Вы находитесь на странице: 1из 13

A INCORPORAO DO CAMPO AO TECIDO URBANO: AGENTES DISTINTOS NA MODIFICAO DOS ELEMENTOS NATURAIS Vitor Ferreira Souza1 Yoshiya Nakagawara

Ferreira 2 Eixo temtico: O CAMPO E A CIDADE


RESUMO: H muitos conceitos e sentidos relacionados s expresses fronteira, territrio e cultura, temas centrais que se inter-relacionam tanto nos microespaos urbanos como em reas de dimenses considerveis, sobretudo entre diferentes pases e regies. Este trabalho evidencia as novas formas espaciais que a zona sul de Londrina adquiriu aps a implementao de um Shopping Center, concentrando atualmente mais de 300 unidades comerciais ou de servios. O seu entorno foi muito valorizado, sendo alvo de especulaes por vrios tipos de agentes urbanos, principalmente aqueles que instalaram condomnios fechados horizontais. Com isso, os condomnios horizontais fechados foram ocupando a regio e as atividades comerciais e de servios de qualidade ganharam fora. Com toda essa transformao territorial, as relaes fronteirias, antes caracterizadas como reas rurais, transformaram-se em urbanas pela incorporao sucessiva de muitas propriedades rurais ao tecido urbano, mas guardando resqucios da paisagem rural, pela presena de plantaes de soja no vero e trigo no inverno e muitas atividades hortifrutigranjeiras. O sistema capitalista de reproduo urbana avanou de forma agressiva, construindo vrios tipos de espaos valorizados, como reas de lazer ao lado e dentro dos condomnios horizontais fechados, ora capturando braos de crregos ou incorporando fragmentos florestais, produzindo lotes urbanos de alto valor. Vrios loteamentos avanaram em direo ao campo criando novas territorialidades e usos urbanos, no apresentando uma rgida demarcao entre o campo e a cidade; as fronteiras das atividades produtivas se integram rapidamente criando e recriando novas paisagens rur-urbanas. PALAVRAS-CHAVES: fronteiras rur-urbanas; agentes urbanos; Shopping Center; especulao imobiliria.

1 INTRODUO A incorporao das reas rurais, transformando-as em espaos urbanos de diferentes naturezas, tem sido uma constante no Brasil. Nos ltimos trinta anos o crescimento demogrfico urbano tem exigido a ampliao do tecido urbano para o assentamento dessa

Participa do Diretrio do grupo de pesquisa - Cnpq: Anlise territorial regional. Graduando em geografia UEL. vitorssouza@gmail.com 2 lder do grupo de pesquisa Anlise Territorial Regional Cnpq. yoshiyanf@gmail.com

populao, principalmente nas metrpoles e nas capitais regionais de grande expresso brasileira. O processo de evoluo urbana revela a fragmentao dos espaos rurais, muitas vezes transformando-os ora em reas verdes, valorizando-os na construo de condomnios horizontais fechados, ora em loteamentos financiados pelo estado, ora em reas de invases organizadas que procuram lugares que esto aguardando mais valorizao para a sua utilizao final. Esse processo que se generalizou recentemente em todas as regies fronteirias do Brasil demonstra novas territorialidades urbanas ou rurais, criando conflitos de legislao, de uso e posse da terra, como tambm destruindo e recriando diferentes identidades socioculturais, potencializando alguns elementos caractersticos da populao envolvida ou fragmentando espaos, formando diferentes domnios que se territorializam. O crescimento acelerado da cidade de Londrina no sentido Sul e a valorizao dessa regio, em funo da construo do Catua Shopping Center com mais de 300 estabelecimentos, potencializou a valorizao de todo o seu entorno, com surgimento de condomnios horizontais fechados em pleno ambiente rural. Este fato causou mudanas na estruturao da paisagem e tambm na relao da sociedade com a natureza. Neste caso, principalmente em relao drenagem urbana e aos fragmentos florestais que ainda resistiram ao intenso desmatamento dessa regio. Os empreendimentos imobilirios e a criao de uma rede de comrcio e servios nessa regio ocorreram a partir da construo desse Shopping, inaugurado em novembro de 1990, reforando a criao da malha urbana em direo ao campo, surgindo uma nova espacialidade, aproveitando novas configuraes espaciais que esto se consolidando na integrao campo-cidade. O recorte espacial deste estudo a regio sul da cidade de Londrina. Localiza-se no Norte do Estado do Paran, capital regional de 506.711 habitantes (IBGE, 2010), com 76 anos da sua emancipao poltica e com o boom comercial e imobilirio h cerca de 20 anos. O artigo visa compreender essa nova espacialidade iniciada nos anos de 1990, que desencadeou um novo arranjo territorial no avano dos tentculos urbanos que foram se formando nessa rea peri-urbana. Caracteriza-se pela apropriao diferenciada dessa regio, apresentando as diferentes formas e contedos socioculturais nessa expanso direo s fimbrias rur-urbanas.

2 METODOLOGIA

Foi realizada inicialmente uma reviso bibliogrfica sobre as formas de expanso urbana nas reas prximas s reas rurais, nas cidades capitalistas brasileiras, fazendo uma anlise crtica sobre as obras, peridicos, e aprofundando as leituras em artigos e dissertaes sobre o crescimento urbano da cidade de Londrina. Foram feitas observaes in loco nas vrias reas da pesquisa, fotografando as representaes materiais e simblico-materiais para subsidiar a fundamentao terico-metodolgica da pesquisa. Aps a sistematizao dos dados tericos e empricos, apresentamos por meio desta comunicao parte dos resultados.

3 A INSERO DO OBJETO DE PESQUISA NO PROCESSO DO CRESCIMENTO URBANO REGIONAL O municpio de Londrina a quarta cidade mais importante do ponto de vista demogrfico da Regio Sul, seguida de Porto Alegre, Curitiba e Joinville, com uma populao de 506.711 (IBGE, 2010). O seu crescimento tanto demogrfico como econmico teve presena marcante no cenrio nacional pela riqueza da atividade bsica representada pela produo cafeeira regional, destacando Londrina como uma capital regional de forte presena econmica e de servios na Regio Sul do Brasil. Londrina sempre teve a primazia de ser a capital regional do Norte do Paran, pela sua liderana econmica e na prestao de servios, principalmente educacionais e de sade. A zona Sul de Londrina comea a ser apropriada e caracterizada como sendo eminentemente urbana aps a criao do Catua Shopping Center, inaugurado h 21 anos. Este empreendimento possibilitou timas condies para a implantao de condomnios horizontais fechados de mdio a alto padro.

Figura1. Localizao do objeto de estudo Foto: Org. SOUZA, V. F. (2011), com carta base de PERINE, P. (2004)

Anteriormente implantao do Shopping, at meados da dcada de 1990 a zona Sul caracterizava-se como sendo eminentemente rural, com fazendas, chcaras, stios voltados para a pecuria e atividades hortifrutigranjeiras. Como toda rea rural, a zona sul no possua uma rede de servios e comrcio estruturados, sendo que as relaes comerciais se pautavam principalmente na pequena propriedade, geralmente de cunho familiar. importante ressaltar que as relaes campo cidade no podem ser um fator secundrio na pesquisa para o entendimento de uma nova territorialidade, mas como um processo recente que provoca mudanas so somente no espao, mas tambm na sociedade. Rosa e Ferreira (2006) evidenciam que,
[...] campo e cidade s podem ser concebidos na contemporaneidade em suas relaes. Relaes estas que podem ser avaliadas a partir de diferentes eixos: legal, espacial, paisagstico, demogrfico, sociocultural, econmico, entre tantos outros que informam sobre as proximidades e os distanciamentos entre rural e urbano. (p.196)

Apoiando-se nesse contexto, as autoras acreditam que a expresso continuum possa ser repensada, afirmando que [...] tanto a rea rural quanto a urbana so parte de uma mesma realidade. (ROSA; FERREIRA, 2006 p. 196).
[...] o conceito de continuum possa ser repensado, no para reforar a dicotomia urbano-moderno versus rural-atrasado, mas para salientar a perspectiva de que tanto o campo, quanto a cidade e tanto a populao rural, quanto a populao urbana so partes de uma mesma sociedade (p.196)

3.1 A criao de uma nova perspectiva da paisagem: o elo campocidade.

A criao de novas territorialidade e instalao de novas centralidades e formas de interao com a natureza podem ocorrer por meio da instalao de Shopping Centers, como o caso da rea em estudo. A perspectiva da paisagem muda, e com isso surgem relaes para com os elementos naturais que antes, ou no existiam, ou passaram a ocorrer com mais frequncia, como o aparecimento da incorporao dos elementos naturais para a formao de reas verdes para o espao urbano.

Figura 2. Composio da paisagem peri-urbana de Londrina Fonte: SOUZA, Vitor 2011

O campo se faz presente na vida dos moradores, quer no abastecimento local dos mercados especficos prximos, de alta especialidade, quer na criao de espaos de reas verdes nos condomnios. Os resqucios paisagsticos do campo so incorporados pelos novos condomnios, que a reproduo de um novo espao, transformando-os em ambientes de lazer, uma nova forma de captura e transformao do campo. A reproduo do espao s pode se dar atravs de foras ou conflitos sociais, econmicos ou polticos cujos resultados ganham novas formas territoriais, novos paradigmas. As contradies do espao so partes e complementos dessa nova territorialidade que se consolida produzindo novas relaes espaciais. Um dos tericos que produz discusses sobre as novas territorialidades em funo de configuraes e rebatimentos no espao geogrfico, trazendo um novo e diferente reflexo no campo Joo Rua, em vrias de suas publicaes (RUA, 2002; RUA, 2005; RUA, 2006). Rua (2006) fala em movimento de unificao urbano-rural pela lgica capitalista, ou seja,
[...] um certo sentido de equalizao do espao, h por outro lado, muitas manifestaes de resistncia a essa equalizao pretensamente homogeneizadora, que se traduzem por estratgias de sobrevivncia das famlias rurais, principalmente daquelas mais pobres e/ou empobrecidas no movimento de integrao acima referido, quando buscam manter ou (re)construir suas identidades territoriais. (p.88)

Essa realidade se apresenta no contexto de um complexo processo de heterogeneizao do espao conforme suas palavras, integrando-se lgica desigualizadora do desenvolvimento do capitalismo, na qual integram dimenses econmicas, polticas, culturais e simblicas (RUA, 2006). Na realidade o autor admite uma multifuncionalidade do territrio, expresso de Moreira (2003). No seria um novo rural, mas um intricado processo de criao de identidades territoriais, como [...] novas territorialidades, hbridas, mistas de urbano e rural, em que novas geografias so identificadas [...] onde defendemos a ideia de urbanidades no rural. (RUA, 2006) Sintetizando essas ideias-conceitos, Rua (2006) assinala o seguinte: [...] podemos dizer que a produo de um rural hbrido transcende as condies materiais e os processos que lhe do origem. Assim,
Tal origem est tambm relacionada produo de discursos sobre o rural e de poderosas imagens e smbolos, atravs dos quais o rural representado como o outro, em relao ao urbano. Isto implica em mltiplas narrativas que relacionam as prticas materiais, representacionais e simblicas, cada uma apresentando caractersticas particulares que internalizam relaes dialticas. (p.88)

Rua (2006), apoiando-se em vrios autores, no seu denso estudo sobre Urbanidades no rural: o devir de novas territorialidades, observa que [...] no se pode pensar o urbano e o rural, o local e o global, como polaridades, mas como interaes assimtricas que no devem silenciar as intensas disputas socioespaciais que obrigam a permanentes reconfiguraes das escalas de ao.

3.2 Na pesquisa emprica, a imposio do urbano no rural

Na pesquisa de campo realizada para estudar as novas formas de organizao espacial dessa regio, foi possvel constatar que em plena rea rural recm-incorporada ao tecido continuo malha urbana, localizam-se condomnios horizontais j praticamente consolidados, tendo como vizinhas plantaes de trigo, milho, car, e outras atividades de olericultura e fruticultura, que deixam de forma ntida na paisagem, a formao de uma nova espacialidade territorializada por agentes da produo urbana.

Figura 3. Regies da cidade de Londrina Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), 2011

Muitas atividades comerciais e de servios esto sendo implantadas recentemente na regio sul de Londrina (figura 2), cuja natureza e contedo se diferenciam de reas urbanas prximas, pois o poder aquisitivo da recente migrao da populao para os condomnios horizontais mais alto, portanto exigente. Sposito (2006), no seu artigo A questo cidade-campo: perspectivas a partir da cidade, observa que no h mais uma unidade espacial urbana, cedendo lugar ao binmio urbanorural, cujas formas se confundem [...] porque as relaes se intensificam, e os limites entre esses dois espaos tornam-se imprecisos(p. 122). Na pesquisa de campo, observamos que essas intensificaes se davam pela construo rpida de unidades residenciais em distintos condomnios horizontais, onde vrios loteadores esto atuando, portanto, os espaos rurais quanto urbanos tornam-se imprecisos. Sposito (2006) analisa que, [...] essa dificuldade de distino morfolgica, sempre relativa, observada no perodo atual, resultado e condio de formas de produo territorial da cidade, no mbito do modo capitalista de produo (p. 122) A intensa implementao de loteamentos, aliada ao agressivo marketing, seja imprensa falada ou escrita, ou pelas abordagens atravs da internet, ou nos semforos, com distribuio de folders bem atrativos, tem tido sucesso na captao de novos clientes. Outra tcnica de atrao a construo de um ambiente agradvel, tipo casa-escritrio, com amplos espaos e salas para clientes, decoradas com orqudeas e flores exticas com ambientao com moveis de grife, sugerem tipos de construes, ou imagens de ambientes j construdos em outros loteamentos do mesmo empreendedor.

A superposio cidade campo realiza-se, assim, tambm no plano que ultrapassa o das formas materiais propriamente ditas, pois a articulao entre os espaos urbanos e rurais realiza-se por meios de comunicao que ultrapassam, sem superar completamente, a organizao hierrquica que regeu as relaes entre cidade e campo e entre cidades de uma rede urbana. (Sposito, 2006, p.126).

Na zona Sul de Londrina o espao rural, incorporado pelo espao urbano apresenta contradies que podem ser visualizadas na paisagem, como o modo de vida dos habitantes, ao mesmo tempo em que eles vo se integrando na dinmica urbana, com a correria de uma cidade grande. Pode-se perceber a movimentao dos trabalhadores que vo se inserindo na nova diviso tcnica e social do trabalho, Entretanto, os moradores dessa regio possuem ainda resqucios da vida no campo, com propriedades rurais no entorno, reas de cultivos, trabalho familiar, e tambm espaos rurais, incorporados no urbano como locais de lazer, ocorrendo uma metamorfose no espao, sendo ao mesmo tempo, urbano e rural.

Figura 4. Muro com arame farpado de um condomnio fechado e em frente rea agrcola. Fonte: SOUZA, Vitor, (2011)

Figura 5. Composio espacial da zona sul de Londrina . Bairro da cidade ao lado de condomnios horizontais fechados e rea rural Fonte: SOUZA, Vitor, (2011)

Figura 6. Condomnios horizontais fechados e presena de reas verdes Fonte: SOUZA, Vitor (2011)

Para Monte-Mr (2006), a questo campo e cidade so elementos socioambientais, que ao mesmo tempo em que se opem so complementares. Assim,
As cidades garantem a diversidade e riqueza da vida social, assim como a competio e a cooperao caractersticas da vida contempornea. Os campos tambm garantem cada vez mais a diversidade em sua homogeneidade extensiva e a riqueza da produo, quando tomados de modo abrangente. Contm processos de competio e cooperao, mesmo

gerenciados pelas cidades e limitados pela autossuficincia relativa que ainda mantm. (p. 187)

As principais tendncias que podemos projetar para a rea de estudos se relacionam criao da continuidade dessas novas configuraes espaciais: espaos rurais em processo acelerado de urbanizao, valorizao e encarecimento da terra tanto urbana como rural, ampliao e consolidao de condomnios horizontais fechados de mdia a alta categoria e surgimento de atividades comerciais e de servios diferenciados e surgimento de condomnios verticais de servios. Os elementos naturais so intrnsecos vida do homem do campo, com isso a gua, a terra, entre outros elementos so apropriados como forma de auxiliar em sua reproduo social. Bagli (2006) demonstra que, nos espaos rurais,
[...] as relaes cotidianas so construdas tendo como base uma intensa ligao com a terra. O sustento da famlia assegurado pelo trabalho sobre ela produzido, seja por intermdio dos produtos cultivados (para venda ou consumo), seja por intermdio da criao de animais (pastagem e outras fontes de alimento). A terra no mero cho, mas garantia de sobrevivncia. (p.87).

No processo de incorporao do campo ao tecido urbano as relaes sociais mudam, e com isso novos espaos so produzidos. Desta forma, os elementos naturais passam a no ser mais encarados como uma forma de sobrevivncia da famlia, mas como uma forma de incorporao de espaos pblicos nos condomnios horizontais, fazendo os seus preos valorizarem, evidenciando o carter capitalista. Para Bagli (2006), no espao urbano, a relao com a terra assume outra dimenso. [...] a diviso territorial do trabalho, construda historicamente, reservou finces especiais aos espaos urbanos. O trabalho no est fundamentado na relao com a terra, em sua explorao para o sustento ou conscientizao, Obedece a outras normas e critrios. (p.90). Com a globalizao, a diviso territorial do trabalho se acentua, e com isso surgem novas espacialidades, sendo caractersticas do capitalismo a constante modificao do espao para sua melhor reproduo. A incorporao do campo pela cidade, proporcionada principalmente pela criao do Catua Shopping Londrina e consequente valorizao da rea, dando origem a um novo plo de atrao econmica, no provoca a extino do campo em sua totalidade, mas a incorporao e a modificao do espao rural, sem perder as caracterstica e as particularidades que o caracterizam como tal.

Desta forma, pode-se concluir que os agentes modeladores da paisagem e das relaes sociais provocam no s uma nova forma de reproduo social, mas uma sobreposio do urbano no rural, desvelando assim as caractersticas do campo inseridas no espao urbano.

Figura 7. Empreendimento imobilirio no estilo europeu para a zona sul de Londrina Fonte: SOUZA, Vitor (2011)

Se analisarmos as cidades brasileiras, veremos que muitas delas tm fragmentos rurais em sua paisagem peri-urbana, evidenciando assim o seu processo histrico. A cidade de Londrina apresenta como fragmento marcante, vrias paisagens hoje incorporadas paisagem da periferia urbana da cidade. A expanso da cidade atualmente se d no sentindo Sul e Oeste, demonstrando que a incorporao do rural pelo espao urbano no cessou, e esta longe de ser um fenmeno acabado na regio sul. Os novos arranjos territoriais, e a consequente modificao da paisagem, resultaro em novas formas de interao campo-cidade que possivelmente esto relacionadas com a globalizao que forja uma nova diviso social e territorial contido no espao, causando novas formas do homem interagir com a sociedade e com os elementos naturais. O campo no se extingue, o que acontece que muda as relaes dentro dele, com isso novas formas e espacialidades so encontradas no espao rural, tornando difcil a separao e a compreenso do que especificamente urbano, e especificamente rural. A essncia do campo muitas vezes no muda com todas essas transformaes socioespaciais.

Figura 8. Paisagem em processo de transformao na rea peri-urbana de Londrina Fonte: SOUZA, Vitor (2011)

4 REFLEXES FINAIS

A compreenso da transformao das fronteiras e conflitos existentes nas reas de incorporao campo-cidade vai muito alm de nossas lentes geogrficas. A dinamicidade com que ocorrem as novas transformaes muda totalmente o modo de pensar e estudar o espao geogrfico. Para isto preciso recorrer aos aspectos subjetivo, individuais ou coletivos, nem sempre visveis na paisagem. Os novos paradigmas encontrados na zona sul de Londrina a partir da criao do Catua Shopping Londrina e posteriormente, a implantao dos condomnios horizontais fechados transformaram as interaes da natureza com o homem, e o campo com a cidade, pelas incorporaes sucessivas de vrias reas rurais, transformando-as em partes da paisagem urbana. Aprofundando sobre este tipo de apropriao do rural a partir da dinmica urbanacapitalista, Bagli (2006) diz que muitas vezes [...] o rural no precisa ser urbanizado para estar inserido dentro da lgica dominante do modo de produo., como afirma Bagli (p. 97). Uma das explicaes porque a plasticidade do capital permite que espaos diferenciados sejam incorporados e ajustados, conforme o autor. No s as suas peculiaridades, mas tambm as suas contradies e o fortalecimento de arranjos territoriais, causados principalmente por capitais de grandes empresas. Um

ensinamento de LEFEBVRE (1991) se baseia no fundamento de que [...] a cidade se transforma no apenas em razo de processos globais relativamente contnuos [...] como tambm em funo de modificaes profundas no modo de produo, nas relaes cidadecampo, nas relaes de classes e de propriedade. (p.53). As cidades contemporneas tm que ser vistas a partir da lgica do sistema capitalista de produo, pois seu desenvolvimento cria e recria espaos, surgindo com estes novas relaes e novas paisagens. Uma destas a relao campo-cidade, uma nova forma de potencializar a dinamicidade e a complexidade do espao urbano, moldando caractersticas no espao rural, sem fazer com que ele perca a sua essncia, pois, o que surpreende no fenmeno urbano, alm da sua complexidade cada vez mais intensa no mundo globalizado, a rpida transformao territorial, e consequentemente, a intensificao dos problemas e conflitos socioambientais, razo porque h uma premente necessidade de aprimorar as formas de gesto urbana ambiental.

REFERNCIAS BAGLI, Priscila. Rural e urbano: harmonia e conflito na cadncia da contradio. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon (org). Cidade e Campo. So Paulo: Expresso Popular, 2006. p. 81-109. FERREIRA, Darlene Aparecida de Oliveira; ROSA, Lucelina Rosseti. As categorias rural, urbano, campo, cidade: a perspectiva de um continuum. In: SPOSITO, Maria Encarnao Beltro; WHITACKER, Arthur Magon (org.). Cidade e Campo. So Paulo: Expresso Popular, 2006. p. 187-204. FERREIRA, Yoshiya Nakagawara; POLONIO, Carla Bolla; MARCHETTI, Mrcio Catharin. Campo-Cidade nas lentes geogrfica, abordagem socioambientais. 2009 laboratrio urbano de pesquisa regionais. UEL (artigo ainda indito). p.23. LEFEBVRE, Henri. A revoluo urbana. Traduo de Sgio Martins. Belo Horizonte: UFMG, 1999. LEFEBVRE, Henri. O direito cidade. Traduo de Rubens Eduardo Frias. So Paulo: Moraes, 1991. MONTE-MR, Lus Roberto. A cidade e o urbano. In: BRANDO, Carlos Antnio Leite. As cidades da cidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 185-197. RUA, Joo. Urbanidades no rural e as relaes cidade-campo: uma contribuio geogrfica. Revista da Anpege, Fortaleza, v.1, n.1, p. 45-66, 2005. SPOSITO, Maria Encarnao Beltro. A questo cidade-campo: perspectiva a partir da cidade. In: ______; WHITACKER, Arthur Magon (org.). Cidade e Campo. So Paulo: Expresso Popular, 2006. p. 111-130.

Вам также может понравиться