Вы находитесь на странице: 1из 27

Manual Q-Acadmico 2.

0
Mdulo Web - Aluno

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

ndice

1 2

Acessando o sistema via internet.............................................................................. 3 Funcionalidades ........................................................................................................ 6 2.1 Horrio Individual ............................................................................................ 7 2.2 Calendrio Acadmico ..................................................................................... 8 2.3 Biblioteca.......................................................................................................... 9 2.3.1 Consultar Histrico de Emprstimos...................................................... 13 2.3.2 Verificar Histrico e Andamento das Reservas...................................... 14 2.4 Meus Dirios .................................................................................................. 15 2.5 Boletim ........................................................................................................... 16 2.6 Estgio ............................................................................................................ 17 2.7 Pedidos de Matrcula ...................................................................................... 18 2.8 Histrico Escolar ............................................................................................ 19 2.9 Minha Matriz Curricular................................................................................. 20 2.10 Pedido de Alterao de Dados Cadastrais ...................................................... 21 2.11 Seleo de FAQS............................................................................................ 23 2.12 Material de Aula ............................................................................................. 25 2.13 Questionrios .................................................................................................. 26 2.14 Alterar Senha .................................................................................................. 27

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

1 Acessando o sistema via internet


O sistema Q-Acadmico 2.0 Web uma moderna soluo que se adequa a realidade do dia-a-dia de alunos e professores. Atravs da internet, o professor e o aluno participam de atividades escolares de forma rpida e fcil. O aluno pode atravs desse sistema verificar seu horrio individual de aulas, consultar o calendrio acadmico (eventos escolares, provas, etc.), consultar acervo da biblioteca, reservar obras (livros, mdias eletrnicas, fitas, peridicos e normas), visualizar as ofertas de estgios para o seu curso, efetuar pedidos de matrcula, consultar seu histrico escolar, consultar material do professor disponibilizado para download, etc. Essas so algumas das inmeras atividades que podem ser realizadas atravs do Q-Acadmico 2.0 Web. Para acessar o sistema, digite o endereo do mesmo na barra de endereos do seu navegador na internet (ex.: site do Q-Acadmico do CEFET da Paraba : http://academico.cefetpb.edu.br/cefetweb.) . Feito isso, a tela inicial ir aparecer:

Fig. 1.0 Acessado o site, escolha o mdulo ALUNO.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

Ao clicar no mdulo do ALUNO a tela de login ir aparecer de forma a permitir e autenticar o acesso do aluno s informaes do sistema. O login do aluno e a respectiva senha devero ser digitados para a verificao de permisso do usurio no acesso aos dados do sistema. O login do aluno a sua matrcula. Se for o primeiro acesso ao sistema, a senha padro 123, o aluno pode ento entrar no sistema digitando sua matrcula no login e a senha 123 e depois alterar sua senha.

Fig. 1.1 Se os dados forem autenticados a tela contendo todas as funcionalidades que o aluno pode realizar ir aparecer (Fig. 1.2).

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

Botes de navegao

cones

Fig. 1.2

A navegao entre as pginas do sistema pode ser feita de trs maneiras: Clicando nas setas Voltar e Avanar do seu navegador; Clicando nos links das pginas que aparecem na parte central; Clicando nos cones que aparecem na parte superior direita.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

2 Funcionalidades
Os links para as funcionalidades do sistema (ver Fig. 1.2), que ficam na pgina inicial, so a porta de acesso s atividades que sero realizadas pelo aluno no que se diz respeito ao seu dia-a-dia escolar. As funcionalidades apresentadas englobam as seguintes atividades: emisso de respostas de questionrios; acompanhamento do horrio individual de aula; acompanhamento dos calendrios acadmicos; consulta ao acervo da biblioteca; reservar livros, mdias e outras obras da biblioteca e consultar histrico de obras reservadas e emprestadas; consulta de datas de provas, trabalhos e exerccios de cada disciplina; consulta de boletim; consulta de estgios disponveis para o curso; consulta de histrico escolar; consulta de matriz curricular; pedido de alterao de dados cadastrais; consulta de perguntas mais freqentes enviadas a professores; download de materiais disponibilizados pelos professores; pedido de matrcula.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

2.1 Horrio Individual

Fig. 2.1.0

O link do horrio individual mostra ao aluno a relao entre os dias/hora de cada disciplina que o mesmo ir assistir durante o perodo.

Fig. 2.1.1

Se o plano de aula das matrias estiver disponvel o aluno pode visualiz-lo clicando no nome da matria cujo plano deseja ver.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

2.2 Calendrio Acadmico

Fig. 2.2.0 Ao clicar no link acima o aluno visualizar o calendrio acadmico com as datas de eventos da sua escola, do seu curso e da sua turma.

Fig. 2.2.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

2.3 Biblioteca

Fig. 2.3.0 O link Biblioteca 1 permite ao aluno consultar todas as obras existentes no acervo da escola. O aluno pode consultar e reservar as obras disponibilizadas para emprstimo, bem como verificar o histrico de todas as obras que lhe foram emprestadas (Fig. 2.3.1).

Fig. 2.3.1

Depende do software Q-Biblio, desenvolvido especificamente para gesto de bibliotecas, instalado na instituio.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

As obras que podem ser consultadas compreendem: livros, mdias eletrnicas e fitas. Dependendo da obra, as buscas podem ser feitas atravs de assunto, ttulo, autor e por palavras-chave (Fig. 2.3.2). O sistema efetua buscas aproximadas, logo, o aluno pode digitar parte de alguma palavra que todas as obras que tiverem o trecho descrito iro aparecer. Alm disso, suprime acentos e preposies, montando um resultado maior de possibilidades de obras existentes com o assunto desejado.

Fig. 2.3.2 Ao efetuar uma busca na sesso Palavras Chave, so mostradas todas as obras que tiveram a ocorrncia do assunto (ou palavra chave) desejado (Fig. 2.3.3).

Fig. 2.3.3

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

10

Ao clicar na obra desejada, mostrada uma tela que informa detalhes (Fig. 2.3.4 ).

cones

Fig. 2.3.4 Atravs de um grupo de cones, tm-se a informao de quais exemplares se encontram disponveis, emprestados, reservados e bloqueados, entre outras.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

11

Caso todos os exemplares de uma obra estejam emprestados, no havendo nenhum disponvel, o aluno poder solicitar uma reserva (Fig. 2.3.5).

Fig. 2.3.5 Clicando no link Resevar, ser exibida uma janela para a configurao da reserva. O aluno dever, ento, informar a data da reserva (com a poro hora) e a data limite que deseja que a obra possa ser reservada a ele. Abaixo, no campo de observaes (Fig. 2.3.6), deve informar os motivos da reserva ou outros detalhes que achar interessante e clicar no boto Reservar.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

Fig.2.3.6 12

Desta forma, o aluno entrar numa fila de espera de reserva de livros. H um tempo limite para que o mesmo busque o livro na biblioteca, se passar esse tempo limite, automaticamente a reserva ser dada a prxima pessoa da fila de reservas.

2.3.1 Consultar Histrico de Emprstimos

Fig. 2.3.1.0

Na pgina que aparece ao clicar no link Biblioteca h um link Histrico de Emprstimos no qual o aluno pode conferir todas as obras que pegou emprestado na biblioteca da escola (com reserva ou sem reserva); Clicando no link uma tabela aparecer com informaes de data de emprstimo, data de devoluo, multa, tombo da obra, tipo da obra (livro, fita, cd-rom, etc) e ttulo de cada uma (Fig. 2.3.1.1).

Fig. 2.3.1.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

13

2.3.2 Verificar Histrico e Andamento das Reservas

Fig. 2.3.2.0 Na pgina que aparece ao clicar no link Biblioteca h tambm um link Histrico e Andamento das Reservas no qual o aluno pode conferir todas as obras por ele reservadas, seus detalhes e situao: expirada, separada, cancelada, confirmada, etc (Fig. 2.3.2.1). Quando uma obra cuja solicitao de reserva foi efetuada pelo aluno, aparecer com um sinal de exclamao na frente da mesma, ento esta obra est disponvel para que o aluno a pegue emprestado na biblioteca. Lembrando que h um prazo estipulado pela biblioteca para reserva, se passado o prazo e o aluno no aparecer para pegar a obra, automaticamente a disponibilizao da obra ser transmitida para a prxima reserva da fila.

Fig. 2.3.2.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

14

2.4 Meus Dirios

Fig. 2.4.0 O link de Meus Dirios mostra por disciplina todas as atividades que sero efetuadas (avaliaes, listas de exerccios, etc...). e o peso que cada uma ter nas notas de avaliaes do aluno.

Fig. 2.4.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

15

2.5 Boletim

Fig. 2.5.0 Se o aluno quiser saber todas as suas notas por componente curricular, quantidade total de faltas, mdia final de cada disciplina, mdia ponderada, situao (cursando, reprovado, aprovado, etc...), tudo isso filtrado por ano e por perodo; basta que ele clique no link acima (Fig. 2.5.0), escolha o ano, depois escolha o perodo e clique em Exibir Boletim. Automaticamente o sistema buscar os seus dados e os mostrar em forma de uma tabela na pgina.

Fig. 2.5.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

16

2.6 Estgio

Fig. 2.6.0

No link acima o aluno pode conferir se h ofertas de estgio para o seu curso. Ao aparecerem novas ofertas de estgio, o sistema informar com uma mensagem logo abaixo do link Fig. 2.6.0 . Para visualiz-las o aluno deve clicar no link, que uma tabela informando os detalhes da oferta aparecer, conforme Fig. 2.6.1.

Fig. 2.6.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

17

2.7 Pedidos de Matrcula

Fig. 2.7.0 Em cursos cuja matrcula pode ser efetuada por disciplina, o aluno pode fazer sua solicitao de matrcula atravs do link acima. O aluno escolhe ento as disciplinas que deseja cursar no perodo, e envia seu pedido. Os dados enviados sero processados e ser retornado um horrio para o aluno das disciplinas matriculadas.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

18

2.8 Histrico Escolar

Fig.2.8.0 Atravs do link de histrico escolar o aluno pode conferir todas as componentes curriculares que cursou com respectivas situaes (aprovado, reprovado, cursando, dispensado, etc...), perodo e ano que cursou, carga horria, percentual de faltas. O link mostra tambm todas as componentes curriculares que faltam serem concludas pelo aluno.

Fig.2.8.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

19

2.9 Minha Matriz Curricular

Fig. 2.9.0

Clicando nesse link uma pgina com todas as componentes curriculares necessrias para a concluso do curso que o aluno est matriculado aparecero, com respectivas cargas horrias necessrias e siglas de identificao, juntamente com as informaes de pr-requisitos para cada matria que os tiver.

Fig. 2.9.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

20

2.10 Pedido de Alterao de Dados Cadastrais

Fig. 2.10.0 Esse link encaminha o aluno a uma pgina onde ele atualiza seus dados e envia ao setor de registro da escola uma solicitao de alterao de registros cadastrais. O setor de registro analisar os dados modificados e validar a alterao, s ento os novos dados estaro atualizados na internet. Para conferir e realizar uma solicitao de alterao dos dados, quando estes no conferirem com a realidade, o aluno dever clicar no link como o indicado na Fig.2.10.0, ento, a seguinte pgina aparecer:

Fig. 2.10.1

Fig. 2.10.2

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

21

No exemplo da Fig.2.10.1 como o aluno casou-se, o mesmo solicitou a alterao do seu estado civil. O usurio que possui permisso para fazer essa modificao receber ento pelo sistema uma mensagem de solicitao de alterao dos dados enviados pelo professor. Esse usurio analisar a alterao efetuada e a modificar. S ento os dados sero atualizados na Web. Observe na Fig. 2.10.2 que antes de efetuar o envio da alterao, o aluno justificou o motivo da sua solicitao de atualizao dos seus dados cadastrais.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

22

2.11 Seleo de FAQS

Fig. 2.11.0 O link de FAQs permite ao aluno enviar perguntas a qualquer professor das matrias nas quais est matriculado. Suas perguntas e as respostas do professor ficaro disponveis para todas as pessoas da sua turma. Na parte de Minhas perguntas sem Resposta ficaro listadas todas as perguntas do aluno que ainda no foram respondidas pelo professor. Em Minhas Perguntas Respondidas ficaro listadas todas as perguntas efetuadas pelo aluno que foram respondidas pelo professor. Em Todas as FAQs por dirio de Classe note que aparecem listadas todas as matrias que o aluno est cursando, e, na coluna Perguntas aparece um link com um nmero que indica a quantidade de perguntas que j foram feitas nessa matria. Ao lado aparece um link Enviar ao clicar nele uma pgina como a da Fig. 2.11.1 aparecer para que o aluno digite o assunto e a pergunta que deseja efetuar e enviar a FAQ. As perguntas todos os envolvidos na matria podero ver a pergunta e as respostas delas na FAQ., clicando no nmero que aparece na coluna Perguntas.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

23

Fig. 2.11.0

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

24

2.12 Material de Aula

Fig. 2.12.0 Todo o material (exerccios, apostilas e outros) que o professor disponibilizar na internet atravs do sistema Q-Acadmico 2.0 Web ficar disponvel na pgina que aparecer ao clicar no link acima (Fig. 2.12.0).

Fig. 2.12.1 Para fazer o download do arquivo (abrir ou salvar o arquivo da pgina na sua mquina) o aluno deve clicar em cima do nome do material, se for um arquivo pdf ou seja, do software Acrobat Reader, e se o mesmo estiver instalado na mquina, o arquivo se abrir; se for outro tipo de arquivo ento o aluno deve escolher se deseja abrir ou salvar o mesmo.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

25

2.13 Questionrios

Fig. 2.13.0 O link de questionrios abre a pgina que d ao aluno acesso aos questionrios disponibilizados pela instituio para que os mesmos possam estar avaliando professores, instituio e outros quesitos. Quando algum novo questionrio estiver disponvel para avaliao, o aluno ir perceber assim que abrir a pgina inicial. Uma janela aparecer dizendo que h questionrio novo a ser respondido, e o aluno pode acessar o mesmo atravs do link do questionrio que aparecer nesta janela, ou acessando o link conforme Fig. 2.13.0.

Fig. 2.13.1 Acessado o questionrio o aluno o responder. Caso ele queira limpar todas as suas respostas, basta que ele clique no boto Limpar tudo que aparece logo abaixo do questionrio. Para enviar as respostas a escola, o aluno deve ento clicar no boto Enviar Respostas.

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

26

2.14 Alterar Senha

Fig. 2.14.0 Clicando no link Alterar Senha conforme mostrado no menu (Fig. 2.14.0), o sistema solicitar a senha antiga e a nova senha que dever ser repetida no campo confirme a nova senha. Aps digitados os dados, clique no boto Confirmar. Lembrando que a senha deve possuir no mnimo 5 caracteres.

Fig. 2.14.1

Manual Q-Acadmico 2.0 Qualidata 2005

27

Вам также может понравиться