Вы находитесь на странице: 1из 3

1.

SALA DE MAQUINAS A sala de mquina o chamado corao do entreposto frigorfico, pois nela esto compressores e, podendo ter, bombas, separadores de liquido responsveis pelos transportes do fludo frigorignio aos evaporadores e condensadores. Cuidados especiais devem ser tomadas na construo e manuteno da sala de maquinas, pois geralmente nela que ocorre os acidentes tpicos de cmaras frigorificas refrigeradas por amnia.

Figura NUMERO : Exemplo de sala de mquinas

1.1 CONSTRUO DA SALA DE MQUINAS Considerando a grande importncia que a sala de mquinas tem para o sistema de refrigerao e o quo prejudicial poderia ser a falha em algum dos sistemas de segurana da sala de mquina, so sugeridas algumas dicas para se evitar estes problemas na salas de mquina, so elas: - Proximidade a Mananciais da gua. Um estudo da topografia do local da sala de mquinas pode prevenir qualquer possibilidade, em caso de vazamento de Amnia lquida, deste alcanar mananciais de gua tais como, crregos, riachos, rios, lagoas ou lagos, conforme legislao aplicvel. - Proximidade a Comunidades. Para a escolha da localizao da sala de mquinas, deve-se considerar a proximidade da comunidade local na vizinhana ao redor (incluindo conjuntos/zonas habitacionais, hospitais, edifcios administrativos, centros comerciais, avenidas e/ou estradas principais, etc), a sua populao, bem como as direes dos ventos predominantes. As consideraes a respeito da localizao da sala de mquinas devem incluir segurana, rudos nocivos e os efeitos ao seu redor. - Localizao da Sala de Mquinas no Restante da Instalao. A localizao da sala de mquinas relativa ao restante da instalao atendida pelo sistema de refrigerao importante. A seguir, uma lista de opes a serem evitadas na localizao da sala de mquinas: rea interna ao prdio sem parede externa exposta ao ar livre; Adjacente a reas (horizontal ou verticalmente) densamente ocupadas, tais como escritrios e reas de produo; Poro do Prdio; Andares do prdio acima do nvel do solo. - Acessibilidade veculos operacionais. Acessos especiais sala de mquinas para veculos operacionais (para carga de Amnia e manuteno/ remoo de componentes do sistema) podem ser providos. Neste caso, procedimentos rigorosos para o acesso e manobras nas proximidades devero ser desenvolvidos, alm de instalao de protees adequadas contra choques nos componentes do sistema de refrigerao. O acesso dos demais veculos (mesmo internos) deve ser proibido.

1.2 CONTEDO DA SALA DE MQUINA A sala de mquinas deve conter equipamentos prprios do sistema do refrigerao, equipamentos auxiliares (Bombas de agu ou de outro fludo secundrio, bombas de agua de resfriamento, tanques de agua gelada ou outros...) e equipamentos de segurana. Alguns equipamentos so totalmente desaconselhados para estarem em uma sala de mquinas, so listados abaixo alguns deles: - Equipamentos com queima direta com chama aberta incluindo aquecedores com queima direta e chama aberta, exceto sob as seguintes condies especificas onde o contato com a amnia muito improvvel. - No deve haver equipamentos, dispositivos de produo de chama ou superfcie quente acima de 427C operando continuamente, instalado na sala de mquinas de forma permanente. Por exemplo, algumas instalaes de cogerao fazem o uso de normas e suas variaes de materiais e mtodos alternativos a fim de colocar turbinas e caldeiras a vapor na rea do sistema de refrigerao.
- Lubrificantes e outros materiais combustveis no devem ser

armazenados no interior da sala de mquinas.

Вам также может понравиться