Вы находитесь на странице: 1из 9

1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

ALEXANDRE FLEURY DE SIQUEIRA E GOMES

APRESENTAO A EQUIPAMENTOS DE CAMPO

MONTE CARMELO/MG 2014

SUMRIO

1 INTRODUO .......................................................................................3 2 OBJETIVO.............................................................................................. 3 3 DESEMVOLVIMENTO.............................................................................4 4 CONCLUSO......................................................................................... 9 5 REFERNCIAS...................................................................................... 9 6 REFERNCIAS DE IMAGENS...............................................................9

INTRODUO

A evoluo tecnolgica revolucionou diversas reas da cincia e com o a topografia no foi diferente, diminuindo sensivelmente a dificuldade da realizao de servios mas exigindo um treinamento maior para operar equipamentos como teodolito estao total e nvel. Atravs desse relatrio, sero apresentados equipamentos disponveis para aprendizado na Universidade Federal de Uberlndia para graduandos do curso de engenharia de agrimensura e cartografia, para maior conhecimento em como operar os equipamentos topogrficos.

OBJETIVO

Esse relatrio tem como objetivo a familiarizao com equipamentos disponveis na faculdade que sero utilizados em disciplinas posteriores do curso e na vida profissional como engenheiro agrimensor e cartogrfico.

DESEMVOLVIMENTO

Teodolito Teodolito um instrumento ptico montado em um trip, usado nas reas da topografia, navegao e astronomia, destinado a determinar ngulos verticais e horizontais. Amplamente utilizado pela engenharia em medies de grandes obras como, barragens, hidreltricas, pontes, medio industrial, explorao de minrios, alm de ser aplicado em levantamentos topogrficos e geodsicos.

PRIMEIRA IMAGEM O teodolito eletrnico DT-202C

Segundo a descrio do produto no site da Geoceter, Teodolito marca FOIF, modelo DT202C Leitura angular de 1 segundos Preciso 2segundos Aumento de imagem 30X Abertura 42mm Prumo ptico Codificador absoluto do ngulo horizontal e vertical, no perde o ngulo da R ao desligar e ligar o equipamento Compensador do ngulo vertical Display duplo Dois alvos de pontaria Tecla 0SET para zeragem automtica Tecla HOLD para travar o ngulo em azimute Apresentao no display: ngulo horizontal, ngulo vertical, porcentagem de rampa, angulo anti-horrio e carga

5 da bateria, sistema de comando de chamada e trava na mesma posio para facilitar utilizao Fonte de alimentao 6 Volts. Dimenses: 153x175x328mm.

ETAO TOTAL A estao total um instrumento novo, que pode ser considerado a juno do teodolito eletrnico e o distancimetro eletrnico, montados em um nico aparelho, sendo assim ele obtm ngulos horizontais e verticais como o teodolito e distncias fazendo a funo do distancimetro. Alm disto possvel fazer alguns clculos com os ngulos e distncias lineares obtidos no levantamento, e guard-los na memria do aparelho, j no aparelho que antes s eram possveis manualmente ou depois que os pontos fossem descarregados em um software apropriado.

Segunda Imagem Estao total, da marca Foif, modelo ots 685

Segundo a descrio do produto no o site da Geocenter, Estao total marca FOIF, modelo OTS685, totalmente em portugus, com leitura nominal de 1, com preciso angular de 5 segundos, preciso linear de 2 mm + 2 ppm (Segundo norma DIN 17123-3); alcance sem prisma de at 200 metros; com fita refletiva de at 700 metros; com miniprisma de at 1.200 metros com 1 prisma de at 5.000 metros (Considerando boas condies de visibilidade em 30 Km). Duplo display de LCD com capacidade de 8 linhas. Teclado alfanumrico. Compensador automtico nos dois eixos (Horizontal e vertical); nvel eletrnico; codificador absoluto. Aumento da imagem 30 vezes. Resistente gua e poeira com IP55 (Segundo IEC60529). Prumo tico na alidade. Memria interna ilimitada, pois se utiliza de carto SD (Acompanha carto SD de 1 GB com capacidade mdia de mais de 100.000 pontos para ngulo e distncia ou coordenadas); gerenciamento de, no mnimo 40 obras, Interface serial RS-232C, Mini USB, Carto SD ou Bluetooth (Opcional). Equipamento com alta performance por conter processador interno de 32 Bits. Programas internos como: Levantamento por ngulos e distncia, por coordenadas; Interseco a r; Clculo de rea; Distncia entre dois pontos; Medio de elevao remota; Clculo de Azimute; Locao; Clculo de estradas; entre outros

NVEL usado para calcular os desnveis de uma rea, criando um plano horizontal e com um auxlio de uma rgua, usado na construo civil entre outros.

Terceira Imagem

Nvel, da marca RUIDE, do modelo dl 201

PRISMA O prisma utilizado para auxiliar a estao total nas medies o colocando em um ponto de interesse no levantamento, ele formado por um jogo de espelhos que reflete o laser da estao de volta para o aparelho.

Quarta Imagem Prisma

TRIPE Utilizado para sustenta, apoiar e estabilizar o teodolito, a estao total e o nvel, ele possui um fecho do tipo de borboleta para maior fixao dos aparelhos e feito de alumnio.

Quinta Imagem Tripe MIRA A mira utilizada com o nvel, para auxiliar a medida do desnvel do terreno, ela uma rgua de geralmente 4 metros que colocado no ponto de interesse.

Sexta Imagem Mira

CONCLUSO

Atravs desse relatrio foi possvel entender melhor a funo de cada aparelho topogrfico que iram ser utilizados no decorrer da vida estudantil e na vida profissional, se tratando de aparelhos altamente tecnolgicos o conhecimento sobre como operlos indispensvel.

REFERNCIA http://www.geocenter.com.br/produtos/teodolito-1/teodolito-eletronico-dt-202c.html http://www.geocenter.com.br/estac-o-total-ots-685.html Notas em sala de aula. REFERNCIA DE IMAGENS http://www.geocenter.com.br/produtos/teodolito-1/teodolito-eletronico-dt-202c.html http://www.geocenter.com.br/estac-o-total-ots-685.html http://www.stagricola.com/?attachment_id=314 http://portuguese.laserlevel-tripod.com/chinarigidity_and_strength_aluminum_land_surveying_tripods_for_transit_theodolite_auto_l evel-295708.html http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/82/Prisme-02.jpg/200pxPrisme-02.jpg http://bimg1.mlstatic.com/nivel-topografico-na32-novo-robusto-tripe-mira-brinde_MLBF-3216369495_102012.jpg

Вам также может понравиться