Вы находитесь на странице: 1из 3

Apresentando o plano de ao 5W2H

O 5W2H basicamente um formulrio para execuo e controle de tarefas onde so atribudas as responsabilidades e determinado como o trabalho dever ser realizado, assim como o departamento, motivo e prazo para concluso com os custos envolvidos. mais uma sigla, ou melhor, um mnemograma, que se popularizou na linguagem empresarial. um micro-ckeck-list para nos ajudar a lembrar dos sete pontos principais de um Plano de Ao. Recebeu esse nome devido a primeira letra das palavras em ingls: 1 What (o que ser feito), 2 Who (quem far), 3 When (quando ser feito), 4 Where (onde ser feito), 5 Why (por que ser feito) 1 How (como ser feito) 2 How Much (quanto custar)

Existe tambm uma variao do plano de ao que nada mais do que o 5W2H, mas sem o How Much (quanto custar) formando a sigla 5W1H.

O que um Plano de Ao o planejamento de todas as aes necessrias para atingir um resultado desejado. O principal, sem dvida, saber o que fazer identificar e relacionar as atividades. Para problemas simples, uma regra prtica: relacione tudo, do fim para o comeo. Exemplo: aumentar 50% a venda de pizzas at 10/07 < fazer e distribuir novo panfleto < adquirir um diferencial de qualidade < otimizar preos < otimizar o cardpio < fazer um relatrio < mapear situao atual. Para problemas complexos existem vrias tcnicas e mtodos. O Diagrama de Ishikawa (Espinha de Peixe ou Causa Efeito) um dos mais usados. Um bom Plano de Ao deve deixar claro tudo o que dever ser feito (What?) e quando (When?). Se a sua execuo envolve mais de uma pessoa, deve esclarecer quem ser o responsvel por cada ao (Who?) . Quando necessrio, para evitar possveis dvidas, deve ainda esclarecer, os porqus (Why?) da realizao de cada ao, como (How?) devero ser feitas, onde (Where?) sero feitas e os custos ou investimentos (How Much?) finalidade. necessrios para tal

Porque fazer Planos de Ao O plano de ao acima de tudo um conceito. Um plano de ao ajuda na tomada de decises rpidas e eficazes. H ocasies em que um plano de ao muito simples vivel, porm em outros casos necessria a criao de um documento para fins de arquivamento, reflexo e principalmente comunicao eficiente e visual com outras pessoas envolvidas.

Para atingir um objetivo, uma meta, precisamos fazer alguma coisa, precisamos agir - realizar uma ou geralmente vrias aes. At no fazer nada pode ser uma ao necessria para atingir um objetivo. E, exceto nos casos de urgncia mxima, precisamos definir uma data para concluir um prazo. Como para ir a qualquer lugar desconhecido precisamos saber qual o caminho ou ter um mapa , para chegar a um objetivo tambm precisamos de uma orientao, ou de um plano o Plano de Ao. Este documento tambm servir para voc coordenar, manter e controlar as aes que devero ser tomadas dentro de um prazo, em direo ao objetivo estipulado para o plano de ao. O plano de ao favorece o planejamento para a soluo de determinado problema ou meta que se deseja alcanar. O planejamento inicia-se com o levantamento de dados que voc pode fazer sozinho ou em reunies. Quanto maior a quantidade de aes e pessoas envolvidas, mais necessrio e importante ter um Plano de Ao. E, quanto melhor o Plano de Ao, maior a garantia de atingir a meta. Em importantes projetos, misses, empreendimentos, um bom Plano de Ao indispensvel. Entender e concordar com a importncia de cada item timo. Assimilar a sigla 5W2H mais uma garantia para sempre se lembrar de todos: basta checar, responder, cada um dos 5W, e os 2H est pronto seu Plano de Ao.

Plano de Ao 5W1H como fazer e usar Para fazer um bom Plano de Ao, considerando o 5W2H, no preciso nada de especial. O mais usual uma apresentao na forma de uma simples tabela, com uma coluna para cada um dos 5W e duas para os H. Na prtica, nem sempre so necessrios todos eles. Coloque uma ao em cada linha e preencha os 5W2H, um em cada coluna. O ttulo o prprio objetivo, a meta, o resultado esperado merece todo destaque. Uma vez pronto o Plano de Ao, o mais importante: Ao, coordenao, follow-up, controle gesto!

Observao importante: conforme dito acima, fazemos um plano de ao para atingir uma meta, um objetivo. Esse, na verdade o ponto principal. No vai adiantar muito fazer um timo Plano de Ao se estivermos focando uma meta ou objetivo inadequados. Tenha em mente ento que um bom Plano de Ao deve corresponder a um bom objetivo, geralmente determinado por uma boa viso gerencial, e esta comumente fundamentada em um bom Relatrio Gerencial.

Com as ideias, dados e o objetivo em mos basta desenvolver uma planilha com os 5W e 2H para preenchimento e impresso.

Vide modelo de planilha pode facilitar a construo de um Plano de Ao abaixo ou no arquivo Excel em anexo.

Nome da Organizao:
Responsvel pelo P. A.: Data de elaborao do P. A.:

PLANO DE AO
PORQUE FAZER (WHY) - META:
WHAT HOW WHO WHERE WHEN HOW MUCH

O QUE FAZER

COMO FAZER

QUEM FAR

ONDE

PRAZO

CUSTO/INVEST.

Вам также может понравиться