Вы находитесь на странице: 1из 20

Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC Curso de: ________________________________________ Disciplina de Empreendedorismo Professor: Joo B.

da Silva, Msc Mdulo VI: Formalizando seu Negcio Objetivo: o objetivo desse ltimo mdulo ajud-lo na formalizao de seu futuro empreendimento, busca de financiamento, assessoria e questes legais de constituio da empresa. Prximos passos Tendo conhecimento de seu negcio, o prximo passo ser a formalizao ou no de seu negcio. Para formalizar seu futuro empreendimento, voc dever procurar um escritrio de contabilidade, preferencialmente de sua confiana ou consultar o SEBRAE que poder orient-lo na escolha ou ainda, consultar o Conselho Regional de Contabilidade. Convoque os contadores indicados para uma reunio e, aps conversar com os mesmos, provavelmente voc saber qual escolher. Com a definio do contador, apresente a ele seu Plano de Negcio. Como previsto na elaborao do Plano de Negcio, o contador cobrar honorrios pelos servios prestados. O contador dar inicio aos procedimentos legais para abertura de empreendimento, a formalizao de seu futuro empreendimento.

Tema 01: Fontes de financiamentos A prxima preocupao em sua caminhada para abertura de seu empreendimento, provavelmente ser conseguir financiamento. Para Dornelas (2005), no Brasil no existe uma poltica de apoio e incentivo ao empreendedorismo, o que no justifica jogar toda a culpa do insucesso do empreendimento no governo. O empreendedor deve usar de sua capacidade de planejamento e habilidade de negociao, bem como sua rede de relacionamento para identificar as melhores alternativas existentes no mercado para conseguir capital para abertura de seu negcio. Informao alma do negcio Dornelas (2005, p . 175). Segundo Dornelas (2005), muitos empreendedores no conhecem as alternativas para capitalizar sua empresa, nascente ou em desenvolvimento. Geralmente os empreendedores recorrem apenas aos bancos de varejo, quando poderiam procurar outras formas de financiamento.

Os tipos de financiamentos so basicamente divididos dois tipos, segundo Dornelas (2005), dvida ou eqidade. Dvida, o dinheiro emprestado assegurado de alguma forma com algum tipo de propriedade (garantias). (DORNELAS, 2005, P. 175). Equidade, equivale a uma quantia de capital injetado no negcio, usualmente em dinheiro ou em forma de ativo. (DORNELAS, 2005, p. 175). Em fase inicial de seu negcio, Dornelas (2005) sugere emprstimos e economias pessoais da famlia, de amigos e de angels (investidores pessoas fsicas), entrar em incubadoras de empresas, os programas especiais do governo. Angel Investor (Investidor Anjo) De acordo com Dornelas (2005, p. 177), o Angel, ou investidor pessoa fsica, um capitalista de risco que possui dinheiro e busca alternativas para obter melhor rentabilidade para esse dinheiro. Segundo Dornelas (2005), o Angel coloca seu dinheiro na fase inicial, necessrio para criao do negcio. Mas, para isso, Anlise muito bem o plano de negcios do futuro empreendimento e o seu potencial de crescimento. Quase sempre, esse dinheiro concedido em troca de uma participao acionria na empresa, ou de uma quota do capital social da empresa que esta sendo criada. No se envolvem na gesto do ne gcio, mas gostam de opinar e de ser conselheiros. Gostam de negcios cuja base a inovao, e procuram o retorno do capital investido em no mximo trs a cinco anos. (DORNELAS, 2005, p. 177). Para encontrar o angel, Dornelas (2005), lembra que o empreendedor deve usar de sua rede de contatos. Desafio: para seu futuro empreendimento, qual das alternativas ser mais adequada. Por qu?

Capital de risco (venture capital) Para Dornelas (2005), empresas de capital de risco geralmente so bancos de investimento, com experincia no mercado financeiro, que administram grandes quantias de dinheiro.

A funo principal dessas empresas, segundo Dornelas (2005, p. 178) , encontrar empresas e negcios com alto potencial de desenvolvimento em trs a cinco anos, que experimentem retornos sobre o capital investido (rentabilidade do capital) muito acima da mdia do mercado. Geralmente essas empresas investem em empresas que esto saindo da fase de start-up (fase inicial), e que precisam crescer rapidamente. DORNELAS (2005). Para que voc consiga capital de risco necessrio, segundo Dornelas (2005, p. 179: - Uma excelente equipe de gesto; - Um bom plano de negcios; - Um mercado alvo expressivo e em crescimento; e - Uma idia realmente inovadora. No site da Associao Brasileira de Capital de Risco (www.abcrventure.com.brr) voc poder obter mais informaes sobre esse assunto. Dornelas (2005, p. 181), relaciona na tabela abaixo alguns fundos e bancos de investimento: Tabela: Relao de fundos de investimentos Fundo Advent International BankBoston CRP Dynamo Eccelera Intel Capital Investidor Profissional Merril Lynch Opportunity Pactual Rio Bravo SPtec Stratus Votorantim Ventures Fonte: Dornelas (2005, p. 181) Programas do governo brasileiro Segundo Dornelas (2005), existem diversas fontes de financiamento provenientes dos governos municipais, estaduais e federal. So muitas vezes recursos a fundo perdido (dinheiro que no precisa ser devolvido), ou emprstimo a um custo subsidiado, ou seja, juros muito abaixo do praticado no mercado.

Endereo na Internet

www.adventinternational.com.br www.bankboston.com.br www.crp.com.br www.dynamo.com.br www.eccelera.com.br www.intel.com www.investidorprofissional.com.br www.ml.com www.oportunity.com.br www.pactual.com.br www.riobravo.com.br www.sptec.com.br www.stratusbr.com www.votorantimventures.com.br

Dornelas (2005, p. 181) apresenta alguns programas do governo para apoio ao empreendedorismo: - Programa RHAE Programa de Capacitao de Recursos Humanos para Atividades Estratgicas , iniciativa do Ministrio da Cincia e Tecnologia, com o objetivo de dotar o pas de melhores condies de competitividade no mercado mundial, por meio da capacitao de recursos humanos. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.mct.gov.br. - Programa PIPE da FAPESP Programa de Inovao Tecnolgica em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP), foi iniciado em 1997, financiando a pesquisa para inovao tecnolgica diretamente na empresa. O objetivo incentivar a pesquisa de novos produtos de alto contedo tecnolgico ou em processo produtivos inovadores. O financiamento feito ao pesquisador vinculado ou associado pequena empresa situada no estado de So Paulo, que deve ter at cem empregados. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.fapesp.br. - Programa PAPPE Programa de Apoio Pesquisa em Empresas (PAPPE) do Ministrio da Cincia e Tecnologia (MCT), de apoio direto ao pesquisador associado a uma empresa j existente, ou em criao, pelo financiamento de seu projeto de pesquisa de criao de um novo produto ou processo. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.finep.gov.br. - Programa Softex O Programa Nacional de Software (SOFTEX 2000) foi criado em 1993 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) com o objetivo de contribuir para a mudana de foco da indstria de informtica brasileira: de hardware para software; do mercado domstico para o mercado internacional; da produo e distribuio em pequena escala para grande escala. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.softex.br.

- Programa PROSOFT

Em 1998 houve a primeira concesso de crdito para empresas de software via PROSOFT, convnio assinado entre a Sociedade SOFTEX, a Associao das Empresas Brasileiras de Software e Servios de Informtica (ASSESPRO) e o BNDES (Softex 2000). O programa financia investimentos e os planos de negcios de empresas sediadas no Brasil, a comercializao no mercado interno e as exportaes de software e servios correlatos, Voc poder obter mais informaes acessando o site www.bndes.gov.br. - Microcrdito O Microcrdito um programa recente no Brasil de apoio aos pequenos empreendimentos, pois envolve emprstimos de menores quantias e juros mais acessveis, sendo ainda instrumento para incluso social do governo. O programa tambm financia negcios informais. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.mdic.gov.br.

- Progex O Programa de Apoio Tecnolgico Exportao (Progex) tem por objetivo dar assistncia tecnolgica s micros e pequenas empresas que queiram se tornar exportadoras ou que j exportam e desejam expandir seu negcio no exterior. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.mct.gov.br. - Programas da FINEP A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), uma empresa pblica vinculada ao Ministrio da Cincia e Tecnologia e tem como objetivo promover o desenvolvimento tecnolgico e a inovao no pas. Apia empresas nascentes e emergentes de base tecnolgica; empresas incubadas e empresas situadas em parques tecnolgicos; empresas, instituies de pesquisa e demais agentes sociais que realizam esforos de investimentos em P&D; incubadoras de empresas e demais instituies promotoras da difuso de tecnologia para empresas; empresas brasileiras de engenharia consultiva; empresas e demais agentes sociais que demandam servios engenharia consultiva nacional. So disponibilizados financiamentos que podem ser reembolsveis e no-reembolsveis. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.finep.gov.br. - Projeto Inovar Capital de Risco Brasil O programa Inovar, idealizado pela FINEP, tem por objetivo apoiar a construo de um ambiente institucional que favorea o florescimento da atividade de capital de risco no Brasil, de forma a estimular o fortalecimento das empresas nascentes e emergentes de base tecnolgica brasileiras. A Incubadora de Fundos

Inovar um consrcio entre a FINEP, Sebrae, Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) do BID e do Fundo de Penso da Petrobras (Petros), para apoio criao de fundos de capital de risco no Brasil. Voc poder obter www.capitalderisco.gov.br. - Programa Sebraetec O Programa de Consultoria Tecnolgica (Sebraetec) um programa do Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas Brasileira (Sebrae), foi criado para disponibilizar as micro e pequenas empresas e empreendedores acesso aos conhecimentos existentes no pas, por meio de consultorias, visando a elevao do patamar tecnolgico da empresa. So oferecidos os seguintes servios de consultoria: estudo de viabilidade tcnica e econmica; elaborao de plano de negcio para empresas incubadas; melhoria de produtos, de equipamentos de produo, de gesto dos processo produtivos; design grfico de produto, de embalagem, de postos e ambientes de trabalho - ergonomia; tratamento de efluentes; racionalizao de energia; boas prticas de fabricao/analise de perigos e ponto crticos de controle; tecnologias de gesto ambiental; metrologia, normalizao , avaliao de conformidade e certificao; adequao de produtos a padres e exigncias do mercado de destino (normas, patentes, mercado, fornecedores, custo, necessidades laboratoriais) para exportao; desenvolvimento de mquinas e equipamentos; inovao tecnolgica. O Sebraetec poder apoiar at 70% dos custos do projeto, ficando o restante sob a responsabilidade da empresa. Voc poder obter mais informaes acessando o site www.sebrae.com.br. Desafio: qual das opes de financiamento poder ser a mais adequada para o seu empreendimento? Por qu? mais informaes acessando o site

Como voc pode observar, apesar das dificuldades em conseguir capital para seu negcio, existem muitas opes que devem ser pesquisadas e analisadas antes de tomar uma deciso. Outra fonte de informaes sobre financiamento de projetos so as universidades. Dica: voc poder complementar seus conhecimentos, consultando o capitulo sete, pgina 175 do livro Empreendedorismo: transformando idias em negcios de Jos C. de A. Dornelas.

Tema 02: Buscando assessoria para seu negcio O empreendedor no uma ilha isolada no oceano. Por meio de sua rede de contatos, ele deve identificar os melhores profissionais e entidades para assessor-lo. (DORNELAS, 2005, p. 195). Iniciaremos o estudo sugerindo a voc a leitura do livro O Segredo de Luza de Fernando Dolabela. O livro mostra a importncia das assessorias que ajudaro o empreendedor em seu inicio, fase mais crtica do negcio. Dornelas (2005, p. 195), nos mostra algumas assessorias que devem ser consideradas no momento da criao do negcio: - Incubadoras de Empresas As Incubadoras de Empresas so entidades sem fins lucrativos destinadas a amparar o estgio inicial de empresas nascentes. So mantidas por entidades governamentais e universidades. Oferece assessoria na gesto tcnica e empresarial da organizao, servios compartilhados com laboratrios, telefone, internet, fax, copiadoras, segurana, aluguel de rea fsica, salas de reunies, auditrios e outros. Alm dos servios oferecidos, o incubado esta dentro um laboratrio, onde a inovao, o conhecimento fazem parte do seu dia-a-dia. Se voc pretende se instalar em uma Incubadora, dever elaborar o Plano de Negcios e apresentar para anlise, passando por um processo de seleo. Para obter mais informaes sobre Incubadoras e saber se em regio existe uma Incubadora, acesse o site www.anprotec.org.br.

- Incubadoras de Empresas PONTOCOM So Incubadoras de empresas pontocom (baseadas na Internet). A diferena que essas Incubadoras voltadas exclusivamente para empresas pontocom so provadas. Visam o lucro e atuam como capitalistas de risco. Oferecem infraestrutura, suporte, auxilio na gesto, tambm entram com capital necessrio para comear o negcio. Em contrapartida a empresa incubada deve ceder parte de suas aes a incubadora.

- Sebrae O Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas ( SEBRAE) a principal e mais importante entidade de apoio aos empreendedores brasileiros. O Sebrae oferece desde conselhos sobre a forma de abertura da empresa, passando por consultorias bsicas e pontuais, at cursos sobre gesto da qualidade, fluxo de caixa, marketing, finanas etc. Organiza caravanas para participao das empresas

em feiras e eventos nacionais e internacionais, promove roda de negcios, auxilia o empresrio em questes relacionadas ao comrcio exterior. Voc poder obter mais informaes sobre o Sebrae, acessando o site www.sebrae.com.br .

- Assessoria Jurdica e Contbil importante voc buscar assessoria jurdica e contbil para seu negcio. Procure um escritrio de advocacia e um escritrio de contabilidade de confiana para assessor-lo. Que o ajudem na gesto de seu negcio, e no apenas que o informe sobre as datas de pagamentos de taxas. Voc pode buscar informaes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de sua cidade para contratar um advogado e o Conselho Regional de Contabilidade para contratar um escritrio de contabilidade. O importante voc pesquisar muito bem para contratar os servios contbeis e um escritrio de advocacia. - Universidades e Institutos de Pesquisa Voc poder procurar por universidades e institutos de pesquisa para orientlo em seu projeto, solucionando problemas de tecnologia e suas empresas. No Brasil existem algumas iniciativas que merecem destaque, uma delas o Programa Disque Tecnologia da Universidade de So Paulo, atendendo principalmente empresas de pequeno porte. Procure informaes na universidade de sua cidade, onde estas atravs de empresas Junior podero assessor-lo em seu negcio. No site www.fejespe.org.br da Federao das Empresas Juniores de So Paulo (FEJESP), voc poder obter informaes sobre todas as empresas juniores do pas.

- Instituto Empreender Endeavor O Instituo Empreender Endeavor uma entidade internacional sem fins lucrativos que atua no suporte ao empreendedorismo em pases em desenvolvimento. As principais atividades do Endeavor segundo Dornelas (2005, p. 202) so: a) Identificar e desenvolver empreendedores, assistindo-os na estruturao, no planejamento e no aprimoramento de seus negcios e na busca por capital e parceiros estratgicos;

b) Criar exemplos educativos de empreendedorismo ajudando a criar outras histrias de sucesso; c) Promover o interesse de investidores locais por empresas empreendedoras, criando fruns que promovam a aproximao entre eles; d) Formar alianas com universidades e instituies de apoio a empreendedores, a fim de estabelecer programas duradouros que disseminem a prtica do empreendedorismo no pas. Voc poder obter mais informaes sobre a entidade Endeavor no site www.endeavor.org.br. - Franchising O franchising uma modalidade de negcio que estabelece uma estratgia de distribuio e comercializao de produtos e servios. So dois os atores principais no processo: o franqueador e o franqueado. Franqueador: a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia do negcio ao franqueador. (Dornelas, 2005, p. 203). Franqueado: uma pessoa fsica ou jurdica, que adere rede de franquia, investindo recursos no prprio negcio, o qual ser operado com a marca do franqueado e de acordo com todos os padres estabelecidos e supervisionados por este. Voc poder obter mais informaes sobre franquias acessando o site da Associao Brasileira de Franchising (ABF): www.abf.com.br. Dica: para complementar seus estudos sobre assessoria, consulte o captulo 8 Buscando Assessoria para o Negcio no livro Empreendedorismo: Transformando Idias em Negcios de Jos C. de A. Dornelas.

Tema 03: Questes legais de constituio da empresa Para este estudo, definio dos tipos de empresas, foram usados como referncias o Sebrae e Dornelas (2005, p. 211), onde: Nota: este estudo no objetiva aprofundar o assunto, mas sim apresentar a voc de forma simples e resumida os tipos de empresas.

- Sociedade simples Sociedade simples a sociedade constituda por pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados, no tendo por objetivo o exerccio de atividade prpria de empresrio. Exemplo: dois advogados constituem um escritrio de advocacia.

- Sociedade empresria Sociedade Empresria aquela que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios [...]. (DORNELAS, 2005, p. 212). Sociedade empresria tem por objetivo o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito ao registro, inclusive a sociedade por aes, independentemente de sue objetivo, devendo inscrever-se na Junta Comercial do respectivo Estado, A Sociedade Empresria considerada pessoa jurdica. Exemplo: duas ou mais pessoas constituem uma empresa para produo de caixas de papelo. A Sociedade Empresria pode ser: . Sociedade Limitada; . Sociedade em Comandita Simples; . Sociedade em Nome Coletivo; . Sociedade Annima; . Sociedade por Aes.

- Sociedade Limitada uma das mais usuais formas de sociedade, onde duas ou mais pessoas podem associar-se. A principal vantagem decorre do fato de os scios possurem responsabilidade limitada ao montante do capital social. A responsabilidade dos scios restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social.

Caractersticas: regida pelo Cdigo Civil e, nas omisses, pelas normas da Sociedade Simples, ou pela Sociedade Annima se assim o contrato social estabelecer; O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada scio; Os scios no podero distribuir lucros ou realizar retiradas, se distribudos com prejuzo do capital; Pela exata estimao de bens conferidos ao capital social respondem solidariamente todos os scios, at o prazo de cinco anos da data do registro da sociedade. - Sociedade em Comandita Simples A Sociedade em Comandita Simples possui dois tipos de scios comanditados: pessoas fsicas, responsveis solidaria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota.

- Sociedade em Nome Coletivo A Sociedade em Nome Coletivo deve ser constituda somente por pessoas fsicas, sendo que todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Caractersticas: uma pessoa jurdica com o fim nico e exclusivo de prestao de servios, no podendo conter nenhum objetivo mercantil ou industrial; formada, na maioria das vezes, por profissionais liberais; Somente pessoas fsicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os scios, solidrios e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais. Exemplos: clnicas mdicas, odontolgicas, entre outras, sociedade entre vrios advogados, contadores, publicitrios e outros profissionais liberais.

- Sociedade Annima A Sociedade Annima tem o capital dividido em aes, e a responsabilidade dos scios ou acionistas ser limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas. regida por lei especial. As aes podem ser negociadas nas Bolsas de Valores.

- Sociedade por aes A Sociedade por Aes definida com um nmero mnimo de scios a compor a administrao da sociedade, sem limitao de nmero mximo. Existe ainda a limitao do valor da soma de quotas do capital que cada scio poder tomar. Caractersticas: As quotas do capital so intransferveis a terceiro estranhos sociedade, ainda que por herana; Cada scio tem direito a um s voto nas liberaes qualquer que seja o valor de sua participao no capital societrio, que pode no existir; A distribuio dos resultados ocorre proporcionalmente ao valor das operaes efetuadas pelo scio com a sociedade podendo ser atribudo juro fixo ao capital realizado; A responsabilidade dos scios pode ser limitada ou ilimitada; A cooperativa ser sempre considerada Sociedade Simples. - Associaes Associao uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurdica e caracteriza-se pelo agrupamento de pessoas para a realizao e consecuo de objetivos e ideais comuns, sem finalidade econmica. As associaes somente podero ser constitudas com fins no lucrativos.

- Cooperativas A cooperativa se caracteriza principalmente pelas seguintes situaes: Ser dispensada a apresentao de capital social; Possuir um nmero mnimo de scios que administraro a sociedade; Necessidade de assemblia geral peridica com presena de um mnimo de scios nas reunies; Indivisibilidade de fundo de reserva entre os scios; As quotas so intransferveis a terceiros, mesmo os scios; A responsabilidade dos scios pode ser limitada ou ilimitada, dependendo do que for informado no contrato social.

- Fundaes Na criao de uma fundao o seu instituidor dever fazer uma dotao (doao) especial de bens livres por escritura pblica ou testamento, especificando o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrar. Deve servir a fins de utilidade pblica, tais como: morais, religiosos, cultrais, de assistncia et. H ainda a necessidade de patrimnio para a constituio da fundao. ----------------------Dica: voc poder obter mais informaes sobre os tipos de empresas, consultando o site do Sebrae e/ou o Cdigo Civil brasileiro. Para definio do tipo de empresa, converse com seu contador. O mesmo estar definindo qual a melhor alternativa para definio do tipo empresa para seu negcio.

Tema 04: Tributao (Enquadramento)

Segundo Dornelas (2005), a classificao das micro e pequenas empresas varia entre regies, estados e municpios, e depende de seu porte econmicofinanceiro, do ramo de negcios e da forma jurdica. O Simples uma forma mais simplificada (da o nome) de recolhimentos de tributo e contribuies federais, para microempresas e empresas de pequeno porte, por meio de um nico documento, com base em percentuais calculados sobre o faturamento bruto do ms anterior. O que uma Microempresa (ME)? Pelos critrios da lei, ME aquela com receita igual ou inferior a R$ 240 mil/ano. O que uma Empresa de Pequeno Porte (EPP)? Pelos critrios da lei, EPP aquela com receita superior a 240 mil/ano e inferior a R$ 2,4 milhes/ano. O Sebrae utiliza o critrio por nmero de empregados como critrio para classificao do porte das empresas: Indstria: Micro: Pequena: Mdia: Grande: com at 19 empregados de 20 a 99 empregados de 100 a 499 empregados mais de 500 empregados

Comrcio e Servios: Micro: Pequena: Mdia: Grande: at 9 empregados de 10 a 49 empregados de 50 a 99 empregados mais de 100 empregados

O que uma Empresa Normal? As empresas consideradas normais so aquelas que possuem uma receita bruta anual superior a R$ 2,8 milhes/ano ou que sejam enquadradas nas atividades vedadas por lei federal ou estadual.

Desafio: aps conversar com seu contador, qual o tipo de empresa se enquadrar seu futuro empreendimento: Microempresa, Empresa de Pequeno Porte ou Empresa Normal.

Dica: voc poder obter mais informaes sobre tributao (enquadramento) de empresas no site do Sebrae: www.sebrae.com.br.

Tema 05: Marcas e Patentes Segundo Dornelas (2005), no Brasil no comum o empreendedor pensar na proteo de sua idia, registrando a marca de seu produto ou sua empresa. No Brasil, a entidade responsvel por patentes e marcas o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), uma Autarquia Federal, criada em 1970, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (www.mdc.gov.br). Marca, segundo a lei brasileira: todo sinal distintivo, visualmente perceptvel, que identifica e distingue produtos e servios de outros anlogos, de procedncia diversa, vem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificaes tcnicas. (INPI). Patente, segunda a lei brasileira: um ttulo de propriedade temporria sobre uma inveno ou modelo de utilidade, outorgado pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas fsicas ou jurdicas detentoras de direitos sobre a criao. (INPI). Dica: voc poder acessar o site do INPI para mais informaes sobre marcas e patentes: www.inpi.gov.br.

Tema 06: Gerenciando os recursos empresariais Gerenciando a Equipe Para voc empreendedor muito importante saber trabalhar com pessoas, ter as melhores tecnologias, por si no basta, necessrio pessoas, colaboradores qualificados e treinados para que possam fazer a diferena. Para Chiavenato (2005), embora a empresa seja formada por mquinas, equipamentos, prdios, instalaes, tecnologias e outros recursos fsicos, so as pessoas que fazem o negcio. Todos esses recursos necessrios ao funcionamento da empresa precisam ser ativados e manuseados por pessoas. So as pessoas que garantem a dinmica do negcio. Forme sua equipe, trabalhe em equipe. Segundo Chiavenato (2005, p. 157), o esforo em equipe proporciona responsabilidade solidria e transforma o trabalho em uma atividade social, no meramente tcnica ou operacional Segundo Chiavenato (2005), voc empreendedor e seus colaboradores precisam aprender a trabalhar em equipe, a aceitar os diferentes pontos de vista, a confiar nas pessoas, a delegar responsabilidades, a permitir que as pessoas falhem e aprendam com os erros para evit-los no futuro. Formao da equipe, segundo Chiavenato (2005): Escolha da equipe: saber recrutar e selecionar so muito importantes. Escolha com a ateno e carinho as pessoas que iro trabalhar com voc. Escolha talentos. Desenho das atividades: elaborar o fluxograma do processo/produo, definindo o que cada pessoa dever fazer, o cargo que dever ocupar, como avaliar desempenho. Treinamento: treinar e capacitar as pessoas para que elas possam exercer suas atividades. Liderana: voc precisa conduzir sua equipe. Oriente, defina rumos e metas, motivar. D liberdade e autonomia s pessoas. Motivao: procure motivar sua equipe. Utilize meios financeiros: prmios, recompensas, participao nos resultados. Remunerao: defina um sistema de recompensas com base no desempenho individual e do grupo. Avaliao do desempenho: procure monitor e avaliar o desempenho de sua equipe diariamente. Toque idias com as pessoas a respeito do seu trabalho. De sugestes e orientaes.

Desafio: relacione abaixo o nome, funo e qualificao das pessoas, que faro parte do quadro de colaboradores de sua empresa. Nome: __________________________________________ Funo: _________________________________________ Qualificao: ________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Nome: __________________________________________ Funo: _________________________________________ Qualificao: ________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Nome: __________________________________________ Funo: _________________________________________ Qualificao: ________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Nome: __________________________________________ Funo: _________________________________________ Qualificao: ________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Nome: __________________________________________ Funo: _________________________________________ Qualificao: ________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

A empresa como um sistema sociotcnico De acordo com Chiavenato (2005), toda empresa consiste na combinao de tecnologia e pessoas, formando o sistema sociotcnico. O sistema sociotcnico formando por dois subsistemas: Subsistema tcnico: fluxo do trabalho, as tarefas a serem executadas e a tecnologia existente, inclui mquinas, equipamentos, instalaes. o subsistema tcnico que determina quais so os conhecimentos, as habilidades, as experincias que as pessoas devero possuir para atuarem na empresa. Subsistema social: tambm chamado subsistema humano ou cultural. constitudo pelos colaboradores da empresa com suas caractersticas, suas experincias, suas personalidades. Esses dois subsistemas, tcnico e social, devem ser devidamente integrados e coordenados para que funcionem em constante interao. Esse o papel do gerencial: proporcionar um elo estreito entre o subsistema social e tcnico. Dica: 1. para complementar seus conhecimento sobre Gerenciando equipe voc poder ler o livro Empreendedorismo: dando asas ao esprito empreendedor de Idalberto Chiavenato, captulo 9 pgina 157. 2. No mesmo livro, acima indicado, voc poder ler sobre: gerenciando produo, gerenciando marketing e gerenciando finanas.

REFERENCIAS CHIAVNEATO, Idalberto. Empreenderismo: dando asas ao esprito empreendedor. So Paulo. Saraiva, 2005. DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: empreendedor como opo de carreira. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. So Paulo: Cultura, 1999. DORNELAS, Jos Carlos de Assis. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). www.inpi.gov.br. Acessado em 11/01/2010. SEBRAE-SC. Portes de Empresas. http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154&%5E%5E. Acessado em 08/01/2010. SEBRAE-SP. Tipos de Empresas. http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/legalizacao/tipos_empresas. Acessado em 08/01/2009.

Вам также может понравиться