Вы находитесь на странице: 1из 7

1

Formao de Conselheiros Aconselhamento em Tempo de Crise


NDICE
1. Formao em mini-ministrao A. Introduo e Orientao B. Demonstrao e Avaliao C. Experincia em trios D. Intervalo E. Avaliao da experincia F. Segunda experincia em trios e Avaliao 2. Formao em mentoria ou aconselhamento indireto com boas perguntas AROA A. Orientao B. Mini-experincia e Avaliao da experincia 3. Formao em aconselhar dentro de uma rea especfica com elementos claros usando o Guia Prtico para Aconselhamento de Mulheres: Oito elementos chaves, de Diane Langberg e Tim Clinton. A. Introduo a como usar o livro B. Diviso em dois grupos de interesse C. Orientao nos grupos de interesse sobre o contedo do livro nessa rea D. Experincia de aconselhamento com um voluntrio E. Avaliao da experincia Sumrio de 40 Tpicos 3A. Depresso 3B. Fora em Conflitos e Estresse 4. Vtima, Sobrevivente, Vencedor Perspectivas sobre Abuso Sexual Dbora Kornfield 5. Sozinhos, no! David Kornfield 2

8 10 20

29 41

David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

1. Formao em Mini-Ministrao
Passos numa Mini-Ministrao Simples
1. Ouvir o corao da pessoa (2 minutos)

2. Ouvir a Deus em silncio (2 minutos) -- Focalizando o assunto -- Procurando uma passagem bblica

3. Orar (possivelmente em equipe; 4 minutos; 8 se for equipe de 2 pessoas) Detalhe: normalmente evite orientar ou direcionar a pessoa numa deciso especfica (veja Ap 19.10b). Passe qualquer orientao que sentir para o lder pastoral dessa pessoa julgar e encaminhar no tempo e da forma certa (1 Co 14.29; 1 Ts 5.19-22).

4. Ouvir o corao da pessoa novamente, normalmente numa orao (3 minutos)

5. Seguimento (2 minutos) -- Prestando contas para algum -- Escrevendo ainda hoje o que ouviu Deus dizer e o que Deus fez por ele(a).

Exerccio: Dividirmo-nos em trios para colocar estes passos na prtica. No trio, identifique quem ser ministrado, quem na equipe ser lder e co-lder e ento passem a fazer os cinco passos. No perodo de orao normalmente o co-lder orar primeiro, e o lder termina selando esse perodo. Ao terminar os cinco passos, voltem ao grupo maior para dar um retorno sobre a experincia, tirar dvidas e anotar pontos de aprendizagem. Na segunda experincia de mini-ministrao simplesmente mudaremos os papis nos trios. O alvo que todo o conselheiro, lder de grupo pastoral na igreja, como tambm da equipe de restaurao, se possa tornar um bom ministro nesta rea. Futuramente, repetindo esta Formao na sua igreja, programe quatro horas, permitindo assim que cada membro do trio tenha a sua vez de fazer os trs papis (ministrado, lder e co-lder na equipe) e que haja uma boa avaliao no grupo maior aps cada uma das trs experincias em trio.
David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

2. Formao em Mentoria ou Aconselhamento Indireto com Boas Perguntas AROA


Um trio fornece uma estrutura simples e flexvel para aprender a mentorear ou apetrechar pastores e lderes. A cada encontro, cada um exerce um destes trs papis: a) o mentoreado, b) o mentor e c) o assessor/observador. Vejamos com mais detalhes: O papel do mentor. Neste modelo, ele se esfora para se limitar principalmente a fazer boas perguntas. Baseia-se na convico de que o mentoreado precisa de chegar s suas prprias concluses para que haja mudanas reais na sua vida. O mentor NO a pessoa das respostas. Nem precisa ter uma resposta em mente. Deve fazer boas perguntas para ajudar o mentoreado, com a ajuda do Esprito Santo que est dentro dele, a encontrar a direo que est lhe faltando. O mentor usa um paradigma de quatro passos (AROA), fazendo perguntas em cada uma destas reas: A. Alvo: O que o mentoreado deseja que mude na sua vida? As pessoas normalmente vm com um problema na cabea. Problemas focalizam o passado e o negativo; alvos focalizam o futuro e o positivo. B. Realidade: Qual sua realidade o que impede e o que contribui para que a mudana acontea? C. Opes: Geralmente a pessoa considera poucas ou nenhuma opes. Fique trs minutos em silncio para cada um anotar possibilidades e depois faa uma lista em conjunto das suas ideias. Trabalhe com uma tempestade de idias onde, inicialmente, tudo vale. Isso liberta a criatividade. D. Ao: Identifique passos iniciais de forma escrita e quem serviria como apoio e para prestao de contas. O papel do assessor/observador anotar as suas observaes e ajudar na avaliao da mentoria. Normalmente no participar ativamente. O assessor pode at fazer umas intervenes, mas sem perder seu papel. As intervenes, quando necessrias, devem ser rpidas, para que ele volte sua funo. Ele deve: 1. Anotar observaes sobre a) o alvo, b) realidade, c) opes, e d) ao. 2. Controlar o tempo. Indicar quando faltam 10 minutos e, de novo, quando faltam 2 minutos para ajudar o mentor a perceber quando o tempo de 45-50 minutos est a acabar. 3. Facilitar a avaliao da mentoria durante 10 minutos atravs dum pedido de retorno primeiro do mentor e depois do mentoreado: A. Pedir ao mentor para dar uma nota de 0 a 10 a si mesmo e fazer um breve comentrio explicando sua nota. B. Pedir ao mentoreado para dar uma nota quanto medida na qual atingiu o seu alvo, com uma breve explicao. (No para ele dar nota ao mentor.) C. Dar uma nota ao mentor, comentando 3 ou 4 pontos positivos (sem repetir o que j foi falado pelos outros) e apenas um ou dois que devem ser melhorados.
David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

4 Exerccio: O instrutor far uma demonstrao deste modelo com a ajuda de mais duas pessoas. As pessoas que estiverem a assistir devem fazer anotaes e observaes sobre cada fase de AROA, ressaltando o que for especialmente bom como tambm onde vem problemas ou tm perguntas. No final da demonstrao o assessor (observador) ajudar os outros dois a avaliarem esta experincia. Todos os trs (nesta fase de Formao) devem fazer anotaes das observaes feitas nestes ltimos 10 minutos. Aps teremos um perodo para o grupo todo fazer observaes, ressaltando especialmente princpios quanto ao primeiro passo, definio de um alvo. Uma vez entendido o modelo, os trios tero sua oportunidade para o experimentar, tendo cada um a sua vez de ser mentor, mentoreado ou assessor.

Perguntas Bsicas para cada Passo


Alvo: Qual a rea ou relacionamento que mais gostaria que mudasse? (mais ou menos 10 minutos, incluindo orao inicial pelo mentor). Realidade: Qual a situao atual? De onde surgiu este problema e o que at agora o impediu de resolv-lo? (mais ou menos 10 minutos) Opes: Trs minutos de tempestade de idias em silncio, cada um anotando opes para depois compartilhar, fazendo uma lista escrita em conjunto (15 minutos). Ao: (mais ou menos 10 minutos, mais 5 minutos para oraes finais da parte de ambos) 1) Escolha quatro opes ou passos como ponto de partida. 2) Indique para quem pretende prestar contas. Deve ser uma pessoa, no um grupo. ****

Princpios ou Dicas Sobre Cada Uma das Quatro reas Incio (antes de entrar no modelo AROA)
1. Linguagem do corpo. Sente-se diretamente na frente da outra pessoa sem nenhum obstculo entre vocs, nem Bblia ou apostila nas mos. O assessor/observador deve sentar-se ao lado, fora do foco do mentor com o mentoreado. 2. Contato. Os primeiros quatro minutos estabelecem o ambiente emocional do encontro todo. Uma opo perguntar se a pessoa sente liberdade de orar consigo de mos dadas. Se a resposta for positiva, uma boa forma de iniciar. 3. Orao. Duas partes fundamentais: afirmao das qualidades da outra pessoa e viso de ambos serem parceiros com Deus para cumprir seus propsitos aqui na terra.

David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

Alvo
1. Recapitulao. Repita o que entende que a outra pessoa est a dizer at que ela diga que voc realmente a compreendeu. 2. Seja objetivo. Ajude o mentoreado a ser o mais especfico e concreto possvel, levando-o a identificar a sua preferncia se ele indicar mais do que um alvo. 3. Responsabilidade. O mentoreado precisa de assumir responsabilidade pela sua prpria vida, tendo um alvo pessoal, no um alvo para outras pessoas mudarem. 4. O alvo pode ser modificado uma vez que se entende melhor a realidade da pessoa. Normalmente comear com uma frase curta de 5-6 palavras. Aps entender a realidade, o alvo normalmente se tornar mais especfico, possivelmente usando a frase inicial e acrescentando a frase atravs de.... 5. Alvos escritos: tanto o mentor, como o mentoreado e o assessor, devem escrever o mesmo alvo para que fique claro. Normalmente no faa outras anotaes enquanto o mentoreado fala, j que precisa de se concentrar nele, no nas suas anotaes. 6. Se o alvo for grande, pergunte quais so alguns componentes disso, e ajude a pessoa escolher um deles como seu alvo. 7. Tarefas preparatrias podem ajudar. Veja a auto-avaliao na pgina 5. 8. A nfase da mentoria o presente; ministrios de restaurao seriam mais indicados para tratar do passado.

Realidade
1. Mantenha o foco. No pergunte sobre a realidade da pessoa at ter alguma idia de um possvel alvo. No mergulhe no passado. Neste modelo o foco tem que ser no presente, no no passado. Existem outras formas para trabalhar o passado. 2. Identificao. Comentando, e ilustrando, de forma breve onde a pessoa se identifica. 3. Mapa e motorista. AROA o mapa; o Esprito Santo o motorista. Siga o mapa enquanto o Esprito Santo no indicar algo diferente.

Opes
1. Inicie uma tempestade de ideias onde todas as ideias so vlidas. No avalie as idias no primeiro momento. 2. Opes escritas: fique 3 minutos em silncio, cada um anotando opes. 3. Opes numeradas: ajuda se o mentoreado compartilhar primeiro enquanto todos alistam essas mesmas opes de forma numerada. Depois o mentor acrescenta as suas opes, ambos continuando a numerao das opes. Dessa forma ambos podem acompanhar na sua lista quando houver alguma mudana ou comentrio relacionado a qualquer opo. 4. Gerar esperana: se a pessoa chega at ns deprimida ou com sentimento de vtima, precisa de ganhar um sentimento de poder, de confiana que ela pode mudar sua vida. Se as opes no geram esperana, existe a possibilidade de partir para uma mini-ministrao, comeando pelo mentoreado abrir o seu corao para Jesus.

David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

6 5. Macro-opes que podem servir em quase qualquer caso: A pessoa ir atrs de um mentor nesta rea. Leitura de um bom livro Estudo bblico sobre o assunto ou o estudo aprofundado de uma passagem chave Identificar se existe batalha espiritual confuso, paralisia, peso, desnimo... Avaliao 360o de cima, dos lados (famlia e colegas) e debaixo (seguidores) Ouvir a Deus retiro com Deus Sondar razes no passado com uma possibilidade de tratar seriamente delas.

Ao:
1. Plano escrito: o mentoreado deve passar a limpo trs ou quatro passos iniciais indicando para quem vai prestar contas, dando cpias disso para o mentor e para essa pessoa. 2. Prestao de contas: normalmente no ser com o mentor para no deixar o mentor sobrecarregado. Geralmente no deve ser com um grupo, at com um trio ou grupo pequeno e comprometido. Deve ser com um indivduo que assume responsabilidade real, no sendo normalmente um parente prximo ou membro de sua famlia, especialmente seu cnjuge. 3. Se faltar tempo, o mentor pode pedir que o mentoreado trabalhe em cima das opes dentro de 24 horas para ento lhe entregar um plano de ao e para quem ele prestar contas.

Resumo do papel do mentor


1. Fazer boas perguntas o mentoreado deve falar bem mais do que o mentor! 2. Caminhar pelo AROA. 3. Assegurar que ele e o mentoreado escrevem: A. O alvo expresso pelo mentoreado B. As mesmas opes (de preferncia na mesma ordem) C. O plano de ao e para quem prestar contas. 4. Apetrechar o mentoreado com as suas opes, aps um perodo de silncio. 5. Dar cobertura at o mentoreado compartilhar com quem ele prestar contas e essa prestao ser confirmada.

David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

3. Formao em Aconselhar dentro de uma rea Especfica com Elementos Claros


Diane Langberg e Tim Clinton, no livro, Guia Prtico para Aconselhamento de Mulheres, (40 Tpicos, Insights Espirituais e Etapas de Ao Fceis de Usar). Cada captulo (tpico) indica oito elementos que so: 1. Retratos (identificando-se com o aconselhado) 2. Definies e pensamentos-chave incluindo consequncias 3. Entrevista de avaliao 4. Conselhos sbios 5. Etapas de ao 6. Insights bblicos 7. Orao 8. Recursos recomendados Dividirmo-nos em dois grupos de interesse, cada um escolhendo se quer aprender mais sobre como aconselhar em uma destas reas: 1. Depresso 2. Fora em conflitos e stress

David e Dbora Kornfield, Formao de Conselheiros, 20/04/2013

Вам также может понравиться