Вы находитесь на странице: 1из 9

IGREJA DE CRISTO NO BRASIL MINISTRIO ICRV

ESCOLA DE LDERES
DISCIPLINA: BASES DE F FORMA DE GOVERNO PR. CARLOS IREMAR SANTOS BARROS

GOVERNO TEOCRTICO CONGREGACIONAL

PARNAMIRIM-2013

GOVERNO TEOCRTICO CONGREGACIONAL

DEFINIO: O governo que emana de Deus, sendo Cr s!o a "a#e$a so#erana de sua gre%a que & o seu "or'o, e de !odo 'r n" 'ado e 'o!es!ade, 'orque & !udo em !odos, 'ara que em !udo !en(a a 'reem n)n" a* Te+!o: ,Deus sujeitou a Cristo todas as coisas, e sobre todas as coisas o constituiu como cabea da Igreja. Pois a Igreja o corpo de Cristo; a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. -* .E/* 0*112134* In!rodu$5o: A forma bblica de go erno na Igreja a do go erno ,!eo"r6! "o2"ongrega" ona7-, tendo a Cristo como o !nico "en#or e Cabea de "eu Corpo, que a Igreja. $oda ati idade reali%ada nela de e ser e&ercida no nome de 'esus, pelos membros do Corpo que t(m o )sprito "anto, aos quais )le dotou de dons e ministrios. I 8 FOR9A: DE GOVERNO ECLE:I:TICO: *+, pelo menos, tr(s formas de go erno eclesi+stico, fruto de tradi,es, concep,es e interpreta,es, ao longo da #ist-ria da Igreja. / mon6rqu "o, o o7 g6rqu "o e o demo"r6! "o. Porm, entendemos #a er uma quarta forma poss el de go erno, fundamentada na Pala ra de Deus, denominado. ,!eo"r6! "o "ongrega" ona7-. Por ra%,es de tica crist0, n0o mencionaremos, a ttulo de e&emplifica0o, o nome de institui,es eclesi+sticas, nas quais essas formas de go erno podem ser encontradas. 10o tencionamos julgar se 2a3 ou 2b3 est+ certo, ou errado, mas, tentar descobrir, 4 lu% da Pala ra de Deus, o que ela nos ensina a respeito.
a) 9ONR;<ICO.

o governo de uma s pessoa que centrali%a toda a autoridade sobre uma determinada igreja, quer numa localidade, quer numa regi0o, pas ou mesmo no plano internacional. / grau de autoridade da liderana na Igreja confundido com o ttulo do ofcio ministerial recebido, ocorrendo uma forte #ierarquia clerical centrali%ada. De uma forma geral, quando se pensa nessa Igreja, a primeira imagem que se tem a de uma pessoa, ou do nome de seu lder maior. /s membros da igreja n0o e&ercem, li remente, dons e ministrios dados por, mas suas participa,es s0o ,mon !oradas-, e se tornam, muitas e%es, apenas espectadores ou ou intes, ao in s de instrumentos nas m0os de Deus, pelos quais Deus abenoaria toda a Igreja.
) OLIGR;<ICO. o governo de uma minoria , por meio da qual alguns oficiais da igreja gerem tudo 5ou quase tudo6 nela. 7 semel#ana do sistema mon+rquico, o grau de autoridade da liderana confundido com o ttulo do ofcio ministerial recebido, ocorrendo, tambm, uma #ierarquia clerical centrali%ada. De uma forma geral, quando se pensa nessa igreja, a primeira imagem que em 4 nossa mente, a de um grupo ministerial atuante, com o qual a igreja confundida e se identifica. )ntretanto, aos membros da igreja permitido o e&erccio de 2alguns3 dons e ministrios, de acordo com critrios e con eni(ncia da pr-pria liderana. A liderana n0o permitir+ ser questionada, ou perder o seu poder de controle sobre a Igreja. !) DE9OCRTICO.

Por defini0o, este ,o governo que emana do povo, e em seu nome deve ser exercido -* Decide8 se qualquer assunto em assembleia, pela maioria dos otos. *+ uma tend(ncia 4 descentrali%a0o, e a autoridade da liderana n0o est+, unicamente, inculada ao ttulo ministerial, mas pro m de sua legitimidade e conduta 4 frente do reban#o, de acordo com os modelos que a pr-pria igreja estabelece, formal ou informalmente. /s membros da Igreja, reunidos em assembleia, det(m a autoridade para nomear ou remo er, por ontade da maioria, toda a liderana. De uma forma geral, quando se pensa nessa Igreja, a primeira imagem que se tem a da di ersidade, 4s e%es contradit-ria em si mesma. / critrio de decis0o pelo oto reflete o perfil da comunidade participante, entretanto, preciso que se recon#ea que 2a o% do po o3 n0o 2a o% de Deus3. *+, ainda, uma tend(ncia 4 relati i%a0o dos alores, 4 mutabilidade e multiplicidade das formas e rela,es, e 4 autonomia eclesi+stica.

Antes de ol#armos para o quarto modelo de go erno eclesi+stico precisamos enfati%ar alguns conceitos importantes da Pala ra de Deus. II 2 O =RINC>=IO DA A<TORIDADE E:=IRIT<AL NA IGRE?A
a) Cr s!o & a Ca#e$a do Cor'o .a Igre%a4, a" ma de !odo =r n" 'ado e =o!es!ade:

)m 5Cl.9.9:8;<6, aprendemos que tudo foi feito por meio de Cristo, para )le, depende Dele, e por )le subsiste. $udo, indica. todos os seres criados e o uni erso. Isto . 10o #+ nada que esteja fora do "eu poder e autoridade. =ualquer espcie de reino, go erno e potestade, nos cus e na terra, est+ sujeito 4 autoridade do "en#or 'esus Cristo, porque Deus quis que assim fosse 5>t.9:.9:89?; >c.9:.9@,9:; )f.9.;;;A.9@; @.;B; Cl.9.9@89?; ;.9<6. )m rela0o 4 Igreja, n0o diferente. Cristo a Cabea soberana da Igreja, que o "eu corpo 5)f.9.;;,;B6. A Igreja C#e est+ sujeita e C#e de e obedi(ncia e submiss0o irrestritas. )le tem a prima%ia em tudo, sendo o "en#or absoluto da Igreja 59Co.9;.9;8B9; )f.A.9@,9:6. Portanto, nen#uma ati idade no corpo de Cristo poder+ ser e&ercida sem o "eu consentimento e apro a0o, sob pena de ilegitimidade, nulidade e usurpa0oD / prop-sito eterno de Deus o de fa%er con ergir em Cristo 'esus, todas as coisas. Por meio do "en#or 'esus, Deus 2reconciliou consigo mesmo todas as coisas querem sobre a terra, quer nos cus3, indicando que n0o #+ qualquer poder capa% de impedi8Co em "eu prop-sito. 'esus Cristo enceu, efica%mente, todos os principados e potestades espirituais do mal, tornando8os sujeitos a "i mesmo, debai&o do "eu poder 5Cl. ;.9@6. $odas as #ostes espirituais da maldade, c#efiadas por "atan+s, foram derrotadas por Cristo, atra s de "ua obra redentora na cru%, por meio da qual as desmascarou publicamente, e triunfou sobre elas em "i mesmo, re elando a todos o car+ter repro + el deles, por terem sido, anteriormente, usurpadores e rebeldes contra a Autoridade de Deus nos cus. De que modo o "en#or 'esus agiu, a fim de estabelecer a "ua it-ria sobre "atan+s e suas #ostes do mal. III 2 A:=ECTO: I9=ORTANTE: ;<E E:TO DIRETA9ENTE LIGADO: AO GOVERNO DE DE<: NA IGRE?A:
a) 'esus

enceu o Diabo, os seus anjos e o sistema mundano, 'e7a o#ed )n" a e submiss0o incondicional ao Pai, em contraposi0o 4 desobedi(ncia e rebeldia de Ad0o, incitada por "atan+s 5Em.@.9F; Gp.;.@899; *b.@.?6. / "en#or 'esus ensinou aos seus discpulos, em 5>t.;<.;<8;?6, que o go erno em "ua Igreja n0o de e ser caracteri%ado pela domina0o ou posi0o #ier+rquica, mas pelo ser io e pela submiss0o. / maior o menor de todos, e quem go erna o ser o de todosD / "en#or c#amou8l#es a aten0o para o "eu pr-prio e&emplo e testemun#o. 1esse mesmo sentido, o ap-stolo Pedro fala aos presbteros das igrejas na Hsia 59Pe.@.98A6. Deus, sendo )le mesmo Autossuficiente e $odo8poderoso, poderia go ernar so%in#o, mas n0o o fa%D 1os cus e na terra )le estabeleceu tronos, domina,es, principados e potestades, e as #ostes celestiais participam do "eu go erno 5In.;?.9<89B; >t.9.;<8;A; A.99; 'o.9.@9; At.9<.98J; 9;.:89;; Cl.9.9:8;<; *b.9.:,J; Ap.;.9,?,9;6. Por outro lado, Deus rejeitou 4queles que foram insubordinados e rebeldes, ou tentaram e&ercer autoridade, sem serem obedientes submissos e tementes 4 "ua Pala ra e ontade 59"m.9B.9B,9A; Em.9:.9J,9?; ;Pe.;.A,9<,99; B'o.F,9<; 'd.?,F6. Isto nos condu% a uma refle&0o sria se estamos, ou n0o, de fato, seguindo esse mesmo e&emplo de Cristo, em rela0o 4s nossas ati idades no Eeino de Deus. / "en#or 'esus nunca dependeu de "i mesmo, ou se apoiou em sua pr-pria nature%a Di ina, no cumprimento de sua miss0o. Pelo contr+rio, sua inteira de'end)n" a do =a foi a marca do seu ministrio 5'o.A.BA; @.9F,B<; :.B?; J.9:; ?.;?,;F6. Isto nos le a 4 seguinte refle&0o. A nossa conduta, moti a0o e prop-sitos, no e&erccio das fun,es eclesi+sticas, t(m sido marcadas por esse mesmo paradigma de CristoK $emos buscado agirmos fundamentados em n-s mesmos, ou no poder de Deus em n-s, atra s da atua0o do )sprito "antoK >edite em Gp.;.9;,9B 54 lu% do conte&to6, e em. Em.9@.9J89F; ;Co.9.F89;; B.A,@; 9<.A,@.

!) 1a Igreja, Deus. =a , F 7(o e Es'@r !o :an!o quem reali%a, por meio dos dons espirituais e

ministeriais dos membros do Corpo de Cristo, "ua /bra e Lontade 5Em.9;.:8?6. Cendo8se outros te&tos, como. >t.F.BJ,B?; Cc.9<.9,;; At.:.;8:; 9B.98A; 9A.;B; ;<.;?; )f.A.99; 9$m.A.9A; ;$m.9.:; $t.9.@, percebe8se o mesmo princpio. o go erno de Deus; o poder de Deus; as normas e leis emanam de Deus; o ensino de Deus; a doutrina de Deus e permanece para sempre. =uem se atre eria a mud+8lo ou ignor+8loK IV8 O GOVERNO TEOCRTICO CONGREGACIONAL / go erno eclesi+stico, segundo os princpios que imos na Pala ra de Deus, est+ sujeito e ligado 4 Cabea 5Cristo6, pela atua0o de Deus. Pai, Gil#o e )sprito "anto na distribui0o de dons e ministrios aos membros do Corpo de Cristo. 1esse sentido, ele um go erno 2teocr+tico3, pois Deus quem go erna e age soberanamente. )ntretanto, esse mesmo go erno tem a participa0o ati a dos membros do Corpo, no e&erccio dos mesmos dons e ministrios concedidos por Deus e, nesse sentido, ele um go erno 2congregacional3 5e n0o 2democr+tico36, pois a atua0o origin+ria em Deus 5e n0o no po o6, embora seja reali%ada por meio de cada membro do Corpo 59Co.9<.B9; Gp.;.9B; Cl.B.9J6. Assim, na Igreja do "en#or 'esus Cristo ningum de e trabal#ar para si mesmo, ou buscar os seus pr-prios interesses. =ualquer ato reali%ado nela que foge aos princpios istos anteriormente, n0o tem alor eterno. "er+ considerado como 2pal#a, feno ou madeira3, no $ribunal de Cristo 59Co.B.9;8 9@; ;Co.@.9<; *b.9B.?; Ap.;.98B.;;; 9F.J,?6. Como, ent0o, o go erno TC e&ercido na Igreja, segundo as )scriturasK *+ duas lin#as de atua0o. uma local, ligada 4s igrejas locais e a outra e&tra local, ligada 4 2/bra3 de edifica0o, crescimento e e&pans0o do Corpo de Cristo. V 8 O GOVERNO TEOCRTICO CONGREGACIONAL NA =RTICA ORGANOGRA9A
CONSEL#O NACIONAL DIRETORIA NACIONAL CONSEL#O REGIONAL

DE"S
DIRETORIA REGIONAL CONSEL#O IGREJA LOCAL DIRETORIA IGREJA LOCAL

E:TAT<TO

ESTATUTO DA IGREJA DE CRISTO EM ROSA DOS VENTOS CAPTULO I Seo I DA IGREJA E SEUS OBJETIVOS

Art. 1. A Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos uma entidade religiosa sem fins lucrativos, fundada em 16 de julho de 199 , com tem!o indeterminado de dura"#o e n$mero ilimitado de mem%ros, com sede e foro na Rua &scar Ramalho de 'arias ( , Rosa dos Ventos, munic)!io de *arnamirim, +stado do Rio ,rande do -orte. .1. A Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos o%edece ao +statuto e /s recomenda"0es do Conselho -acional da Igreja de Cristo no 1rasil. .2. A Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos o%edece ao sistema doutrin3rio da Igreja de Cristo no 1rasil sendo, no entanto, aut4noma em si mesma e de governo teocr3tico5congregacional. Art. 2. A Igreja de Cristo em Rosa dos Ventos, doravante neste +statuto, denominada a!enas Igreja, tem !or o%jetivos6 I 5 Cultuar a 7eus nos !adr0es da 1)%lia 8agrada9 II 5 anunciar integralmente o +vangelho de :esus Cristo9 III 5 ensinar os fiis a guardarem a doutrina !r3tica das escrituras do Antigo e -ovo testamento9 IV 5 !ro!iciar o crescimento es!iritual dos seus mem%ros e !romover a forma"#o de uma comunidade sem!re mais fraterna9 V 5 !restar servi"o assistencial de cunho religioso, social, educacional e outros. *ar3grafo $nico 5 *ara atingir seus o%jetivos s;cios educacionais, a Igreja !oder3 fundar entidades !aralelas, devidamente organi<adas com estatuto !r;!rio e regimento interno, =ue estar#o autori<adas a firmar convnios e rece%er su%ven"0es dos ;rg#os da administra"#o !$%lica federal, estadual e munici!al, %em como de organi<a"0es nacionais e internacionais. Seo II DOS MEMBROS Art.>. A Igreja com!osta de mem%ros sem distin"#o de cor, ra"a, se?o, nacionalidade e outros =ue !or livre iniciativa =ueiram / mesma !ertencer, desde =ue se en=uadrem dentro dos !rinc)!ios doutrin3rios ensinados !ela Igreja e / suas normas estatut3rias. Art.@. A admiss#o de mem%ros ser3 feita mediante6 I 5 *rofiss#o de f e %atismo9 II 5 reconcilia"#o9 III 5 transferAncia de outra Igreja9 IV 5 aclama"#o, =uando a Igreja julgar conveniente. *ar3grafo $nico 5 A admiss#o de mem%ros ser3 a!rovada !elo Conselho de B)deres e su%metida / !osterior homologa"#o da Assem%leia ,eral. Art. C. 8#o direitos dos mem%ros6 I D *artici!ar das assem%leias gerais II 5 Convocar Assem%leias ,erais, de acordo com o inciso IV do artigo 9 deste +statuto9 III 5 e?ercer cargos ou fun"0es na Igreja9 IV E !artici!ar da 8anta Ceia do 8enhor9 V 5 rece%er assistAncia es!iritual9 VI 5 !artici!ar dos cultos. *ar3grafo $nico 5 &s cargos ou fun"0es a =ue se refere o inciso III est#o condicionados / indica"#o !ela lideran"a da Igreja a!;s orienta"#o do *astor *residente e !osterior a!rova"#o da Assem%leia ,eral. Art. 6. 8#o deveres dos mem%ros6 I E res!eitar as decis0es da Assem%leia ,eral e do Conselho da Igreja9 II 5 dar %om testemunho crist#o9 III 5 ajudar a manter as o%ras da Igreja com suas ora"0es, d)<imos, ofertas e coo!era"#o !essoal nas atividades !rogramadas. Art. . +st#o sujeitos / !ena de disci!lina ou e?clus#o os mem%ros =ue forem julgados incom!at)veis com o ensino da 1)%lia 8agrada. Cada caso ser3 julgado isoladamente e constado em ata, sendo assegurada a am!la defesa. .1. Ca%e e?clusivamente ao Conselho da Igreja determinar o ti!o de disci!lina a ser adotada, o !er)odo de dura"#o e o acom!anhamento !astoral do mem%ro disci!linado. .2. A e?clus#o de um mem%ro ser3 !ro!osta !elo Conselho da Igreja / Assem%leia ,eral !ara deli%era"#o. CAPTULO II DOS RGOS SOCIAIS

Seo I DAS ASSEMBLEIAS GERAIS Art. F. A Assem%leia ,eral formada !or todos os mem%ros em comunh#o com a Igreja e o ;rg#o su!remo desta, nos limites deste estatuto, cujas deli%era"0es vinculam a todos, ainda =ue ausentes ou discordantes. I 5 os mem%ros =ue n#o com!arecerem / convoca"#o do Conselho, n#o !oder#o o!inar !osteriormente so%re tudo o =ue fora determinado em reuni#o. *ar3grafo $nico 5 A !residAncia da Assem%leia ,eral ca%e ao !astor titular da Igreja e, em sua ausAncia, ao seu su%stituto imediato ou legal. Art. 9. A convoca"#o da Assem%leia ,eral ser3 feita !elo6 I 5 *astor titular9 II 5 Conselho da Igreja9 III 5 7iretoria +?ecutiva da Igreja9 IV 5 =ual=uer mem%ro em comunh#o com a Igreja. .1. A convoca"#o se dar3 !or aclama"#o e !or edital afi?ado em de!endAncia !$%lica da igreja, constando a data, a hora, o local e os assuntos a serem tratados na Assem%leia. .2. A Assem%leia ,eral &rdin3ria de >( Gtrinta diasH em !rimeira convoca"#o. -#o havendo, no hor3rio esta%elecido =u;rum de instala"#o de, no m)nimo, metade mais um do total de mem%ros, ser3 feita segunda convoca"#o meia hora a!;s a !rimeira, com =ual=uer n$mero de mem%ros. .>. A Assem%leia ,eral +?traordin3ria ser3 convocada com antecedAncia m)nima de (C GcincoH dias, em !rimeira convoca"#o, com a !resen"a de, no m)nimo, 1I> Gum ter"oH do total de mem%ros. -#o havendo, no hor3rio esta%elecido, =u;rum suficiente !ara instala"#o, se far3 segunda convoca"#o meia hora a!;s a !rimeira, com =ual=uer n$mero de mem%ros. Art. 1(. As deli%era"0es das Assem%leias ,erais ser#o tomadas !or maioria de votos dos mem%ros !resentes com direito a voto. .1. -as deli%era"0es, cada mem%ro ter3 direito a (1 GumH voto, vedada re!resenta"#o. .2. Ca%e ao !residente da Assem%leia, o voto de desem!ate. Seo II DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINRIAS Art. 11. A Assem%leia ,eral &rdin3ria se reali<ar3 no $ltimo mAs do ano e deli%erar3 so%re os seguintes assuntos6 I 5 a!rovar o movimento financeiro do ano em curso9 II 5 a!rovar o or"amento !ara o ano seguinte9 III E !ronunciar5se so%re =uest0es administrativas9 IV 5 deli%erar a res!eito de outros assuntos =ue se fi<erem necess3rios. Seo III DAS ASSEMBLEIAS GERAIS EXTRAORDINRIAS Art. 12. A Assem%leia ,eral e?traordin3ria se reali<ar3 sem!re =ue se fi<er necess3rio e se manifestar3 so%re =ual=uer assunto de interesse da Igreja. Seo IV DO CONSELHO DA IGREJA Art. 1>. & Conselho da Igreja formado !or !astores, !res%)teros, evangelistas, di3conos, dirigentes de congrega"0es e l)deres de de!artamentos. Art. 1@. A !residAncia do Conselho inerente ao !astor Jitular da Igreja ou, em sua ausAncia, ao seu su%stituto imediato ou legal. Art. 1C. & Conselho da Igreja reunir5se53 ordinariamente uma ve< !or mAs e e?traordinariamente tantas ve<es =uantas forem necess3rias.

Art. 16. A convoca"#o e?traordin3ria do Conselho da Igreja ser3 efetuada !elo *astor da Igreja ou =ual=uer um dos conselheiros, !or aclama"#o, em edital afi?ado em lugar !$%lico da Igreja, com antecedAncia de no m)nimo (C GcincoH dias !ara reuni#o ordin3ria e (2 GdoisH dias !ara reuni#o e?traordin3ria. Art. 1 . & =uorum de instala"#o !ara reuni#o ordin3ria em !rimeira convoca"#o ser3 metade mais um do total de mem%ros do Conselho ou, em segunda convoca"#o, meia hora a!;s a !rimeira, com =ual=uer n$mero de mem%ros. Art. 1F. & =uorum de instala"#o de reuni#o e?traordin3ria ser3 de 1I> dos mem%ros do Conselho, em !rimeira convoca"#o ou, em segunda convoca"#o, meia hora de!ois, com =ual=uer n$mero de mem%ros. Art. 19. & =uorum de deli%era"#o das reuni0es do conselho da Igreja ser3 metade mais um do total dos mem%ros. Art. 2(. Com!ete ao Conselho da Igreja6 I 5 acom!anhar os tra%alhos administrativos dos diversos de!artamentos da II E a!rovar os relat;rios mensais9 III 5 avaliar os candidatos / admiss#o de mem%ros9 IV 5 !ro!or a e?clus#o de mem%ros9 V 5 se!arar mem%ros !ara consagra"#o dos cargos ministeriais9 VI 5 disci!linar mem%ro9 VII 5 a!rovar a com!ra ou aliena"#o de %ens im;veis, m;veis ou semoventes9 VIII 5 a%rir novas congrega"0es e indicar o%reiros !ra a mesma9 IK 5 a!rovar des!esas com o%reiros em deslocamentos a servi"o da Igreja9 K 5 !ro!or a reforma deste +statuto9 KI 5 convocar Assem%leia ,eral. Seo V DA DIRETORIA DA IGREJA Art. 21. A 7iretoria +?ecutiva da Igreja formada !elo 7iretor5 +?ecutivo. Vice 7iretor5 +?ecutivo 1 Jesoureiro, 2 Jesoureiro, 1 8ecret3rio, 2 8ecret3rio, 1 8u!erintendente de *atrim4nio e 2 8u!erintendente de *atrim4nio. Art. 22. A 7iretoria +?ecutiva administrar3 a Igreja de acordo com as metas esta%elecidas !elo Conselho da Igreja. Art. 2>. & cargo de 7iretor +?ecutivo !rivativo do *astor Jitular da Igreja. Art. 2@. Ca%e ao 7iretor +?ecutivo ou a seu su%stituto legal, re!resentar a Igreja judicial ou e?trajudicialmente, res!ondendo !elos atos decorrentes de sua gest#o. Art. 2C. Com!ete ao 7iretor +?ecutivo conjuntamente6 I 5 com o 8ecret3rio6 assinar as atas da Igreja, fichas individuais dos mem%ros e corres!ondAncias9 II 5 com o Jesoureiro6 a%rir contas %anc3rias, assinar relat;rios financeiros ou che=ues, movimentar as contas %anc3rias da Igreja, efetuar ordens de !agamento, re=uisitar tal0es de che=ues ou avisos %anc3rios e firmar todos os contratos relacionados com a Igreja. *ar3grafo $nico. & Jesoureiro da Igreja res!onde com seus %ens !ela Im!ortLncia so% sua guarda. Art. 26. Com!ete ao Vice5 7iretor +?ecutivo su%stituir o 7iretor +?ecutivo na sua ausAncia ou im!edimento. Art. 2 . Com!ete ao 8ecret3rio res!onder ao e?!ediente di3rio e ter so% sua guarda o ar=uivo da Igreja, lavrar ou fa<er lavrar as atas das reuni0es da 7iretoria e su!erintender os demais servi"os da 8ecretaria. Art. 2F. Com!ete ao Jesoureiro, alm do cum!rimento do inciso II do art. 2C, tam%m organi<ar o %alan"o anual e os invent3rios financeiros da Igreja. Art. 29. Com!ete ao 8u!erintendente de *atrim4nio ins!ecionar o !atrim4nio, contratar servi"os de manuten"#o eIou conserva"#o e organi<ar os invent3rios !atrimoniais da Igreja. CAPTULO III DO PATRIMNIO, RECEITAS E SUA APLICAO Seo I DAS RECEITAS E SUA APLICAO

Art. >(. As receitas da Igreja s#o constitu)das de d)<imos, ofertas e doa"0es de !essoas f)sicas, !essoas jur)dicas ou !essoas jur)dicas !rivadas. *ar3grafo $nico. &s mem%ros da Igreja n#o res!ondem su%sidiariamente !elos encargos e o%riga"0es contra)dos !ela Igreja, =ue ser#o cum!ridos com recursos da !r;!ria Igreja, na forma da lei. Art. >1. &s rendimentos ser#o a!licados na difus#o do +vangelho de :esus Cristo, manuten"#o do servi"o religioso, sustento !astoral, o%ras mission3rias, escolas, semin3rios, hos!itais, orfanatos, o%ras sociais e outros, desde =ue a!rovados em Assem%leias ,erais. Art. >2. A Igreja res!onde com seus %ens unicamente !elas o%riga"0es !or ela contra)das. Seo II DO PATRIMNIO Art. >>. & !atrim4nio da Igreja com!osto !or %ens m;veis, im;veis e semoventes, ad=uiridos atravs de com!ra, !ermuta, doa"0es, legados e outros. Art. >@. & !atrim4nio e?istente nas congrega"0es im!lantadas !ela Igreja !assar3 automaticamente a !ertencer a estas congrega"0es, =uando da sua forma"#o / Igreja aut4noma. Art. >C. +m caso de cis#o, o !atrim4nio ficar3 com a !arte dos mem%ros =ue, inde!endente do seu n$mero, !ermanecer fiel / doutrina da Igreja e ao seu +statuto, Conforme o art. 1, !ar3grafo segundo deste estatuto. Art. >6. +m caso de dissolu"#o, o !atrim4nio da Igreja, resguardado o direito de terceiros, ser3 destinado ao Conselho das Igrejas de Cristo no 1rasil. CAPTULO IV DAS DISPOSI!ES GERAIS Art. > . +ste +statuto !oder3 ser reformado no todo ou em !arte, mediante !ro!osta do Conselho da Igreja e deli%erada em Assem%leia ,eral, es!ecialmente convocada !ara este fim e voto favor3vel de no m)nimo 2I> Gdois ter"osH do n$mero de mem%ros !resentes, em !rimeira ou segunda convoca"#o, e homologada !elo Conselho -acional das Igrejas de Cristo no 1rasil. Art. >F. & !astor titular mem%ro e?5of)cio de =ual=uer organi<a"#o da Igreja. Art. >9. A cria"#o ou e?tin"#o de um 7e!artamento ser3 !ro!osta !elo Conselho de B)deres e levadas a deli%era"#o da Assem%leia ,eral. *ar3grafo $nico, A Igreja !oder3 criar =uantos 7e!artamentos forem necess3rios !ara o %om desem!enho da o%ra. Art. @(. &s casos omissos neste +statuto e no Regimento Interno ser#o resolvidos !elo Conselho da igreja eIou !ela Assem%leia ,eral. Art. @1. +ste +statuto entrar3 em vigor na data de sua a!rova"#o, ficando revogada =ual=uer dis!osi"#o em contr3rio. *arnamirimIR-, 16 de julho de 199 .

CONCL<:O / go erno da Igreja, por princpio e re ela0o da Pala ra de Deus, n0o pode ser norteado por modelos #umanos, nem em princpios que go ernam este mundo 5Mosmos6, cujo prncipe e usurpador "atan+s, inimigo de Deus. "0o modelos inspirados em alores #umanos seculares, materiais, egostas, injustos, soberbos, corruptos, imorais e id-latras. N imprescind el, portanto, que a Igreja recon#ea, de forma pragm+tica, que o !nico que tem a legitimidade dessa autoridade e go erno o "en#or 'esus Cristo 5'o.9;.B9; )f.;.98B; 9'o.@.9F; Ap.99.9@89J6, que o reali%a por meio do )sprito "anto na Igreja. As decis,es na Igreja, efetuadas por meio de elei0o e ota0o, s0o legtimas, desde que estejam de acordo com o que ensinam as "agradas )scrituras, e baseadas nos princpios da Pala ra de Deus e "ua ontade 5At.9. ;<8;:; :.98:; 9A.;B; $t.9,@8F6. Isso n0o tem nada #a er com 2democracia3, como alguns ensinam. /bser e que nestes te&tos, #ou e a concordOncia do )sprito "anto e a consulta das )scrituras e, portanto, n0o ferindo o princpio do go erno TC, que emana de

Deus. As igrejas locais s0o autPnomas, sem a interfer(ncia de um go erno clerical centrali%ado e #ierarqui%ado. Cada congrega0o toma as suas decis,es, traa seus planos, buscando, entretanto, de e buscar, em tudo, preser ar a unidade do Corpo de Cristo, na obedi(ncia ao princpio do go erno teocr+tico8congregacional. REFERANCIA. =Q)IE/R, Da is de /li eira. Compendio das doutrinas b+sicas ICS; Apostila. )"$A$Q$/ DA IIE)'A D) CEI"$/ )> E/"A D/" L)1$/" >edeiros, /toniel >arcelino de. Doutrinas bblicas I. )scola Sblica Dominical

Вам также может понравиться