Вы находитесь на странице: 1из 6

12/02/2014

O QUE COMUNICAO?

UNIDADE I LINGUAGEM E COMUNICAO

A comunicao confunde-se com nossa prpria vida, estamos a todo tempo nos comunicando, seja atravs da fala, da escrita, de gestos, de um sorriso e at mesmo atravs do manuseio de documentos, jornais e revistas, e ainda, fazendo uso dos meios eletronicos.

Conceitos Bsicos na Comunicao

A comunicao um ato de se fazer entender, um meio de passar informaes entre as pessoas e um sistema de comunicao entre os indivduos.

Fala - faculdade de exprimir o pensamento pela palavra. Lngua - sistema de signos de que nos servimos para a comunicao falada ou escrita. Linguagem - expresso do pensamento por meio da palavra. Sinais empregados pelo homem para exprimir suas idias.

12/02/2014

Existem muitos tipos de linguagens que podemos agrupar em: LINGUAGENS VERBAIS, que utilizam as palavras. LINGUAGENS NO VERBAIS, que no usam palavras. LINGUAGENS MISTAS, que utilizam simultaneamente a linguagem verbal e a no verbal.

Cdigo sistema de sinais empregado para o envio da mensagem Destino a quem se destina a mensagem no ponto final do processo Rudo quantidade de interferncias indesejveis que deturpam ou alteram as mensagens transmitidas

Canal - o meio atravs do qual a mensagem


enviada
Palavra - representa toda unidade emitida na linguagem falada ou escrita.

Vocbulo - unidade de lngua empregada no ato da comunicao Vocabulrio - o conjunto de vocbulos empregados em um texto

Tipos de Canal Canais formais So estabelecidos pela organizao e transmitem mensagens que se referem s atividades relacionadas com o trabalho de seus membros. Canais informais So espontneos e surgem como resposta s escolhas individuais.

Palavra + Vocbulo = Vocabulrio

12/02/2014

O Ato da Comunicao
Mensagem informao transmitida

Processo de Comunicao

Emissor ou Fonte quem emite a mensagem I d i a C o d i f i c a T r a n s m i t e

Canal meio empregado para o envio da mensagem

Receptor quem recebe a mensagem R e c e b e D e c o d i f i c a T r a n s m i t e

Feedback

Barreiras Comunicao
1. Barreiras Pessoais referem-se as dificuldades de entendimento por falta de conhecimento da lngua ou do assunto.

2. Barreiras Fsicas so as interferncias externas que ocorrem entre emissor e receptor

12/02/2014

3. Barreiras Semnticas - so as limitaes dos cdigos e/ou smbolos pessoais, assim como os vrios significados de uma mesma palavra

Barreiras a uma Comunicao bem sucedida O emissor e o receptor entendem de modo diferente (semntica) Palavras que significam coisas diferentes (semntica) Falta de ateno (pessoal) Informaes conflitantes (pessoal) Ausncia de gestos (pessoal) Falha na comunicao escrita (pessoal) Estado emocional do receptor (pessoal) Barulho ou distrao (fsica) Resultado: mensagem distorcida

A comunicao eficaz consiste em fazer as pessoas entenderem sua mensagem e responder de forma a provocar novas trocas. Profissionalmente, voc se comunica para: fazer com que as coisas aconteam; obter e passar informaes; tomar decises; chegar a consensos e se relacionar com as pessoas.

12/02/2014

A comunicao eficaz, aliada as escolhas do sistema de liderana e as competncias e valores dos componentes das equipes de trabalho, constituem-se os pilares de sucesso organizacional. A gesto desse processo deve dar condies para o desenvolvimento de habilidades para melhoria da comunicao organizacional, refletindo sobre a atuao individual para superao dos pontos crticos do processo Rumo a excelncia organizacional.

COMUNICAO FORMAL E INFORMAL Comunicao Formal - aquela que obedece sano, aprovao e concordncia da hierarquia empresarial, sendo direcionada para manuteno das prticas da autoridade, responsabilidade e poder Comunicao Informal - aquela que no obedece regras prefixadas ou formalizadas. Normalmente ocorre entre pessoas que buscam interao social.

ASPECTOS CONSIDERADOS NO PROCESSO DE COMUNICAO O QUE DEVE SER COMUNICADO ? COMO DEVE SER COMUNICADO ? QUANDO DEVE SER COMUNICADO ? DE QUEM DEVE VIR A INFORMAO ? PARA QUEM DEVE IR A INFORMAO ? POR QUE DEVE SER COMUNICADO ?

Empresa uma unidade econmico-social, integrada por elementos humanos, materiais e tcnicos, que tem o objetivo de obter utilidades atravs da sua participao no mercado de bens e servios.

12/02/2014

Classificao
De acordo com a atividade econmica Setor primrio (que obtm os recursos a partir da natureza, como o caso das agrcolas, pesqueiras ou pecurias), Setor secundrio (dedicadas transformao de matrias-primas, como acontece com as industriais e as da construo civil), Setor tercirio (empresas que se dedicam prestao de servios ou ao comrcio). De acordo com a titularidade do capital empresas privadas (cujo capital est nas mos de particulares), Empresas pblicas (controladas pelo Estado), empresas mistas (o capital partilhado por particulares e pelo Estado) empresas de autogesto (o capital propriedade dos trabalhadores)

Hierarquia uma ordem de elementos de acordo com o seu valor. Trata-se da gradao de pessoas, animais ou objetos em funo de critrios de classe, tipologia, categoria ou outro tpico que permita desenvolver um sistema de classificao. A hierarquia constitui uma ordem descendente ou ascendente. O conceito tende a ser associado ao poder.

PROCEDIMENTO DA ALTA ADMINISTRAO PARA AUMENTAR OU DIMINUIR A COMUNICAO INFORMAL

alterao do arranjo fsico (layout) utilizao de pequenas salas de reunio. alterao da estrutura organizacional. prtica de competies esportivas, reunies sociais, etc.

Вам также может понравиться