Вы находитесь на странице: 1из 23

Tpicos sobre Dodos, Transstores e AMPOPs

Disciplina de Fsica II Mecnica

Joaquim Alves e Armando Vieira


Departamento de Fsica

ISEP, 2002

Fsica II Semicondutores

Designam-se como elementos no lineares as unidades que no obedecem lei de Ohm, ou seja, para os quais a relao entre a corrente e a tenso aos seus terminais no-linear. De entre estes os mais comuns so aqueles constitudos por materiais semicondutores. Semicondutores Semicondutores so materiais que possuem uma condutividade intermdia entre a de um isolante e a de um condutor resistividades tpicas de 1 a 1000 .m. Nestes materiais a banda de valncia separada da banda de conduo por uma diferena energtica suficientemente pequena para que alguns electres, com agitao trmica suficiente, consigam transitar para a banda de conduo e poderem assim conduzir alguma corrente elctrica. Os semicondutores mais comuns so o silcio (Si) e o germnio (Ge), que possuem 4 electres de valncia. Dopagem tipo n e tipo p. Quando dopados, isto , quando so adicionados sua estrutura outros elementos qumicos, os semicondutores adquirem propriedades interessantes. Os elementos adicionados podem ser de dois tipos, dadores e receptores de electres. No primeiro caso os semicondutores dopados designam-se do tipo n, e no segundo designam-se tipo p. Na dopagem tipo n usam-se elementos como o fsforo com cinco electres de valncia: quatro deles so usados na ligao qumica com o substrato de Si e um fica disponvel para conduzir corrente elctrica. Na dopagem tipo p usado um elemento com trs electres de valncia (como o glio) e assim vai ser criada uma lacuna que tambm pode servir para conduo de electricidade. Juno NP. Quando se une um semicondutor dopado do tipo n a um outro dopado tipo p, forma-se uma juno designada NP. Se aplicar-mos uma tenso directa (de p para n) aos terminais desta juno, como est indicado na figura abaixo, a corrente ir fluir com pouca resistncia, pois os electres dos elementos dadores iro ser transferidos facilmente para os dopantes receptores (lacunas) que esto no semicondutor do tipo p. No entanto, se a tenso for invertida deixa de ser possvel passar corrente e o elemento comporta-se como um bom isolante com uma corrente praticamente nula.

Figura: Juno NP. Sem tenso aplicada (a), com tenso de polarizao directa (b) e polarizao inversa (c)

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

Dodos
Um dodo basicamente uma juno NP. A curva caracterstica de um dodo est desenhada abaixo, onde se apresenta por comparao a curva de uma vlvula (linha a cheio).

Figura: Curva caracterstica de um dodo de germnio (Ge), de silcio (Si). Note que para uma tenso inversa muito grande ocorre a disrupo (em ingls breakdown voltage) e o dodo torna-se um condutor (quase) perfeito. Em termos matemticos a relao entre a corrente e a tenso aos terminais do dodo : I (V ) = eV / a em que a uma constante que depende do substrato semicondutor e da temperatura para o Si a uma temperatura de 25 a = 0,5 V. Esta relao indica que, a partir de um certo valor de tenso (~ 0,7 V para o Si), o dodo comporta-se praticamente como uma resistncia nula. Portanto, para efeitos prticos considera-se que, quando a tenso superior a este valor (designada tenso limiar de conduo - normalmente 0,7 V) o dodo comporta-se como um curto-circuito. Um dodo apresenta polaridade. Se a tenso for invertida no passar corrente, ou seja o circuito fica aberto nesse ponto.
Anodo

+
Sentido convencional da corrente

sem corrente

Catodo

Polarizao directa

+
Polarizao inversa

Figura: Esquema de um dodo com polarizao

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

O Dodo Zener Existem vrios tipos de dodos. Um dos mais importantes o Zener, um dodo em tudo anlogo a um dodo normal, com a nica diferena de poder conduzir corrente no sentido inverso (de n para p) para valores de tenso relativamente pequenos. Essa diferena de tenso, de sentido inverso, vulgarmente conhecida por tenso de Zener, VZ. O dodo Zener muito usado como um limitador de tenso, ou seja, quando se pretende que a diferena de tenso num determinado ramo do circuito no ultrapasse um certo valor.

nodo

Ctodo

Figura: Dodo Zener Como caractersticas vulgares deste elemento podem ser apontadas: Tenso de Zener (3,3 V a 75 V) Tolerncia (5% a 10%, embora se possam obter com 0,05%) Limite de potncia (P = Vz I ) de 0,25 a 50 W.

LED Existe ainda o dodo emissor de luz, ou LED (Light Emission Diode). um dodo que emite luz ao ser percorrido por uma corrente elctrica (no sentido nodo-ctodo). Quando sujeito a uma tenso inversa, comporta-se como um dodo normal, no permitindo a passagem de corrente. usado sobretudo como elemento de sinalizao.

nodo

Ctodo

Figura: Dodo Emissor de Luz (LED)

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

Aplicaes do dodo 1. Limitador de tenso. A figura seguinte mostra uma aplicao simples onde se usam dois dodos normais como limitadores de tenso entre valores V1 e V2.

Figura: Circuito limitador de tenso com dodos e fontes de tenso Outra possibilidade para a obteno do mesmo circuito seria a substituio dos dodos D1 e D2 e das fontes V1 e V2 por dois dodos Zener com tenses de Zener V1 e V2, da forma indicada na figura seguinte. Considerando a mesma entrada vi, iremos ter a mesma sada vo.

R vi

V2 V1 vo

Figura: Circuito limitador de tenso com dodos Zener

2. Rectificao. O dodo tem uma aplicao muito comum nas fontes de alimentao que transformam corrente alternada em corrente contnua. Um dos circuitos mais simples onde usado um dodo a chamada rectificao de meia onda. Enquanto a tenso de entrada for positiva (dodo directamente polarizado) a tenso de sada segue a entrada. Quando a tenso de entrada for negativa (dodo inversamente polarizado) a tenso de sada ser nula.

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

vi

RL

vo

vi

vo

Figura: Rectificao de meia onda Em baixo est representado um circuito simples, designado ponte rectificadora, usando quatro dodos. Seria necessrio, para produzir sada uma tenso aproximadamente contnua, adicionar um condensador em paralelo com a resistncia de carga RL.

vi RL vo

vi

vo

Figura: Ponte rectificadora de onda completa usando 4 dodos

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

Exerccios sobre Dodos Dados os seguintes circuitos:


UZ = 6 V

+ Vi -

4 k 6 k Vo
Vi

+ -

4 k 6 k Vo

Circuito 1.a

Circuito 1.b

10 k + Vi 20 V
+ Vi -

10 k
UZ = 6 V

Vo

Vo

20 V

Circuito 2.a E considerando a seguinte forma de onda como entrada, Vi:

Circuito 2.b

vi
30 V

-30 V

Determinar a forma de onda de sada de cada um dos circuitos.

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

Soluo:

Vo 1a
30 V

Vi > 0 = > VO = Vi Vi < 0 = > VO =


-18 V

6 Vi 4+6

Vo 1b
30 V

Vi > 0 = > VO = Vi -15 < Vi < 0 = > VO =


-9 V -24 V

6 Vi 4+6

-30 < Vi < -15 = > VO = Vi - 6

Vo 2a
20 V

0 < Vi < 20 = > VO = Vi 20 < Vi < 30 = > VO = 20 -30 < Vi < 0 = > VO = Vi

-30 V

Vo 2b
20 V 14 V

0 < Vi < 14 = > VO = 14 14 < Vi < 20 = > VO = Vi 20 < Vi < 30 = > VO = 20 -30 < Vi < 0 = > VO = 14

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

Transstores
Constituio e Simbologia Dos vrios tipos de transstores o mais usado o Transstor Bipolar (BJT), sendo tambm aquele que objecto de estudo nesta disciplina. constitudo por duas junes: uma pn e outra np. Consegue-se desta forma fabricar dois tipos de transstores: pnp e npn, que esto representados na figura seguinte.
Emissor Base Colector Emissor Base Colector

B
Emissor IE Colector IC Emissor IE

B
Colector IC

IB

IB Base Base

Figura: Transstores p-n-p e n-p-n e suas representaes elctricas Tal como um dodo, as fronteiras entre as regies n e p permitem a conduo de corrente numa nica direco, mas apenas quando a regio p estiver sujeito a uma tenso superior regio n. Os smbolos IE, IC e IB representam respectivamente as correntes de emissor, de colector e de base. Os smbolos VBE, VCE e VCB representam respectivamente, tenso entre base e emissor, tenso entre colector e emissor e tenso entre colector e base. Alguns Parmetros Caractersticos do Transstor Para cada transstor, so definidos alguns parmetros caractersticos, entre os quais: Quociente entre a corrente de colector e corrente de base (Ganho de corrente): I = C IB Nas tabelas dos fabricantes comum designar esta quantidade por h fe . O Quociente entre a corrente de colector e corrente de emissor dado por: I = C IE Como as leis de Kirchhoff so sempre vlidas, IE = IC + IB e VCE = VCB + VBE,

Joaquim Alves Armando Vieira

Fsica II Semicondutores

podemos relacionar estes dois ltimos parmetros da forma:

. 1

Os valores tpicos de esto compreendidos entre 0.95 a 0.99, e portanto assume valores entre 50 e 150. Ou seja, a corrente de base cerca de 100 vezes menor que a corrente do colector e do emissor. O transstor pode estar em trs estados:

ao corte: quando a corrente de base nula I activo: quando se verificar: C = e IB I saturado: quando C < , ou seja o circuito no consegue fornecer corrente IB suficiente ao colector para que se verifique a relao de ganho.

Montagens bsicas Existem trs diferentes montagens de um transstor que permitem obter trs modos distintos de funcionamento:

iE vi RE iB VBB

iC

RL

VCC

RL: Resistncia de Carga RE: Resistncia de polarizao do emissor VCC: Tenso de polarizao do colector VBB: Tenso de polarizao da base

Figura: Montagem Base Comum

Joaquim Alves Armando Vieira

10

Fsica II Semicondutores

iE iB vi RB RL

iC VCC

VBB

Figura: Montagem Colector Comum iC iB vi RB RL iE VCC

VBB

Figura: Montagem Emissor Comum

A montagem Emissor comum, a mais utilizada em circuitos electrnicos sendo tambm a mais comum nos exemplos apresentados nestes apontamentos.
Caractersticas de entrada e sada As caractersticas dos transstores podem ser dadas atravs de tabelas ou de curvas, sendo esta forma a mais usual. Estas curvas podem ser usadas para a determinao do funcionamento do transstor e clculo de vrios parmetros. H dois tipos de caractersticas: Caractersticas estticas obtidas aplicando tenses contnuas aos terminais dos transstores. Caractersticas dinmicas obtidas aplicando a um dos terminais (dependendo do tipo de montagem) um sinal alternado enquanto os outros esto submetidos a tenses contnuas.

Joaquim Alves Armando Vieira

11

Fsica II Semicondutores

Apesar da caracterstica esttica no nos dar o funcionamento real do transstor (dado pela caracterstica dinmica), esta tem muito interesse pelo facto de permitir prever esse funcionamento quando lhe aplicado um sinal. Dado que os transstores so na maior parte das vezes usados na montagem emissor comum, isto , com o emissor ligado massa, as caractersticas mais utilizadas so as de base (ou de entrada) e de colector (ou de sada).
IC Io

B
Vi

Ii

IB VCE IE

C
Vo

VBE

E
Figura: Transstor pnp na montagem Emissor comum

Caracterstica Esttica de Entrada

Ii Vo

Vi

Figura: Caracterstica esttica de entrada de um transstor relacionando a corrente de entrada (Ii) com a tenso de entrada (Vi), para valores de tenso de sada (Vo) constantes. Note a analogia com o dodo.

Joaquim Alves Armando Vieira

12

Fsica II Semicondutores

Caracterstica Esttica de Sada Relaciona a corrente de sada (Io) com a tenso de sada (Vo) para diversos valores de corrente de entrada (Ii). Trata-se da caracterstica mais importante dos transstores

Io

Ii

Vo

Figura: Caracterstica esttica de sada Limitaes s Caractersticas de Funcionamento

Para um transstor ser utilizado como amplificador (apresentar um ganho de corrente na sada relativamente entrada) temos que ter em considerao algumas limitaes ao seu funcionamento.
1. A limitao mais importante a chamada Hiprbole de Potncia. Esta curva definida pela mxima potncia que um transstor capaz de dissipar num determinado regime de funcionamento Pmax = VCE I C . Resolvendo para IC fica I C = Pmax /V CE . 2. A tenso mxima de colector-emissor (VCE)max. Um valor de tenso excessivo entre as junes p-n pode conduzir ao fenmeno designado avalanche que pode destruir o transstor. 3. Quando a corrente de base exige uma corrente de colector superior corrente mxima admissvel pelo circuito externo de alimentao o transstor diz-se saturado. Um transstor a funcionar na regio de saturao tem um comportamento semelhante a um curto-circuito. 4. A regio de Corte a zona abaixo da curva para a qual IB = 0. O transstor funciona como um circuito aberto. A nica corrente que flui no colector a corrente residual de fuga (IC0).

Todas estas limitaes definem a regio activa do transstor. nesta zona que o transstor funciona como amplificador, tendo aqui a sua aplicao mais comum e importante. Resumindo se aplicarmos uma corrente na base do transstor, IB, o nmero de electres disponveis para a conduo aumenta. Assim, a resistncia entre o colector e o emissor diminui proporcionalmente corrente que flui para a base. Portanto, a corrente de base funciona como um controlador sensvel da resistncia do transstor
Joaquim Alves Armando Vieira

13

Fsica II Semicondutores

(mA)

IC

Hiprbole de Potncia

regio de saturao
IB=0

regio activa

regio de corte

VCE

mx

VCE (V)

Figura: Representao dos limites de funcionamento do transstor sobre a caracterstica de sada em Emissor Comum. Resumo das 3 Montagens Montagem Base comum Ganho de corrente baixo (muito prximo, mas menor que 1); Ganho de tenso elevado; Ganho de potncia moderado (na ordem de 1500); Impedncia de entrada baixa (0,5 a 50 ); Impedncia de sada elevada (1 k a 1 M); O sinal de sada est em fase com o de entrada. Montagem Colector comum Ganho de corrente elevado; Ganho de tenso baixo (menor que 1); Ganho de potncia moderado (mas menor que o da base comum); Impedncia de entrada alta; Impedncia de sada baixa; O sinal de sada est em fase com o de entrada. Montagem Emissor comum Ganho de corrente elevado; Ganho de tenso elevado; Ganho de potncia elevado; Impedncia de entrada mdia (20 a 5 k); Impedncia de sada mdia (inferior da base comum); O sinal de sada est em oposio (desfasamento de180) relativamente ao de entrada.

Joaquim Alves Armando Vieira

14

Fsica II Semicondutores

Recta de carga A recta de carga, traada sobre as curvas caractersticas de sada, define um conjunto de pontos onde o transstor vai operar no modo dinmico.
+VCC RB IB IC RL

VCE vi VBE

vO

Figura: Montagem Emissor comum com transstor npn

Da malha do circuito do colector tira-se:


VCE = VCC RL I C

ou,
IC = VCC VCE . RL

Esta equao quando representada graficamente na caracterstica de sada permite a obteno de uma recta, designada por recta de carga. a resistncia de carga, RL, que ao determinar a inclinao da recta define o comportamento do transstor.

IC A
(-0, VCC/RL)

IB

B
(VCC , 0)

VCE

Figura: Recta de Carga. Note que em A VCE = 0 e em B IC = 0. A inclinao da recta 1/RL.


Joaquim Alves Armando Vieira

15

Fsica II Semicondutores

Polarizao de um Transstor Para um transstor funcionar como amplificador necessrio permanecer no estado activo. Para isso necessrio ele estar polarizado convenientemente de forma a que ele no entre nem na regio de corte nem na regio de saturao nos limites de operao. Polarizao por dois geradores:
RL RB IB VCE VBE IE VCC IC

VBB

Figura: Polarizao por dois geradores da montagem Emissor comum com transstor PNP Considerando: IB0 corrente de base de polarizao IC0 corrente de colector de polarizao VBE0 tenso base-emissor de polarizao VCE0 tenso colector-emissor de polarizao Temos: V BB = RB I B 0 + VBE 0 VCC = RL I C 0 + VCE 0 VBB VBE 0 RB = I B0 R = VCC VCE 0 L IC0

Podemos assim determinar RB e RL para um dado ponto de funcionamento pretendido (VBE0, VCE0, IB0, IC0)

Joaquim Alves Armando Vieira

16

Fsica II Semicondutores

Polarizao fixa por um gerador Como o potencial de polarizao do colector do mesmo sinal que o da base, podemos utilizar uma fonte de alimentao comum.

RB

IB

IC

RL

VCE VBE IE VCC

Figura: Polarizao por um gerador da montagem Emissor comum com transstor NPN As equaes relativas polarizao por dois geradores mantm-se neste caso, excepo feita fonte de alimentao da malha da juno base-emissor. VCC VBE 0 RB = I B0 R = VCC VCE 0 L IC0

VCC = RB I B 0 + V BE 0 VCC = RL I C 0 + VCE 0

Joaquim Alves Armando Vieira

17

Fsica II Semicondutores

Exerccio sobre transstores: Sendo dado o seguinte circuito de amplificao:

R1 IB

IC

RC

VCC = 22,5 V RC = 5,6 k RE = 1 k VCE VCC R1 = 90 k R2 = 10 k

R2

VBE IE RE

So ainda fornecidos os seguintes dados, relativos ao transstor utilizado: VBE = 0,7 V = 55 Caracterstica de sada do transstor:

IC (mA)
6 4 2 100 A 80 A 60 A 40 A 20 A 2 4 6 8 10 12 14 16 20 24

VCE (V)

Determine o ponto de funcionamento Q: a) graficamente; b) analiticamente.

Joaquim Alves Armando Vieira

18

Fsica II Semicondutores

Resoluo: A primeira coisa a fazer a simplificao do circuito, considerando que o transstor passa a estar alimentado por duas fontes de alimentao (VCC e VBB). Utilizando a seguinte simplificao:
VCC R1 RB

R B = R 1 //R 2 =

R1 * R 2 R1 + R 2

R2 VBB

VBB = VCC

R2 R1 + R 2

Obtemos o seguinte circuito:

IC IB RB VBB

RC

VBE IE RE

VCE

VCC

Deste circuito simplificado podemos escrever as seguintes equaes das malhas:

VBB = R B I B + VBE + R E (I B + I C ) VCC = R C I C + VCE + R E (I B + I C )

Joaquim Alves Armando Vieira

19

Fsica II Semicondutores

a)

R B = 90 // 10 = VBB = 22,5

90 * 10 = 9 k 90 + 10

10 = 2,25 V 90 + 10

obtemos o seguinte circuito:

5,6 k

9 k 0,7 V 2,25 V 1 k

22,5 V

Escrevendo agora a equao relativa malha da juno base-emissor: 2,25 = 9 IB + 0,7 + 1 (IB + IC) IC = 1,55 10 IB (mA) E substituindo na equao relativa malha da juno colector-emissor: 22,5 = RC (1,55 10 IB) + VCE + RE IB + RE (1,55 10 IB) simplificando e voltando a rescrever: VCE = 12,27 + 65 IB agora possvel por mtodo de substituio, determinar os pontos da recta de polarizao, que sero posteriormente marcados no grfico da caracterstica de sada: IB = 20 A => VCE = 13,57 V IB = 40 A => VCE = 14,87 V IB = 60 A => VCE = 16,17 V IB = 80 A => VCE = 17,47 V ......

Joaquim Alves Armando Vieira

20

Fsica II Semicondutores

A recta de carga marcada atravs de dois pontos: AB(VCC; 0) (0; = (22,5 V; 0)

VCC ) = RC + RE

(0; 3,4 mA)

O ponto Q (ponto de funcionamento est marcado no grfico seguinte, na intercepo da recta de carga com a recta de polarizao.

IC (mA)
6 4 3,4 2 Recta de carga

Recta de Polarizao 100 A 80 A

60 A 40 A = 20 A = 23,8 A

4 6 8 10 12 14 16

20

24 22,5

VCE (V)

b) Resolvendo analiticamente (substituindo os valores de VBE e de nas equaes das malhas do circuito):

2,25 = 9 I B + 0,7 + I B + 55 I B 22,5 = 5,6 x 55 I B + VCE + I B + 55 I B


obtemos:

I B = 23,8 A VCE = 13,82 V

Joaquim Alves Armando Vieira

21

Fsica II Semicondutores

Amplificadores Operacionais (AMPOPs)


Os AMPlificadores OPeracionais (AMPOPs) ideais so elementos de circuito com as seguintes caractersticas:

Impedncia de entrada infinita Impedncia de sada nula Ganho de tenso infinito So representados esquematicamente da seguinte forma:

V1 V2

VO
-

Figura: Representao de um AMPOP

onde os dois terminais da esquerda (V1 e V2) so as entradas e o da direita (V0) representa a sada. NOTA IMPORTANTE: pressupe-se que o AMPOP alimentado por duas tenses: +Vcc e Vcc, que definem os limites mximos e mnimo de operao. Os AMPOPS tem inmeras aplicaes na electrnica analgica e digital. As mais importantes trabalharem como comparadores entre duas tenses de entrada, ou como amplificadores entre uma tenso de entrada e a sada. O facto de o AMPOP ideal possuir uma impedncia de entrada infinita significa que se aplicarmos uma tenso V1, numa das duas entradas, a outra ter de ficar mesma tenso.
Amplificador Inversor Consideremos o seguinte circuito com realimentao. Uma das entradas (+) est ligada terra (V2 = 0), logo a outra entrada (-) ter uma tenso V1=0.
I2 R2

I1

R1
-

VO

VS

Figura: Amplificador Inversor

Usando a lei de Kirchhoff das correntes temos que i1 + i2 = 0 , ou seja

v s v0 + = 0. R1 R2

Resolvendo d: R2 vs . R1 Ou seja, trata-se de um circuito amplificador inversor de tenso. v0 =


Joaquim Alves Armando Vieira

22

Fsica II Semicondutores

Amplificador no-inversor A montagem seguinte funciona tambm como amplificador, mas sem inverter a tenso.
+

VO

VS

R1

R2

Figura: Amplificador no-inversor

Neste caso a entrada (-) do AMPOP est a uma tenso V2 = vs , e portanto vlida a seguinte equao: v s v0 v s = . R1 R2 Resolvendo para v0, temos: v0 = R1 + R2 vs . R1

Ou seja, um circuito que serve como amplificador da tenso entre a entrada e a sada.

Joaquim Alves Armando Vieira

23

Вам также может понравиться