Вы находитесь на странице: 1из 9

Introduo: A especificao correta de um motor importante para que se possa escolher na tabela de um fabricante o que melhor se encaixa no propsito

o da aplicao. Este trabalho apresentar os parmetros que so levados em considerao neste processo, bem como suas definies e sua representatividade no motor como um todo, assim como exemplos de especificaes j realizadas por empresas reais e aplicaes de motores hidrulicos na indstria. Primeiro, devemos definir o que um motor hidrulico. Basicamente, ele transforma a energia da gua em movimento (prefixo "hidro") em energia mecnica sob a forma de torque e rotao. Essa energia fornecida a partir de um fludo canalizado em tubos hidrulicos pressurizados por uma bomba. Este liquido flui atravs do motor e acaba assim por gir-lo, e ento volta para o reservatrio. O processo continuo para que se mantenha o motor funcionando. O motor hidrulico pode ser aplicado em vrios tipos de equipamentos, possui uma imensa variedade de modelos no mercado, com diferentes medidas de eixo, vazo, medidas de conexes e muitos outros detalhes que faz com que haja uma grande gama de aplicaes. O funcionamento desde motor, com altos torques e baixas velocidades, permite em muitas aplicaes realizar um acionamento direto sem necessidade de redues. So ideais para a agricultura, construo de estradas, construo civil, florestal, e redutores de guincho de plataforma. 1. Parmetros utilizados nas especificaes tcnicas 1.1 Torque de operao O torque (ou momento de uma fora) a frao da fora aplicada a um objetivo que efetivamente faz com que ele gire em torno de um ponto ou um eixo. O torque calculado atravs do produto entre a fora aplicada e a distncia entre o ponto de aplicao e o ponto de rotao (chamado de brao do momento. A unidade do torque o N.m. Em um motor hidrulico, possvel ter torque sem movimento, pois este somente acontecer quando o torque gerado for suficiente para vencer o atrito e a resistncia a carga. O torque de operao depende diretamente da presso do fluido de trabalho fornecido ao motor. 1.2 Velocidade de operao A velocidade com que as peas mveis do motor giram. A velocidade de operao expressa em rotaes por minuto, ou termos similares. Essa velocidade depende da vazo do motor e determinada por: ( )

PS: A velocidade de operao e o torque so inversamente proporcionais.

1.3 Presso de operao A presso do fluido de trabalho fornecido ao motor. O Fluido de trabalho pressurizado por uma fonte externa antes de ser entregue ao motor. Essa presso de operao afeta o torque de operao, a velocidade, o escoamento e a potncia do motor. A presso necessria num motor hidrulico depende do torque e do deslocamento. Um motor com um grande deslocamento desenvolve um torque com menos presso do que com um pequeno deslocamento. 1.4 Deslocamento a quantidade de fluido que o motor recebe para uma rotao, ou ainda a capacidade de uma cmara multiplicada pelo nmero que cmaras que o sistema possui. Esse deslocamento geralmente representado em litros por rotao (L/rot). 1.5 Vazo A definio de vazo comum o volume do fluido descarregado por uma bomba por unidade de tempo, ou tambm o produto entre a velocidade que um fluido se desloca em tubulao e seo transversal desta. Sua velocidade no S.I. dada em [m/s], no entanto, comum encontrar na hidrulica unidades como o [l/min] ou [g.p.m.]

A tabela abaixo exemplifica os efeitos que o nmero de rotaes, a presso de operao e o torque sofrem de acordo com a variao (para mais ou para menos) da presso de trabalho, vazo e deslocamento.

1.6 Fora O nmero de cavalos-vapor depende da presso e do escoamento do fluido que percorre o motor. Cavalo-vapor (ou CV) uma unidade de potncia no reconhecida pelo S.I. Portanto, a unidade padro o Watt. 1 CV vale aproximadamente 735,5 Watts. 1.7 Tipo do motor Motores hidrulicos podem ser unidirecionais (um nico sentido de rotao) ou bidirecionais (rotaes em ambos os sentidos). Podem ser, tambm, de vazo fixa ou variao.

Motor de vazo constante: para circuito aberto e fechado, ngulo de basculamento fixo, rotao de sada possvel nos dois sentidos; Motor de vazo varivel: para circuito aberto e fechado, com basculamento unilateral, ngulo de basculamento varivel sem escala, rotao de sada possvel nos dois sentidos. Engrenagens: O motor de engrenagem desenvolve torque devido a presso aplicada nas superfcies dos dentes das rodas dentadas. Elas giram juntas, porm apenas uma est ligada ao eixo do motor. As vantagens principais de um motor de engrenagens so: mais simples e tolerante a sujeira, no entanto, tem menor eficincia. So muito utilizados na hidrulica mbil e na tecnologia agrcola, para acionar correias transportadoras, disco dispersador, ventiladores, fusos transportadores e ventoinhas. Fazem parte do grupo dos motores rpidos.

Presso: 300 bar, Rotao: 2400 rpm Palhetas: Os motores hidrulicos transformam a energia de trabalho hidrulico em energia mecnica rotativa, que aplicada ao objeto resistivo por meio de um eixo. O motor tipo palheta consiste de um rotor e de palhetas que podem deslocar-se para dentro e para fora nos alojamentos das palhetas. O rotor do motor montado em um centro que est deslocado do centro da carcaa. O eixo do rotor est ligado a um objeto que oferece resistncia. Conforme o fluido entra pela conexo de entrada, a energia de trabalho hidrulica atua em qualquer parte da palheta exposta no lado de entrada. Uma vez que a palheta superior tem maior rea exposta a presso, a fora do rotor fica desbalanceada e o rotor gira. Conforme o lquido alcana a conexo de sada, onde est ocorrendo diminuio de volume, o lquido recolocado. Antes que um motor deste tipo possa operar, as palhetas devem ser estendidas previamente e uma vedao positiva deve existir entre as palhetas e a carcaa.

Pistes: So os mais utilizados, pois so obtidas grandes potncias, mesmo sob uma grande presso. Dependendo da posio dos pistes em relao ao eixo do motor, esses podem ser: - Axiais: Os pistes so dispostos na direo do eixo do motor. O fluido entra atravs da base do pisto e o fora a mover-se para o exterior. Como cabea do pisto tem a forma de um cilindro e se apoia sobre um disco inclinado, a fora exercida sobre ela se decompe segundo a

direo normal e tangencial a superfcie. Esta ltima componente o obriga a girar, e juntamente com ele, o eixo sobre o qual est montado. Atravs da variao da inclinao da placa ou da inclinao entre o eixo de entrada e de sada podem variar a cilindrada e, portanto, o torque e a potncia. A presso mxima 350 bar e o torque mximo 410000 N.m.

- Radiais: Os pistes so dispostos perpendicularmente ao eixo do motor. O princpio de operao semelhante ao do tipo Pisto Axial, porm, neste tipo, o torque dado por conta da excentricidade, que faz com que o componente transversal da fora que o pisto exerce sobre a carcaa seja diferente em duas posies diametralmente opostas, gerando uma resultante no nula que produz o torque. 1.8 Engrenagem interna O motor utiliza engrenagens internamente montada para produzir energia mecnica. O fluido pressurizado gira as engrenagens internas, produzindo torque de sada. 1.9 Engrenagem Externa O motor utiliza engrenagens externamente montadas para produzir energia mecnica. O Fluido pressurizado obriga as engrenagens externas a girar, produzindo o torque de sada. 2.0 Ventoinha O motor usa um ventoinha para gerar energia mecnica. O Fluido sob presso atinge as lminas na palheta, fazendo-a rodar e produzir torque de sada. Observao: Alm disso, especificaes tcnicas de motores hidrulicos, de acordo com exemplos feitos por empresas existentes, devem/podem conter outras instrues para manter o motor trabalhando em condies normais, tais como: - Definir os limites mnimo e mximo da temperatura do leo do motor; - Informaes sobre limpeza e viscosidade em certas temperaturas do leo do motor; - Modo de operao do motor; - Desenhos-padro de peas do motor para futuros esclarecimentos;

- Dados experimentais relativos a valor do torque, presso, velocidade, etc. em funo de certas mudanas na programao habitual de trabalho do motor; - Informaes sobre a massa das peas constituintes da mquina. Dimensionamento e seleo de motores hidrulicos Ao iniciarmos o dimensionamento de um motor hidrulico, a primeira varivel a ser buscada o torque (momento de toro), necessrio para efetuar a operao desejada. Normalmente aplicamos motores hidrulicos onde existe a clara necessidade de um elevado torque e potncia, mas com rotaes relativamente baixas, ou tambm, a necessidade de reverses rpidas no sentido de rotao, ou um controle apurado da velocidade do motor. A relao peso/potncia do motor hidrulico bem menor que a de um motor eltrica, isto , o motor eltrico fornece uma potncia maior por quilo do que o motor eltrico. Enquanto que para cada H.P. de potncia o motor hidrulico tem massa 5,4 kg, o motor eltrico tem 13,6 kg. No que diz respeito ao rendimento, os motores eltricos apresentam um rendimento maior que os hidrulicos (90, 95% contra 70, 85% dos hidrulicos). No entanto, alguns motores hidrulicos com pistes especiais (preciso mais apurada na construo) podem atingir valores pouco acima de 90%. A tabela a seguir, retirada do renomado fabricante REXROTH, apresenta alguns valores tcnicos mximos referentes a alguns motores hidrulicos (motor de pistes axiais com volume de absoro Vg fixo do tipo AA2FM).

Exemplos: 1. Imagem retirada do site www.clarilub.com.br, da empresa Calrilub.

2. Especificao tcnica da linha de motores MCR05 e seus 6 modelos, da empresa Rexroth, retirado do site www.seekpart.com.

3. Desenho das extenses de eixo da linha de motores BMM da empresa Be Hidrulica, retirado do site www.seekpart.com.

4. Especificao Tcnica principal de um motor da empresa Rexroth.

Acima podemos ver o tipo do motor, valores mximos para velocidade, torque, potncia, presso, escoamento, alm da massa do equipamento. Todos os exemplos acima, fazem parte de documentao de especificaes tcnicas de diversas empresas. Concluso: Dessa forma, podemos perceber que as especificaes tcnicas so importantssimas para qualquer equipamento, neste caso os hidrulicos, para que possa conhecer melhor seu produto evitando acidentes como falta de cuidados especficos, sobrecarga da mquina, etc.

Bibliografia: Bustamente, S. Automao Hidrulica - Projetos, dimensionamento e anlise de circuitos. Editora rica. 6 edio (2011). http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2011/03/como-funciona-uma-motor-hidraulico/ http://www.globalspec.com/SpecSearch/SearchForm/fluid_power_components/hydraulic_eq uipment_components/hydraulic_motors http://www.ebah.com.br/content/ABAAAApCkAD/motores-hidraulicos http://www.agmpecas.com.br/motor-hidraulico-motores-hidraulico.php http://www.clarilub.com.br/produto/motores-de-pistoes-axiais-vazao-fixa-a2fe.html http://file.seekpart.com/keywordpdf/2011/5/19/2011519122542761.pdf www.seekpart.com

Centro Federal de Educao Tecnolgica Celso Suckow da Fonseca

Sistemas Hidro Pneumticos

Especificaes tcnicas para Motores Hidrulicos

Camila Cardoso de Souza, aluna do ensino tcnico em Eletromecnica.

Trabalho entregue ao professor Clio Marques da disciplina SHP, turma 2A ELME - interno.

Referente ao 1 bimestre de 2013.

Вам также может понравиться