Вы находитесь на странице: 1из 4

HARMONIA AVANADA Aulas 4, 5 e 6 O MODO MENOR Ambos os modos, o maior e o menor, so resduos dos sete modos eclesisticos.

O nosso modo maior atual o jnico dos antigos, e o nosso menor, o elio.

- Trades e suas inverses no modo menor

Fig. 1: Trades prprias da escala no modo menor

! ! - Exemplos de encadeamentos no modo menor


Fig. 2: Inverses de trades no modo menor

!
Fig. 3: Exemplos de encadeamentos no modo menor

"!
Prof. Danilo Rossetti

Notao de acordes invertidos sem stima: I 6 : primeira inverso (tera no baixo) 6 : segunda inverso (quinta no baixo) I4
!

- Ttrades no modo menor

! ! Notao de acordes invertidos com stima: 6 : primeira inverso (tera no baixo) II5 4 II3 : segunda inverso (quinta no baixo) II2 : stima no baixo (terceira inverso)
Fig. 4: Acordes de stima e suas inverses no modo menor

! ! !

Exemplos de encadeamentos de acordes com stima

!
Fig. 5: Exemplos de encadeamentos de acordes com stima

#!
Prof. Danilo Rossetti

CADNCIAS

- Cadncia autntica aquela que termina no primeiro grau da tonalidade da msica, seja ela em modo maior ou modo menor. Normalmente se apresenta com as seguintes funes harmnicas: I IV (II) V I. A segunda inverso do primeiro grau ( ) pode aparecer entre a subdominante e a dominante. Veja o exemplo:

- Cadncia plagal Derivada dos modos gregorianos, aquela que engloba os graus I IV (II) I, no passando pela dominante e, portanto, no envolvendo a sensvel. Nos dias de hoje ela no tem muita relevncia no nosso universo musical, sendo mais encontrada em peas modais ou naquelas em que se deseja fazer referncia a esta poca. - Cadncia interrompida aquela em que o movimento harmnico interrompido no quinto grau (dominante), normalmente com o intuito de gerar uma espcie de suspense (ou suspenso) no discurso musical.

- Cadncia de engano aquela que, quando estamos no modo maior, aps a dominante camos no acorde de 6 grau, ou seja, a tnica relativa ou relativa menor da escala maior. Quando estamos no modo menor, aps a dominante camos tambm no 6 grau, neste caso a tnica relativa ou relativa maior da escala menor.

$!
Prof. Danilo Rossetti

O 7 GRAU, SUAS INVERSES E SEU USO EM CADNCIAS - Tem como caracterstica o intervalo de 3 menor entre as quatro notas que compem este acorde. - Pode aparecer com a fundamental no baixo, 1, 2 ou 3 inverso. - Tem como funo harmnica o papel de dominante, tal como uma espcie de 5 grau sem o baixo. - Como veremos mais adiante no curso, qualquer uma das notas deste acorde pode servir de sensvel em uma possvel modulao. - Considerando os doze semitons, s existem trs possibilidades de acordes diminutos no sistema tonal. O que se altera a nota fundamental. Veja abaixo as trs possveis distribuies dos acordes diminutos:

- Cadncias utilizando o VII grau

%!
Prof. Danilo Rossetti

Вам также может понравиться