Вы находитесь на странице: 1из 4

rio de Joa o Pessoa - Departamento de Cie ncias Exatas Centro Univerisita o de Engenharia Civil Coordenac a

F sica Geral e Experimental II


Jacinto Cruz de Souza Professor: Jose Turma: E/P3 Data:......./......./..........

Aluno(a):.................................................................................Matricula:.................. Aluno(a):.................................................................................Matricula:.................. Aluno(a):.................................................................................Matricula:.................. Aluno(a):.................................................................................Matricula:..................

O TE RMICA LINEAR EXPERIMENTO 2 - DILATAC A 1. O INTRODUC A

Cada material reage de forma diferente a uma varia c ao de temperatura. A maioria dos materiais expande quando aquecidos, atrav es de uma escala de temperatura que nao produz fusao ou ebulicao. Em um modelo simples, o aumento da temperatura provoca um aumento da amplitude de vibra cao dos atomos no material, o que aumenta a dist ancia m edia entre eles, resultando na expans ao do material em questao. Geralmente, h a o aumento da densidade de l quidos e solidos, quando aquecidos. No entanto, existem substancias que em determinados intervalos de temperatura, sofrem o fenomeno inverso, ou seja, diminuem de volume quando a temperatura aumenta. Isto ocorre em virtude do rearranjo da estrutura cristalina do material, como acontece com a agua, correspondendo a uma dilata cao t ermica anomala. A agua se contrai quando a temperatura aumenta na faixa de 0 C a 4 C e s o come ca a se dilatar quando a temperatura ultrapassa essa faixa[4]. As propriedades t ermicas dos materiais sao aquelas compreendidas pela resposta ou reaca o do material ` a aplicac ao de calor. Sao consideradas como propriedades t ermicas: a condutividade t ermica, a expansao ou dilataca o t ermica, a capacidade calor fica, dentre outras [1]. Nesta experi encia ser estudada a dilata cao linear de materiais em intervalos de temperatura moderados e muito abaixo das temperaturas em que se registram altera coes em sua estrutura cristalina. No experimento, utilizaremos uma montagem padrao do Laboratorio de F sica para realizar medidas do coeficiente de diII do UNIPE lata cao linear, .

eficiente de dilata c ao dos metais de modo muito preciso, atrav es de um rel ogio comparador de precis ao de 0, 01mm. Nos quais est ao feitos os tubos por onde se faz passar o vapor d aguaproduzida pelo gerador de vapor na elevacao da temperatura. O equipamento consiste numa base met alica com hastes fixas para sustenta c ao do corpo de prova (latao, cobre e a co), para garantir uma medida confiavel de L (varia c ao de comprimento), o dilat ometro vem equipado com um micr ometro instalado em uma das extremidade. O medidor de dilatac ao (divis ao, um cent esimo de milimetro) e escala milimetrada. Conexoes de entrada (reservatorio) e sa da de agua. O reservat orio de agua (gerador de vapor) est a conectado a uma das extremidade do corpo de prova. A varia c ao de temperatura e obtida fazendo-se circular vapor pelo aparelho. Os Term ometros qu micos ou Medidores digitais (mult metro-termopar) devem ser colocados em ambas as extremidades do corpo de prova para registrar a temperaturas final.

2.

ARRANJO EXPERIMENTAL Figura 1: Arranjo experimental - conjunto de dilataca o. Fonte: Azeheb[2]

Para o estudo da dilataca o t ermica linear, utilizaremos o dilatometro[2], um aparelho que permite medir o co-

2
A. O E OS AJUSTES DO PREPARAC A METRO DILATO

Inicialmente deve-se colocadar, 150ml ( = 150g) de agua.

no reservat orio,

Posicionar a haste metalica (Fig. 2 - item 1) em uma base principal metalica, ajuste o parafuso fixador no dilatometro. Cada orificio corresponde a um comprimento diferente de fixa cao da haste. Logo apos, empurra-se a haste para um lado do suporte do relogio comparador (Fig. 2 - item 2), tamb em chamado de medidor de dilatacao, ajustando o batente movel (Fig. 2 - item 3), e direcionando o parafuso (Fig. 2 - item 4) contra o pino at e que a haste nao possa ser movida, utilizando esse como o ponto de refer encia. Esta opera cao, por mais cuidado que se tome, acarretar a um pequeno deslocamento do ponteiro maior do relogio, garantindo que o extremo da haste metalica est a realmente tocando a ponta do indicador. Coloque uma das extremidades do corpo de prova (haste metalica) 10mm dentro do tubo de borracha (conexao de sa da dos vapores). J a a outra extremidade deve ser colocada na conexao de entrada dos vapores. Para encontrar o comprimento inicial, L0 , da haste a temperatura ambiente, faz-se a medi ` cao a partir do ponto de fixacao da haste at e o ponto onde e colocada a extremidade de contato do relogio comparador (Fig. 2). Essa medi cao deve ser feita durante a montagem do equipamento, a fim de reduzir consideravelmente o risco de erro. O conector(batente movel) deve est alinhado ao 0(zero) da escala de comprimento impressa do dilatometro. Como a haste metalica se expande, o ponteiro indicador se mover a em sentido anti-horario. Antes de come car a experi encia, acerta-se o zeroda escala maior do relogio comparador girando o anel recartilhado do relogio para que este nao efetue medidas incorretas.

Podemos utlilzar 2(dois) termopares (Fig. 3 - item 1) para fazer as medic oes de temperaturas. Deve-se colocar um termopar dentro da magueira de sa da. O segundo termopar coloca-se no orif cio localizado no conjunto com conexao de entrada dos vapores. Conectamos-e os pinos do termopar na entrada do mult metro chamada K-TYPE THERMOCOUPLEobservando a marca c ao correta da polaridade (Fig. 3 - item 2), e posiciona-se a chave seletora do aparelho na fun c ao para medir temperatura (Fig. 3 - item 3).

Figura 3: termo. Fonte:[4]

Por u ltimo, antes de ligar o gerador de vapor (Fig.4), o reservat orio de agua e preenchido (Fig. 4 - item 2), verificando se a quantidade e suficiente para todo o tempo de dura c ao da experi encia. Entao, introduzse um term o metro de mercu rio em uma entrada especifica na tampa para a medi c ao da temperatura da agua contida no recipiente (Fig. 4 - item 3). Em seguida, verifica-se se a valvula de seguran ca est fechada (Fig. 4 - item 4), e entao o gerador de vapor e ligado. A parte superior do reservat orio nao deve ser removida durente a experi encia (Fig. 4 - item 5).

Figura 4: Gerador de vapor e reservatorio de a gua. Fonte:[4]

Figura 2: Conjunto de dilataca o. Fonte:[4]

Colaca-se um termometro dentro da mangueira de sa da (deixe a marca 90 graus para fora). o segundo termometro deve ser colocado no orif cio do reservatorio.

A medida que o vapor flui deve-se observar o relogio comparador (Dilatac ao) e o mult metro (Temperatura). Quando o termopar estabilizar, faz-se o registro dos valores da temperatura. Tamb em deve ser registrada a expansao do comprimento da haste indicada pelo deslocamento do ponteiro do rel ogio. Com a execuc ao desse procedimento, finaliza-se a experi encia para a haste escolhida. Com os dados coletados durante o experimento, e poss vel avaliar se as alteracoes surtiram efeito e tornaram mais precisa a obtencao do coeficiente de dilata c ao linear atrav es do dilat ometro.

3 A variacao em qualquer dimensao de um solido, em func ao da varia cao da temperatura, e chamada de dilata c ao t ermica que, sob pressao constante e para pequenas variacoes de temperatura, e dada por L = L0 T (2.1)
4. MATERIAL UTILIZADO

Os materiais necess arios para realiza c ao deste experimento s ao: 01 Dilat ometro 01 Conexao de entrada 01 Conexao de saida 02 Medidor de temperatura (Term ometro qu mico, Termopar) 01 Proveta graduada 01 Mult metro

L representa a variacao de uma dimensao de valor inicial ap os uma variacao de temperatura T e e o coeficiente de dilatacao t ermica linear do material. Essa lei de dilata cao linear e valida apenas para pequenas varia c oes de temperatura. Caso T seja grande, na determina c ao de L devem ser consideradas outras pot encias de T . Podemos ainda reescrever a equa cao (1.1), da seguinte forma L = L0 (1 + T ) = Lf Li L 0 (T f Ti ) (2.2)

01 Gerador de Vapor el etrico 03 Hastes met alicas (corpos de prova): A co, Cobre e Latao. 01 Trena

sendo Li o comprimento inicial; Lf o comprimento final; Ti a temperatura iniciale Tf a temepratura final[5]. Os coeficientes de dilata cao linear de algumas subst ancias e elementos qu micos apresentados na tabela I, aplicam-se ` a uma determinada faixa de temperatura ambiente.
Substancia Coeficiente linear Aco Cobre Latao 11 10 C 6 1 18 10 C 19 106 C 1
6 1

5.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Tabela I: Coeficientes de dilataca o linear.

(I) Conforme as instruc oes anteriores, ajuste a haste met alica inicialmente para o comprimento inicial de 500mm e anote a temperatura inicial do sistema. Ajuste, para essa temperatura, a posi cao do micr ometro, na marca zero. (II) Ligue a fonte de calor e aguarde o inicio da ebuli cao verificando a temperatura atrav es do termometro qu mico (Temperatura do vapor, 97 100 C ). Deixe o vapor circular por alguns minutos antes de determinar L para que o corpo de prova atinja a temperatura m axima. O momento para execu cao destas leitura deve ser (no minimo 60s) apos a estabilizacao dos medidores. (III) Anote a temperatura m edia final do corpo de prova (......................). (IV) Me ca a varia c ao de comprimento L sofrida pelo corpo de prova atrav es do dilat ometro (mm). Lembrando que, os resultados obtidos pelo relogio comparador deve ser multiplicados por 0, 01mm. V) Apos o equil brio t ermico, determine as temperaturas nos pontos de entrada e s aida dos vapores. Coincidem estas temperaturas? Justifique. (VI) Repita os procedimentos anteriores agora para os comprimentos Li igual a 400mm e 300mm. Registre os dados obtidos na tabela II.

O aco e uma liga de varios elementos qu mcos, sendo os principais o ferro e o carbono. O cobre e suas ligas metalicas sao utilizados mundialmente. Sua principais caracter sticas sao as elevadas conditividade el etrica e t ermica, resist encia ` a corrosao, elevada resist encia mec anica. J o Latao e o nome gen erico das ligas cujos principais constituintes sao o cobre e zinco, apresentando uma cor semelhante a do ouro. Os resultados da medicao para os valores de dilata c ao t ermica e temperatura, nessa atividade experimental, serao aplicados num diagrama L T como pares de valores. Usaremos o programa LAB Fit Ajuste de Curvas, um software para tratamento de dados experimentais[6].
3. OBJETIVOS

Estudar a dilatacao linear, isto e, a varia cao de uma das dimensoes de um corpo com a temperatura. Construir e interpreta graficos da variaca o do comprimento versus temperatura, de um corpo de prova. Determinar o coeficiente de dilata cao linear do A co, Latao e do Cobre, utlizando um dilatometro linear.

4
cao de Temperatura T Variac ao de comprimento L Comprimento Inicial Li Temperatura inicial Ti Temperatura final Tf Varia 300 400 500 Ti = (....... .......) C Tf = (....... .......) C Ti = (....... .......) C Ti = (....... .......) C Ti = (....... .......) C Ti = (....... .......) C L1 = (....... .......)mm L2 = (..... .......)mm L3 = (....... .......)mm

Tabela II: Registro do dados experimentais. Dilataca o t ermica.

6.

LISE DOS RESULTADOS ANA

(a) Com os resultados de medica o para as diferentes comprimentos iniciais, construa o gr afico L versus Li usando o programa LAB Fit: Ajuste de Curvas ou Excel[6]. (b) Calcule o coeficiente de dilata cao t ermica do material () utilizado e compare valor experimental encontrado com o valor teorico. Exponha o resultado em termos percentuais. Justifique sua resposta. (c) Faca um relatorio da atividade experimental (Capa, sum ario, introdu c ao, objetivos, materiais utilizados, procedimento experimental, resultados e discussao, conclus ao e bibliografia) expondo os resultados atrav es dos calculos, tabelas, graficos obtidos no experimento de Dilatac ao T ermica Linear.
A. Equac oes u teis Estimativa do desvio padr ao q 1 Pn )2 S = n1 i=1 (x i X Expressao do resultado experimental n de medidas Sm ) X = (X Dilataca o t ermica linear L = L0 T

M edia de um conjunto de medidas com n valores = 1 Pn X i=1 xi n Estivativa do desvio padrao da m edia Sm = S n Erro percentual E% =
|Vteo. Vexp. | Vteo.

100

7.

NCIAS BIBLIOGRA FICAS REFERE

[1] A.F., Padilha. Materiais de Engenharia: Microestrutura e Propriedades. Curitiba: Hemus, 2000. RIOS PARA TERMODINA MICA. Dispon [2] ACESSO vel em: http://www.azeheb.com.br. Acesso em: 13 de Outubro de 2013. [3] CIDEPE - CENTRO INDUSTRIAL DE EQUIPAMENTOS DE ENSINO E PESQUISA. Livro de atividades experimentais: F sica Experimental - Termodin amica - Conjunto para dilata c ao, digital, com gerador el etrico de vapor. Canoas, RS: 2013. [4] GONC ALVES, Bruno; JUNIOR, Mario M. Dias, et al. Nova metodologia para aferi cao da temperatura final de hastes met alicas em um expoerimento de dilata cao t ermica li-

near. Revista Brasileira de Ensino de F sica, v.35, n.2, 2309 (2013). [5] HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de F sica vol. 1: Mecanica. 9a ed. Sao Paulo: LTC, 2012. [6] SILVA, Wilton Pereira da; SILVA, Cleide M.D.P.S.; CAVALCANTI, Cl audio G.B. et al. LAB Fit Ajuste de Curvas: Um software em portugu es para tratamento de dados experimentais. Revista Brasileira de Ensino de F sica, v. 26, n. 4, p. 419 - 427, 2004.

Вам также может понравиться