos era rara. Eram dotados de uma religio bastante complexa onde cada ente da natureza tinha uma representao divina, mantinham tambm uma relao pouco prejudicial ao meio ambiente se comparado aos europeus. Dentre os seus rituais religiosos, destaca-se a antropofagia, ou o consumo de carne humana.

A relao Portugueses vs. Nativos: Se em um primeiro momento a relao entre portugueses e indgenas pode ser classificadas como cordiais, este termo no vlido para caracterizar a histria do encontro destes dois povos. O desejo lusitano por riquezas, por mais fiis, a imposio aos ndios de uma cultura completamente diferente logo ir causar tenses entre estes dois povos, no sendo poucas as guerras e batalhas travadas entre portugueses e ndios. Esta relao teve como resultado o desaparecimento de importante parte da cultura indgena e, no menos importante, ao longo de cinco sculos, reduziu a populao indgena para menos de 300 mil habitantes, sendo por muitos especialistas considerados este encontro entre europeus e amerndios o maior genocdio (morte coletiva de um determinado povo) da histria da humanidade!

Вам также может понравиться