Вы находитесь на странице: 1из 38

FLVIA FIALHO CRONEMBERGER

CONSIDERAES TERICAS SOBRE O VOCAL FRY


Monografia apresentada ao CEFAC para finalizao do curso em ESPECIALIZAO EM VOZ para fonaoudilogos.

SALVADOR 1999

FLVIA FIALHO CRONEMBERGER

CONSIDERAES TERICAS SOBRE O VOCAL FRY


Monografia apresentada ao CEFAC para finalizao do curso em ESPECIALIZAO EM VOZ para fonaoudilogos.

SALVADOR 1999

FICHA CATALOGRFICA CRONEMBERGER, Fialho Flvia. Consideraes tericas sobre o vocal fry . Salvador, 1999 (Monografia - Especializao Fonoaudiologia - Cursos de Especializao em Fonoaudiologia Clnica - CEFAC). Descritores: vocal fry , creaky voice, registro basal, registro pulstil, fry tenso, fry relaxado, fry de pulsos escassos

Curso de ps graduao rea de concentrao - Voz

Coordenador: Prof. Dr. Slvia. M. Rebelo Pinho Especialista na rea de Voz pela UNIFESP-EPM. Mestre e Doutora em Distrbio da Comunicao Humana pela UNIFESP-EPM.

Orientador Metodolgico: Prof. Maria helena Caetano. Mestre em Distrbios da Comunicao Humana pela UNIFESP-EPM. Doutoranda em Fisiologia Humana pela Universidade de So Paulo.

Orientador de Contedo: Prof. Dr. Slvia. M. Rebelo Pinho Especialista na rea de Voz pela UNIFESP-EPM. Mestre e Doutora em Distrbio da Comunicao Humana pela UNIFESP-EPM.

A Rommel, meu marido, pelo enorme carinho e compreenso.

AGRADECIMENTOS

A Dra Slvia Pinho, pelo apoio dado realizao deste trabalho, por sua ateno e incentivo constantes, minha admirao e gratido.

A Clia Regina Thom, pelo companheirismo e presena amiga.

SUMRIO

Introduo......................................................................... 7 Literatura........................................................................... 8 Discusso..........................................................................21 Concluso..........................................................................31 Resumo..............................................................................32 Summary............................................................................33 Referncias Bibliogrficas..................................................34

INTRODUO

Por muitos anos o vocal fry foi tratado como patolgico, ocupando mais recentemente, a posio de registro com caractersticas prprias (HOLLIEN, MOORE, WENDAHL, MICHEL (1966), sendo denominado registro basal ou pulstil (WENDAHL, MOORE, HOLLIEN, 1963). Tal registro tem sido alvo de estudos de vrios especialistas, buscando melhor compreender os mecanismos envolvidos na sua produo. Muitas so as divergncias fisiolgicas, acstico-perceptivas e at de terminologia encontradas e descritas pelos pesquisadores. Provavelmente, tal fato, explique e justifique as inmeras

controvrsias entre os estudiosos na utilizao do vocal fry como recurso teraputico em alguns casos de disfonia. Em consequncia disso, maiores discusses so necessrias sobre o assunto, inclusive para efeitos de novos encaminhamentos em termos de pesquisa e com a finalidade de esclarecer dvidas quanto a sua utilidade como tcnica teraputica. Percebendo essas lacunas e inconsistncias, este artigo remete literatura disponvel e recente sobre o tema, com o objetivo de evidenciar algumas discordncias e tentar apresentar consenso sobre o assunto.

LITERATURA

TIMCKE , von LEDEN, MOORE (1959) descreveram as primeiras observaes sobre registro basal e demonstraram que as pregas vocais abrem-se e fecham-se duas vezes durante um ciclo vibratrio numa rpida sucesso e ento permanecem fechadas por um

perodo de tempo relativamente longo, que denominaram de ritmo sincopado.

WENDAHL, MOORE, HOLLIEN (1963) descreveram que a emisso em registro basal o resultado de um grande nmero de excitaes discretas da laringe em baixa freqncia. Referiram que o padro vibratrio mais comum no registro basal parece ser o de um nico pulso gltico, seguido por um perodo de nenhuma excitao larngea.

HOLLIEN, MOORE, WENDAHL, MICHEL (1966) observaram que a emisso em registro basal uma capacidade fisiolgica normal da laringe. Definiram tal registro como uma seqncia de discretas excitaes larngeas ou pulsos de baixa freqncia, variando de 20 a

90 Hz, aproximadamente. Verificaram que neste tipo de emisso as pregas vocais, quando aduzidas, encontram-se relativamente

espessas e comprimidas. As pregas vestibulares com algum grau de aduo, e a superfcie inferior das pregas vestibulares em contato com a superfcie superior das pregas vocais.

McGLONE (1967) verificou que a fonao em registro basal pode ser produzida em freqncias abaixo de 20 Hz e que o sinal acstico consiste em valores de freqncia fundamental abaixo daqueles usados em fala mais coloquial.

MICHEL & HOLLIEN (1968) realizaram uma pesquisa com dez indivduos com vozes diagnosticadas clinicamente como normais e outros dez indivduos com vozes roucas. Realizou-se gravao das vozes de ambos os grupos durante a leitura de um texto padro e da emisso da vogal /a/ prolongada. Aos indivduos com qualidade vocal normal, solicitou-se a execuo de ambas as tarefas com emisso em fry . A emisso vocal do grupo de indivduos roucos foi comparada ao grupo controle com emisso em fry . As gravaes foram julgadas por trs grupos : indivduos treinados auditivamente, fonoaudilogos e indivduos leigos. Os resultados indicaram que a emisso rouca e o

10

som basal so perceptivamente entidades fonatrias distintas, sendo provavelmente o resultado de caractersticas acsticas diferentes, as quais tanto indivduos leigos como treinados podem discriminar.

HOLLIEN & MICHEL (1968) observaram que no registro pulstil h uma extenso de freqncias variando de 7 a 78Hz para homens e de 2 a 78Hz para mulheres. Frente aos registros modal e elevado, o registro basal pode ser considerado como o registro vocal que contm as freqncias mais baixas de toda a tessitura vocal.

HOLLIEN & WENDAHL (1968) realizaram um estudo sobre a anlise perceptiva auditiva do registro basal. Como resultado da pesquisa obtiveram que a freqncia grave associado ao padro repetitivo do sinal foi o parmetro auditivo utilizado pelos ouvintes para caracterizar as emisses em som basal, diferenciando-as da rouquido e aspereza. Estas ltimas encontram-se associadas com vibraes irregulares das pregas vocais (MOORE & THOMPSON, 1965), presena de aperiodicidade do sinal ou faixa de freqncias graves situada dentro do registro modal (LIEBERMAN, 1963). Tais fatos provem evidncias contra a incluso da emisso em registro basal na classificao dos distrbios vocais. Os autores referiram

11

ainda que no registro basal os pulsos glticos so caracterizados por pulsos simples (mais freqentes) ou duplos. Sugeriram tambm a possibilidade de pulsos triplos.

HOLLIEN , DAMST, MURRY (1969) tentaram em seu estudo demonstrar a relao entre o aumento do comprimento das pregas vocais e a freqncia fundamental no registro basal. Seus estudos partiram das pesquisas de DAMST, HOLLIEN, MOORE, MURRY (1968) e SONNINEN (1956) que observaram que no registro modal h aumento do comprimento das pregas vocais em funo do aumento da freqncia fundamental. Os resultados indicaram que dentro das freqncias investigadas no registro basal no foram encontradas evidncias de que as pregas vocais aumentassem o seu

comprimento. Ao comparar os valores de comprimento das pregas vocais no registro basal com os valores de comprimento em registro modal obteve-se como resultado valores menores para todos os nveis de fonao em fry . Concluiu-se que os mecanismos que se pensava governar as mudanas de freqncia no registro modal no foram os mesmos para o registro basal.

12

O propsito do estudo realizado por MURRY & BROWN (1971) foi examinar mudanas na intensidade vocal e freqncia fundamental durante emisso em vocal fry . Os resultados indicaram que a emisso em fry produzida em intensidades em torno de 15 a 20 dB abaixo das intensidades produzidas em registro modal e falsete, com restrita possibilidade de modulao deste parmetro. A pesquisa mostra tambm uma dependncia aparente entre freqncia e intensidade em registro basal, sugerindo que no deve haver mudana na freqncia em registro basal sem que a intensidade varie tambm. Os autores entendem que devem ser realizadas novas pesquisas para averiguar melhor tal fato.

Segundo estudo realizado por ALLEN & HOLLIEN (1973) no parece haver relao entre espessura ou comprimento das pregas vocais e freqncia fundamental durante fonao em registro basal, embora isto tenha sido observado em registro modal. Para os autores no registro basal as pregas vestibulares entram em contato com as pregas vocais, fazendo com que o espao ventricular seja bastante diminudo e, em alguns casos, at eliminado. Os autores acreditam que a contrao das pregas vestibulares pode ser responsvel pela estrutura larngea espessa e compacta associada ao registro basal.

13

Logo, o determinante da variao da frequncia fundamental no registro basal seria o seu ajuste motor peculiar, com espao ventricular reduzido, quando comparado ao registro modal.

HOLLIEN (1974) afirmou

que o registro basal ocupa as

freqncias mais baixas da tessitura vocal, com pitch grave e loudness suave. Observou que, para o registro em questo, o alcance das frequncias varia de 7 a 78 Hz para indivduos de ambos os sexos, intensidade vocal fraca, modulao mnima, espectro vocal caracterizado por pulso simples, com eventuais pulsos duplos, curtos e rpidos, alm de qualidade de pulso regular. Verificou tambm que no registro basal as pregas vestibulares parecem entrar em contato com as pregas vocais.

HIRANO (1974) referiu que as propriedades das pregas vocais como posio, formato, massa, tenso e elasticidade so

determinadas pelos msculos intrnsicos e extrnsicos da laringe. Entre estes, os mais importantes so o msculo tireoaritenideo e o msculo cricoaritenideo lateral, que determinam a relao entre corpo e cobertura das pregas vocais. Para ele, no registro de peito tambm denominado registro pesado, h contrao mais

14

predominante do msculo tireoaritenideo, ocasionando deformaes nas pregas vocais e envolvendo tanto o corpo como a cobertura, embora nesse registro ocorra maior alterao da cobertura.

HOLLIEN, GIRARD, COLEMAN (1977) observaram que o padro vibratrio das pregas vocais no registro basal apresenta fases de abertura muito curtas (provavelmente menos de 25% do ciclo inteiro) e perodos longos durante os quais as pregas se encontram totalmente aduzidas. No foram observados a abertura e o fechamento das pregas vocais por duas ou trs vezes dentro de um ciclo vibratrio, como sugerido por TIMCKE, MOORE, von LEDEN (1959). Os autores ainda referiram que o ritmo sincopado, descrito anteriormente, ocorre quando o indivduo produz um tipo de fonao misturada que parece consistir tanto de elementos do registro modal como do registro basal.

HIRANO (1982) referiu que no vocal fry h uma participao maior dos msculos tireoaritenideo e cricoaritenodeo lateral. Para ele, existem ocasionalmente duas fases de abertura durante um ciclo vibratrio.

15

CAVALLO, BAKEN, SHAIMAN (1984) confirmaram a existncia de dois padres distintos de ondas glticas, ocorrendo predominncia das ondas similares no padro montico (85%) em relao s ondas no padro dicrtico (15%). Este ltimo padro seria caracterizado por uma onda de pequena amplitude e curto perodo seguida imediatamente por outra onda de maior amplitude e durao mais longa.

PICOLOTTO (1987) definiu que o registro basal o que apresenta as freqncias mais graves de toda a tessitura, variando de 10 a 70Hz. chamado tambm de pulstil, pois os pulsos de vibrao durante a emisso so perceptveis auditivamente. A intensidade muito dbil.

De acordo com os estudos de FISCHER-JORGENSEN (1989) freqentemente observado no creaky voice freqncia fundamental baixa (CATFORD, 1964; LADEFOGED,1973; ZEMLIN, 1981). Dos pesquisadores estudados pelo autor, JAVKIN & MADDIESON (1983) referiram que no creaky voice pode-se encontrar intensidade relativamente forte, embora FISHER-JORGENSEN refira que este aspecto no parea ser uma caracterstica constante deste tipo de

16

emisso. Para FANT (1982), o fechamento gltico mais abrupto pode ocasionar a subida global da intensidade, particularmente na parte mais alta do espectro. Ainda para FISHER-JORGENSEN existem controvrsias sobre a tenso entre as pregas vocais. Alguns autores consideram que elas sofrem aduo, mas com bordas relativamente soltas (CATFORD, 1977; ZEMLIN, 1981). Outros consideram que as bordas so mais rgidas (LADEFOGED, 1973, 1988). Outros, ainda, que existe compresso medial mas com diferentes subtipos (LAVER, 1980).

Segundo DETWEILER (1994), analisando-se o comportamento da laringe durante a emisso do registro basal de trs sujeitos do sexo masculino, observou-se contato direto das pregas vestibulares com a superfcie superior das pregas vocais, ocluindo o espao ventricular. Alm disso, durante fonao forte em registro basal, as pregas vestibulares encontraram-se no meio, cobrindo completamente as verdadeiras pregas vocais de dois dos trs sujeitos analisados. No terceiro sujeito, houve contato da poro anterior da aritenide direita com a poro posterior da epiglote, obscurecendo a visibilizao das pregas vestibulares.

17

BOONE & McFARLANE (1994) descreveram que no som basal as pregas vocais encontram-se espessas, com pregas vestibulares em contato prximo com a superfcie das pregas vocais.

CHILDERS & AHN (1995) referiram que o vocal fry tem duas fases de fechamento gltico dentro de um ciclo vibratrio. Numa fase ocorre um fechamento gltico abrupto, enquanto na outra ocorre um fechamento secundrio.

BEHLAU & PONTES (1995) afirmaram que a intensidade no registro basal muito dbil. A corrente area transgltica mnima, mas a presso subgltica muito elevada. Definiram que o registro basal apresenta as frequncias mais graves de toda a tessitura vocal, variando de 10 a 70 Hz. Concluram que durante observao laringoscpica as pregas vocais apresentam-se curtas e grossas.

PINHO, NAVAS, CASE, La POINTE (1996) referiram que no registro basal a laringe permanece numa posio mais baixa, as pregas vocais ficam mais encurtadas e a glote mantm-se fechada de maneira mais intensa. Inversamente, durante a produo vocal em falsete, a laringe permanece em posio mais elevada e as pregas

18

vocais encontram-se estiradas e fracamente aduzidas. Segundo os autores, esta diferena uma vantagem do uso da tcnica do vocal fry como facilitador nos casos de muda vocal incompleta, pois so situaes opostas que facilitam a melhor percepo do mecanismo.

ROBEAU,

CHEVRIE-MULLER,

LACAU

St

GUILLY

(1997)

observaram que na fonao em frequncias mais graves h atividade sinrgica dos msculos extrnsicos tireoiideo (TH), esternoiideo (TH) e esternotireideo (ST), e atividade inversa do msculo cricotireideo (CT). A contrao dos msculos extrnsicos nas frequncias graves causa a descida da laringe. Os autores referiram ainda a pesquisa realizada por SONNINEN (1956) que observou que na produo de frequncias mais graves, quando o msculo CT no contrado, a contrao do msculo ST tende a puxar a laringe para trs facilitando o encurtamento e espessamento das pregas vocais.

Segundo HIRANO & BLESS (1997) vocal fry corresponde regio mais grave da extenso vocal, abrangendo uma faixa de frequncia de 30 a 75Hz. Os autores descreveram que nas frequncias mais graves imagens estroboscpicas mostram pregas vocais encurtadas

19

e cobertura mais solta. A amplitude e a onda mucosa tornam-se maiores.

PINHO (1998), dividiu os registros em fry , modal (peito, mdio e cabea), e falsete. A autora referiu que o vocal fry produzido com atividade predominante do msculo TA, principalmente seu feixe externo, correspondendo ao que denomina de fry relaxado, e outras vezes do TA juntamente com o CAL, correspondendo ao que denomina de fry de pulsos escassos, creaky voice ou fry tenso, com os demais msculos intrnsicos da laringe com atividade bastante reduzida. Para a autora, a utilizao do fry como recurso teraputico pode ter duas finalidades: como facilitador ou visando o trabalho muscular. Facitador (fry relaxado), no caso das afonias de converso, incluindo atrasos funcionais da muda vocal, sendo um recurso til para obter sonorizao, desde que imediatamente transformado em registro modal. Nos casos de ndulos vocais, acredita que o vocal fry possa ajudar no incio do tratamento, apenas como facilitador, e no por meio de sua realizao por um tempo prolongado, j que a excurso de mucosa produzida desta maneira limitada em relao aos exerccios de lngua e lbios. Alm disto, o fry tende a causar

20

compresso lateral do vestbulo larngeo, o que teoricamente no seria satisfatrio nesses casos. Paralelamente, o msculo TA altamente fatigvel, e no deveria ser solicitado ao extremo em casos hipercinticos. Diante de paralisia larngea unilateral, quando a nfase firmeza gltica, utiliza-se o fry tenso visando trabalho muscular (quando o paciente consegue produz-lo). O mesmo tambm recomendvel diante de quadros de disfonia espasmdica abdutora, sendo considerado um facilitador na busca da estabilidade vocal.

21

Discusso

A emisso em vocal fry caracteriza-se por grande nmero de excitaes discretas da laringe em baixa freqncia (WENDAHL e col., 1963; HOLLIEN e col., 1966; HOLLIEN & WENDAHL, 1968), sendo de fcil identificao perceptiva pois, durante sua emisso, chega-se a ouvir os pulsos da vibrao. Esta caracterizao goza de boa aceitao entre os

pesquisadores. Contudo, quanto mais avanam os estudos em fry , tanto maiores se apresentam as controvrsias relacionadas a este tema. A primeira divergncia a ser citada a que se refere faixa de freqncia encontrada no vocal fry . Segundo HOLLIEN, MOORE, WENDAHL, MICHEL (1966) tal faixa varia de 20 a 90Hz aproximadamente. McGLONE (1967) verificou que o fry pode ser produzido em freqncias abaixo de 90Hz. HOLLIEN & MICHEL (1968), por sua vez, afirmam que h uma extenso de frequncia variando de 7 a 78Hz para homens e de 2 a 78Hz para mulheres. A faixa de freqncia indicada por HIRANO & BLESS (1993) foi de 30 a

22

75Hz, enquanto que para BEHLAU & PONTES (1995) a variao vai de 10 a 70Hz. Como se v, no h consenso entre os autores quanto faixa de freqncia em fry , embora seja importante destacar que as variaes observadas em suas pesquisas situam-se entre 2 e 90Hz. Encontram-se tambm controvrsias quanto terminologia utilizada para nomear o registro basal. WENDAHL, MOORE, HOLLIEN (1963) o definem como vocal fry . FISHER-JORGENSEN (1989) sugere o termo creaky voice. J PINHO (1998) o divide em dois tipos: fry relaxado e fry tenso, relacionando este ltimo ao creaky voice. Talvez, esta diversidade de termos seja justificada pela

variedade de aspectos fisiolgicos encontrados nesse tipo de emisso. Em relao fisiologia do vocal fry existem muitas divergncias entre profissionais e pesquisadores. Analisando inicialmente a participao da musculatura intrnsica envolvida neste tipo de emisso, destacam-se as variadas concluses chegadas pelos autores relacionados abaixo. HIRANO (1982) afirmou que na produo do vocal fry h predominncia dos msculos cricoaritenideo lateral (CAL) e tireoaritenideo (TA). PINHO (1998), em contrapartida, observou que talvez este tipo de produo vocal referida por Hirano corresponda ao

23

fry tenso, fry de pulsos escassos ou creaky voice. A autora ainda referiu que a emisso em fry tambm poderia ser produzida com atividade predominante e quase exclusiva do msculo TA,

principalmente do seu feixe externo, o que corresponderia ao fry relaxado. A classificao de PINHO em fry tenso e fry relaxado (1998) de fundamental importncia para a compreenso do mecanismo fisiolgico do vocal fry . Por este motivo, as idias de PINHO sero freqentemente abordadas no decorrer do presente trabalho. De acordo com estudos realizados por FISHER-JORGENSEN (1989), os autores tambm divergem quanto tenso das pregas vocais na anlise do que ele denomina creaky voice. Alguns consideram que elas sofrem aduo, mas suas bordas permanecem relativamente soltas (CATFORD, 1977; ZEMLIN, 1981); outros afirmam que, quando elas sofrem aduo, suas bordas ficam mais rgidas (LADEFOGED, 1973, 1988); e outros ainda consideram que existe compresso medial, mas com diferentes subtipos (LAVER, 1980; PINHO, 1998). Aparentemente, a emisso referida por FISHER-JORGENSEN (1989) como responsvel por bordas relativamente soltas estaria relacionada ao fry relaxado, enquanto que o tenso seria explicado pela presena de bordas mais rgidas, ocorrendo, desta maneira,

24

variaes na vibrao da cobertura da prega vocal, a depender do tipo de fry emitido. Como foi dito anteriormente, tais divergncias poderiam explicar tambm a variedade de termos encontrados na literatura para designar o fry . Outro importante aspecto controverso da fisiologia do vocal fry diz respeito posio em que se encontra a laringe neste tipo de emisso. Para o bom entendimento desta divergncia, deve-se compreender a priori as concluses tiradas do trabalho de ROUBEAU, CHEVRIE-MULLER, LACAU St GUILLY em 1997. Segundo eles, durante a fonao em freqncias graves, ocorre atividade sinrgica dos msculos extrnsicos tireoiideo (TH), esternoiideo (SH) e esternotireideo (ST) e atividade inversa do msculo cricotireideo (CT), causando a descida da laringe. De acordo com SONNINEN (1956), quando o CT no entra em atividade, a contrao do msculo ST tende a puxar a laringe para trs facilitando o encurtamento e espessamento das pregas vocais durante a produo de freqncias graves. Com base nos estudos de ROUBEAU e col (1997), poder-seia dizer que na emisso em fry , onde se encontram as freqncias mais graves de toda a tessitura vocal, sempre verificar-se- a descida da laringe. PINHO (1999) ao se referir ao fry tenso, assevera que este

25

caracterizado por uma elevao da laringe, com conseqente aumento da aduo gltica. J o fry relaxado apresenta posio larngea baixa no pescoo e aduo gltica menos intensa. Esta ltima afirmao est de acordo com os achados de ROUBEAU e col (1997) e SONNINEN (1956) que observaram que alm da descida da laringe durante produo de frequncias graves, h tambm trao posterior da mesma. A trao posterior acabaria por contribuir para uma maior soltura das pregas vocais, o que tambm ocorreria no fry relaxado. As pregas vocais no vocal fry apresentam-se encurtadas e engrossadas durante observao laringoscpica (BEHLAU &

PONTES, 1995). De acordo com HOLLIEN e col (1969) e ALLEN & HOLLIEN (1973), a variao da freqncia fundamental neste registro no provoca modificaes da espessura nem do comprimento das pregas vocais, ao contrrio do que ocorre no registro modal. Para estes autores, o principal determinante da variao de freqncia no registro em fry seu ajuste motor peculiar com espao ventricular reduzido, quando comparado ao registro modal. Tal ajuste foi verificado por HOLLIEN e col (1966), ALLEN & HOLLIEN (1973), HOLLIEN (1974), DETWEILER (1994), referindo que na emisso em fry existe participao das pregas vestibulares, havendo contato

26

destas com as pregas verdadeiras. O grau de participao das pregas vestibulares pode ser varivel, tornando o espao ventricular mais ou menos reduzido. provvel que no fry tenso (PINHO, 1998) ocorra uma participao maior e mais intensa das pregas vestibulares e, em conseqncia, reduo mais acentuada do espao ventricular, tornando a estrutura larngea mais tensa. J no fry relaxado (PINHO, 1998), a participao das pregas vestibulares seria menor, o que provocaria reduo menos acentuada do espao ventricular e a estrutura larngea estaria mais relaxada que no fry tenso. Uma questo importante a favor da existncia de mais de um ajuste muscular para a produo em fry diz respeito ao padro de onda gltica nesse tipo de emisso. Tambm nesse aspecto as pesquisas analisadas apresentam discordncias. Para HOLLIEN, GIRARD, COLEMAN (1977) o padro de onda gltica caracterizado por pulsos glticos simples, ou seja, uma nica abertura e fechamento em um ciclo vibratrio. J TIMCKE & von LEDEN (1959), HIRANO (1982) entendem que este padro se caracteriza por pulsos glticos duplos, isto , duas aberturas e dois fechamentos dentro de um ciclo vibratrio. Vale ressaltar que WENDAHL, MOORE, HOLLIEN (1963); HOLLIEN & WENDAHL (1968); CAVALLO, BAKEN, SHAIMAN (1984),

27

referiram que, apesar da existncia de pulsos glticos duplos, o padro mais comum parece ser o de um nico pulso gltico. Um dado interessante a ser observado foi o verificado por HOLLIEN, GIRARD, COLEMAN (1977), que comentam que o ritmo sincopado descrito por TIMCKE, von LEDEN, MOORE (1959), onde ocorre abertura e fechamento gltico duas vezes em um ciclo vibratrio (pulsos duplos), parece consistir no s em elementos do registro basal como tambm em elementos do registro modal. provvel que nessa interao entre os dois registros, a laringe se encontre numa posio mais alta no pescoo conforme citao de PINHO (1999), caracterizando o que a autora chama de fry tenso. Ao contrrio, o fry relaxado seria caracterizado pela presena dos pulsos glticos simples. Desta maneira, conclui-se que, como este ajuste muscular varivel, acaba por influenciar acstica e perceptivamente dois tipos de emisso distintos. Isto poderia explicar a falta de consenso entre os estudiosos sobre as diferentes caractersticas observadas. Por fim, h tambm controvrsias entre os autores quanto intensidade vocal observada na emisso em fry . De acordo com os estudos de FISHER-JORGENSEN (1989), no creaky voice pode haver presena de fortes intensidades, nem sempre constantes. Isto

28

compatvel com os achados de FANT (1982), que assevera que o movimento de fechamento mais abrupto poderia causar um aumento na intensidade. J CHILDERS & AHN (1995) afirmaram que o fry , tende a ter dois perodos de fechamento gltico (pulsos duplos), onde um dos movimentos de fechamento seria mais abrupto. Talvez isto justifique a presena de maior intensidade neste tipo de produo (quando comparado ao tipo citado abaixo), sendo compatvel com os achados perceptivos do fry tenso (Pinho, 1998). Por outro lado, MURRY & BROWN (1971), HOLLIEN (1974), PICOLOTTO (1987), BEHLAU & PONTES (1995) referiram que o registro basal tem intensidade fraca, dbil. Possivelmente esta denominao se refere ao fry relaxado (PINHO, 1998), onde se encontra aduo glotica menos intensa (PINHO, 1999), associado diminuio do fluxo areo (BEHLAU & PONTES, 1995) com estrutura larngea mais relaxada, se comparado ao fry tenso (PINHO, 1998). Diante do exposto at aqui, acreditamos que a nomeclatura sugerida por PINHO (1998), caracterizando dois tipos distintos de fry, tenso e relaxado, mostra-se adequada e didtica. O fry tenso caracterizar-se-ia por: a) ao dos msculos CAL e TA; b) bordas das pregas vocais mais rgidas; c) laringe mais alta no pescoo, com conseqente aumento da aduo gltica; d) maior

29

participao das pregas vestibulares, com estrutura larngea mais tensa; e) pulsos glticos duplos ou at triplos; f) intensidade um pouco mais intensa que o relaxado. J o fry relaxado possivelmente conta com: a) ao

predominante do msculos TA, principalmente seu feixe externo; b)bordas das pregas vocais mais soltas; c) laringe mais baixa no pescoo; d) menor participao das pregas vestibulares, com estrutura larngea mais relaxada; e) pulsos glticos simples; f) intensidade fraca. Esta diviso didtica de fundamental importncia para auxiliar o fonoaudilogo na utilizao do fry como recurso teraputico, selecionando o melhor padro para cada caso. O fry relaxado poderia ser til como facilitador de emisso, em casos de afonia ou disfonia de converso e disfonia hipercintica com dificuldade no controle do fluxo areo (PINHO, 1998), bem como nos atrasos funcionais da muda vocal (PINHO, 1996), desde que imediatamente transformado em registro modal de fala, em tom timo, com suavidade. Deve-se orientar sua realizao com posio baixa da cabea, prevenindo elevao da laringe por ao hipercintica da musculatura extrnsica. Por outro lado, o fry tenso poderia ser indicado diante de casos

30

de insuficincia gltica por paralisia larngea unilateral, sulco vocal e disfonia espasmdica de abduo, visando melhor fechamento gltico e estabilidade vocal (PINHO,1998).

31

Concluso

Diante do exposto, conclumos que a adequada utilizao do vocal fry (tenso ou relaxado) como recurso teraputico vai depender do distrbio vocal e larngeo apresentado. O fry relaxado pode ser utilizado nos casos de disfonia hipercintica com dificuldade no controle do fluxo areo, afonias ou disfonias de converso, e atrasos funcionais da muda vocal. Caracterizam este tipo de emisso a posio baixa da laringe (o que contribui para uma maior soltura das pregas vocais), menor

participao das pregas vestibulares com estrutura larngea mais relaxada, e intensidade mais fraca. J o fry tenso pode ser indicado nos casos de insuficincia gltica por paralisia larngea unilateral, sulco vocal e disfonia espasmdica de abduo. Neste caso observa-se uma elevao da laringe, com conseqente aumento da aduo gltica, bordas das pregas vocais mais rgidas, maior participao das pregas vestibulares com estrutura larngea mais tensa e intensidade forte.

32

Resumo Devido s inmeras divergncias entre profissionais e

pesquisadores sobre a fisiologia do vocal fry como tcnica teraputica em determinadas patologias, considerou-se interessante observar e relacionar o que diversos autores referiam sobre este tipo de emisso, buscando melhor compreender os mecanismos envolvidos na sua produo. Observou-se a existncia de mais de um tipo fisiolgico de produo em fry : tenso e relaxado. Na produo do fry relaxado verificou-se a importncia da laringe estar numa posio mais baixa, contribuindo para uma maior soltura das pregas vocais. Enquanto no fry tenso verificou-se uma elevao da laringe, com aumento da aduo gltica.

33

SUMMARY

There is disagreement among professionals and researchers regarding the use of the vocal fry physiology as a therapeutic technique in certain pathologies. The goal of this research was to observe and relate how several authors analyzed the vocal fry,

searching abest comprehension of the mechanisms involved on its production. According to the literature on this subject, there are two physiological types of vocal fry production: tense vocal fry and relaxed vocal fry. In the relaxed vocal fry production, the lower position of the larynx is important for a greater freeing of the vocal folds. On the other hand, in the tense vocal fry production, the larynx has a higher position, which leads to an increasing glottic adduction.

34

Referncias Bibliogrficas

ALLEN, E.L & HOLLIEN, H. - A laminagraphic study of pulse (vocal fry) register phonation. Folia Phoniatr ., 25:241-50, 1973. BEHLAU. M & PONTES, P.- Avaliao e tratamento das disfonias. So Paulo, Lovise, 1995. p. 94-95. BOONE, D & McFARLANE, S.- A voz e a terapia vocal. Porto Alegre, Artes Mdicas, 1994. p.29-30, 49, 50-51. CAVALLO, S.; BAKEN, R.J.; SHAIMAN, S.- Frequency perturbation of pulse register phonation. J. Commun. Disord ., 17:321-43, 1984. CHILDERS,D.G.; AHN, C.- Modeling the glottal volume-velocity waveform for three voice types. J. Acoustic. Soc. Am ., 91(1):505-19, 1995. COLEMAN, R.F. - Decay characteristics of vocal fry. Folia Phoniatr ., 15:256-63, 1963. DETWEILER, R.F. An investigation of the laryngeal system as the resonance source of the singer's formant. J. Voice ., 8(4):303-13, 1994.

35

FISHER-JORGENSEN, E.F.- Phonetic analysis of the stod in standard danish. Phonetica., 46 (1-3):1-59, 1989. HIRANO, M.- Morphological structure of the vocal cord as a vibrator and its variations. Folia Phoniatr ., 26:89-94, 1974. HIRANO, M.; Bless, D.M.- Exame videoestroboscpico da laringe. Artes Mdicas. 1997. HIRANO, M.- The role of the layer structure of the vocal fold in register control. In: Sonninen, A., Jyvaskyli, Pertti Hurne, 1982. HOLLIEN, H. - On vocal registers. J. Phonetic , 2:125-43, 1974. HOLLIEN, H.; GIRARD, E.T.; COLEMAN, R.F. - Vocal fold vibratory patterns of pulse phonation. Folia Phoniatr ., 29:200-5, 1977. HOLLIEN, H. & MICHEL, J.F. - Vocal fry as a phonational register. J. Speech Hear. Res., 11:600-4, 1968. HOLLIEN, H.; MOORE, P.; WENDAHL, R.; MICHEL, J. - On the nature of vocal fry. J.Speech Hear. Res., 9:245-7, 1966. HOLLIEN, H. & WENDAHL, R.W. - Perceptual study of vocal fry. J. Acoustic Soc. Am ., 43:506-9, 1968. HOLLIEN, H.; DAMST, H.; MURRY, T. - Vocal fold length during vocal fry phonation. FoliaPhoniatr ., 21:257-265, 1969.

36

McGLONE, R.E. - Air flow during vocal fry phonation. J. Speech Hear. Res .,10:299 -304, 1967. MICHEL, J.F. & HOLLIEN, H. - Perceptual differentiation of vocal fry and harshness. J Speech Hear. Res., 11:439-43, 1968. MURRY, T. & BROWN, W.S. - Regulation of vocal intensity in vocal fry phonation. J. Acoustic. Soc. Am ., 49:1905-7, 1971. PICOLOTTO, L. - Trabalhando a voz . 1987. PINHO, S.M.R.; NAVAS, D.; CASE, J.; La POINTE, L. - O uso do vocal fry noTratamento da Puberfonia. In: Marquesan, I.; Zorzi, J.L.; Gomes, I., org. - Tpicos em Fonoaudiologia .vol III. So Paulo, Lovise, 1996. p.661-664. PINHO, S.M.R - Avaliao e Tratamento da Voz. In: Pinho, S. Fundamentos em fonoaudilogia - Tratando os Distrbios da Voz. So Paulo, Guanabara Koogan, 1998. p.18. PINHO, S.M.R - Terapia Vocal. In: Pinho, S.M.R. - Tpicos em Voz. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 1999. ROUBEAU, B.; CHEVRIE-MULLER, C.; LACAU St GUILLY, J Electromyographic activity of strap and cricothyroid muscles in pitch change. Acta Otolaryngol., 117 :459-464, 1997.

37

TIMCKE, R.; von LEDEN, H.; MOORE, P. - Laryngeal vibrations :measurements of the glottic wave, part II:physiological variations. Arch Otolaryngol., 69:438-44, 1959. WENDAHL, R.W.; MOORE, P.; HOLLIEN, H. - Comments on vocal fry. Folia Phoniatr ., 15:251-5, 1963.

Вам также может понравиться