Вы находитесь на странице: 1из 53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof.

Alexandre Lnin Aula 4

AULA 4: AULA 3: Microsoft Word. EXERCCIOS.

SUMRIO 1. Questes comentadas 2. Lista das questes comentadas na aula 3. Gabaritos Prezados amigos,

PGINA 02 39 52

Esta aula dedicada aos exerccios sobre o Word (todas as verses).

Forte abrao, Prof. Lnin e-mail: alexandre.lenin@gmail.com blog: http://blogdolenin.blogspot.com twitter: @alexandrelenin

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

1/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 1. Questes Comentadas 1. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/Enfermagem) O espaamento entre as linhas de um pargrafo do MS Word, aumentado em 100% a partir do espaamento simples, definido apenas pela opo a) Exatamente = 2 ou Duplo. b) Mltiplos = 2 ou Duplo. c) Mltiplos = 2 ou Exatamente = 2. d) Pelo menos = 2 ou Duplo. e) Duplo. Comentrios O espaamento de 100% do espao simples o chamado espao duplo. No Word existe duas formas de se obter o espaamento duplo. Na opo Pargrafo do menu Formatar temos a seguinte caixa de dilogo:

Observe a opo Entre Linhas do item Espaamento, que permite a escolha do espao entre linhas que ser aplicado ao pargrafo ativo ou aos pargrafos selecionados. As opes so: simples; 1,5 linha; Duplo (100% do simples); Pelo menos (permite especificar o espaamento mnimo em pontos); Exatamente (valor especfico em pontos) e Mltiplos (quantidade de linhas). Para obter espao Duplo, deve-se escolher a opo Duplo no item Entre Linhas ou a opo Mltiplos no item Entre Linhas e 2 no item Em. GABARITO: letra B.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

2/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 2. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Para repetir uma linha de cabealho de uma tabela no incio de cada pgina do MS Word, deve-se, na janela "Propriedades da tabela", assinalar a referida opo na guia a) Tabela. b) Pgina. c) Linha. d) Cabealho. e) Dividir tabela. Comentrios Veja a janela citada na questo. Nessa questo, basta assinalar a opo destacada na janela a seguir: "Repetir como linha de cabealho no incio de cada pgina", que se encontra na guia Linha.

Quando falamos em formatao de tabela, a opo propriedades da tabela possui uma ampla gama de opes para a formatao da tabela. Porm, a opo s est disponvel quando uma tabela est selecionada ou o cursor est em alguma das clulas.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

3/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

Na guia Tabela, podemos escolher a largura preferencial (no a exata, pois depender do tamanho mnimo possvel para apresentao das colunas), o alinhamento da tabela (no o alinhamento do texto e sim da tabela como um todo) e o comportamento do texto aps a tabela (se o texto pode ficar ao lado da tabela ou no).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

4/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

Na guia Coluna podemos configurar o tamanho das colunas selecionadas. Voc pode especificar uma largura para cada coluna. Clicando nos botes coluna anterior e prxima coluna, pode-se navegar entre as colunas para definir a largura.

Na guia Clula possvel configurar o tamanho e alinhamento vertical das clulas selecionadas. GABARITO: letra C. 3. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Em um documento com sees possvel inserir, alterar e remover diferentes cabealhos e rodaps para cada seo. Comentrios Seo uma parte de um documento que nos permite definir opes de formatao de pgina. Cada seo individualizada e possvel definir opes de formatao (por exemplo, numerao de linha, nmero de colunas ou cabealhos e rodaps) diferentes das demais. Assim, permitido inserir, alterar e remover diferentes cabealhos e rodaps para cada seo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

5/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 GABARITO: item correto. 4. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Em um documento possvel inserir um cabealho ou rodap para pginas mpares e um cabealho ou rodap diferente para pginas pares. Comentrios Para criar cabealhos diferentes nas pginas pares e mpares faa o seguinte: No menu Exibir, clique em Cabealho e rodap. Na barra de ferramentas Cabealho e Rodap, clique em Configurar Pgina . Clique na guia Layout. Marque a caixa de seleo Diferentes em pginas pares e mpares e clique em OK.

Se necessrio, clique em Mostrar Anterior ou em Mostrar Prximo na barra de ferramentas Cabealho e Rodap para ir para as reas de cabealho ou rodap pares ou mpares. Crie o cabealho ou o rodap das pginas de numerao mpar na rea Cabealho das pginas mpares ou Rodap das pginas mpares e crie o cabealho ou rodap das pginas de numerao
www.estrategiaconcursos.com.br 6/53

Prof. Alexandre Lnin

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 par na rea Cabealho das pginas pares ou Rodap das pginas pares. GABARITO: item correto. 5. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Os cabealhos e rodaps podem ser removidos da primeira pgina de um documento. Comentrios Veja, na figura a seguir a opo "Diferente na primeira pgina". esta opo que determina que o cabealho da primeira pgina ser diferente das demais, podendo at no existir. Basta deixar o cabealho e/ou rodap em branco na primeira pgina.

Outra forma criar uma nova seo a partir da segunda pgina e desvincular o cabealho entre as sees. Assim, o usurio poder definir um cabealho para a segunda seo deixando a primeira (apenas a 1 pgina) com o cabealho em branco. GABARITO: item correto. 6. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A./Assistente AdministrativoAdaptada) Para responder s questes de nmeros XX a YY, considere algumas regras de utilizao de computadores. (...) I. Por questes de padronizao e de compatibilidade com o parque de impressoras instaladas, todos os documentos produzidos pelo Microsoft Word devero ser configurados para utilizar o tamanho de papel A4. No Word (Microsoft Office 2003), o tamanho de papel citado no item I, pode ser configurado por meio do menu
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 7/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 a) Inserir. b) Editar. c) Arquivo. d) Formatar. e) Exibir. Comentrios A opo para escolher o tamanho do papel tamanho do papel, localizada na aba papel, opo configurar pgina, menu Arquivo. Nesta aba, ainda podem ser definidos os parmetros: largura, altura (caso seja um tamanho definido pelo usurio), a fonte do papel na impressora (onde o papel escolhido est armazenado na impressora), a abrangncia da configurao (se ser aplicada no documento todo, na seo ou a partir do ponto atual). Existe ainda um boto para acessar as opes de impresso (veja a segunda figura).

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

8/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

GABARITO: letra C. 7. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A./Analista de Sistemas) No Microsoft Office, quando se copia uma tabela do Excel para o Word, a) o processo de cpia no permite aplicar estilo ou formatao. b) este manter somente a cpia em texto. c) este manter somente a cpia original. d) possvel somente fazer a correspondncia com o estilo da tabela de origem. e) possvel manter a formatao original e o link para o Excel. Comentrios Veja a figura seguinte. Esta janela pode ser acessada pelo menu Editar, opo colar especial. Observe que, primeiramente, digitei os dados em uma planilha Excel e copiei os dados para a rea de transferncia (menu editar -> copiar ou [Ctrl][C]). Quando voltei para o Word, cliquei em editar -> colar especial. Selecionei Colar com vnculo (para criar o link) e a opo Planilha do Microsoft Office Excel: objeto. Isto copia a planilha para o Word e cria um link para a planilha no Excel. Agora, se clicarmos duas vezes na planilha, ela aberta no Excel para edio.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

9/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

GABARITO: letra E. 8. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A. Contador) Na elaborao de textos, planilhas, slides etc, dever ser utilizado o Microsoft Office, nica suite de automao de escritrio instalada nos computadores da rede. No contexto do item V existe o recurso de criao de macros para automatizar tarefas comuns em programas do Microsoft Office e, tambm, a possibilidade de se ajustar o nvel de segurana dessas macros, pois, os hackers podem se utilizar dessa mesma convenincia para criar vrus de macro e comprometer o funcionamento do computador. No Microsoft Office, as macros podem ser criadas a) no Word e Excel, somente. b) no Word, Excel e Access, somente. c) em qualquer programa. d) em todos os programas, exceto no Power Point. e) no Excel e Access, somente. Comentrios As macros esto presentes em todas os programas do pacote Office. GABARITO: letra C. 9. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio/rea Administrativa) Para que uma imagem seja inserida em um documento Word 2003 de forma que o texto fique disposto ao redor, por todos os lados da imagem, esta dever ter o seu layout formatado com a opo: a) Alinhado, apenas; b) Atrs ou Na frente; c) Atrs ou Quadrado;
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 10/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 d) Alinhado ou Comprimido; e) Quadrado ou Comprimido. Comentrios Para definir o layout desejado, no Word 2003, clique no menu Formatar > Imagem. Na janela Formatar Imagem, selecione a aba Layout. Nesse momento, o layout poder ser formatado com a opo Quadrado (que cria um envoltrio retangular, no importando o formato da figura) ou Comprimido (que cria um envoltrio de texto que acompanha a silhueta da figura). Vide o efeito na tela mostrada a seguir.

Observando a figura acima, percebemos que as opes onde o texto fica ao redor da figura so: quadrado ou comprimido. Quando selecionamos uma imagem (clicar com o mouse sobre a imagem) temos acesso barra de ferramentas de imagens (tambm pode ser encontrada em Exibir -> Barras de Ferramentas -> Imagem). Nesta barra, encontramos atalhos para a formatao requerida aqui:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

11/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 No Word 2007, a opo desejada nesta questo pode ser obtida por meio da aba (ou guia) Layout da pgina.

Em seguida, aps inserir a imagem no texto, deve-se selecion-la e clicar no boto Posio, que se encontra no grupo Organizar dessa guia.

Esse boto s ativado quando voc estiver com a figura selecionada! Na tela que se abrir, clicar em Mais opes de Layout... Nesse momento, o sistema abrir a janela Layout Avanado, ilustrada a seguir. Para que se tenha o resultado desejado, basta selecionar a opo Quadrado ou Comprimido, e pronto!!

GABARITO: letra E. 10. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio/rea Administrativa) Para inserir um cabealho em um documento inteiro do Word a partir da segunda pgina, pode-se I. definir a pgina 1 como Seo 1, sem cabealho, e as demais pginas como Seo 2, com cabealho. II. selecionar "Diferente na primeira pgina" em "Cabealhos e rodaps" na guia Layout de Configurar Pgina e deixar a pgina 1 sem cabealho e as demais pginas com cabealho. III. posicionar o cursor na pgina 2 e inserir o cabealho na pgina 2, que o Word expandir automaticamente somente para as demais pginas seguintes da seo.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 12/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. Comentrios Item I. Podemos criar um cabealho por seo de documento. Se criarmos uma seo na pgina 2, podemos deixar a pgina 1 sem cabealho e criar o cabealho para a seo 2 (resto do documento). Item correto. Item II. Podemos definir que o cabealho da pgina 1 ser diferente das demais pginas e deix-lo em branco. Isto pode ser feito no menu Arquivo -> Configurar Pgina. Item correto. Item III. Em qualquer pgina do documento, caso no exista a configurao do item I ou II, o cabealho ser inserido em todo o documento. Item errado. GABARITO: letra D. 11. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio rea Administrativa) Dada uma tabela, inserida no Word, composta de 5 colunas e 5 linhas. Para que a primeira linha desta tabela seja uma nica clula, que conter o ttulo da tabela, deve-se a) posicionar o cursor na primeira linha e inserir uma nova linha acima. b) selecionar a primeira clula da tabela e dividir a clula em 1 coluna e 1 linha. c) posicionar o cursor na segunda linha e dividir a tabela. d) selecionar as clulas da primeira linha e mesclar clulas. e) posicionar o cursor na primeira clula e expandir clula em linha. Comentrios Vamos tabela indicada na questo.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

13/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Para que esta tabela tenha sua primeira linha com uma nica coluna devemos mesclar todas as clulas da linha em questo. Para isto, selecionamos as clulas e clicamos na opo Mesclar Clulas do menu Tabela ou no atalho da barra de ferramentas tabelas e bordas abaixo:

GABARITO: letra D. 12. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Dentro de um documento Word 2003, a formatao de um pargrafo, a partir da margem esquerda, que provoca o recuo para a direita de todas as linhas do pargrafo, exceto a primeira, exige a especificao da medida do recuo depois de clicar em: a) Deslocamento do recuo direito; b) Primeira linha do recuo especial; c) Primeira linha do recuo esquerdo; d) Deslocamento do recuo esquerdo; e) Deslocamento do recuo especial. Comentrios Na barra de menus do Word 2003, clique no menu Formatar -> Pargrafo. Em seguida, selecione a guia Recuos e Espaamento, e, em Recuo Especial, basta que voc selecione a opo Deslocamento, para que o afastamento das demais linhas do pargrafo (sem alterar a primeira) seja realizado. Para obter o recuo de todas as linhas, exceto a primeira linha do pargrafo, utilizamos o Deslocamento do recuo especial.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

14/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Veja o efeito neste pargrafo. Configurei um deslocamento especial com valor de 3,5 cm. Isto provocou o recuo de todas as linhas do pargrafo em 3,5 cm da margem, exceto para a primeira linha. Isto til para deslocar o texto no caso de itens numerados ou com marcadores. No Word 2007, a opo desejada nesta questo pode ser obtida por meio da aba Incio.

Observe na parte de baixo de alguns grupos a existncia de um pequeno cone que permite a abertura de uma janela com mais opes que aquelas presentes no grupo de comandos. No grupo Pargrafo, clique nesse cone para abrir a janela de opes de pargrafo (antiga Formatar >Pargrafo).

A janela Pargrafo ser exibida, observe que todos os mesmos comandos de antigamente esto nesta janela, como alinhamentos, recuos, espaamentos entre linhas, etc.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

15/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Nesse momento, como no Word 2003, selecione a guia Recuos e Espaamento, e, em Recuo Especial, basta que voc selecione a opo Deslocamento, para que o afastamento das demais linhas do pargrafo (sem alterar a primeira) seja realizado. GABARITO: letra E. 13. (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio/Adaptada) Instruo: Para responder questo seguinte, considere os dados abaixo. Item Tarefa IX Alterar a pasta onde o editor de textos MS-Word grava seus modelos (extenses .dot), sendo que a partir dessa alterao os modelos sero gravados nessa e obtidos dessa nova pasta.

A alterao solicitada em IX feita: a) na guia Arquivos, Ferramentas; aps acessar o item Opes do menu

b) no menu Arquivo, opes Configurar pgina; c) na guia Arquivos, acessando o item Formatar do menu Editar; d) no menu Formatar, aps acessar a guia Arquivos; e) no menu Inserir, aps acessar a guia Arquivo, na opo Configurar. Comentrios No Word 2003, para que possamos alterar a pasta na qual o editor de textos MS-Word grava os modelos (que possuem a extenso de arquivo .dot) basta selecionar o menu Ferramentas -> Opes. Na guia Arquivos, que ser exibida, basta alterar a pasta para o novo destino desejado. O gabarito da questo a letra A, pois a mesma foi criada para o Word 2003. Vamos adotar esta resposta, para manter a originalidade da questo. No Word 2007 e 2010, clique no boto Office (2007) ou na guia

Arquivo (2010) e, em seguida, clique em (2007) ou Opes (2010). Na tela seguinte, clique em Avanado. Procure o tpico Geral e verifique o boto Locais dos Arquivos. Este boto abre uma janela onde possvel definir a localizao de diversas pastas do Word.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

16/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

GABARITO: letra A. 14. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico Especialidade Direito) O cabealho ou rodap pode conter, alm de nmero da pgina, a quantidade total de pginas do documento MS Word, escolhendo o modelo Pgina X de Y inserido por meio da aba a) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. b) Layout da pgina, do grupo Nmero de pgina e do boto Cabealho ou boto Rodap. c) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina. d) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. e) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina. Comentrios Cuidado para no fazer confuso. Quando usamos a opo Cabealho e Rodap do menu Exibir, temos acesso a uma barra de ferramentas especial para formatao de cabealhos e rodaps. O primeiro item desta barra : Inserir Autotexto. Aqui encontramos diversos textos padronizados que podem ser inseridos. Entre eles, no menu cabealho e rodap, temos o item buscado na questo: Pgina X de Y.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

17/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

No Word 2007, a opo desejada nesta questo pode ser obtida por meio da aba Inserir. Em seguida, deve-se clicar no boto Nmero da pgina, que se encontra no grupo Cabealho e Rodap, conforme ilustrado a seguir.

GABARITO: letra C. 15. (FCC/2009/SEFAZ-SP/Agente Fiscal de Rendas - Prova 1) No MS-Word, ao marcar uma parte desejada de um texto e a) optar pela cpia, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e pargrafo, somente. b) optar pelo recorte, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e pargrafo, somente. c) optar pelo recorte, o objetivo fazer a cpia do contedo do texto e/ou marcadores, somente. d) pressionar o cone Pincel, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e/ou pargrafo, somente. e) pressionar o cone Pincel, o objetivo fazer a cpia do contedo de texto do pargrafo e/ou marcadores, somente. Comentrios Vamos analisar todos os itens.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 18/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Item a. Ao optar pela cpia copiamos o texto e formatos. Para copiar apenas formatos, devemos clicar no cone pincel . Item errado. Item b. O recorte move o texto marcado para a rea de transferncia (apaga do documento) para que possamos colar todo o texto e formatao em outro local. Item errado. Item c. Idem anterior. Item errado. Item d. O cone pincel copia formatos de caractere e/ou pargrafos. Item correto. Item e. Pincel copia os formatos, no o contedo. Item errado. GABARITO: letra D. 16. (FCC/2009/Analista do Ministrio Pblico/ Administrao) No Word 2007, o cabealho ou rodap pode conter, alm de nmero da pgina, a quantidade total de pginas do documento MS-Word, escolhendo o modelo Pgina X de Y inserido por meio da aba: a) Layout da pgina, do grupo Nmero de pgina e do boto Cabealho ou boto Rodap; b) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina; c) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap; d) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina; e) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. Comentrios No Word 2007, a opo desejada nesta questo pode ser obtida por meio da aba Inserir. Em seguida, deve-se clicar no boto Nmero da pgina, que se encontra no grupo Cabealho e Rodap, conforme ilustrado a seguir.

GABARITO: letra B.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

19/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

17. (FCC/2009/Oficial de Chancelaria/Adaptada) O Diretor de um certo rgo pblico incumbiu alguns funcionrios da seguinte tarefa: Item Tarefa 9 Em todos os textos editados devero ser controladas as linhas rfs/vivas (ref. Microsoft Word 2000).

Esta tarefa cumprida mediante a habilitao, no editor de texto, da opo correspondente (Controle de linhas rfs/vivas) na guia: a) Quebras de linha e de pgina do menu Formatar, opo Pargrafo; b) Recuos e espaamento do menu Formatar, opo Colunas; c) Recuos e espaamento do menu Formatar, opo Pargrafo; d) Quebras de linha e de pgina do menu Formatar, opo Capitular; e) Quebras de coluna do menu Formatar, opo Pargrafo. Comentrios O Controle de linhas rfs/vivas evita que uma linha de um pargrafo fique sozinha, destacada do restante do pargrafo, no incio ou no final de uma pgina. No Word 2000, esse controle pode ser habilitado na guia Quebras de linha e de pgina do menu Formatar, opo Pargrafo, ilustrada a seguir:

Menu Formatar -> Pargrafos, guia Quebras de linha e de pgina No Word 2007, a opo desejada nesta questo pode ser obtida por meio da aba Incio. No grupo Pargrafo, clique no cone para abrir a janela de opes de pargrafo (antiga Formatar ->Pargrafo). Na janela que ser exibida, pode-se habilitar a opo Controle de linhas rfs/vivas. GABARITO: letra A. 18. (FCC/2009/Oficial de Chancelaria/Adaptada) O Diretor de certo rgo pblico incumbiu alguns funcionrios da seguinte tarefa:
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 20/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Item Tarefa 10 Quando uma tabela criada no editor de texto contiver valores em colunas que devam ser totalizados, utilizar a instruo de soma apropriada para isso e cuidar para que, quando um novo valor ou uma modificao for inserida em uma coluna, seu total seja corrigido (ref. Microsoft Word 2000).

A instruo apropriada, que deve ser obtida no menu Tabela, e a correo do valor, que deve ser feita mediante o pressionamento do boto direito do mouse na clula contendo o total, so, respectivamente: a) Soma e Conferir; b) Frmula e Atualizar campo; c) Frmula somar e Modificar campo de valor; d) Frmula e Modificar; e) Soma e Atualizar valor. Comentrios O menu Tabela do Word 2000 bastante cobrado em questes de concurso, e a razo para isso simples: ele possui algumas opes que normalmente associaramos a outros menus do programa. Para comear, uma das opes do menu Tabela a opo Inserir. Certamente, voc j adivinhou com qual menu os examinadores tentam nos confundir. O segredo verificar que todas as opes em Tabela -> Inserir referemse, obviamente, a operaes com tabelas (tabela, linhas, colunas e clulas). O mesmo raciocnio vale para as opes Excluir e Selecionar. As tabelas do Word podem trabalhar determinadas frmulas, como o Excel. Para isso, posicione o ponto de insero na clula em que se deseja inserir uma frmula e escolha no menu Tabela o comando Frmula, conforme mostrado a seguir.

Na caixa de dilogo Frmula indique o tipo de funo (clculo) que se deseja que o Word execute; nos parnteses que precedem a frmula

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

21/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 selecione quais as clulas que sero objeto de clculo; por fim, indique o formato de nmero desejado e clique em OK. No Word 2007, aps criar uma tabela, posicione o cursor sobre uma das suas clulas. Em seguida, observe que ir aparecer a guia Layout, que nos traz comandos referentes estrutura da tabela, como opes para excluir linhas e/ou colunas, mesclar clulas, distribuir colunas ou linhas, classificar (ordem crescente ou decrescente), converter tabela em texto, aplicar frmulas, etc. Na caixa de dilogo Frmula, os comandos so similares ao Word 2000. Diferentemente do Excel, as frmulas do Word s calculam nmeros j digitados; se os nmeros forem alterados ou digitados a posteriori, o valor calculado pela frmula no ser alterado. Para a correo do valor, pressione o boto direito do mouse na clula que contm a frmula e selecione a opo Atualizar campo. GABARITO: letra B. 19. (FCC/2006/TRE-AP/Analista) No MS-Word, as teclas de atalho do teclado CTRL + P quando utilizadas abrem uma janela para: a) imprimir o documento; b) colar no documento um texto copiado; c) abrir uma nova pasta e salvar o documento; d) copiar o contedo da tela na rea de transferncia; e) imprimir a imagem da tela. Comentrios Item A. A tecla de atalho CTRL + P, quando executada no Word, abrir a janela Imprimir, pela qual possvel definir vrios parmetros para a impresso do arquivo ou de parte dele (trechos selecionados, pginas ou intervalos). Item certo. Item B. Para colar, a combinao de teclas adequada CTRL + V. Item errado. Item C. O termo abrir, destacado neste item, possui o sentido de criar. Pode-se criar uma nova pasta por meio do comando Salvar como, do Word. Para ativar a janela correspondente a este comando, usa-se a tecla F12. Item errado. Item D. Essa ao pode ser executada pressionando-se a tecla Print Screen. Item errado. Item E. No existe tecla de atalho para essa ao. Item errado. GABARITO: letra A.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

22/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 20. (FCC/2006/TRE-AP/Analista) Para que um documento Word tenha um cabealho diferente na primeira pgina, em relao s demais pginas, deve-se assinalar a caixa de seleo correspondente na: a) opo Cabealho e rodap, no menu Exibir; b) aba Margens, em Configurar pgina, no menu Arquivo; c) aba Editar, em Opes no menu Ferramentas; d) aba Layout, em Configurar pgina, no menu Arquivo; e) opo Cabealho e rodap, no menu Formatar. Comentrios Essa questo j caiu vrias vezes, portanto deve ser decorada! Item A. A opo Cabealho e rodap, no menu Exibir, no contm nenhuma caixa de seleo que permita ao usurio definir um cabealho na primeira pgina diferente das demais. Item errado. Item B. A aba Margens, em Configurar pgina, no menu Arquivo, apresenta opes para definio das margens esquerda, direita, superior, inferior, etc. No contm, portanto, nenhuma caixa de seleo para cabealho e rodap. Item errado. Item C. Na aba Editar, acessada em Opes, no menu Ferramentas, encontram-se opes para configurar a edio de documentos, no havendo nenhuma caixa de seleo para Cabealho e rodap. Item errado. Item D. Para que um documento Word tenha um cabealho diferente na primeira pgina, acesse o menu Arquivo -> Configurar pgina. Em seguida, na aba Layout assinale a caixa de seleo intitulada Diferente na primeira pgina. Item certo. No Word 2007, siga os seguintes passos: na guia Layout da Pgina, clique no cone que ir iniciar a caixa de dilogo Configurar Pgina. Em seguida, na aba Layout, marque a caixa de seleo Diferente na primeira pgina em Cabealhos e rodaps. Os cabealhos e rodaps so removidos da primeira pgina do documento. Item E. No h opo Cabealho e rodap no menu Formatar. Tal opo encontra-se no menu Exibir. Item errado. GABARITO: letra D. 21. (FCC/2006/TRE-AP/Tcnico) O tipo, o tamanho, o estilo e os efeitos aplicveis nas fontes dos caracteres utilizados nos documentos Word podem ser modificados por meio do menu: a) Editar; b) Configurar;
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 23/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 c) Modificar; d) Formatar; e) Ferramentas. Comentrios No Word 2003, utilizamos o menu Formatar -> Fonte para que seja exibida a caixa de formatao de fonte, com opes de tipo de fonte, tamanho, estilo, etc. No Word 2007, acesse a guia Incio, e clique no cone do grupo Fonte, para abrir a caixa de dilogo Fonte. Os comandos contidos no grupo Fonte tambm dizem respeito s operaes que podem ser realizadas com as fontes, como aplicao de efeitos de negrito, itlico etc.

GABARITO: letra D. 22. (FCC/2005/Assistente de Defesa/MA) Analise as seguintes operaes de insero de: I. objeto planilha do MS-Excel; II. figura; III. hyperlink. No MS-Word 2000, possvel realizar: a) as operaes I e II, apenas; b) a operao II, apenas; c) as operaes II e III, apenas; d) a operao III, apenas; e) as operaes I, II e III. Comentrios Todas as trs opes esto disponveis no menu Inserir do Word 2000 (opes: Inserir -> Objeto; Inserir -> Figura e Inserir -> Hyperlink). A insero de objetos admite a seleo de uma grande variedade de arquivos, tais como: vdeos, sons, planilhas, apresentaes, etc. No Word 2007, utilizamos a guia Inserir, grupo Ilustraes, boto , para inserir uma imagem de um arquivo. O hiperlink pode ser obtido por
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 24/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 meio da guia Inserir, grupo Links, boto GABARITO: letra E. 23. (FCC/2005/TRT-AM/Analista de Redes/Adaptada) NO uma opo, normalmente, presente no menu Exibir do MS-Word 2003: a) Normal; b) Layout da Web; c) Layout de impresso; d) Visualizao da impresso; e) Estrutura de tpicos. Comentrios A visualizao da impresso nos d uma viso de como o texto ser impresso; uma opo que est presente no menu Arquivo do Word (Arquivo -> Visualizar impresso). As alternativas A, B, C, e E esto ligadas aos modos de visualizao do documento na rea de trabalho do Word, que podem ser acessados pelo menu Exibir. GABARITO: letra D. 24. (FCC/2005/TRT-24 Regio/Tcnico) Para selecionar texto em um documento Word: I. Clique duas vezes em qualquer lugar de uma palavra para selecionla. II. Clique em qualquer lugar dentro de uma frase, pressionando simultaneamente CTRL, para selecion-la. III. Clique duas vezes em qualquer lugar de um pargrafo para selecion-lo. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e II; b) I e III; c) I; d) II; e) II e III. Comentrios Item I. Dois cliques sobre a palavra iro selecion-la. Item certo. Item II. Um clique em qualquer lugar dentro de uma frase, pressionando simultaneamente CTRL, ir selecion-la. Item certo.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 25/53

. O objeto planilha do .

Excel pode ser obtido pela guia Inserir, grupo Texto, boto

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Item III. necessrio clicar trs vezes rapidamente para selecionar o pargrafo. Item errado. Como os itens I e II esto corretos, a resposta a essa questo encontra-se na alternativa A. GABARITO: letra A. 25. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio/Adaptada) Com o recurso de formatao de caracteres do MS-Word, pode-se alterar tipo e tamanho da fonte e: [Aplicar relevo ao texto]. Comentrios O Word 2003 permite que se apliquem alguns efeitos ao texto normal pelo menu Formatar -> Fonte, entre os quais est o e effe eiit to oR Re elle ev vo o, ou no Word 2007, acesse a guia Incio, e clique no cone do grupo Fonte, para abrir a caixa de dilogo Fonte que pode ser utilizada para realizar a configurao desejada.

GABARITO: item correto. 26. (Quadrix/2010/Detran-DF/Assistente de Trnsito) relao ao MS-Word 2007, assinale a alternativa errada. Com

(A) A margem de medianiz utilizada para adicionar um espao extra margem lateral ou superior de um documento para posterior encadernao. (B) Para se inserir uma quebra de pgina em qualquer ponto do documento, clica-se na guia inserir, e no grupo Quebras clique em quebra de pgina. (C) Por padro de instalao, para selecionar um documento inteiro, pode-se acionar CTRL+T. (D) Os cabealhos e rodaps de um documento podem ser diferentes nas pginas pares e impares. Isso pode ser configurado na aba Layout, do dilogo Configurar Pgina. (E) Para inserir numerao de pginas no documento, basicamente
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 26/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 deve-se clicar na guia inserir e, no grupo Cabealho e Rodap, clicar em Nmero de Pgina. Em seguida, selecionar onde deseja inserir a numerao e o design a ser adotado. Comentrios A nica incorreta a letra B, pois no existe o grupo Quebras na guia Inserir (verses mais recentes do Word). Existe, sim, a opo Quebra de Pgina no grupo Pginas da guia Inserir. Veja abaixo.

Analisando os demais itens, temos que em a encontramos uma definio para a medianiz. Veja a opo na janela de formatao de pgina.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

27/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Em c encontramos uma das mais divulgadas e cobradas combinaes de teclas no Word (Ctrl+T). Alm desta, citamos como importantes: Crtl+C (copiar), Ctrl+V (colar), Ctrl+X (recortar), Ctrl+P (imprimir), Ctrl+B (salvar). Estas, sem dvidas, so muito utilizada e cobradas em provas. Observe a janela citada na letra d. Ela, de fato, contm itens que permitem a configurao dos cabealhos e rodaps. Destacamos a opes citadas na questo.

Finalmente, em e, basta observar a figura a seguir. Seguindo os passos citados na questo, encontramos:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

28/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

GABARITO: letra B.

27. (Quadrix/2004/CFMV/Advogado) Na figura abaixo, vemos uma janela do MS-Windows 2000, onde uma planilha do MS-Excel 2000 e um documento do MS-Word 2000 esto abertos. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

29/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

(I) Na planilha do MS-Excel, o usurio optou por manter os rtulos das colunas visveis enquanto rolava verticalmente, o que justifica o salto da linha 9 para a linha 284. Para congelar o painel superior o usurio clicou na clula abaixo do lugar onde desejava que aparecesse a diviso e, no menu Janela, e clicou em Congelar Painis. (II) No documento do MS-Word 2000 que est aberto, podemos notar que o texto est colunado. Para inserir uma segunda coluna no texto, o usurio clicou no menu Inserir, e em seguida na opo Colunas. (III) O MS-Word 2000 pode gravar o documento que est sendo editado de forma que o mesmo possa ser colocado na Web e visualizado por um navegador qualquer, tal como o Internet Explorer. Para isso o usurio poder clicar na opo Salvar Como do menu Arquivo, e no dilogo que se abre, escolher a opo Formato Rich Text no item Salvar como tipo:. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente (I) est correta. b) Somente (II) est correta.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 30/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 c) Somente (III) est correta. d) Todas esto corretas. Comentrios I) A primeira afirmao verdadeira. No MS-Excel possvel congelar partes da planilha de clculo de forma a manter a visualizao da parte congelada, ainda que a planilha seja rolada. um recurso importante para quem precisa acompanhar o cabealho das colunas constantemente. A opo para criar o efeito de congelamento est corretamente elencada na opo, considerando-se as verses anteriores do Excel. Nas verses mais recentes, a opo para congelar painis est na guia exibio.

II) Aqui encontramos uma afirmao FALSA. Podemos perceber, sim, que o texto est em colunas. Observe a rgua! Ela mostra que existe uma diviso do texto em forma de colunas. Mas a localizao do comando para criar coluna no est correta. A opo correta est no menu Formatar (opo Colunas...) ou ainda utilizando o cone atalho da barra de ferramentas padro , considerando a verso 2000/2003 do Word. Nas verses mais recentes, existe a guia Layout de Pgina, onde encontramos o cone para acessar a formatao em colunas.

III) Outro item FALSO. O formato padro utilizado na Web, que pode ser visto em um navegador Web como o Internet Explorer o HTML. Logo, deve-se salvar o arquivo neste formato escolhendo o formato .htm ou
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 31/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 .html. Gabarito: letra A.

28. (Quadrix/2004/CFMV/Advogado) Ainda com relao figura da questo anterior, analise cuidadosamente as afirmaes abaixo: (I) No texto do MS-Word, algumas palavras aparecem grifadas em vermelho. Isto indica que o MS-Word encontrou um erro referente a regras gramaticais, que podem ser corrigidos atravs do corretor gramatical, acionado atravs da tecla F1. (II) para colocar a figura que aparece na planilha dentro do texto do MS-Word, o usurio poder clicar com o boto direito do mouse na figura, clicar na opo Copiar no menu que se abre, clicar no local do texto que deseja inserir a imagem e clicar no menu Editar e na opo Colar. (III) No arquivo aberto no MS-Excel, se o usurio desejar inserir uma nova planilha, alm da nomeada como Relatrio, dever acionar os menus Arquivo->Novo e selecionar Pasta de trabalho no dilogo que se abre. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente (I) est correta. b) Somente (II) est correta. c) Somente (III) est correta. d) Todas esto erradas. Comentrios (I) No possvel verificar a cor, claro. Mas sabemos que o grifo vermelho possvel na figura so as linhas onduladas que aparecem abaixo de algumas palavras. De fato, isto indica que o Word encontrou erros gramaticais, mas a ferramenta de correo pode ser acionada via tecla F7 e no F1 (ajuda). Item errado. (II) Item correto. O copiar e colar pode ser utilizado para copiar uma
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 32/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 imagem de um aplicativo para outro, conforme ilustrado na questo. (III) Houve uma confuso entre os termos planilha e pasta de trabalho. A forma descrita na questo cria uma nova pasta de trabalho com trs planilhas em branco. Para incluir uma nova planilha, deve-se clicar na opo planilha do menu inserir nas verses at a 2003 do Excel. Nas verses mais recentes, use a opo planilha, presente no grupo clulas da guia Pgina Inicial (Excel 2010) ou Incio (Excel 2007). Gabarito: letra B.

29. (Quadrix/2010/CREMEC/Assistente Admnistrativo) Considere seus conhecimentos sobre o pacote de aplicativos MS Office 2007 e assinale a alternativa errada. a) As apresentaes do PowerPoint, documentos do Word e planilhas do Excel podem ser salvas como pginas da web, para posteriormente serem disponibilizadas na internet. b) Foi adotado um novo formato padro de arquivos, que so gravados com novas extenses (docx, xlsx etc) c) Mantm a possibilidade de gravar os arquivos nos formatos das verses anteriores (doc, xls etc). d) Os programas possuem uma Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, pr-configurada e que no pode ser modificada/personalizada. e) Os comandos esto organizados em uma nova interface, que os organiza em guias e grupos. Comentrios A nica errada a letra D, pois os programas possuem Barra de Ferramentas de Acesso Rpido que realmente vem pr-configurada, mas que PODE ser modificada ou personalizada!

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

33/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

Gabarito: letra D

30. (Quadrix/2010/CREMEC/Assistente Admnistrativo) Considerando o MS-Word 2007, em sua configurao padro de instalao, assinale a alternativa correta. a) A combinao de teclado CTRL+Y tem a mesma finalidade que o boto da barra de ferramentas de acesso rpido.

b) A combinao de teclado CTRL+A tem a mesma finalidade que o boto da barra de ferramentas de acesso rpido.

c) A combinao de teclado CTRL+F mostra a caixa de dilogo Fonte. d) A combinao de teclado CTRL+P mostra a caixa de dilogo Pargrafo. e) A combinao de teclado CTRL+M tem a mesma finalidade que o boto Comentrios do grupo Fonte da guia Incio.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

34/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Para resolver esta questo, devemos recorrer memorizao das teclas de atalho. Considerando que o enunciado citou a verso 2007, o boto mostrado na letra a o desfazer (Ctrl + Z). O Ctrl+Y, para a verso 2007, aciona o comando Repetir ou Refazer. Na letra B encontramos a opo verdadeira, enquanto na letra c (Ctrl+F) no encontramos a definio deste atalho nos manuais do Word. Para abrir a caixa de dilogo Fonte, usamos Ctrl+Shift+F. Finalmente, o Ctrl+M aciona o recuo esquerda para o pargrafo selecionado. Cabe, agora, ressalvar o Ctrl+Y. Enquanto na verso 2007 ele aciona o Repetir ou Refazer (e funciona corretamente em testes), na verso 2010 encontramos esta definio nos manuais da Microsoft, mas no conseguimos reproduzir o efeito em laboratrio. A dica (hint) do word para o boto do Refazer (ou repetir) indica que a tecla para esta ao o Ctrl+R. Em testes, encontramos a combinao Ctrl+R funcionando corretamente para a funcionalidade Refazer e Repetir. Fica o alerta! Alguns atalhos em destaque. Para fazer isso Formata as letras com negrito. Formata as letras com itlico. Formata as sublinhado. letras com Pressione CTRL+B CTRL+I CTRL+S

Diminui o tamanho da fonte em um valor.

CTRL+SHIFT+<

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

35/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 Aumenta o tamanho da fonte em um valor. Diminui o tamanho da fonte em 1 ponto. Aumenta o tamanho da fonte em 1 ponto. Remove a formatao pargrafo ou do caractere. Copia o texto selecionado. Recorta o selecionado. texto ou do CTRL+SHIFT+>

CTRL+[

CTRL+]

CTRL+BARRA DE ESPAOS

objeto

CTRL+C

ou

objeto

CTRL+X

Cola um texto ou objeto. Colar especial Colar somente formatao Gabarito: letra B.

CTRL+V CTRL+ALT+V CTRL+SHIFT+V

31. (Quadrix/CFMV/2004/Assistente de Suporte Administrativo) Na figura abaixo vemos os programas MS-Word 2003 e MS-Excel 2003 sendo executados no ambiente Windows XP. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

36/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

(I) A tabela apresentada na planilha do MS-Excel pode ser copiada para o documento do MS-Word. Para isso basta selecion-la, pressionar Ctrl+C e em seguida col-la no documento do MS-Word. (II) Para se atribuir cores s clulas da planilha do MS-Excel, deve-se utilizar Formatar->Clulas e no dilogo que se abre, escolher a cor desejada na aba Padres. (III) Uma forma de se publicar a planilha do MS-Excel na internet gravando-a em formato HTML. Uma forma de se fazer isso escolhendo a opo Pgina da web no campo Salvar como tipo do dilogo Salvar como. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente I falsa. b) Somente II falsa. c) Somente III falsa.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 37/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 d) Nenhuma falsa. Comentrios (I) Item correto. A combinao Ctrl+C e Ctrl+V (ou os comandos correspondentes copiar e colar) funcionam para cpias de objetos de um programa para outro do Pacote Office. Podem funcionar para outros aplicativos, desde que estes aceitem a combinao citada. A maioria dos sistemas, diga-se, aceita. (II) Item correto. Observe que a verso do excel a 2003. No excel 2010, pode-se utilizar a opo Formatar Clulas do grupo Clulas, guia Pgina Inicial. A janela que ser aberta est na figura abaixo. A opo Preenchimento corresponde citada neste item para escolher a cor do fundo.

(III) Item Errado. O item est errado, pois existe uma opo especial para isto no menu arquivo: Salvar como pgina da web. Salvar um arquivo em formato aceito pela Web no a mesma coisa que publicar o documento. Alm de salvar em formato apropriado, deve-se enviar o arquivo para o servidor que ir armazenar a pgina. Gabarito: letra D

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

38/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 32. (Quadrix 2010 Assistente de Trnsito) Com relao ao MSWord 2007, assinale a alternativa errada. (A) A margem de medianiz utilizada para adicionar um espao extra margem lateral ou superior de um documento para posterior encadernao. (B) Para se inserir uma quebra de pgina em qualquer ponto do documento, clica-se na guia inserir, e no grupo Quebras clique em quebra de pgina. (C) Por padro de instalao, para selecionar um documento inteiro, pode-se acionar CTRL+T. (D) Os cabealhos e rodaps de um documento podem ser diferentes nas pginas pares e impares. Isso pode ser configurado na aba Layout, do dilogo Configurar Pgina. (E) Para inserir numerao de pginas no documento, basicamente deve-se clicar na guia inserir e, no grupo Cabealho e Rodap, clicar em Nmero de Pgina. Em seguida, selecionar onde deseja inserir a numerao e o design a ser adotado. Comentrios A nica incorreta a letra B, pois no existe o grupo Quebras na guia Inserir (verses mais recentes do Word). Existe, sim, a opo Quebra de Pgina no grupo Pginas da guia Inserir. Veja abaixo.

GABARITO: letra B.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

39/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 2. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA 1. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/Enfermagem) O espaamento entre as linhas de um pargrafo do MS Word, aumentado em 100% a partir do espaamento simples, definido apenas pela opo a) Exatamente = 2 ou Duplo. b) Mltiplos = 2 ou Duplo. c) Mltiplos = 2 ou Exatamente = 2. d) Pelo menos = 2 ou Duplo. e) Duplo. 2. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Para repetir uma linha de cabealho de uma tabela no incio de cada pgina do MS Word, deve-se, na janela "Propriedades da tabela", assinalar a referida opo na guia a) Tabela. b) Pgina. c) Linha. d) Cabealho. e) Dividir tabela. 3. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Em um documento com sees possvel inserir, alterar e remover diferentes cabealhos e rodaps para cada seo. 4. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Em um documento possvel inserir um cabealho ou rodap para pginas mpares e um cabealho ou rodap diferente para pginas pares. 5. (FCC/2010/AL-SP/Agente Tcnico Legislativo Especializado/ Enfermagem) Os cabealhos e rodaps podem ser removidos da primeira pgina de um documento. 6. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A./Assistente AdministrativoAdaptada) Para responder s questes de nmeros XX a YY, considere algumas regras de utilizao de computadores. (...) I. Por questes de padronizao e de compatibilidade com o parque de impressoras
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 40/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 instaladas, todos os documentos produzidos pelo Microsoft Word devero ser configurados para utilizar o tamanho de papel A4. No Word (Microsoft Office 2003), o tamanho de papel citado no item I, pode ser configurado por meio do menu a) Inserir. b) Editar. c) Arquivo. d) Formatar. e) Exibir. 7. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A./Analista de Sistemas) No Microsoft Office, quando se copia uma tabela do Excel para o Word, a) o processo de cpia no permite aplicar estilo ou formatao. b) este manter somente a cpia em texto. c) este manter somente a cpia original. d) possvel somente fazer a correspondncia com o estilo da tabela de origem. e) possvel manter a formatao original e o link para o Excel. 8. (FCC/2010/Sergipe Gs S.A. Contador) Na elaborao de textos, planilhas, slides etc, dever ser utilizado o Microsoft Office, nica suite de automao de escritrio instalada nos computadores da rede. No contexto do item V existe o recurso de criao de macros para automatizar tarefas comuns em programas do Microsoft Office e, tambm, a possibilidade de se ajustar o nvel de segurana dessas macros, pois, os hackers podem se utilizar dessa mesma convenincia para criar vrus de macro e comprometer o funcionamento do computador. No Microsoft Office, as macros podem ser criadas a) no Word e Excel, somente. b) no Word, Excel e Access, somente. c) em qualquer programa. d) em todos os programas, exceto no Power Point. e) no Excel e Access, somente. 9. (FCC/2010/TRE-AL/Analista Judicirio/rea Administrativa) Para que uma imagem seja inserida em um documento Word 2003 de forma que o texto fique disposto ao redor, por todos os lados da imagem, esta dever ter o seu layout formatado com a opo:
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 41/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 a) Alinhado, apenas; b) Atrs ou Na frente; c) Atrs ou Quadrado; d) Alinhado ou Comprimido; e) Quadrado ou Comprimido. 10. (FCC/2010/TRE-AM/Analista Judicirio/rea Administrativa) Para inserir um cabealho em um documento inteiro do Word a partir da segunda pgina, pode-se I. definir a pgina 1 como Seo 1, sem cabealho, e as demais pginas como Seo 2, com cabealho. II. selecionar "Diferente na primeira pgina" em "Cabealhos e rodaps" na guia Layout de Configurar Pgina e deixar a pgina 1 sem cabealho e as demais pginas com cabealho. III. posicionar o cursor na pgina 2 e inserir o cabealho na pgina 2, que o Word expandir automaticamente somente para as demais pginas seguintes da seo. Est correto o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 11. (FCC/2010/TRE-AM/Tcnico Judicirio rea Administrativa) Dada uma tabela, inserida no Word, composta de 5 colunas e 5 linhas. Para que a primeira linha desta tabela seja uma nica clula, que conter o ttulo da tabela, deve-se a) posicionar o cursor na primeira linha e inserir uma nova linha acima. b) selecionar a primeira clula da tabela e dividir a clula em 1 coluna e 1 linha. c) posicionar o cursor na segunda linha e dividir a tabela. d) selecionar as clulas da primeira linha e mesclar clulas. e) posicionar o cursor na primeira clula e expandir clula em linha. 12. (FCC/2010/TRE-AL/Tcnico Judicirio/rea Administrativa) Dentro de um documento Word 2003, a formatao de um pargrafo, a partir da margem esquerda, que provoca o recuo para a direita de
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 42/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 todas as linhas do pargrafo, exceto a primeira, exige a especificao da medida do recuo depois de clicar em: a) Deslocamento do recuo direito; b) Primeira linha do recuo especial; c) Primeira linha do recuo esquerdo; d) Deslocamento do recuo esquerdo; e) Deslocamento do recuo especial. 13. (FCC/2009/TJ-PI/Analista Judicirio/Adaptada) Instruo: Para responder questo seguinte, considere os dados abaixo. Item Tarefa IX Alterar a pasta onde o editor de textos MS-Word grava seus modelos (extenses .dot), sendo que a partir dessa alterao os modelos sero gravados nessa e obtidos dessa nova pasta.

A alterao solicitada em IX feita: a) na guia Arquivos, aps acessar o item Opes do menu Ferramentas; b) no menu Arquivo, opes Configurar pgina; c) na guia Arquivos, acessando o item Formatar do menu Editar; d) no menu Formatar, aps acessar a guia Arquivos; e) no menu Inserir, aps acessar a guia Arquivo, na opo Configurar. 14. (FCC/2009/MPE-SE/Analista do Ministrio Pblico Especialidade Direito) O cabealho ou rodap pode conter, alm de nmero da pgina, a quantidade total de pginas do documento MS Word, escolhendo o modelo Pgina X de Y inserido por meio da aba a) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. b) Layout da pgina, do grupo Nmero de pgina e do boto Cabealho ou boto Rodap. c) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina. d) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. e) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

43/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 15. (FCC/2009/SEFAZ-SP/Agente Fiscal de Rendas - Prova 1) No MS-Word, ao marcar uma parte desejada de um texto e a) optar pela cpia, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e pargrafo, somente. b) optar pelo recorte, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e pargrafo, somente. c) optar pelo recorte, o objetivo fazer a cpia do contedo do texto e/ou marcadores, somente. d) pressionar o cone Pincel, o objetivo fazer a cpia de formatos de caractere e/ou pargrafo, somente. e) pressionar o cone Pincel, o objetivo fazer a cpia do contedo de texto do pargrafo e/ou marcadores, somente. 16. (FCC/2009/Analista do Ministrio Pblico/ Administrao) No Word 2007, o cabealho ou rodap pode conter, alm de nmero da pgina, a quantidade total de pginas do documento MS-Word, escolhendo o modelo Pgina X de Y inserido por meio da aba: a) Layout da pgina, do grupo Nmero de pgina e do boto Cabealho ou boto Rodap; b) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina; c) Inserir, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap; d) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Nmero da pgina; e) Layout da pgina, do grupo Cabealho e rodap e do boto Cabealho ou boto Rodap. 17. (FCC/2009/Oficial de Chancelaria/Adaptada) O Diretor de um certo rgo pblico incumbiu alguns funcionrios da seguinte tarefa: Item Tarefa 9 Em todos os textos editados devero ser controladas as linhas rfs/vivas (ref. Microsoft Word 2000).

Esta tarefa cumprida mediante a habilitao, no editor de texto, da opo correspondente (Controle de linhas rfs/vivas) na guia: a) Quebras de linha e de pgina do menu Formatar, opo Pargrafo; b) Recuos e espaamento do menu Formatar, opo Colunas; c) Recuos e espaamento do menu Formatar, opo Pargrafo; d) Quebras de linha e de pgina do menu Formatar, opo Capitular; e) Quebras de coluna do menu Formatar, opo Pargrafo.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 44/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

18. (FCC/2009/Oficial de Chancelaria/Adaptada) O Diretor de certo rgo pblico incumbiu alguns funcionrios da seguinte tarefa: Item Tarefa 10 Quando uma tabela criada no editor de texto contiver valores em colunas que devam ser totalizados, utilizar a instruo de soma apropriada para isso e cuidar para que, quando um novo valor ou uma modificao for inserida em uma coluna, seu total seja corrigido (ref. Microsoft Word 2000).

A instruo apropriada, que deve ser obtida no menu Tabela, e a correo do valor, que deve ser feita mediante o pressionamento do boto direito do mouse na clula contendo o total, so, respectivamente: a) Soma e Conferir; b) Frmula e Atualizar campo; c) Frmula somar e Modificar campo de valor; d) Frmula e Modificar; e) Soma e Atualizar valor. 19. (FCC/2006/TRE-AP/Analista) No MS-Word, as teclas de atalho do teclado CTRL + P quando utilizadas abrem uma janela para: a) imprimir o documento; b) colar no documento um texto copiado; c) abrir uma nova pasta e salvar o documento; d) copiar o contedo da tela na rea de transferncia; e) imprimir a imagem da tela. 20. (FCC/2006/TRE-AP/Analista) Para que um documento Word tenha um cabealho diferente na primeira pgina, em relao s demais pginas, deve-se assinalar a caixa de seleo correspondente na: a) opo Cabealho e rodap, no menu Exibir; b) aba Margens, em Configurar pgina, no menu Arquivo; c) aba Editar, em Opes no menu Ferramentas; d) aba Layout, em Configurar pgina, no menu Arquivo; e) opo Cabealho e rodap, no menu Formatar.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

45/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 21. (FCC/2006/TRE-AP/Tcnico) O tipo, o tamanho, o estilo e os efeitos aplicveis nas fontes dos caracteres utilizados nos documentos Word podem ser modificados por meio do menu: a) Editar; b) Configurar; c) Modificar; d) Formatar; e) Ferramentas. 22. (FCC/2005/Assistente de Defesa/MA) Analise as seguintes operaes de insero de: I. objeto planilha do MS-Excel; II. figura; III. hyperlink. No MS-Word 2000, possvel realizar: a) as operaes I e II, apenas; b) a operao II, apenas; c) as operaes II e III, apenas; d) a operao III, apenas; e) as operaes I, II e III. 23. (FCC/2005/TRT-AM/Analista de Redes/Adaptada) NO uma opo, normalmente, presente no menu Exibir do MS-Word 2003: a) Normal; b) Layout da Web; c) Layout de impresso; d) Visualizao da impresso; e) Estrutura de tpicos. 24. (FCC/2005/TRT-24 Regio/Tcnico) Para selecionar texto em um documento Word: I. Clique duas vezes em qualquer lugar de uma palavra para selecionla. II. Clique em qualquer lugar dentro de uma frase, pressionando simultaneamente CTRL, para selecion-la.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

46/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 III. Clique duas vezes em qualquer lugar de um pargrafo para selecion-lo. Est correto o que se afirma APENAS em: a) I e II; b) I e III; c) I; d) II; e) II e III. 25. (FCC/2004/TRE-PE/Tcnico Judicirio/Adaptada) Com o recurso de formatao de caracteres do MS-Word, pode-se alterar tipo e tamanho da fonte e: [Aplicar relevo ao texto]. 26. (Quadrix/2010/Detran-DF/Assistente de Trnsito) relao ao MS-Word 2007, assinale a alternativa errada. Com

(A) A margem de medianiz utilizada para adicionar um espao extra margem lateral ou superior de um documento para posterior encadernao. (B) Para se inserir uma quebra de pgina em qualquer ponto do documento, clica-se na guia inserir, e no grupo Quebras clique em quebra de pgina. (C) Por padro de instalao, para selecionar um documento inteiro, pode-se acionar CTRL+T. (D) Os cabealhos e rodaps de um documento podem ser diferentes nas pginas pares e impares. Isso pode ser configurado na aba Layout, do dilogo Configurar Pgina. (E) Para inserir numerao de pginas no documento, basicamente deve-se clicar na guia inserir e, no grupo Cabealho e Rodap, clicar em Nmero de Pgina. Em seguida, selecionar onde deseja inserir a numerao e o design a ser adotado.

27. (Quadrix/2004/CFMV/Advogado) Na figura abaixo, vemos uma janela do MS-Windows 2000, onde uma planilha do MS-Excel 2000 e um documento do MS-Word 2000 esto abertos. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

47/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

(I) Na planilha do MS-Excel, o usurio optou por manter os rtulos das colunas visveis enquanto rolava verticalmente, o que justifica o salto da linha 9 para a linha 284. Para congelar o painel superior o usurio clicou na clula abaixo do lugar onde desejava que aparecesse a diviso e, no menu Janela, e clicou em Congelar Painis. (II) No documento do MS-Word 2000 que est aberto, podemos notar que o texto est colunado. Para inserir uma segunda coluna no texto, o usurio clicou no menu Inserir, e em seguida na opo Colunas. (III) O MS-Word 2000 pode gravar o documento que est sendo editado de forma que o mesmo possa ser colocado na Web e visualizado por um navegador qualquer, tal como o Internet Explorer. Para isso o usurio poder clicar na opo Salvar Como do menu Arquivo, e no dilogo que se abre, escolher a opo Formato Rich Text no item Salvar como tipo:. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente (I) est correta. b) Somente (II) est correta. c) Somente (III) est correta.
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 48/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 d) Todas esto corretas.

28. (Quadrix/2004/CFMV/Advogado) Ainda com relao figura da questo anterior, analise cuidadosamente as afirmaes abaixo: (I) No texto do MS-Word, algumas palavras aparecem grifadas em vermelho. Isto indica que o MS-Word encontrou um erro referente a regras gramaticais, que podem ser corrigidos atravs do corretor gramatical, acionado atravs da tecla F1. (II) para colocar a figura que aparece na planilha dentro do texto do MS-Word, o usurio poder clicar com o boto direito do mouse na figura, clicar na opo Copiar no menu que se abre, clicar no local do texto que deseja inserir a imagem e clicar no menu Editar e na opo Colar. (III) No arquivo aberto no MS-Excel, se o usurio desejar inserir uma nova planilha, alm da nomeada como Relatrio, dever acionar os menus Arquivo->Novo e selecionar Pasta de trabalho no dilogo que se abre. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente (I) est correta. b) Somente (II) est correta. c) Somente (III) est correta. d) Todas esto erradas.

29. (Quadrix/2010/CREMEC/Assistente Admnistrativo) Considere seus conhecimentos sobre o pacote de aplicativos MS Office 2007 e assinale a alternativa errada. a) As apresentaes do PowerPoint, documentos do Word e planilhas do Excel podem ser salvas como pginas da web, para posteriormente serem disponibilizadas na internet. b) Foi adotado um novo formato padro de arquivos, que so gravados com novas extenses (docx, xlsx etc) c) Mantm a possibilidade de gravar os arquivos nos formatos das
Prof. Alexandre Lnin www.estrategiaconcursos.com.br 49/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 verses anteriores (doc, xls etc). d) Os programas possuem uma Barra de Ferramentas de Acesso Rpido, pr-configurada e que no pode ser modificada/personalizada. e) Os comandos esto organizados em uma nova interface, que os organiza em guias e grupos.

30. (Quadrix/2010/CREMEC/Assistente Admnistrativo) Considerando o MS-Word 2007, em sua configurao padro de instalao, assinale a alternativa correta. a) A combinao de teclado CTRL+Y tem a mesma finalidade que o boto da barra de ferramentas de acesso rpido.

b) A combinao de teclado CTRL+A tem a mesma finalidade que o boto da barra de ferramentas de acesso rpido.

c) A combinao de teclado CTRL+F mostra a caixa de dilogo Fonte. d) A combinao de teclado CTRL+P mostra a caixa de dilogo Pargrafo. e) A combinao de teclado CTRL+M tem a mesma finalidade que o boto do grupo Fonte da guia Incio.

31. (Quadrix/CFMV/2004/Assistente de Suporte Administrativo) Na figura abaixo vemos os programas MS-Word 2003 e MS-Excel 2003 sendo executados no ambiente Windows XP. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

50/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

(I) A tabela apresentada na planilha do MS-Excel pode ser copiada para o documento do MS-Word. Para isso basta selecion-la, pressionar Ctrl+C e em seguida col-la no documento do MS-Word. (II) Para se atribuir cores s clulas da planilha do MS-Excel, deve-se utilizar Formatar->Clulas e no dilogo que se abre, escolher a cor desejada na aba Padres. (III) Uma forma de se publicar a planilha do MS-Excel na internet gravando-a em formato HTML. Uma forma de se fazer isso escolhendo a opo Pgina da web no campo Salvar como tipo do dilogo Salvar como. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente I falsa. b) Somente II falsa. c) Somente III falsa. d) Nenhuma falsa.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

51/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4

32. (Quadrix 2010 Assistente de Trnsito) Com relao ao MSWord 2007, assinale a alternativa errada. (A) A margem de medianiz utilizada para adicionar um espao extra margem lateral ou superior de um documento para posterior encadernao. (B) Para se inserir uma quebra de pgina em qualquer ponto do documento, clica-se na guia inserir, e no grupo Quebras clique em quebra de pgina. (C) Por padro de instalao, para selecionar um documento inteiro, pode-se acionar CTRL+T. (D) Os cabealhos e rodaps de um documento podem ser diferentes nas pginas pares e impares. Isso pode ser configurado na aba Layout, do dilogo Configurar Pgina. (E) Para inserir numerao de pginas no documento, basicamente deve-se clicar na guia inserir e, no grupo Cabealho e Rodap, clicar em Nmero de Pgina. Em seguida, selecionar onde deseja inserir a numerao e o design a ser adotado.

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

52/53

Noes de Informtica ICMS/SP Teoria e questes comentadas Prof. Alexandre Lnin Aula 4 3. GABARITOS

GABARITO 1 B 11 C 21 C 31 A 2 A 12 C 22 D 32 C 3 B 13 C 23 B 33 4 D 14 E 24 A 34 5 B 15 C 25 B 35 6 D 16 E 26 A 36 7 B 17 D 27 D 37 8 B 18 D 28 D 38 9 C 19 E 29 E 39 10 C 20 A 30 D 40

Prof. Alexandre Lnin

www.estrategiaconcursos.com.br

53/53

Вам также может понравиться