Вы находитесь на странице: 1из 3

Instituto federal da Bahia Discente clara Maria da cruz de Oliveira Docente Mnica Turma 11821/Refrigerao

EXERCICIO DE FIXAO

1.

A membrana plasmtica constituda por uma camada dupla de molculas fosfolipdios, onde h entre elas, molculas de protena encaixadas que so responsveis pela maioria de das funes das clulas. Na camada de molculas fosfolipdios ficam encaixadas molculas de protenas, porem, essa camada so fluidas, sendo assim, as molculas de protenas nela embutidas no permanecem em um lugar, podem se mudar de posio, e pelo fato delas ficarem encaixadas em vrios pontos lembra um mosaico, sendo assim, acabou adotando o nome modelo do mosaico fluido. As protenas presentes na membrana plasmtica funcionam de diversas formas, algumas como enzima, onde catalisam certas reaes. Outras como receptores da membrana e tem o papel de reconhecer certas substncias feitas pelo organismo, ou vinda do meio externo. Porm, as mais importantes so as protenas transportadoras, que so encarregadas pela entrada e sada de substncia da clula. Pelo fato da membrana plasmtica ser responsvel por manter a identidade da clula controlando constantemente o tipo de substncia que sai e entra na mesma, alguns bilogos dizem que elas tm permeabilidade seletiva. Permevel por que as substncias podem atravessa-lo e seletiva por que ela quem decide o que entra e sai. O glicoclix representa uma espcie de malha protetora externa membrana, formada pelos aucares das glico-protenas, dos glicopoldios e dos proteoglicanos entrelaados, que cria um ambiente diferenciado ao redor de certas clulas e importante, para que ela excutem suas funes. As paredes celulares so um envoltrio externo espesso e resistente presente em todos os vegetais e algumas bactrias, fungos e protozorios, cuja composio varia conforme o hbito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. As paredes de clulas vegetais adjacentes apresentam poros, locais em que no h celulose ou qualquer outro tipo de material. Esses poros so atravessados por

2.

3.

4.

5.

6.

7.

finssimos tubos membranosos que pem em contato direto os citoplasmas da s clulas vizinhas, tais pontes citoplasmticas que comunicam clulas vegetais adjacentes so chamadas de plasmodesmos.

8.

O transporte ativo quando certas substncias migram de sua menor rea de concentrao, para a de maior concentrao. Diferente do transporte ativo, o transporte passivo quando certas substncias migram de sua maior rea de concentrao, para a menor. Difuso o processo de movimentos de partculas e regem pelo transporte ativo, e transporte passivo.

9.

10.

Osmose a situao em que os poros de uma substancia de uma certa membrana permitam a passagem das molculas de gua, contudo, impea a passagem de soluto. Solues isotnicas so as solues caracterizadas pela igualdade de valores da fora osmtica, onde as concentraes em partculas de solutos so iguais. J as solues hipertnicas e hipotnicas, so respectivamente as solues que tm a maior e menor fora osmtica do que as solues a elas comparadas. Ocorre a lise celular, a destruio da celular por arrebentamento da clula, devido a destruio da membrana celular. Uma clula vegetal TURGIDA a clula que ao ser colocara em soluo pura adquire muita gua, a qual pressiona a membrana celulsica de dentro para fora, e mesmo a clula adquirindo seu volume mximo no rompe devido a resistncia da membrana. Uma clula vegetal PLASMOLISADA a clula que era flcida e foi colocada em uma soluo muito concentrada, onde ao invs de adquirir, perdeu gua. O vacolo perde o volume, retrai-se e arrasta o citoplasma e a membrana, contudo pode voltar a seu estado normal ao ser colocada em uma soluo hipotnica.

11.

12.

13.

14.

15.

A difuso facilitada consiste no transporte de aucares simples e aminocidos, onde cada clula tem uma molcula transportadora especifica. Bomba de sdio e Potssio (sistema de transporte do sdio e potssio) consiste na demonstrao de que a expulso do sdio pela molcula ocorre simultnea a obsoro do potssio. Acredita-se assim, que a bomba de sdio e potssio seja

16.

uma transportadora de membrana, que capaz de se ligar tanto ao sdio quanto ao potssio. 17. O transporte ativo caracterizado pelo desprendimento de energia celular, consequente tentativa de manter as diferenas entre as concentraes internas e externas destes ons. Protenas presentes na membrana plasmtica atuam como bombas de ons, capturando interruptamente ons de sdio (Na+) no citoplasma e transportando-os para fora da clula. Na face externa da membrana, essas protenas capturam ons de potssio (k+) do meio e os transportam para o citoplasma. Esse bombeamento contnuo, conhecido como bomba de sdiopotassio, compensa a incessante passagem desses ons por difuso simples. A fagocitose um processo em que a clula engloba partculas solidas relativamente grandes. A clula, entrando em contato com a partcula, emite pseudopodes que a englobam, formando um vacolo alimentar. J a Pinocitose uma processo mais delicado, sendo difcil sua observao ao microscpio ptico. Partculas muito pequenas so capturadas nesse processo. A exocitose consiste na fundio das bolsas presentes no interior da clula a membrana e eliminam seu contedo por meio externo. A membrana plasmtica possui vrias especializaes, seja ela de um organismo unicelular ou pluricelular, estas especializaes so variadas em relao s designaes celulares. As especializaes so: Microvilosidade, invaginaes de base, desmossomos, interdigitaes, cutculas, cimentos intercelulares.

18.

19.

20.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

AMBIS, Jos Mariano. Biologia, volume 1; S. Paulo: Moderna, 200?.

Вам также может понравиться