Вы находитесь на странице: 1из 3

LIO 7 OS DEZ MANDAMENTOS INTRODUO I. OS PROPSITOS DA LEI II. OS DEZ MANDAMENTOS III.

A CONTINUAO DOS MANDAMENTOS DIVINOS CONCLUSO A DOUTRINA DA REVELAO DE DEUS O ensino das Escrituras a respeito da revelao de Deus Esdras Costas Bentho A doutrina da Comunicao de Deus aos homens amplamente confirmada nas pginas das Sagradas Escrituras. Este ensino subordina-se a um outro: o da e!elao de Deus aos homens. A Doutrina da e!elao de Deus trata da manifestao "ue o Senhor fa# de si mesmo e de sua !ontade aos homens $Am %.&'. Necessidade da dout i!a: A doutrina da e!elao de Deus aos homens no apenas necessria como tambm plaus(!el. Dois fatores tornam essa doutrina indispens!el: o impl(cito e e)pl(cito. a" I#$%&cito' * fator impl(cito di# respeito ao "ue Deus em sua nature#a incomunic!el+ transcendente+ infinita+ incapa# de ser conhecido pela ra#o+ cognoscibilidade ou aferimentos humanos $,o -.-./ - 0m 1.-1'. Em di!ersas per(copes as Sagradas Escrituras afirmam a incapacidade humana em conhecer a Deus em sua plenitude e gl2ria: Ele habita em 3lu# inacess(!el3 $- 0m 1.-1' e 3nunca foi !isto por algum3 $4) %%.56/ ,o -.-.'. (" E)$%&cito' * fator e)pl(cito refere-se 7 nature#a finita+ temporal e !ulner!el do homem. * cognosc(!el no capa# de apreender o 8ncognosc(!el/ o finito no compreende o 8nfinito/ o mortal est a"um do Eterno: 39o sabes+ no ou!iste "ue o eterno Deus+ o SE9:* + o Criador dos fins da terra+ nem se cansa+ nem se fatiga; 9o se pode es"uadrinhar o seu entendimento3 $8s <6.5.'. De*i!i+,o de Re-e%a+,o a" A!ti.o Testa#e!to. * hebraico b(blico possui di!ersas pala!ras "ue correspondem ao termo re!elao na l(ngua portuguesa. Contudo+ o !ocbulo ./%0+ isto + descobri+ re!elar+ tirar+ usado em sentido refle)i!o com o significado de desnudar-se ou re!elarse+ como por e)emplo+ na re!elao de Deus a ,ac2 $=n %>.&'. A Septuaginta $?@@' tradu# o !ocbulo na passagem citada por e$e$12!3+ manifestao+ apario+ ou re!elao $epifania'. (" No-o Testa#e!to. * grego neotestamentrio emprega a pala!ra a$o4a%5$sis com o sentido de re!elar ou des!endar. ?ucas $5.%5'+ por e)emplo+ a emprega com a conotao

de tirar o !u+ re!elar A$1os eis a$o4a%5$si!. Em seu aspecto geral ou particular+ re!elao sempre estar atrelada aos conceitos de manifestar+ tornar claro+ tirar o !u+ dar a conhecer $ m -1.5>'. Bor conseguinte+ a doutrina da re!elao de Deus nas Escrituras descre!e a comunicao+ re!elao e manifestao sobrenaturais de Deus ao homem+ re!elando sua mensagem+ prop2sitos e decretos. Re-e%a+,o e Teo*a!ias 0eofania um termo grego composto pelo substanti!o t1e6s e pelo !erbo $1a!e 67 "ue significa re!elar+ mostrar ou fa#er conhecido. 0eofania o modo mCltiplo+ !ariegado+ misterioso com "ue Deus se re!ela ou se manifesta ao homem. As teofanias so desdobramentos da re!elao de Deus+ de sua nature#a+ carter e atributos de modo compreens(!el ao homem. As teofanias so: a' !is(!eis $=n -1.--+-%/ 4) %.5-1/ -D.-.-56/ Dn &.D--<+ etc'+ ou b' aud(!eis $=n %../ - s -D.-5+-%/ Et %.-&+ etc'. Atra!s dessas passagens percebemos "ue as teofanias+ como !e(culos da re!elao de Deus+ podem ser: a" 1u#a!a $=n -..-+5+-%+-<'+ (" a!.8%ica $,# 5.-/ 1.--+-<'+ e c" !,o 1u#a!a $=n ->.-&/ 4) -D.-.-56'. Algumas dessas manifestaFes so+ de acordo com muitos biblicistas+ cristofanias $,o -5.<6+<-'. 9as teofanias sempre Deus "uem toma a iniciati!a de se auto-re!elar. Essas manifestaFes so parciais+ temporrias e no descre!em a completude da nature#a di!ina. A Cnica re!elao permanente e completa do Bai foi reali#ada na Encarnao do Gilho "ue+ embora distinto do Bai+ participa da mesma di!indade $,o -.-+-<--.'. Re-e%a+,o Passi-a e Ati-a A re!elao de Deus de!e ser entendida como o instrumento de imediata comunicao de Deus ao homem. 9a re!elao+ Deus au)ilia os homens a compreenderem Sua nature#a e prop2sitos $Dt <.5D/ ,r %%.%'. As Escrituras demonstram !rios n(!eis dessa comunicao+ seHa particular seHa coleti!a $=n 5.-1/ %..+D/ =n -5.-/ ->.-/ -..-1/ 4) %.</ -D.%+D/ - Sm %.-/ 8s 1.-'. 8sto posto+ a re!elao pro!eniente e determinada por Deus uma comunicao pessoal. * al!o final da re!elao di!ina "ue o homem !enha conhecer a Deus de modo real e pessoal. Essa re!elao manifesta-se bilateralmente: Re-e%a+,o ati-a' I a re!elao direta de Deus+ en"uanto Se d a conhecer aos homens $4) %.--1'.

Re-e%a+,o $assi-a' I o conhecimento de Deus "ue passado de gerao a gerao $Dt <.-6'. A re!elao passi!a o conhecimento de Deus "ue comunicado aos homens atra!s de um interlocutor+ en"uanto a ati!a a re!elao direta de Deus ao homem+ sem "ual"uer intermedirio. 9a passi!a+ Deus no se re!ela diretamente ao homem como o fe# com Eoiss+ mas usa um intermedirio $profeta+ sacerdote+ anHos+ etc' para comunicar 7 sua mensagem aos seus ser!os. 9o Jmbito da re!elao passi!a "ue encontramos a e!elao =eral de Deus $=n -/ Sl --D/ -<./ m -.56-5%'. e!elao =eral o termo teol2gico "ue descre!e uma forma de teologia natural $Sl ./ -D.-'. Essa re!elao acha-se impressa na criao. Apesar de no ser uma re!elao pontif(cia+ como a e!elao Especial A o ?ogos Encarnado $?ogos 0heou' A e a Epistemol2gica $ hema 0heou'+ contudo+ possui predicati!os suficientes para "ue o homem conhea a Deus e o adore+ bem como ser!ir de base para o Hulgamento dos (mpios $ m -.5--%5/ 5.--.'. A e!elao =eral ocorre de duas formas distintas: uma re!elao e)terna na criao+ a "ual proclama o poder+ a sabedoria e a bondade de Deus e/ a re!elao interna da ra#o e da consciKncia em cada indi!(duo $ m -5.-1/ ,o -.D'. A teologia crist reconhece tanto a e!elao =eral "uanto a Especial+ como dois modos progressi!os da auto-re!elao de Deus. Borm+ o pice da re!elao di!ina ocorre atra!s do Lerbo Li!o e da Bala!ra Escrita $,o -.-+-<--./ -<..+D/ :b -.--%'. Estas re!elaFes so os des!endamentos "ue Deus fa# de si mesmo aos homens de modo imediato e sobrenatural. * ?ogos Encarnado re!elou o Bai. A Bala!ra escrita registrou essa re!elao e o seu progresso $:b -.--%/ 5 Be -.-6+5-/ =l -.-5'. * prop2sito da re!elao de Deus "ue o ser humano o conhea+ ame-o e o adore $8s <%.&/ Sl 55.55/ -<D.1'. P o$osi+9es do.#2ticas a" As Esc itu as $ essu$9e# !,o a$e!as :ue Deus $ode se co!1ecido; #as :ue ea%#e!te 8 co!1ecido; $o :ue E%e Se e-e%a a Si #es#o< (" O co!1eci#e!to de Deus e-e%ado ao 1o#e# 8 =usta#e!te a:ue%e :ue satis*a> a *o#e de !atu e>a es$i itua%< c" O co!1eci#e!to de Deus e-e%ado esu%ta e# ado a+,o e o(edi?!cia i!te%i.e!te @ Sua -o!tade< d" Deus $ode se co!1ecido @ #edida :ue Se e-e%a a Si #es#o ao se co#u!ica co# os 1o#e!s< e" At a-8s do co!1eci#e!to de Deus o 1o#e# *ica 1a(i%itado a eco!1ece as -e dadei as #a!i*esta+9es ou e-e%a+9es da !atu e>a e da -o!tade do Se!1o < *" As Esc itu as e!si!a# a i#$ossi(i%idade de se co!1ece a Deus e# Sua !atu e>a t a!sce!de!ta% AB6 CC.7< C T# D.CE"< ." A *i!a%idade das Esc itu as 8 a de *a>e Deus co!1ecido $o Suas ati-idades !a 1ist6 ia e !as e)$e i?!cias :ue 1o#e!s *i8is te!1a# co# E%e AR# C.CF". Go!te' http://www.cpadnews.com.br/blog/esdrasbentho/?
POST_1_40_A+DO T!"#A+DA+!$%$&A'$('$)O+D$+D$ S.html Acesso em -<

de Ge!. de 56-<.

Вам также может понравиться