Вы находитесь на странице: 1из 11

14-05-2013

Deformao dos materiais da litosfera


Susana Prada

Deformao: modificao da rocha quando sujeita a tenses dirigidas


A Litosfera a entidade externa, rgida, no esttica, da Terra. Os diferentes blocos que a constituem, as placas, esto sujeitas a tenses, esforos, presses, que tendem a dobr las, torc! las ou fractur las. " placas que se afastam, outras que se juntam, as que se ele#am ou afundam e, ainda, as que se mo#em lateralmente. $onsequ!ncia: as rochas deformam-se!

Tenso (fora aplicada


%. Tenso confinante: presso

unidade de !rea"

Tipos de tenses diferenciais ou dirigidas


%. Tens'es distensi$as ou de trac&o, as for&as alongam o corpo, ex: rifting. *. Tens'es compressi$as, as for&as comprimem o corpo, ex: subduc&o. ,. Tens'es tangenciais , as for&as pro#ocam o mo#imento paralelo do corpo, em sentidos opostos, ex: falhas transformantes.

uniforme ou seja as for&as aplicadas so as mesmas em todas as direc&'es (presso litosttica). *. Tenso dirigida: quando a presso diferente nas #rias direc&'es (for&as tect+nicas). " alterao na forma, h deformao#

14-05-2013

Alpes% -anifesta&'es de uma fase orognica recente (placa


euroasitica.africana) /edimentos meso0+icos e ceno0+icos dobrados e metamorfi0ados

&onte '$erest (placa indo australiana.euroasitica) 1ele#o #igoroso ainda em crescimento2

14-05-2013

$omportamento mec3nico ideal dos materiais


(em laborat+rio) (orpo perfeitamente elstico: quando aplicada uma carga o corpo deforma se sendo a deforma&o proporcional ao esfor&o aplicado, no interessando o tempo de dura&o do processo. 4p+s a retirada da carga, o corpo recupera a forma e dimens'es originais, a deforma&o ) re$ers*$el (mola elstica, borracha).

(orpo perfeitamente plstico: a deforma&o ) permanente, ao terminar o esfor&o causador da deforma&o esta termina mas conser#a o #alor atingido (barra de a&o).

(orpo perfeitamente r*gido: o corpo comporta se como um s+lido quebradi&o, no suporta uma deforma&o permanente e fractura, h uma perda instant3nea da resist!ncia (#idro, gi0)

(orpo perfeitamente viscoso% o corpo exibe deforma&'es que crescem proporcionalmente 5 tenso aplicada e ao tempo, indefinidamente. 4p+s a retirada da tenso a deforma&o permanente (plasticina).

+ealidade geol,gica: os materiais geol+gicos so heterogneos e anis+tropos6 a acti#idade tect+nica possui uma intensidade e orienta&o #ari#el no tempo -actores de deformao ao n*$el da litosfera% %. 7resso litosttica ou confinante *. Temperatura ,. 8luidos impregnados na rocha 9. :elocidade de deforma&o ;. 4nisotropias do meio <. =ature0a e textura da rocha

14-05-2013

.# Presso litost!tica
>m 0onas profundas, com ele$ada presso confinada, os materiais esto menos propensos a roturas em consequ!ncia da presso en#ol#ente que tende a dificultar a forma&o de fracturas. -ais pr+ximo da superfcie, o material ser frgil e tende a fracturar mais cedo.

/# Temperatura
O aumento da temperatura facilita e fa#orece a deforma&o pl!stica, as rochas tornam se mais d0cteis com a profundidade. 4 deforma&o d?ctil predomina nas 0onas mais profundas da litosfera.

1# -luidos de impregnao
Os fluidos existentes nas rochas, quer nos seus poros quer na estrutura cristalina, libertam se, fa#orecendo o comportamento d?ctil, uma #e0 que actuam como lubrificante, diminuindo o atrito entre partculas. 4lgumas rochas molhadas tendem a comportar se de forma d0ctil, enquanto as rochas secas tendem a comportar se de maneira fr!gil.

2# 3elocidade de deformao
O tempo um factor muito importante nas deforma&'es das rochas as quais se processam em inter#alos de tempo muito grandes (-a) @m corpo pode reagir plstica ou elasticamente, face a uma solicita&o lenta e comportar se rigidamente, face a uma solicita&o brusca. 4s deformaes mais lentas fa#orecem comportamento d0ctil das rochas.

14-05-2013

4# '5ist6ncia de anisotropias
4s rochas so, em geral, anis,tropas ( is+tropa quando para uma determinada propriedade a rocha assume o mesmo #alor em todas as direc&'es) 4 exist!ncia de anisotropias (estratifica&o nas sedimentares, folia&o nas metam+rficas) modifica as condi&'es de deforma&o, #ariando estas consoante o 3ngulo existente entre a direc&o em que se exercem os principais esfor&os e os planos de anisotropia.

7# 8ature9a e te5tura das rochas


4 composi&o mineral+gica e a granularidade determinam, como e#idente, as propriedades das rochas mais directamente implicadas na deforma&o (rigide0, elasticidade, etc.), a sua maior ou menor susceptibilidade 5 deforma&o Auart0o, feldspatos e oli#inas, so quebradi&os enquanto as micas, a calcite e os minerais argilosos, so mais d?cteis.

8actores de deforma&o na litosfera

(omportamento das rochas mecanismos de deformao estruturas originadas

(omportamento +*gido :; +otura, cisalhamento :; -alhas (omportamento D0ctil :; 'stiramento, fle5o :; Do<ras (omportamento 3iscoso :; -lu6ncia :; Do<ras de flu6ncia

14-05-2013

Deformao em cadeias montanhosas

Principais estruturas deformadas - do<ras e falhas - em funo do comportamento das rochas - d0ctil ou r*gido

-alhas% /o superfcies de fractura ao longo das quais


hou#e mo$imento relati$o de dois <locos afectados pela falha. $lassificam se de acordo com o mo#imento relati#o entre os blocos.

D0cteis +*gidas

14-05-2013

-alhas com mo$imento $ertical% =ormais(a) ou Bn#ersas (b)

-alhas normais% h extenso

-alhas in$ersas% h compresso

-alhas com mo$imento hori9ontal% so desligamentos direitos ou esquerdos

-alha de Santo Andr) Cesligamento direito

>squerdo

14-05-2013

-alhas com mo$imentos mistos ($ertical e hori9ontal"% falhas normais ou in#ersas com componente de desligamento direito ou esquerdo

=ual o tipo de falha>

=ual o tipo de falha>

14-05-2013

+e?eito: dist3ncia que separa


pontos hom+logos que antes de rotura esta#am juntos.

Plano de falha: plano ao longo do qual se deu o


mo#imento

Do<ras

Tipo de do<ras

14-05-2013

(aracteri9ao de do<ras
-lancos: faces laterais (harneira: 0ona de mxima cur#atura, 0ona de articula&o Plano a5ial: plano que contm as charneiras 'i5o da do<ra: linha de intersec&o do plano axial com a charneira

Sinclinal% dobra com a conca#idade #irada para cima e em que a rocha mais recente se encontra no n?cleo. Anticlinal% dobra com a conca#idade #irada para baixo e em que a rocha mais antiga se encontra no n?cleo.

Simetria (inclina&o do plano axial)

3erticais, sim)tricas Tom<adas, @n$ertidas @nclinadas, assim)tricas

10

14-05-2013

Do<ra-falha ca$algamento
'$oluo de uma cadeia montanhosa, A+ABC8'S'
V

11

Вам также может понравиться