Вы находитесь на странице: 1из 5

BIOLOGIA II Prof.

: Vincius (Minguado)

LISTA 13 NVEIS DE ORGANIZAO EM ECOLOGIA


ORIENTAES
Ecologia um dos assuntos mais cobrados pelos vestibulares nos ltimos anos. A lista 13 contm questes sobre o primeiro tpico dessa matria. Resolva os exerccio com muita ateno e cuidado para no confundir os termos apresentados abaixo. Bons estudos! =D

EXERCCIOS RESOLVIDOS
1. (PUC-RJ 2013) Considere os conceitos de nicho ecolgico e hbitat apresentados abaixo: I. O nicho de um organismo seu papel ecolgico. II. A ocupao de nichos distintos por diferentes espcies reduz a competio por recursos. III. Nicho ecolgico o lugar onde um organismo vive. IV. Um determinado hbitat pode proporcionar diferentes nichos aos organismos. Esto corretas: a) todas as afirmaes. b) apenas a I. c) apenas I e IV. d) apenas II e III. e) apenas I, II e IV. Resoluo: O nicho corresponde ao modo de vida ou ao papel ecolgico que uma determinada espcie desempenha no ecossistema. Portanto no o local onde a espcie vive (o hbitat) e sim o conjunto de relaes que a espcie mantm com outras espcies e com o ambiente fsico. Quando h superposio de nichos entre espcies diferentes, ocorre competio por recursos. A competio se reduz quando as espcies ocupam nichos distintos. Em um determinado hbitat, como uma floresta, um lago etc. so encontradas diferentes espcies de animais e plantas, cada uma com seu prprio nicho ecolgico. Alternativa E.

RESUMO TERICO
NVEIS DE ORGANIZAO ACIMA DE ORGANISMO

2. (UFSJ 2012) Quanto aos nveis de organizao biolgica, assinale a alternativa CORRETA: a) Em um lago, peixes carnvoros se alimentam de filhotes de outros peixes carnvoros, que comem pequenos microcrustceos aquticos, que dependem de microalgas produtoras de alimento. O lago citado constitui um ecossistema e os seres vivos citados, os componentes de sua populao. b) Peixes de diferentes espcies de um aqurio constituem a populao do aqurio. c) Uma lagoa poluda, contendo apenas vermes comedores de detritos e bactrias decompositoras, no pode ser considerada um ecossistema. d) Um rio, pertencente bacia do Rio Grande, em Minas Gerais, um ecossistema. Resoluo: Um rio um ecossistema por apresentar as interaes recprocas entre fatores ambientais e a comunidade biolgica que habita as suas guas. Alternativa D.

Hbitat: refere-se ao lugar da natureza onde vive determinada espcie. Nicho Ecolgico: todo o conjunto de condies em que vive e se reproduz um indivduo. Populao: formada por indivduos de uma mesma espcie que vivem em um mesmo local. Comunidade: conjunto de populaes de espcies diferentes que vivem na mesma regio. Ecossistema: conjunto de vrias populaes diferentes que se relacionam com o meio ambiente ao seu redor. Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta, isto , conjunto das regies onde h vida.
CASD Vestibulares

BIO II

EXERCCIOS PROPOSTOS
1. (PUC-RJ 2012) Ecologia a cincia que estuda as relaes dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, est incorreto afirmar que: a) nicho ecolgico sinnimo de habitat. b) os nveis trficos representam as relaes energticas entre os organismos de uma comunidade. c) sucesso ecolgica a mudana da(s) comunidade(s) ao longo do tempo. d) populao um conjunto de indivduos da mesma espcie num determinado local. e) comunidade so populaes de diferentes espcies que vivem num determinado local. 2. (ENEM 2012) O menor tamandu do mundo solitrio e tem hbitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cips, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestao, gera um nico filhote. A cria deixada em uma rvore noite e amamentada pela me at que tenha idade para procurar alimento. As fmeas adultas tm territrios grandes e o territrio de um macho inclui o de vrias fmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes disposio para namorar!
Cincia Hoje das Crianas, ano 19, n. 174, nov. 2006 (adaptado).

d) trata-se de um tpico exemplo de sucesso ecolgica primria, com o estabelecimento de uma comunidade clmax. e) os elementos biticos ali encontrados compem uma populao ecolgica, mas no se pode dizer que compem uma comunidade. 4. (ENEM cancelado 2009) Suponha que o chefe do departamento de administrao de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionrios deveriam cuidar do meio ambiente no espao da empresa. Um dos funcionrios levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente no era claro o suficiente para se falar sobre esse assunto naquele lugar. Considerando que o chefe do departamento de administrao entende que a empresa parte do meio ambiente, a definio que mais se aproxima dessa concepo : a) Regio que inclui somente cachoeiras, mananciais e florestas. b) Apenas locais onde possvel o contato direto com a natureza. c) Locais que servem como reas de proteo onde fatores biticos so preservados. d) Apenas os grandes biomas, por exemplo, Mata Atlntica, Mata Amaznica, Cerrado e Caatinga. e) Qualquer local em que haja relao entre fatores biticos e abiticos, seja ele natural ou urbano. 5. (Unesp) A sequncia indica os crescentes nveis de organizao biolgica: clula I biosfera.

Essa descrio sobre o tamandu diz respeito ao seu: a) hbitat. b) bitopo. c) nvel trpico. d) nicho ecolgico. e) potencial bitico. 3. (Unesp 2012) A Verdadeira Solido. [...] A grande novidade que h pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo capaz de sobreviver onde ele vive. o primeiro ecossistema conhecido constitudo por uma nica espcie.
(Fernando Reinach. O Estado de S.Paulo, 20.11.2008.)

II III populao IV V

Os nveis I, III e IV correspondem, respectivamente, : a) rgo, organismo e comunidade. b) tecido, organismo e comunidade. c) rgo, tecido e ecossistema. d) tecido, rgo e bioma. e) tecido, comunidade e ecossistema. 6. (UFPR) O diagrama a seguir contm caixas numeradas que representam conceitos de ecologia interligados por setas com legendas que indicam a relao entre eles. Assinale a alternativa que apresenta a associao correta da caixa numerada com o respectivo conceito.

O autor se refere bactria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de gua obtida 2,8 km abaixo do solo, na frica do Sul. Considerando-se as informaes do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que: a) no se trata de um ecossistema, uma vez que no se caracteriza pela transferncia de matria e energia entre os elementos abiticos e os elementos biticos do meio. b) o elemento bitico do meio est bem caracterizado em seus trs componentes: produtores, consumidores e decompositores. c) os organismos ali encontrados ocupam um nico ecossistema, mas no um nico hbitat ou um nico nicho ecolgico.

Frente II

CASD Vestibulares

a) (1) ecossistema; (2) comunidades; (3) populao biolgica; (4) bitopo; (5) biosfera. b) (1) ecossistema; (2) bitopos; (3) populao biolgica; (4) comunidade; (5) biosfera. c) (1) biosfera; (2) populaes biolgicas; (3) comunidade; (4) bitopo; (5) ecossistema. d) (1) biosfera; (2) bitopos; (3) populao biolgica; (4) comunidade; (5) ecossistema. e) (1) ecossistema; (2) populaes biolgicas; (3) bitopo; (4) comunidade; (5) biosfera.

Trs importantes conceitos em Ecologia esto presentes nas afirmaes apresentadas. Tais conceitos podem ser identificados em I, II e III, respectivamente, como: a) migrao, habitat e comensalismo. b) populao, sucesso e nicho ecolgico. c) populao, nicho ecolgico e habitat. d) comunidade, predao e nicho ecolgico. e) comunidade, teia alimentar e parasitismo.

7. (PUC-PR) Em uma floresta ocorrem trs espcies de rvores, igualmente bem sucedidas e numerosas. Essas rvores constituem: a) Trs populaes. b) Uma populao. c) Um ecossistema. d) Trs comunidades. e) Duas comunidades.

11. (FGV) PESQUISADORES DESCOBREM NOVO ECOSSISTEMA EM LAGO ANTRTICO. Um lago com gua sete vezes mais salgada que a do mar, soterrado por vrios metros de gelo numa regio desrtica do continente antrtico, abriga um ecossistema composto por criaturas hoje totalmente desconhecidas.(...) O melhor ainda est por vir, quando os pesquisadores estudarem a poro lquida e os organismos nesse habitat isolado. (...) O lder do grupo afirmou que "pretendem voltar ao lago em dois anos para atingir a gua e caracterizar a vida l. Ainda no o fizemos porque queramos ter certeza de que estaramos fazendo do jeito mais limpo e menos perturbador possvel". A grande preocupao no contaminar o lago com organismos do mundo exterior.
("Folha de S. Paulo", 17.12.2002)

8. (Fuvest) Em um lago, esto presentes diversas espcies de animais, plantas, algas, protozorios, fungos e bactrias. O conjunto desses seres vivos constitui: a) uma cadeia alimentar. b) uma comunidade biolgica. c) um ecossistema. d) uma populao. e) uma sucesso ecolgica.

No texto, o emprego do termo ecossistema ser adequado apenas se: a) as "criaturas desconhecidas" forem descritas pela cincia. b) o lago abrigar espcies animais e vegetais. c) o gelo for eliminado, permitindo que uma comunidade ali se estabelea. d) no lago houver uma comunidade interagindo com o ambiente fsico. e) no houver contaminao do lago com organismos do mundo exterior.

9. (FGV) Durante a aula de campo, a professora chamou a ateno para o fato de que, naquela rea, havia inmeros formigueiros, cada um deles de uma diferente espcie de formiga e todos eles interagindo pelos recursos daquela rea. Em ecologia, cada formigueiro em particular, e o conjunto de formigueiros naquela rea, referem-se, respectivamente, a: a) ecossistema e populao. b) comunidade e ecossistema. c) populao e ecossistema. d) comunidade e populao. e) populao e comunidade.

12. (UEL) Em um ribeiro foram pescados dois peixes muito semelhantes, exceto pela colorao das nadadeiras. Um bilogo informou que pertenciam ao mesmo gnero; eram, porm, de espcies diferentes e apresentavam dietas distintas. O peixe com as nadadeiras claras alimentava-se de moluscos e crustceos que viviam no fundo do ribeiro, e o outro, cujas nadadeiras eram avermelhadas, comia folhas de plantas e insetos aquticos. Com base nessas informaes, correto afirmar:

10. (Unifesp) I - A comunidade de So Janurio, localizada no mdio So Francisco, formada basicamente por mulheres de todas as idades, por meninos e homens velhos. II - Prximo nascente do rio, existem somente peixes detritvoros (alimentam-se de detritos). medida que o rio se alarga, podem ser vistos peixes que se alimentam de algas, plantas, artrpodes e at de outros peixes. III - As cercrias, larvas da esquistossomose, alojam-se nos tecidos de alguns caramujos. Esses tecidos abrigam grande quantidade de cercrias, por possurem fibras musculares menos justapostas.
CASD Vestibulares

a) Os dois peixes viviam em habitats diferentes, mas ocupavam o mesmo nicho. b) Os dois peixes viviam no mesmo habitat e ocupavam o mesmo nicho. c) Os dois peixes viviam em habitats diferentes e ocupavam nichos diferentes. d) Os dois peixes viviam no mesmo habitat, mas ocupavam nichos diferentes. e) Os dois peixes viviam no mesmo nicho, mas ocupavam habitats diferentes.
3

Frente II

13. (UEL) No caso de acidentes com usinas nucleares, seus efeitos vo depender do tipo e da quantidade de radiao que chega ao organismo. Por exemplo, o estrncio 90 tem uma meia-vida de 28 anos, tempo suficiente para se inserir nas cadeias alimentares e se acumular nos organismos vivos. Assim, aps alguns meses decorridos de um acidente em uma usina nuclear em regio litornea, qual dos organismos mencionados abaixo teria acumulado mais estrncio 90? a) Algas pardas. b) Aves piscvoras. c) Ourios-do-mar. d) Peixes planctfagos. e) Micro crustceos planctnicos.

16. (UFPR 2013) Com o aumento do comrcio globalizado entre pases, damos oportunidade para que espcies que outrora existiam em uma regio do planeta se dispersem para reas onde no existiam previamente. Foi assim com o mexilho-dourado, uma espcie de molusco originrio do sudeste asitico que encontrou condies perfeitas para sua sobrevivncia em guas continentais da bacia do Prata. Essa espcie, provavelmente, veio de carona na gua usada como lastro em navios mercantes. Conseguiu se estabelecer em rios argentinos, brasileiros e uruguaios, causando enormes problemas ambientais e econmicos. O sucesso de estabelecimento dessa espcie na Amrica do Sul (e de outras espcies consideradas exticas em locais onde no existiam previamente) depende da interrelao entre dois conceitos ecolgicos: nicho ecolgico e habitat. Assim: a) Defina esses dois conceitos (nicho ecolgico e habitat) de forma objetiva. Nicho ecolgico:

14. (Unifesp) Uma certa espcie de anfbio consegue sobreviver em locais entre 18C e 30C de temperatura ambiente (1). A temperatura mdia variando entre 20C e 30C presente em algumas matas litorneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espcie viver (2). Esse anfbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poas d'gua abundantes no interior dessas matas (3). No texto, as informaes 1, 2 e 3, referentes a essa espcie, relacionam-se, respectivamente, a: a) habitat, habitat, nicho ecolgico. b) habitat, nicho ecolgico, nicho ecolgico. c) habitat, nicho ecolgico, habitat. d) nicho ecolgico, habitat, habitat. e) nicho ecolgico, habitat, nicho ecolgico.

________________________________ ________________________________ ________________________________


Habitat:

________________________________ ________________________________ ________________________________


b) Explique como uma anlise integrada desses dois conceitos permite prever o risco de colonizao de um determinado ambiente por uma espcie extica.

15. (UFPE) Na figura abaixo est ilustrado um importante conceito ecolgico que engloba desde a maneira pela qual uma espcie se alimenta at suas condies de reproduo, hbitos, inimigos naturais, etc. Este conceito conhecido como:

________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________ ________________________________

a) Nveis trficos b) Biota ou biocenose c) Bitopo d) Nicho ecolgico e) Habitat

Frente II

CASD Vestibulares

RESOLUES E GABARITOS
1. [A] Nicho ecolgico no sinnimo de habitat. Habitat o local onde vive determinado organismo e nicho poderia ser considerado como o papel ecolgico desempenhado por uma determinada espcie numa comunidade. 2. [D] O texto descreve o nicho ecolgico tamandumirim, isto , o papel funcional desempenhado por esta espcie em seu habitat. 3. [E] O achado revela a presena de uma espcie de bactria, constituindo uma populao biolgica. Uma comunidade seria formada por um conjunto de espcies interagindo. 4. [E] Em ecologia, ambiente qualquer local, seja ele natural ou urbano, em que componentes biticos (biocenose) e componentes abiticos (bitopo) interagem, formando um sistema estvel. 5. [B] Um conjunto de clulas forma um tecido. Um conjunto de tecidos forma um organismo e um conjunto de populaes forma uma comunidade. 6. [C] 7. [A] 8. [B] O conjunto de seres vivos de espcies diferentes que vivem em um mesmo local uma comunidade. 9. [E] 10. [C] O item I refere-se a uma populao (indivduos de uma mesma espcie que vivem em um mesmo local). O item II pode ser relacionado ao nicho ecolgico, j que descreve as condies em que vivem os peixes detritvoros de um rio. J o item III, refere-se a um hbitat, uma vez que descreve o local onde se alojam as cercarias. 11. [D] 12. [D] Os dois peixes viviam no mesmo local e, por isso, tinham o mesmo hbitat. Porm a alimentao deles era bastante diferente, isso faz com que seus nichos ecolgicos sejam diferentes. 13. [B] 14. [E] 15. [D] 16. a) Nicho ecolgico: conjunto de condies e recursos que permitem a sobrevivncia de uma populao em se habitat. Habitat: espao geogrfico ocupado pela populao. b) Habitats extensos com nichos ecolgicos desocupados, ou parcialmente ocupados, podem ser invadidos por espcies exticas, as quais competem com as espcies nativas pelos recursos do meio.

CASD Vestibulares

Frente II

Вам также может понравиться