Вы находитесь на странице: 1из 7

LITERATURA

TEORIA LITERRIA
1. ELEMENTOS DA COMUNICAO E FUNES DA LINGUAGEM

O homem um ser social e, portanto, necessita comunicar-se. Assim, emite uma srie de mensagens, transmitidas por meio dos mais diferentes cdigos. Essas mensagens falam sobre algo e, para sua transmisso, necessitam de um canal de comunicao. E a cada uma dessas emisses, percebe-se, no emissor, uma inteno, que varia de acordo com o seu interesse sobre os elementos da comunicao. A essas intenes chamamos Funes da Linguagem, as quais mantm estreita relao com os elementos utilizados no ato comunicativo.
REFERENTE (Referencial) EMISSOR (Emotiva) MENSAGEM (Potica) CDIGO (Metalingstica) CANAL (Ftica) RECEPTOR (Conativa)

Funo Metalingstica: centrada no cdigo e caracteriza-se pela explicao da linguagem por meio da prpria linguagem. As funes de linguagem concorrem entre si, isto , num mesmo texto aparece mais de uma funo mas, normalmente, uma predominante.
2. SIGNO LINGSTICO

O signo um cdigo verbal ou no-verbal, que serve como instrumento de comunicao. Possui duas partes indissociveis: o significante, que diz respeito sua forma, e o significado, referente ao seu contedo. O signo lingstico um cdigo verbal, ou seja, aquele que usa essencialmente a palavra, seja ela escrita, seja ela falada. O significante, portanto, dir respeito sempre identificao dos sons, na palavra pronunciada, ou das letras, na palavra escrita. Por outro lado, o significado referir-se- ao conceito que se tem do significante.
SIGNO LINGSTICO = material = concreto = forma = sons / letras Imaterial abstrato contedo conceito

Funes da Linguagem Funo Referencial: centrada no referente, no assunto, e apresenta linguagem objetiva, clara, definida, em que predomina a denotao, usando-se sempre a 3 pessoa do discurso. Funo Emotiva: centrada no emissor, apresenta linguagem subjetiva, em que h traos estilsticos, como interjeies, pontuao expressiva, adjetivos e h o uso da 1 pessoa do discurso. Funo Conativa (Apelativa): centra-se no receptor, apresenta vocativos, frases imperativas e optativas, busca convencer o destinatrio da mensagem e usa a 2 pessoa do discurso. Funo Ftica: centrada no canal, busca assegurar a comunicao, a transmisso da mensagem, o canal sendo testado para medir sua eficincia. Funo Potica: centra-se na mensagem, tem por objetivo deixar a mensagem mais expressiva, atravs da seleo e da combinao dos signos, e no se restringe apenas poesia.

Denominam-se polissemia os vrios significados de mesma origem para um mesmo significante. EX: O teto l de casa precisa de reparos. Coitado! No tem teto onde morar. Voc t velho, hein! Perdeu at o teto. Normalmente a polissemia abrange a denotao, que pode ser entendida como a palavra usada em seu sentido real, claro, objetivo, na primeira acepo do dicionrio; e a conotao, que se entende por sentido figurado, ou seja, quando se retira a palavra de seu sentido original e atribui-se a ela novos sentidos. A denotao e a conotao levam-nos a mais dois conceitos importantes no estudo da literatura. So eles: texto literrio e texto no-literrio. Como identific-los? O texto no-literrio, normalmente, centrado no plano de contedo, pois seu objetivo fornecer informao, ou seja, usando a linguagem denotativa, informar o receptor sobre algo. Veja o exemplo abaixo: Fotossntese Da ao da luz sobre os vegetais verdes depende o mais importante de todos os fenmenos vitais, escravizando todos os seres vivos. Exteriormente, a fotossntese se manifesta pela troca de gases entre o vegetal e a atmosfera: o vegetal absorve CO2 e elimina Oxignio. Duas condies so necessrias para que o fenmeno se realize: uma a presena de clorofila; consiste em absorver uma
1

Editora Exato

parte das radiaes solares, cuja energia ento aproveitada para reaes qumicas no interior da planta. Nessa funo, as radiaes vermelhas so as mais eficazes, vindo depois do aspecto, o vileta. Na faixa correspondente ao verde, o fenmeno quase nulo. O mais importante, porm, que, graas energia solar absorvida, a planta verde decompe o CO2 em seus elementos (carbono e oxignio), devolve o oxignio atmosfera, e unindo o carbono aos materiais da seiva, fabrica substncias orgnicas. Esta sntese, efetuada sob a ao da luz, que justifica a denominao de Fotossntese dada ao fenmeno.
3. TEXTO LITERRIO E NO-LITERRIO

4. FIGURAS DE LINGUAGEM

Figuras de linguagem so, portanto, recursos literrios que exploram e recriam formas, estruturas e significados, produzindo um efeito artstico e inovador, chamado estranhamento. Elipse: a omisso de um termo que pode ser deduzido pelo contexto. Seu principal efeito a conciso. Exemplo: No cu, dois fiapos de nuvens. (No cu, h/existem dois fiapos de nuvens). Normalmente, a elipse de um termo essencial marcada por vrgulas. Pleonasmo: a repetio de um termo ou idia bvia. O efeito o reforo da expresso. Exemplo: Rolou pela escada abaixo. Resta-me a mim somente uma soluo. O pleonasmo vicioso constitui um defeito de linguagem. Exemplo: subir para cima/ descer para baixo/ sair para fora. Polissndeto: a repetio de conjuno, geralmente, a coordenativa aditiva e. Exemplo: E foge, e volta, e vacila, e treme, e solta a voz, e canta. Assndeto: a ausncia, a omisso de conjuno. Exemplo: Subira janela, sondava os arredores, gritava a plenos pulmes. Anfora: a repetio da mesma palavra ou expresso, no incio de frases ou versos. Exemplo: Se voc gritasse, Se voc gemesse, Se voc tocasse a valsa vienense, Se voc dormisse, Se voc cansasse, Se voc morresse, Mas voc no morre, Voc duro, Jos!
(Carlos Drummond de Andrade)

O texto literrio, ao contrrio do no-literrio, apresenta o trabalho com a linguagem, fixa-se no nvel do plano da expresso, em que predomina a conotao. Neste caso, a expresso sobrepe-se ao contedo, resultando nas vrias significaes do texto. Leia o texto abaixo, comparando-o ao texto no-literrio: Luz do Sol (Caetano Veloso) Luz do sol, Que a folha traga e traduz Em verde novo, em folha, em graa Em vida, em fora e em luz Cu azul Que vem at onde os ps tocam a terra E a terra expira e exala seus azuis. Reza, reza o rio Crrego pro rio O rio pro mar Reza a correnteza Roa a beira Doura a areia Marcha o homem sobre o cho, Leva no corao uma ferida acesa Dono do sim e do no Diante da viso da infinita beleza Finda por ferir com a mo essa delicadeza, A coisa mais querida A glria da vida. Na construo do texto literrio, como j foi dito, o uso da linguagem conotativa se torna muito mais imponente que o uso da denotao. A conotao se far presente, nestes textos, atravs da construo de imagens resultantes de uma linguagem nica, mpar e figurada. A esse desvio estilstico, chamaremos Figuras de Linguagem.
Editora Exato 2

Aliterao: a repetio de sons consonantais para sugerir um objeto ou as caractersticas desse objeto. Exemplo: Acho que a chuva ajuda a gente se ver.
(Caetano Veloso)

Assonncia: a repetio de sons voclicos. Exemplo: Amar abre a alma, alcana o ar, amassa o mar

Silepse : a concordncia ideolgica, ou seja, a concordncia com o sentido, a idia das palavras e no com a forma delas. Ocorre em trs casos: 1- Silepse de gnero: a concordncia com gnero implcito: masculino ou feminino. Exemplo: Santos muito poluda. Vossa Majestade muito generoso. 2 - Silepse de nmero: a concordncia com nmero implcito: singular ou plural. Exemplo: O povo pediu que o governante cedesse, para isso, saram em passeata. 3 - Silepse de pessoa: a concordncia com a pessoa implcita: primeira, segunda ou terceira. Exemplo: Todos os brasileiros somos assim. Anttese: a oposio evidenciada em palavras ou idias. Exemplo: Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da luz, se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas, a alegria. Paradoxo: um tipo de anttese, restrito oposio de idias reunidas num s pensamento. Exemplo: Nasce o Sol, e no dura mais que um dia. (Gregrio de Matos) Hiprbole: o exagero de uma expresso para enfatiz-la. Exemplo: Estou morrendo de fome. Chorou um rio de lgrimas. Eufemismo: o abrandamento de expresses desagradveis. Exemplo: Ele contraiu o mal de Hansen. (lepra) Ele abotoou o palet. ( morreu) Ironia ou Antfrase: consiste em sugerir o contrrio do que as palavras ou frases exprimem, pela entonao ou pelo contexto, com inteno sarcstica ou satrica. Exemplo: Voc to inteligente! No acertou nenhuma questo. Gradao: consiste em dispor as idias em ordem crescente (clmax) ou decrescente (anticlmax). Exemplo: Ide, correi, voai, que por vs chama o rei, a ptria, o mundo , a glria. (clmax) No j lutando, mas rendido, enfermo, prostrado, desfalecido, morrendo, morto. (anticlmax)

Prosopopia ou Personificao: consiste em dar caractersticas de seres animados a seres inanimados, ou, ainda, atribuir qualidade, sentimentos humanos a seres irracionais ou inanimados. Exemplo: As rvores so imbecis: despem- se justamente quando chega o inverno. Metfora: uma comparao implcita; consiste em transportar para um termo uma significao que no lhe prpria; para isso, faz-se uma associao afetiva, subjetiva entre dois universos de significao; uma figurao em que cabe, perfeitamente, a conotao. Por ser uma comparao abreviada, faltam elementos conectores. Exemplo: Murcharam-lhe os entusiasmos da mocidade. Comparao: vem explcita por marcas evidentes na orao. Exemplo: Sua boca como um pssaro vermelho. (comparao) Sua boca um pssaro vermelho. ( smile) O pssaro vermelho tocou-me os lbios. (metfora) Catacrese: uma metfora cristalizada pelo uso, o emprego imprprio de uma palavra ou expresso no lugar de outra por no haver correspondncia, na lngua, de palavra adequada. Exemplo: Embarcamos no avio das dez horas. Metonmia: a substituio de um nome pelo outro porque entre eles existe a relao de proximidade; a representao de um nome por outro. Esta relao surge quando se emprega: O autor pela obra Exemplo: Leio Machado de Assis. A causa pelo efeito Exemplo: Esta casa fruto do meu suor. O continente pelo contedo ou vice-versa Exemplo: Tomou duas latas de cerveja. O instrumento pela pessoa que o utiliza Exemplo: Ele um bom garfo. O lugar pelo produto Exemplo: O presidente gosta de um bom Havana. O concreto pelo abstrato ou vice-versa Exemplo: A juventude brasileira est malorientada O sinal pelo significado Exemplo: O trono estava abalado.

Editora Exato

ESTUDO DIRIGIDO

Nasci no serto Sou de Ouricuri O... Vou depressa Vou correndo Vou na toda Que s levo Pouca gente Pouca gente Pouca gente
(Manuel Bandeira)

O poema abaixo um exemplo clssico de rica explorao do signo lingstico. Leia-o atentamente: Trem de Ferro Caf com po Caf com po Caf com po Virge Maria que foi isso maquinista? Agora sim Caf com po Agora sim Voa, fumaa Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita fora Muita fora Muita fora O... Foge, bicho Foge, povo Passa ponte Passa poste Passa pasto Passa boi Passa boiada Passa galho De ingazeira Debruada No riacho Que vontade De cantar O... Quando me prendero No canavi Cada p de cana Era um ofici O... Menina bonita Do vestido verde Me d tua boca Pra mat minha sede O... Vou mimbora vou mimbora No gosto daqui

a) Explique por que na primeira estrofe o destaque maior para o significante e no para o significado.

b) Levando-se em conta o formato do poema (versos curtos, estrofes longas), que imagem visual ele sugere?

c) Localize duas estrofes em que significante e significado esto igualmente destacados, conferindo ao poema fora e sonoridade.

Editora Exato

EXERCCIOS

Identifique a funo da linguagem que prevalece nos textos abaixo: a) " dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso".
(Constituio da Repblica Federativa do Brasil. art. 227)

Ele chega ao anoitecer Quando vem a madrugada Ele some Ele quem quer Ele o homem Eu sou apenas Uma mulher"
(Caetano Veloso)

g)
O que Todo Executivo Deve Saber Sobre a Postura do Executivo

b) Vem o vento veloz varando as velas. temos de mergulhar dentro da noite molhada e fria de intocada treva."
(Mauro Mota)

c)
Cruze os Braos Incline-se para a frente e pouse o queixo sobre as mos.

Incline-se para trs e repouse a cabea nas mos.

Mas no incline demais para trs.

Os esquemas abaixo referem-se s questes 3 e 4. d) "Eu te peo perdo por amar de repente Embora o meu amor seja uma velha cano nos teus ouvidos. Das horas que passei sombra dos teus gestos Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos Das noites que vivi acalentado Pela graa indizvel dos teus passos eternamente fugindo Trago a doura dos que aceitam melancolicamente"
(Vinicius de Moraes)

Observe os quatro esquemas dos processos de comunicao para julgar os itens abaixo:

1.

2.

A B 3. A B 4.

e) ..Fuzu. S.M. Bras. 1. Festa, funo. 2 Barulho, confuso, conflito. f) "Ah! esse cara tem me consumido A mim e a tudo que eu quis Com seus olhinhos infantis Como os olhos de um bandido Ele est na minha vida Porque quer E eu estou pra o que der e vier
Editora Exato 5

1 No primeiro esquema, A no se comunica


com B.

2 Nos esquemas 1 e 2, a comunicao eficiente.

3 No se observa processo de comunicao no


ltimo esquema.

4 Considera-se efetiva a comunicao apenas no


esquema 3.

Os itens abaixo relacionam situaes equivalentes aos esquemas dados; julgue as proposies considerando o processo de comunicao. 1 A conversa entre um americano e um brasileiro que estuda ingls h pouco tempo pode ser representada pelo esquema 2. 2 O esquema 1 caracteriza a tentativa de conversa entre um brasileiro e um japons em que um no fala a lngua do outro. 3 A palestra de um professor universitrio sobre fsica nuclear a alunos de 2 grau indicada pelo esquema 4. 4 Pessoas que falam a mesma lngua de mesmo nvel em perfeito entendimento, no teriam representatividade nos esquemas dados. Todas as afirmativas esto corretas, exceto: a) na obra literria predomina a funo potica da linguagem, ainda que as demais estejam presentes; b) o carter arbitrrio do signo lingstico no pode ser determinado nem observado em textos literrios. c) os conceitos de cultura, lngua e literatura esto estreitamente ligados; d) a criao literria , fundamentalmente, a criao de um estilo que oferece determinada ciso do homem e do mundo. e) literatura a criao, a inveno mediante a sensibilidade do autor num processo esttico e textual.

vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro. A literatura , assim, vida, parte da vida, no se admitindo que possa haver conflito entre uma e outra. Atravs das obras literrias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares porque so as verdades da mesma condio humana.
(COUTINHO, Afrnio, Notas de Teoria Literria. 2. ed, Rio de Janeiro)

O ttulo do texto prope o conceito de literatura. Julgue os itens. 1 Segundo o texto, literatura e lngua so componentes artsticos. 2 O artista o responsvel pela criao literria. 3 Na literatura, a realidade forjada. 4 O sentido da vida entra em conflito com a literatura, pois aquele modificado em funo desta. 5 A vida revela-se por meio das obras de arte. De acordo com as funes da linguagem, julgue os itens abaixo: 1 Apesar de tratar sobre literatura, o texto noliterrio, pois nele predomina a funo referencial da linguagem. 2 Dizemos que h metalinguagem quando se utiliza um cdigo para se falar dele prprio. Assim, um filme que discorre sobre o prprio cinema, um poema que fala sobre a prpria poesia so exemplos de metalinguagem. Este conceito de funo metalingstica no observado no texto. 3 A funo metalingstica da linguagem concentra-se no prprio cdigo; isto , o cdigo o tema da mensagem ou serve para explicar o prprio cdigo. No texto, a metalingstica inexiste. 4 No ltimo pargrafo, o autor inclui a funo conativa. Reconhea quais dos textos foram escritos em linguagem literria e quais em linguagem utilitria. A autoria e a fonte dos textos foram suprimidas propositadamente. a) "O homem velho deixa vida e morte para trs. Cabea a prumo, segue rumo e nunca, nunca mais. O grande espelho que o mundo ousaria refletir os seus sinais. O homem velho o rei dos animais. b) "Para o mundo, quando era quinhentos anos mais novo, os contornos de todas as coisas pareciam mais nitidamente traados do que nos nossos dias. O contraste entre o sofrimento e a

Considere o texto abaixo, para responder s questes de 6 a 8. O que literatura A literatura, como toda arte, uma transfigurao do real, a realidade recriada atravs do esprito do artista e retransmitida atravs da lngua para as formas, que so os gneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, ento, a viver outra, autnoma, independente do autor e da experincia da realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram, s vezes, origem, perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graas imaginao do artista. So agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela cincia, ou pela histria, ou pela sociedade? O artista literrio cria, ou recria, um mundo de verdades que no so mensurveis pelos mesmos padres das verdades fatuais. Os fatos que manipulam no tm comparao com os da realidade concreta. So as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experincia, uma compreenso e um julgamento das coisas humanas, um sentido da

Editora Exato

alegria, entre a adversidade e a felicidade aparecia mais forte." c) A rede de tric era spera entre os dedos, no ntima como quando a tricotara. A rede perdera o sentido e estar num bonde era um fio partido; no sabia o que fazer com as compras no colo. E como uma estranha msica, o mundo recomeava ao redor. d) Autoridades culturais italianas esto tentando levantar fundos (com participao internacional) para desenterrar e recuperar os tesouros arqueolgicos da cidade de Herculano, destruda, com Pompia, pelo vulco Vesvio (sul de Npoles). e) "Os sapatos ficam entre os ps e o cho, no que so como as palavras. As meias entre os ps e os sapatos, como os adjetivos. Os verbos, passos. Cadaros, laos. Os ps caminham lado a lado, calados. Sapatos so calados. Porque so e porque so usados. Palavras so pedaos. Os ps descalos caminham calados". 8 Os textos a seguir apresentam linguagem conotativa e literria. Procure compreender as idias fundamentais de cada um deles ou reescreva-os em linguagem denotativa e utilitria. a) ando to flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar ando to flor da pele que teu olhar flor na janela me faz morrer
(Zeca Baleiro)

a) traduz, de maneira lmpida, a idia de eternidade. b) trabalha um arranjo de signos a partir de um s vocbulo, relacionando-os entre si. c) participa socialmente de um contexto, por estar pichado num muro. d) evoca uma mensagem potica, a partir do dado da imortalidade.
GABARITO

Estudo Dirigido 1 a) O poeta usa a expresso caf com po trs vezes para reproduzir os primeiros movimentos do trem. O significado delas pouco diz, mas elas so perfeitas quanto tonicidade. b) Sugere o desenho de um trem e seus vages. c) 4 e a ltima. Exerccios 1 a) referencial. b) potica. c) metalingstica. d) emotiva. e) metalingstica. f) emotiva/potica. g) conativa. 2 3 4 5 6 7 a) Caetano Veloso linguagem literria. b) Johan Huizinga linguagem utilitria. c) Clarice Lispetor linguagem literria. d) Folha de So Paulo linguagem utilitria. e) Arnaldo Antunes - linguagem literria. 8 a) O eu-lrico se diz sensvel a assuntos sentimentais, provavelmente por estar apaixonado ou muito carente. b) faz calor e uma mulher de biquni toma sol na praia. c) A ausncia provoca uma grande tristeza. 9 B C, E, E, E C, C, C, C B C, C, C, E, E C, E, E, E

b)

Dezembro Oiti: a cigarra zine: convite praia. Tine o sol no quadril, e o mni vu, dissolve, do biquni.
(Carlos Drummond de Andrade)

c)

o vazio do quarto o avesso da festa O avesso do vcio De te namorar


(Daniela Mercury e Durval Lelys))

Leia o texto abaixo, transcrito de uma pichao de muro em So Paulo: Eternamente ter na mente ter na mente Eternamente Pode-se considerar este texto como artstico, principalmente porque:

Editora Exato

Вам также может понравиться