Вы находитесь на странице: 1из 5

Funes

Autore: Rui Farinha n28 8G

Escola Eb 2, 3 de Vialonga Disciplina: Matemtica Data: 2014/01/23

Formas de representar uma Funo


Representao por um diagrama sagital: Funo f f 1 2 3 4 1 2 3 4

Representao por um diagrama por uma tabela: Funo g Nmero de sumos Comprados 1 2 3 4 custo 0,5 1 1,5 2

Representao grfica: Funo h h

Representao algbrica: Funo i X multiplica por 2 e subtra 1 y=2x-1 ou i: x y = 2x-1

Representao de uma funo: Uma funo uma aplicao entre conjuntos. As funes descrevem fenmenos numricos e podem representar-se atravs de grficos sobre eixos cartesianos. O grfico de uma funo permite ver, muito facilmente, toda a sua evoluo. Porm, por vezes, pode ser mais cmodo trabalhar com a equao ou frmula da funo, j que com ela temos nossa disposio o conjunto de operaes que devemos aplicar varivel independente, normalmente representada por x, para obter a varivel dependente, normalmente representada por y. Podemos imaginar que uma funo uma mquina em que introduzimos um nmero x do conjunto de partida, dela saindo o nmero f(x). Teste da recta vertical: Uma recta vertical no intersecta o grfico de uma funo em mais que um ponto. varivel dependente e varivel independente: No Clculo, uma funo uma relao entre termos, como x e y, em que o valor de y depende do valor de x; portanto, x a varivel independente e y a varivel dependente (de x). Ex.: Na funo, y = 2x, o valor de y depende do valor que x tiver. Se x = 2, y = 4; se x = 9, y = 18. Funo: Uma correspondncia entre duas variveis se a cada valor de varivel independente
corresponde um e um s valor da varivel dependente.

Funo linear:

Uma funo linear

Uma f(x) linear se ocorre o seguinte: f(x+y) = f(x) + f(y) (a funo da soma a soma das funes). f(a*x) = a*f(x) (a funo de x multiplicado por uma constante a constante multiplicada pela funo de x).

Uma reta que passa pela origem um funo linear, f(x) = 4x, por exemplo. f(x+y) = 4*(x+y) = 4x + 4y = 4 f(x) + 4*f(y) f(a*x) = 4*(a*x) = a*(4x) = a*f(x)

Declive de uma recta:


O grfico de uma funo linear uma recta ou parte de uma recta. A sua expresso algbrica do tipo y = ax , onde a a constante de proporcionalidade directa. A a tambm se chama declive de recta que representa graficamente a funo.

Funo afim:
uma funo definida por uma expresso algbrica do tipo y=kx+b (ou f(x)=kx+b). Funo afim- Uma funo afim uma funo do tipo y= ax + b . O grfico de uma funo afim uma recta no vertical. A a tambm se chama declive da recta que representa graficamente a funo.

Funo constante:
Uma funo constante representada por uma recta na horizontal. A funo contante, assim como a funo linear, so casos particulares da funo afim.

Representao grfica de uma funo afim:


Ordenada na origem ordenada do ponto de interseco de uma recta com o eixo das ordenadas chama-se ordenada na origem.

Вам также может понравиться