Вы находитесь на странице: 1из 3

Economia

Coluna Econmica

As discusses sobre as concesses pblicas


O ponto central a distribuio objetiva dos riscos para o setor pblico e as empresas privadas
por Luis Nassif publicado 26/09/2013 12:45 Leia tambm Padilha pede melhores projetos de gestores pblicos Brasil no pode tratar empresas como inimigas, diz OAB

Ontem em Brasilia, houve o 1 Frum Nacional de Direito e Infraestrutura, no auditrio do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. Controladora do municpio de Belo Horizonte, a advogado Cristiana Fortin apresentou um resumo didtico das caractersticas das concesses e das PPP (Parcerias PblicoPrivada).

***

Dois dos pilares de um contrato de PPP so a distribuio do risco (entre os agentes pblicos e privados) e o equilbrio econmico-financeiro dos contratos.

A ideia do privado assumir as responsabilidades do investimento e, em um segundo momento, fazer as vezes do poder pblico.

A lei das PPPs introduziu um conjunto de figuras no prevista na Lei 8666, das Licitaes.

Regulamentou-se a possibilidade de um subsdio estatal quando das concesses ou permisses do servio pblico. Na 8666, tudo era por conta e risco do privado.

Esse dado foi relevante porque o fator risco determinante do preo - no caso de uma estrada, o pedgio. Minimizando o risco, reduz-se o custo previsto, s vezes de forma mais significativa que a mera fixaao da TIR (Taxa Interna de Retorno).

Um segundo ponto foi a modelagem, bastante semelhante da concesso dos servios pblicos, mas com contrapartidas. O terceiro ponto foi a durao dos contratos. Se se quer que se resolva problemas estruturais e de prestao de servio pblico, os prazos precisam ser maiores.

***

A lei tornou a administrao pblica menos impositiva, ao - pela primeira vez - oferecer garantias tambm aos particulares. At ento, apenas o particular oferecia as garantias.

O ponto central passa a ser a distribuio objetiva dos riscos.

Na licitao convencional, apresenta-se um plano bsico e monta-se a disputa. Quando se inicia a obra, aparecem inmeros problemas no previstos, desde dificuldades geolgicas no identificadas no projeto bsico, at problemas legais e ambientais. Fica tudo por conta e risco do licitante, podendo a administrao fazer aditivos de at 25%.

***

No caso da PPP, decidiu-se identificar os riscos e atribuir responsabilidades:

Riscos suportados pelo poder pblico:

Decorrentes de decises legislativas e jurdicas, rea de maior interferncia do poder pblico;

Atraso na expedio de licenas e autorizaes, grande parte das quais so do prprio poder concedente;

Questes ambientais j existentes at aquele momento;

Desapropriaes, servides, entregas das reas em PPP cujo escopo vai envolver obras.

J os riscos suportados pelo parceiro privado so os seguintes:

Condies ambientais posteriores ao contrato, decorrentes da prpria obra;

Questes relacionadas obra em si;

Questes trabalhistas, como greves e outros problemas de funcionrios da empresa;

Questes ligadas ao custo dos insumos e da tecnologia.

***

No caso das concesses atuais - rodovirias e ferrovirias - alm dos riscos tradicionais, h o chamado risco da demanda. Os modelos de negcios devem levar em considerao o trfego esperado nas estradas, a carga esperada nas ferrovias.

Ambas dependem no apenas dos projetos em si, mas do prprio desenvolvimento futuro da regio e do comportamento da economia. Em relao TIR, levando-se em conta o largo prazo das concesses, h incertezas em relao TIR da economia nos diversos perodos.

Em suma, h muitas variveis em jogo e desconfiana generalizada em relao ao poder de arbtrio de quem contrata.

Mas h que se levantar o tema para avanar nos modelos propostos.

Вам также может понравиться