Вы находитесь на странице: 1из 4

Calibrao de mquinas de solda

A calibrao dos instrumentos de medio das mquinas de solda so importantes para o processo de certificao ISO 9000. As empresas cada vez mais buscam a certificao ISO 9000 para seus produtos e servios. O objetivo das normas ISO 9000 garantir que os clientes adquiram produtos e servios sob certas regras de controle e condies especificas e sempre por pessoas treinadas, isso uma garantia para qualquer comprador seja pequena empresa ou uma grande empresa multinacional minimize o risco de adquirir produtos com problemas. As Auditorias da ISO 9000 esto preocupadas com a documentao que as empresas geram, basicamente so procedimentos de trabalho. Cabe empresa seguir passo a passo, um dos itens a ser seguido na norma diz que todos os instrumentos de medio devem ser calibrados em um determinado espao de tempo, as mquinas de soldagem tem tais instrumentos e, portanto devem sofrer esse processo de calibrao, os principais so Corrente e Tenso e outros podem ser velocidade de alimentao de arame vazo de gs de proteo, velocidade avano da tocha, etc. Vamos comear colocando algumas premissas para ajudar a compreender o que estamos tentando realizar com a calibrao de um instrumento. Quatro temas sero abordados: 1. Calibrao vs Certificao 2. Qual a frequncia de calibrao necessria? 3. Carga resistiva 4. A calibrao do equipamento de origem

Calibrao vs Certificao
Calibrao o nome dado ao conjunto de operaes que estabelecem, sob condies especificadas, a relao entre os valores indicados por um instrumento calibrador e os valores apresentados por uma medida efetuada em equipamento. A operao de calibrao baseada na comparao entre o instrumento padro correspondente a grandeza fsica estabelecida por padres rastreveis, de modo determinar e verificar a sua exatido de acordo com a especificao do instrumento comparado. Resumidamente a calibrao de um instrumento verificao do que est sendo mostrado, e comparar se est dentro de tolerncias admissveis do instrumento medido. Certificar fornecer o Documento com o registro das medies e demais informaes mostrando que o medidor calibrado agora pode ser usado no dia a dia.

Frequncia de Calibrao
Recomenda-se que a frequncia de calibrao seja anual, no se esquea de que deve haver um sistema de manuteno preventiva, para que seu instrumento esteja em ordem nesse perodo. Lembre-se que para a ISO 9000, voc tem livre escolha para definir o intervalo para qualquer perodo de tempo que voc desejar e deve estar contido nos procedimentos quando elaborado a documentao da ISO 9000. Tambm tenha em mente que o intervalo de tempo que voc e declarar pode ser alterada, por exemplo, se voc julgar que os instrumentos instalados precisam de uma calibrao mais frequentemente, voc pode alterar o intervalo a cada seis meses.

Carga Resistiva
Carga resistiva da soldagem nada mais que o arco eltrico, que muitas vezes referida como carga dinmica, o que significa a carga oscila com o passar do tempo. Portanto, a calibrao durante a soldagem pode incorrer em muitos erros, dessa forma indicamos que se utilize uma resistncia constante, ou seja, uma carga esttica.

Calibrao do equipamento de origem


Para certificar o seu instrumento de medio voc necessita ter um o instrumento padro rastreado pelo sistema nacional de calibrao RBC, esse tem validade e um certificado prprio.

Recomendaes
Quando se trabalha com equipamentos de solda eltrica, siga todas as precaues de segurana contidas nos manuais tcnicos e ter apenas tcnicos especializados para calibrar o equipamento, pois a eletricidade pode causar srios danos a sade ou mesmo matar se no for manuseada adequadamente.

Certificado de Calibrao
O certificado deve conter as seguintes informaes mnimas: - Numero do Certificado; - Identificao do Instrumento/maquina de solda, marca e modelo capacidade; - Data de calibrao, data prevista para a prxima calibrao; - Identificao do Instrumento utilizado para a calibrao data de validade e certificado RBC; - Medies lidas e a comparao com instrumento variao em %; - Aprovar ou rejeitar o uso com as variaes mximas permitidas; - Local e Data; - Condies atmosfricas de temperatura e umidade relativa; - Identificao do tcnico /empresa responsvel.

Identificar as mquinas e os equipamentos calibrados


Aplicar uma etiqueta adesiva junto ao instrumento calibrado, o preenchimento com as informaes necessrias, mnimas so: - Identificao do Instrumento/maquina de solda; - Data de calibrao, data prevista para a prxima calibrao; - Identificao do tcnico /empresa responsvel; - Numero de certificado de calibrao.

Calibrar um Ampermetro
A variao normal admissvel da leitura do ampermetro de + ou 10% da leitura do medidor padro.

Fazer leituras em intervalos de 100 amperes de 100 amperes at a potncia mxima da corrente. Anotar os dados em uma Folha de Dados.

Calibrar com shunt


O SHUNT um amplificador de corrente, geralmente utiliza-se shunt de 600 milivolts. Cada amplificador ter na sada ser um sinal de milivolts para cada ampere de carga, ou seja, 100 ampres lido como 100 milivolts em seu voltmetro calibrado. Utiliza shuts ou tambm chamados derivadores de corrente coma preciso de 0,1%, e no se esquea de adquiri com um certificado de calibrao RBC.

Calibrar com alicate ampermetro


As leituras com um alicate ampermetro podem ser mais imprecisas, pois pode ser alterado a leitura mudando a posio do cabo de solda nas mandbulas do alicate no ampermetro e as leituras podem no ser repetveis. Recomenda-se o uso de um shunt de preciso. Se voc est usando o banco de carga POWWEMIG, o banco de carga j possui o instrumento de medio e pode ser usado como padro primrio para o ampermetro.

Calibrar um Voltmetro
As leituras de tenso devem ser tomadas no Bornes de sada da maquina de solda as leituras devem ser tomadas em circuito aberto. A variao normal admissvel da leitura do voltmetro de + ou 10% da leitura do medidor padro.

Fazer leituras em intervalos de 10 volts do mnimo at o mximo de tenso em circuito aberto. Gravar dados em uma folha de Dados de Calibrao.

Mquinas de solda sem Ampermetros/Voltmetros


As mquinas de solda mais antigos que no tem instrumentos nesse caso, no se recomenda calibrar as mquinas que no tm instrumentos, providencie a instalao de Voltmetros e Ampermetros.

Como Calibrar Instrumentos analgicos


Existem ainda muitos equipamentos antigos que no dispem de display digitais, nesse caso o erro ser bem maior, pois geralmente as escalas so repartidas em 10 ou 20 amperes e em volts geralmente de 5 em 5 volts, o que voc pode fazer aumentar a faixa de variao admissvel para 15%.

Como calcular a Variao de Medio


Para calcular o percentual de erro, siga este exemplo a partir dos dados de calibrao: 300-289,7 = 10,3 10.3: 300 = 0,034333 = 3,4%

Вам также может понравиться