Вы находитесь на странице: 1из 15

TEORIA SOCIAL E FORMAO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE FREITAS, Alexandre Simo UFPE alexshiva@uol.com.br GT: Sociologia da Educao / n.

n.14 Agncia Financiadora: Sem Financiamento

Introduo

O presente texto problematiza os sentidos mltiplos e polifnicos da formao, tomando como horizonte analtico a emergncia de um pensamento ps-metafsico da agncia humana e seus impactos na ampliao da esfera dos direitos sociais e da democracia: o paradigma da ddiva. Admite-se que o modelo terico derivado da fenomenologia da ddiva permite delinear os contornos de um paradigma alternativo das formas de sociabilidade, no qual a formao humana definida, centralmente, como um dispositivo de democratizao do espao pblico, avanando no tratamento epistemolgico e poltico da educao na contemporaneidade. importante ressaltar que os estudos sociolgicos, em geral, e a sociologia da educao, em particular, tm sido pressionados a se confrontarem com novos dilemas tericos e prticos, problematizando-se os conceitos herdados das tradies clssicas da sociologia educacional Como afirmam Berger & Luckmann (2004), os processos de modernizao, pluralizao e secularizao tm produzido uma crise de sentido, que afeta diretamente as instituies intermedirias, como as escolas, encarregadas de fornecer os padres de experincia dos indivduos, bem como a coeso intersubjetiva. Nesse contexto, as teorias sociais que fornecem sustentao para a formao humana so levadas a ultrapassar o prprio legado do projeto moderno e do reformismo liberal democrtico (Bellamy, 1994; Eisenberg, 2003) que, em suas distintas vertentes e tradies, tm fornecido os cnones definidores do pensamento pedaggico. A escolha do paradigma da ddiva, portanto, no arbitrria, pois como pretende-se demonstrar o reconhecimento da ddiva na cultura permite uma ressignificao do processo de construo dos laos sociais que constituem a esfera pblica democrtica, articulando as questes da justia com os princpios da solidariedade social. Do ponto de vista do campo educacional, o paradigma da ddiva permite a construo de uma teoria sociolgica substantiva do Self e da formao humana na contemporaneidade, com impactos diretos para o debate sobre a relao entre educao e democracia.

2 O Paradigma da Ddiva, as Cincias Sociais e a Questo da Agncia Humana

A ddiva tem ocupado na literatura das cincias sociais e humanas um lugar que poucos objetos de estudo poderiam reivindicar. Tema de diversas etnografias e estudos clssicos, ela foi originalmente analisada (Godelier, 2000), tendo como universo predominante as sociedades tribais e seus sistemas de troca. Entretanto, conforme atestam as obras recentes de Caill (2002), Godbout (1998, 2000), Bourdieu (2001), Bauman & May (2001) e Karsenti (1997), o estudo da ddiva tem atrado tambm o interesse de pesquisadores voltados para as sociedades complexas 1. Apesar dos propsitos diferenciados, a tnica desses trabalhos permanece sendo o escrutnio das regras e prticas que governam os sistemas de troca e seus impactos na vida social, tomando como fio condutor as anlises pioneiras de Marcel Mauss no Ensaio sobre a Ddiva, publicada em 1924 e legitimada como uma das mais importantes obras das cincias sociais no sculo 20 (Oliveira & Oliveira, 1996). Nesse ensaio, Mauss descreve a ddiva como um "fato social total". Com esse conceito Mauss pretendeu mostrar como a ddiva exprime-se nas instituies religiosas, jurdicas, morais e econmicas. Ao examinar essa problemtica, ele acabou por desvelar um tipo de relao social que tornou possvel demarcar um terceiro princpio, para alm da redistribuio e do reconhecimento, na compreenso dos processos sociais: o princpio da reciprocidade. O problema da natureza da reciprocidade passou a suscitar debates cruciais para a teoria sociolgica contempornea, em geral, e para as teorias democrticas, em particular (Vandenbergue, 2004), haja vista a apreenso de uma nova relao entre os sujeitos na determinao e no uso dos seus bens. Descobre-se que a circulao social de objetos pode reger-se por outras motivaes que no os interesses utilitrios. Os bens sociais podem circular na perspectiva, no apenas do enriquecimento ou sobrevivncia fsica dos indivduos, mas tambm para criar, manter ou regenerar o prprio lao social. Assim, a ao humana

Esse interesse explica-se, em parte, pelos trabalhos inspirados no Movimento Antiutilitarista nas Cincias Sociais (MAUSS). Criado em 1981, o MAUSS vem discutindo os fundamentos filosficos, sociolgicos e antropolgicos da ddiva com a finalidade explcita de desconstruir o privilgio paradigmtico do utilitarismo nas Cincias Sociais. O MAUSS vem agregando colaboradores do porte de Robert Castel, Cornelius Castoriadis, Mary Douglas, Claude Lefort e Chantal Mouffe, os quais tm participado de seus encontros anuais e publicado ensaios crticos, seja em sua revista, seja em sua coleo de livros. Um dos lderes centrais desse movimento, Alan Caill, professor de sociologia na Universidade Paris X - Nanterre. No Brasil, as idias do MAUSS vm sendo divulgadas pelos trabalhos pioneiros de Martins (2002) e Martins & Nunes (2004).

3 no seria regida pelo puro clculo estratgico ou pela pura gratuidade (Caill, 2001), mas por uma mescla de pulses irredutveis e fundamentais da existncia social. Do ponto de vista mais estrito de nossa reflexo, o modelo analtico da ddiva permite entrever os processos de socializao como transcendentes aos modelos deterministas de integrao social, ligando-se a uma nova ontologia do ser social que conduz experincia de pertencer a uma comunidade que, longe de limitar a personalidade de cada um, ao contrrio, a expande (Godbout, 1998, p. 14). Segundo M. Archer (2000), as anlises de Mauss configuram uma crtica aos modelos explicativos da agncia humana que tm dominado a teoria social desde o Iluminismo. O modelo sub-socializado que concebe o ser humano operando de modo auto-sufiente nos ambientes sociais; e o modelo super-socializado que aprende as caractersticas do ser humano como derivadas, exclusivamente, do contexto social. Esses modelos negam que que a natureza da realidade como um todo faz diferena para as pessoas que nos tornamos, ou mesmo para o processo de nos tornarmos pessoas (p. 55). O sujeito emerge pr-formado, e sua formao, ou seja, a emergncia de suas propriedades e poderes, no depende de suas experincias do mundo (p. 55), o qual filtrado por um modelo de racionalidade movido por interesses cuja gnese misteriosa. Em uma perspectiva oposta, a problematizao da agncia humana, em Mauss, no subtrai a noo de experincia da realidade (Idem, p. 56) da sua reflexo sociolgica. Essa noo implica a idia (regulativa) de que o modo de ser do mundo pode afetar nossa maneira de ser e agir no prprio mundo. O que significa sustentar uma distino crucial entre o conceito evolutivo de self (que de fato social) e um sentido universal de self (que no o ) (Idem, p. 56). Justamente a distino que tem sido derivada das anlises de Marcel Mauss para se criticar a postura comum, nas cincias sociais, de absorver o sentido ao conceito, creditando aquilo que universal ao cultural.

A melhor maneira de se mostrar que a distino deve ser mantida atravs da demonstrao de sua necessidade, isto , de que um sentido de self deve ser distinto de variaes sociais nos conceitos de selves porque a sociedade no pode operar sem que as pessoas tenham uma continuidade da conscincia. Neste sentido, para que qualquer pessoa possa se apropriar de expectativas sociais, necessrio que elas tenham um sentido de self sobre os quais aquelas expectativas se imponham, de forma que elas possam reconhecer o que esperado delas (caso contrrio, as obrigaes no podem ser internalizadas) (Ibidem, p. 57).

4 Nesse sentido, a principal contribuio de Mauss para as cincias sociais no se reduz a uma crtica economicista. Mas em fornecer uma teoria sociolgica empiricamente fundamentada (Vandenberghe, 2004). A ddiva caracteriza-se como uma forma de intercmbio em que se fazem presentes atores coletivos que compartilham no apenas bens econmicos, mas um contrato muito mais amplo e permanente de relaes sociais fundadas em uma regra trplice: liberdade e obrigao de dar, liberdade e obrigao de receber, liberdade e obrigao de retribuir. Esse conjunto de premissas permite visualizar a originalidade de seu problema sociolgico: a reciprocidade instaurada no constitui nem uma propriedade fsica dos objetos trocados, nem uma condio subjetiva imanente, e, portanto, transcendental aos sujeitos envolvidos no ato mesmo de troca. Com isso, o paradigma da ddiva revela os pontos frgeis da argumentao dominante tanto na tradio liberal quanto na tradio comunitarista. Nenhum desses modelos consegue explicitar o ciclo da ddiva, haja vista o modo particular de valorizao da liberdade e da obrigao nesse sistema, o qual rejeita o modelo de interiorizao das normas que se impem de forma externa aos atores sociais. Contudo, tambm no rejeita a idia de que os sujeitos agem em funo de normas e valores. O sistema da ddiva no elimina a dimenso da obrigao nas relaes com os outros. Os parceiros do dom mantm uma relao muito particular com as regras (Godbout, 2002, p. 75). Essas permanecem implcitas de forma que a obrigao de retribuir no ultrapasse a necessidade da liberdade no ato de dar. O sistema da ddiva constitui-se, ento, como um jogo permanente entre a liberdade e a obrigao. possvel derivar um terceiro princpio analtico das aes sociais, para alm dos interesses individuais e das normas interiorizadas. Uma espcie de pulso de dom (Godbout, 1998). Uma tendncia espontnea para dar, que estaria na raiz constitutiva de nossos processos identitrios. A identidade se formaria, nessa perspectiva, atravs de uma rede complexa de dos dons e contra-dons. O resultado dessa aprendizagem seria uma identidade no individualista, porque instituda e permanentemente reforada, desde os laos primrios at os vnculos com os estranhos. No circuito da ddiva os bens circulam a servio dos vnculos 2. Por isso, a anttese do dom no o mercado como sustentam aqueles que estabelecem uma

Essa anlise produz uma inverso na caracterizao do fetichismo da mercadoria, realizada por Marx. Na ddiva as relaes entre as pessoas no mais aparecem como uma relao entre coisas, mas que as relaes entre coisas agora aparecem como uma relao entre pessoas (Vandenbergue, 2004, p. 110).

5 distino radical entre a troca de dons e a troca de mercadorias, mas a ausncia de relao/vnculo. possvel com essa idia explorar uma definio poltica da educao como um caminho privilegiado para abordar os processos de mudanas democrticas. Ddiva, Democracia e Formao Humana na Contemporaneidade

A defesa desse argumento no trivial, haja vista que na prpria literatura sociolgica, a tematizao da formao para a cidadania democrtica vem sendo realizada a partir da tenso entre as tradies individualistas liberais e as abordagens comunitaristas (Farias, 2004, p. 29), em funo da dificuldade em articular o universal com o particular. Nesse trabalho, a polmica entre universalismo e particularismo refere-se ao paradigma da solidariedade nas prticas sociais. Na medida em que a sociedade democrtica exige a articulao da unidade com a diversidade, os valores de liberdade, igualdade (justia social) e solidariedade precisam ser pensados juntos. Dessa tica, a aprendizagem das virtudes cvicas exige uma espcie de democracia experimental no sentido de que a democracia est associada idia de um processo de construo e de reconstruo institucional. Um processo construtivo permanentemente aberto, o que exige uma idia de formao humana que no esteja identificada, univocamente, com o conceito de educao. A noo de formao humana remetida tradio da Bildung 3. Assim como a Paidia grega, o termo Bildung apreende a relao entre educao e cultura no mbito da estrutura social objetiva (Jaeger, 2001, p. 01). Por isso, termos como civilizao, cultura, tradio ou educao no coincidem exatamente com o significa da noo de Bildung 4. Entretanto, dois pressupostos so claros. Primeiro, a Bildung, como formao humana, no uma propriedade individual. Segundo, a instabilidade das normas sociais e a destruio dos vnculos morais impossibilitam qualquer ao formativa. A idia de formao humana uma noo simultaneamente descritiva e normativa. No Brasil, a noo de formao tem projetado a imagem de uma nacionalidade decantada, mas ainda por fazer. Na histria cultural de nosso pas, essa temtica tem servido como um modelo de procura da brasilidade. Trata-se de um esforo de
Nesse mbito, autores como Hegel, Gadamer, Adorno e Habermas vo alertar, sob diferentes perspectivas, quanto aos riscos do esquecimento dessa noo fundamental para a compreenso da identidade social dos sujeitos no contexto da pluralidade social, poltica e cultural da modernidade. 4 Em lngua portuguesa, a expresso fornece um apoio parcial para o seu entendimento tal como ela aparece em obras clssicas como Formao do Brasil contemporneo, de Caio Prado Jr., Formao Econmica do Brasil, de Celso Furtado, Formao da literatura brasileira, de Antonio Candido e O povo brasileiro: A formao e o sentido do Brasil, de Darcy Ribeiro.
3

6 interpretao do Brasil (Botelho, 2002) que implica, por um lado, o reconhecimento da diversidade cultural da populao, e, por outro lado, uma anlise do modo de assimilao dos valores modernos. Assim, salvo em casos flagrantes de auto-engano deliberado, todo intelectual brasileiro minimamente atento s singularidades de um quadro social que lhe rouba o flego especulativo sabe o quanto pesa a ausncia de linhas evolutivas mais ou menos contnuas a que se costuma dar o nome de formao. Que se trata de verdadeira obsesso nacional d testemunho a insistente recorrncia nos princpios ttulos da ensastica de explicao do caso brasileiro (...). Tamanha proliferao de expresses, ttulos e subttulos aparentados no se pode deixar de encarar como a cifra de uma experincia intelectual bsica (Arantes & Arantes, 1997, p. 12). A prpria questo da herana ibrica (Holanda, 1995) constitui-se como um eixo estruturador da reflexo sobre os processos de formao, recolocando o debate sobre a produo e do consumo dos bens culturais. Na viso de DaMatta (1999), ter-seia desenvolvido no Brasil

uma lgica relacional que por ligar igualdade e hierarquia, holismo e individualismo, particularismo e universalismo, a casa grande catlica, culta, legalista e nacional e a senzala animista, ignara e local, forma at hoje uma densa fonte de embarao entre ns, pois so, como sugeri em alguns dos meus trabalhos, a argamassa do clientelismo e do nepotismo que singularizam o nosso uso caracterstico do espao e da coisa pblica num hibridismo institucional que, mesmo lida com a mais aberta razo romntica e culturalista, pouco tem de esplendoroso e positivo, embora sejam bsicas para o funcionamento do sistema (p. 02). O processo de formao da sociedade brasileira exprimiria uma combinao curiosa e, s vezes, perversa entre um igualitarismo individualista cvico importado, combinado a uma organizao social personalista e hierrquica, criando paradoxos, impasses e contradies. O autoritarismo aparece, ento, como um problema analtico que se constitui num referente privilegiado (Chau, 2000; Cardoso, 1975). Tematiza-se toda uma herana de relaes sociais cujas bases seriam incompatveis com os princpios de justia, democracia e cidadania modernos. No entanto, apesar de considerarmos o autoritarismo como um vetor que permeia o processo relacional da cultura brasileira, o que significa trat-lo como um dos aspectos prevalecentes nas

7 prticas sociais, assume-se tambm que esse fenmeno no esgota o universo cultural sobre o qual se ancora o tecido social do nosso pas 5. No se trata de negar as profundas distncias sociais, geradas pela estratificao social que separa antagonicamente os brasileiros. Mas de evitar uma causalidade circular na reflexo terica sobre a formao social brasileira. A compreenso de que o Brasil vivenciou um processo de modernizao seletiva (Souza, 2000) vital nesse sentido. Segundo Souza (2000), preciso ultrapassar uma concepo indiferenciada da modernidade ocidental, para no cairmos nos riscos interpretativos de uma sociologia da inautencidade (p. 11), que alm de impedir uma anlise mais acurada de nossa singularidade cultural, implica uma percepo diminuda da poltica vista a partir da sua dimenso infra-estatal. A considerao dessa dimenso explicitar como os atores sociais diversos constroem a democracia para alm das regras institucionalizadas. Esse argumento desnaturaliza as anlises sociais que se utilizam da noo cultura da ddiva (Telles, 1994; Sales, 1994) para caracterizar o fracasso da ao do sistema estatal brasileira, bem como dos programas governamentais que lhe so concernentes, privilegiando-se, ao contrrio, a idia de uma ddiva na cultura. Essa ltima noo apontando para uma apreenso da capacidade dos brasileiros aderirem aos valores e normas que orientam uma sociedade democrtica, sem com isso precisarem abdicar dos laos sociais que sustentam a solidariedade comunal. Isso significa que a prpria instituio do bem pblico possibilita relacionar o indivduo e a coletividade. O bem pblico, na lgica da ddiva, o que permite acionar o sentido de obrigaes recprocas ao mesmo tempo em que ativa as virtudes cvicas que engajam os indivduos ao mundo social. A posio de C. Taylor sobre os bens irredutivelmente sociais explicita essa idia. Para Taylor, os bens simblicos no decorrem da simples confluncia de interesses particulares (Caill, Lazzeri e Senellart, 2004, p. 657), eles retiram o seu valor do fato de serem imediatamente comuns, desenvolvendo-se na partilha de aes coletivas. Essa idia admite que o interesse que cada cidado partilha com os outros no tem uma natureza apenas instrumental, mas ontolgica 6. Em outros
5

Concordamos com Ribeiro (1990), quando este afirma que a compreenso crtica da cultura brasileira impe a tarefa de elucidar no apenas suas carncias ou suas mazelas, mas tambm os mecanismos de criatividade cultural (p. 133) que permitem desvelar um modelo singular de estruturao societria. 6 A sutileza dessa argumentao reside no esforo em tornar claras as questes ontolgicas subjacentes ao debate entre liberais e comunitaristas. O problema que a teoria social, segundo Taylor, teria eclipsado o pensamento ontolgico em funo da hegemonia do liberalismo, produzindo um afastamento da viso holstica da vida social em contraposio a um atomismo que se transformou em senso comum no debate social. Entretanto, essa tradio falha ao conceber o self, enquanto sujeito de direitos, como um self desenraizado (Taylor, 2000), validando uma concepo supostamente neutra de cidadania.

8 termos, as normas sociais so incorporadas pelos sujeitos, atravs de um sentido denso (simultaneamente cultural e poltico) de pertencimento e reconhecimento. Ou seja,

um dom que no contribui em nada para enaltecer a solidariedade seria uma contradio. Portanto, a teoria da ddiva se refere capacidade dos homens viverem juntos (...). A teoria da ddiva revela os mecanismos pelos quais os interesses individuais (o bem, o esprito, o status que incorpora) so combinados em um sistema social total sem passar pelas trocas de mercado centradas no utilitarismo da ao (Ibidem, p. 232-233). neste sentido que o entendimento sobre a democratizao e a extenso da cidadania na cultura poltica brasileira precisa levar em considerao a complexidade sistmica das relaes sociais que aqui se desenvolvem. preciso verificar os nveis de confiana e cooperao que se desenvolvem nas redes sociais, em relao aos bens pblicos, evidenciando os limites e as possibilidades abertas para o desenvolvimento social e institucional. Trata-se de apreender os mecanismos de funcionamento daquilo que os neomaussianos vm chamando de cultura primria da democracia.

A Noo de Cultura Primria da Democracia e o Papel da Educao Bem Pblico

O sentido redescoberto nas prticas sociais, regidas pela ddiva, revela uma dimenso poltica irredutvel aos plos da liberdade individual e das obrigaes comunitrias. A democracia, nesse caso, menos que uma forma de governo, designa uma forma de vida incorporada em nossas prticas e formas de cooperao cotidianas. Nesse sentido, a democracia nutre-se das experincias vividas nos chamados grupos primrios, ou seja, naqueles grupos que se caracterizam por relaes de cooperao e de associao face a face, marcadas pelo reconhecimento recproco. Esses grupos tm uma importncia vital para a formao da identidade. Ao se constiturem como formas universais, essas associaes manifestam a identidade genrica da natureza humana.

Essa natureza designa, assim, os inumerveis sentimentos regidos pela simpatia, essa capacidade de se identificar com o outro e se perceber como parte das totalidades sociais. Tais sentimentos, o individuo no os possuiria no momento do nascimento, desenvolvendo-os apenas quando em comunidade. Logo, a compreenso que nesses grupos a natureza humana surgiria, designando uma fase primria da sociedade (Chanial, 2001, p. 17).

Dessa tica, os princpios de liberdade, igualdade e solidariedade constituem um conjunto de sentimentos concretos vivenciados dentro dos grupos primrios. A partir dessa abordagem P. Chanial (2001) oferece uma viso renovada da formao para a cidadania democrtica nas sociedades contemporneas, recuperando uma tradio esquecida pelo pensamento sociolgico: o associacionismo cvico. Nessa tradio, a democracia emerge como o ideal de uma vida associativa, sustentada em uma moral do bem comum indissocivel de uma poltica de cooperao ancorada na capacidade humana de se auto-governar (self government). O eixo central do argumento fornecido por uma leitura original do paradigma da ddiva em relao com o pensamento de autores como Cooley, Tocqueville e Dewey. A importncia desses autores est no fato deles considerarem o movimento democrtico como uma expanso do sentimento de simpatia presente na natureza humana. Cooley, por exemplo, identifica a democracia com um processo de crescimento da conscincia social (Chanial, 2001, p. 20). Essa expanso crescente da conscincia social concebida a partir do poder organizado da opinio pblica, que, juntamente, com os ideais sociais construdos nos grupos primrios desenvolveriam um sentido ampliado de pertencimento 7. Por essa razo, o grupo de amigos e os vizinhos, todas essas coletividades ntimas eram consideradas por Cooley o autntico berrio da humanidade, provendo os indivduos de sua experincia como pessoa integrada a uma unidade social mais ampla. Para Tocqueville, por sua vez, a democracia no , inicialmente, um estado poltico, uma forma de governo, mas uma forma de vida social. Essa forma de vida social seria indissocivel de um estado moral, o que permite a Tocqueville (2000) defender a idia de que sentimentos e costumes tm um peso significativo na construo do esprito social (p. 357). No entanto, diferentemente de Cooley, Tocqueville identifica a matriz desse estado social no aos grupos primrios, mas em uma espcie de sentimento de simpatia generalizada. A disposio para a simpatia permitiria romper gradativamente as diferenas pela afirmao de um princpio sensvel de humanidade.
7

Apesar de no ter definido formalmente um conceito de sociedade, Cooley sustentou a idia de que nem o indivduo nem o grupo tm primazia na anlise sociolgica. Ele fez derivar uma compreenso interacionista da natureza do eu, enfatizando o papel dos grupos primrios na gnese da personalidade em interao com os demais. Sua anlise do processo de socializao parte da idia do espelho social, por meio do qual o indivduo imagina-se diante dos outros e avalia a partir do que contempla as reaes das demais pessoas acerca de seu comportamento. Como ressalta Timasheff (1979), para Cooley, o eu social na medida em que se constri nos grupos caracterizados pela associao ntima, face-a-face, cooperao direta e conflito, um jogo relativamente livre de personalidade e sentimento (p. 186).

10 Trata-se de uma espcie de compaixo generalizada (Chanial, 2001, p. 26). O fator responsvel pela generalizao desse sentimento seriam as associaes civis. Para Tocqueville, essas associaes so para a liberdade aquilo que as escolas primrias so para a difuso do conhecimento. Elas funcionariam como escolas da democracia, onde

a aprendizagem da liberdade democrtica origina pequenas coisas (associaes civis) e grandes coisas (associaes polticas). A natureza de seus objetos, comercial, religiosa, moral, intelectual, ou de suas reivindicaes, graves ou fteis, gerais ou particulares, pouco importa. Pela prtica associativa, exprime-se antes de tudo essa capacidade de agir em comum sem apelar para o Estado, de fazer elos, de instituir concretamente, no cotidiano, uma comunidade de iguais (Chanial, 2001, p. 28). As associaes seriam igualmente escolas da solidariedade social. Nelas, os indivduos aprenderiam a subordinar seus esforos particulares ao comum. Em outros termos, ao engajar seus membros para o benefcio de desconhecidos, ou seja, em causas que exigem separar-se da exclusiva preocupao dos interesses privados, as associaes funcionariam como o pulmo da democracia. De modo similar, a questo da democracia, para J. Dewey, tambm estaria vinculada a uma busca de resposta para a articulao entre sua dimenso infra-poltica e institucional-legal. A anlise de Dewey ancora-se na idia de comunidade como meio onde se desenvolve a cultura democrtica. Ele no desconhece o carter particularista das comunidades locais. No entanto, a partir das experincias concretas vividas nessas comunidades que se desenvolveria a Grande Comunidade, inclusiva e integrante.

Se a grande comunidade e logo as instituies polticas encarregadas de reg-la supe essas pequenas comunidades locais e familiares, a hiptese de continuidade defendida por Dewey mais complexa que aquela defendida por Cooley. Ela supe um escalo intermedirio, o pblico, que se distingue da noo de opinio pblica definida por Cooley e aumenta o papel dado por Tocqueville s associaes (...). Ela supe relaes locais, sensveis, de face a face, onde os membros do pblico dialogam diretamente entre eles para examinar, a partir de sua situao concreta, aes comuns e se dotar de organismos polticos para p-las em prtica. Os pblicos democrticos se alimentam, nesse sentido, de experincias sociais partilhadas da vida ordinria. Mas ao mesmo tempo eles as transformam, as politizam uma vez que o pblico para Dewey a fonte das instituies governamentais. O pblico deweyiano, diferentemente das associaes

11 tocquevillianas, no constitui apenas uma escola da liberdade democrtica. Ele o poder constituinte das instituies democrticas (Chanial, 2001, p. 30). A partir dessa concepo do pblico democrtico Dewey tenta estabelecer uma genealogia do Estado. Quando este pblico, inicialmente informal, se organiza a fim de proteger e pr em prtica a busca pelo bem comum forma-se um Estado. Assim definido, o Estado constitui uma formao intermediria que se distingue e se articula com as comunidades locais e como as instituies governamentais. Tem-se, assim, uma teoria singular do Estado democrtico enquanto expanso das associaes que constituem os pblicos democrticos. De um modo distinto das teorias procedimentalistas da democracia, a constituio do Estado assume, nesse contexto, uma tarefa prtica e contnua, uma espcie de "processo experimental" que "deve sempre ser recomeado" (Chanial, 2001, p.32-33). Eis porque, nessa perspectiva, o Estado no pode garantir, por si s, as condies para o exerccio democrtico, pressupondo uma experincia pr-poltica da cooperao social. Sem esta experincia, os indivduos no saberiam como manifestar qualquer motivao - ou qualquer interesse - para contribuir com a formao de uma opinio e uma vontade pblicas. A noo de uma cultura primria da democracia permite aos tericos da ddiva refundar o debate democrtico contemporneo, situando-o no projeto mais amplo de um socialismo da associao, que envolve diretamente os espaos auto-organizativos da sociedade (Caill, 2002), englobando diferentes mecanismos institucionais de participao 8. Incorpora-se o reconhecimento de organizaes intermedirias que materializariam princpios ticos que no podem ser produzidos nem pela ao estratgica do mercado nem pelo exerccio do poder de Estado (Vieira, 2002, p. 49), as chamadas associaes cvicas. Independentemente de consideraes empricas sobre o seu crescimento quantitativo, a questo que se coloca que essas associaes subordinam as regras ou o lucro material a fins de solidariedade (Caill, 2002, p. 19). Nelas, os bens circulam a servio do vnculo social. A associao permite constituir espaos pblicos primrios, operando para alm da democracia representativa. Esses espaos no tm por alvo substituir os partidos, os sindicatos ou qualquer outro espao organizativo existente. Seu papel tornar efetivo, atravs de mltiplas formas de engajamento solidrio, os valores democrticos. A democracia pensada como uma forma de vida constitui-se ento como uma pedagogia poltica, desvelando o
8

Posio convergente, inclusive, com as anlises contemporneas sobre o papel da sociedade civil (Vieira, 2002, p. 47).

12 horizonte de uma sociologia crtica da formao humana, cujo termo chave o vnculo social vivido como experincia ntima (Dosse, 2003, p. 152). Consideraes Finais

Esse aspecto do paradigma da ddiva pouco explorado pelas cincias sociais, em geral, e pela pedagogia, em particular. Mas as implicaes para esta ltima, entretanto, so mltiplas (Freitas, 2005). A principal delas a compreenso da educao como um bem simblico que ao ser permutado, nas redes sociais, permite recriar, manter ou regenerar o prprio lao social. A educao funciona como um elemento articulador do fortalecimento democrtico da sociedade civil, ao mesmo tempo em que produz uma crtica aos vnculos sociais danificados pelo capitalismo. Nesse sentido, a troca de dons repousa sobre estruturas incorporadas (Bourdieu, 2001, p. 235), que so construdas com base em um trabalho pedaggico efetivo. O pensamento de Mauss pode ser apreendido como um paradigma perdido das teorias educativas (Freitas, 2005), abrindo um novo programa terico que abrange a formulao de uma sociologia crtica disposta a responder aos dilemas e ambivalncias da formao humana na contemporaneidade sem cair nas aporias dos modelos clssicos da agncia humana. Nessa perspectiva, possvel delimitar inclusive uma resposta renovada ao chamado dficit de socializao nas sociedades contemporneas (Tedesco, 1998). Apreendido como sintoma da crise do vnculo social, esse dficit aponta a eroso da confiana nas redes pblicas de ensino. Com a eroso dos vnculos que marcam a sociabilidade primria a prpria democracia que corre um srio risco, uma vez que para ser consistente ela precisa ser transformada em cultura vivida. A resposta a essa problemtica no se configura nos quadros de um novo esprito romntico no campo educativo. Pois, no sistema da ddiva, o vnculo social no precisa ser necessariamente simtrico. A democracia no implica a superao do agonismo, ou seja, a luta entre adversrios, domesticando as rivalidades que acompanham a formao da identidade coletiva. Nesse contexto, a troca assimtrica o que permite o desenvolvimento mesmo do social, pois se quem d no pode pedir nada em troca, no reconhecemos o relacionamento mtuo (Sennett, 2004, p. 248249). A desigualdade se alimentaria menos da percepo da doao, enquanto gesto/forma, e mais da prpria ausncia de retorno, isto , da indiferena ao que doado na relao com o outro. a ausncia de retribuio que torna a ao social unilateral, produzindo uma forma de compaixo que fere, mediante estruturas

13 hierrquicas que mantm o outro na posio de dependncia e prejudicando o respeito prprio de quem recebe (Idem, p. 175). A importncia do pensamento de Mauss para uma teoria democrtica da educao revela-se aqui em toda a sua clareza. Os bens que circulam no espao social so sempre bens qualitativamente singulares, valorizados segundo padres antieconmicos, ou para ser mais exato: segundo padres simblicos. Com esse argumento a formao humana pode ser concebida no apenas a partir da funo de transmisso dos saberes historicamente acumulados, valorizados segundo sua utilidade social, mas tambm em funo da construo dos vnculos que geram o espao pblico. Afirma-se, ento, a necessidade de um tipo de aprendizagem capaz de ancorar slidas instituies democrticas que alimentem e produzam a formao de sujeitos democrticos.

Referncias Bibliogrficas

ARANTES, Otlia Beatriz Fiori, ARANTES, Paulo Eduardo. Sentido da Formao: trs estudos sobre Antonio Candido, Gilda de Mello e Souza e Lcio Costa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. ARCHER, M. Realismo e Agncia Revista Estudos de Sociologia, v. 6, n. 2, jul/dez., 2000. Recife, UFPE. BAUMAN, Z.; MAY, T. Thinking Soiciologically. Oxford, Blackwell Publishers, 2001. BELLAMY, Richard. Liberalismo e sociedade moderna. Traduo por Magda Lopes. So Paulo: Editora da Universidade estadual Paulista, 1994. BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. Modernidade, Pluralismo e crise de sentido. Traduo por Edgar Orth. Petrpolis, RJ: Vozes, 2004. BOURDIEU, Pierre. Meditaes Pascalinas. Traduo por Sergio Miceli. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. BOTELHO, Andr. Aprendizado do Brasil: a nao em busca dos seus portadores sociais. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002. EISENBERG, Jos. A Democracia depois do Liberalismo: Ensaios sobre tica, direito e poltica. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003. CAILL, Alain. A demisso dos intelectuais: a crise da Cincias Sociais e o esquecimento do Factor Poltico. Traduo por Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

14 CAILL, Alain. Nem holismo nem individualismo metodolgicos: Marcel Mauss e o paradigma da ddiva. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 8, v. 13, ANPOCS. CAILL, Alain. Antropologia do Dom: O terceiro paradigma. Traduo por Ephraim Ferreira Alves. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. CAILL, Alain, LAZZERI, Chistian, SENELLART, Michel (Orgs.). Histria Argumentada da Filosofia moral e Poltica: A felicidade e o til. Traduo por Alessandro Zir. So Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2001. (Coleo Idias). CARDOSO, Fernando Henrique. Autoritarismo e democratizao. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. CHANIAL, Philippe. Justice, don et association: La dlicate essence de la dmocartie. Paris: ditions la Dcouverte, 2001. CHAUI, Marilena. Brasil: Mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2000. DOSSE, Franois. O Imprio do Sentido: a humanizao das Cincias Humanas. Traduo por Ilka Stern Cohen. Bauru, SP: EDUSC, 2003. FARIAS, Jos Eduardo (Org.). Regulao, Direito e democracia. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2004. FREITAS. Fundamentos para uma sociologia crtica da formao humana. Um estudo das redes associacionistas da sociedade civil. Recife, UFPE, 2005. (Tese de doutoramento) GODBOUT, Jacques T. O esprito da ddiva. Traduo por Patrice Charles F. X. Wuillaume. Rio de Janeiro: Editora Fundao Getlio Vargas, 2000. GODBOUT, Jacques T.. Le langage du don. Qubec: Muse de la civilization et Jacques T. Godbout; ditions Fides, 2002. GODBOUT, J. T.. Introduo Ddiva: Um privilgio paradigmtico. Revista Brasileira de Cincias Sociais, n. 8, v. 13, ANPOCS. GODELIER, Maurice. O enigma da ddiva. Traduo por Pedro Miguel Eli Duarte. Lisboa: Edies 70, 1996. HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. 26. ed. . So Paulo: Companhia das Letras, 1995. HONNETH, Axel. Luta por conhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Traduo por Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003. JAEGER, Werner. Paidia: A formao do homem grego. Traduo Artur M. Parreira. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

15 KARSENTI, Bruno. Lhomme total: Sociologie, anthropologie et philosophie chez Marcel Mauss. Frana: Presses Universitaires de France, 1997. MARTINS, Paulo Henrique (Org.). A Ddiva entre os modernos: Discusso sobre os fundamentos e as regras do social. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. MARTINS, Paulo Henrique, NUNES, Brasilmar Ferreira (Org.). A nova ordem social: Perspectivas da solidariedade contempornea. Braslia: Paralelo 15, 2004. MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. Traduo por Mauro W. B. de Almeida. So Paulo: EPU, 1974. OLIVEIRA, Roberto Cardoso de, OLIVEIRA, Lus R. Cardoso de. Ensaios antropolgicos sobre moral e tica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formao e o sentido do Brasil. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SALES, T. Razes da desigualdade social na cultura poltica brasileira In: ANPOCS, Revista Brasileira de Cincias Sociais (25), 1994. SENNETT, Richard. Respeito: formao do carter em um mundo desigual. Traduo por Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Record, 2004. SOUZA, Jess (Org.). A modernizao seletiva: Uma reinterpretao do dilema brasileiro. Braslia, Editora Universidade de Braslia, 2000. TAYLOR, Charles. Argumentos Filosficos. Traduo por Adail Ubirajara Sobral. So Paulo: Loyola, 2000. TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo: educao, competitividade e cidadania na sociedade moderna. Traduo por Otaclio Nunes. So Paulo: tica, 1998. TELLES, V. Cultura da ddiva, o avesso da cidadania. In: ANPOCS, Revista Brasileira de Cincias Sociais (25), 1994. TIMASHEFF, Nicholas S. Teoria Sociolgica. Traduo por Antnio Bulhes. 5. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1979. TOCQUEVILLE, Alexis. A Democracia na Amrica: Sentimentos e Opinies. Traduo por Eduardo Brando. So Paulo: Martins Fontes, 2000. VANDENBERGH, F. Desvendando Marx: O marxismo e o fim da sociedade do trabalho In: MARTINS, P.H.; NUNES, B.F. (orgs.). A nova ordem social: perspectivas da solidariedade contempornea. Braslia, Paralelo 15, 2004. VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalizao. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Вам также может понравиться