Вы находитесь на странице: 1из 8

Filosofia da Educao Matemtica

Carlos Roberto Vianna Departamento de Matemtica UFPR vianna@mat.ufpr.br ... e no parecem ter regra nenhuma; pelo menos ningum segue nada... Voc no faz idia de como confuso as coisas serem todas vivas! Por exemplo, o arco sob o qual devia passar minha bola se mudou para o outro lado do campo... e quando eu ia atingir o ourio da Rainha ainda h pouco, ele saiu correndo quando viu que o meu se aproximava! (Carroll, p. 99)

Ao ser convidado para participar do GT de Filosofia da Educao Matemtica em um Encontro Nacional de Educao Matemtica devo confessar que senti algo mais que um frio na barriga, fui acometido de verdadeiro terror! Em poucos dias vi que participariam deste mesmo GT pessoas as quais admiro e respeito e ento, aps aceitar o convite, passei a ser perseguido por pesadelos. Eu deveria escrever um texto para trazer a esse encontro, ento achei que seria natural compartilhar com a platia e com meus companheiros parte das preocupaes que vieram a tona durante meu sono perturbado.

Uma das primeiras coisas de que me lembro da beleza, a feminina beleza, da Educao Matemtica tal como ela me apareceu pela primeira vez1. Ah! E a sua juventude... Aqueles que j tiveram sonhos erticos e no os esqueceram sabero muito bem do que estou falando. Ela estava totalmente nua e a importncia dessa nudez no reside na possibilidade que se me apresentava de contemplar seu corpo, ele no era visvel; toda a importncia dessa nudez estava no fato de que eu sabia que ela estava nua e que seu comportamento na minha presena evocava continuamente esse saber. Ouso dizer que ela contava com o efeito que provocava sobre mim revelando-se em sua essncia. Que mais posso eu dizer? Sim, em sua essncia! Embora no pudesse v-la, sentia-a em toda plenitude. Ento, com uma voz maravilhosa, ela sussurrou: Voc sabe quem eu sou?
1 Ao falar da feminina beleza da Educao Matemtica estou consciente que introduzo aqui um problema: ela feminina para ns, brasileiros, devido a uma questo de linguagem. Nos Estados Unidos ela seria designada por um indefinido, o it; e no sei se h algum idioma onde ela passaria a ser masculina. De qualquer modo, vale salientar o modo to concreto como age a linguagem determinando at o sexo de uma personagem nos nossos sonhos.

claro que eu sabia! Mas antes que eu pudesse responder, ela fez uma nova pergunta: Quem voc? Meus amigos! Isso foi o anti-clmax perfeito. Enquanto ela formulava a questo eu percebi que o sonho acabara. Em frao de segundos vi toda a minha vida se descortinar ante meus olhos e percebi estarrecido que eu, que julgara estar vendo a essncia dessa maravilha, que no tinha qualquer dvida sobre quem era ela... Eu no sabia quem era eu. Conhece-te a ti mesmo, ouvi. E acordei banhado em suor. Um pesadelo, sem dvida.

Comecei a escrever um texto filosfico para levar (trazer) ao GT. Neste texto eu iniciaria um pargrafo com a indagao clssica: o que a Educao Matemtica? Comecei a esboar algumas idias procurando por em destaque algo que vinha me importunando desde h algum tempo: eu nunca achei que para caracterizar uma Filosofia da Educao Matemtica fosse necessrio buscar os seus fundamentos nas Filosofias da Matemtica, embora esse seja o modo utilizado pela maioria dos autores dos textos que li a respeito. Uma Filosofia da Educao Matemtica (FEM, de agora em diante) pode ignorar tranquilamente o que se passa no terreno da Filosofia da Matemtica, da filosofia instituda dessa forma, aceita se isso for possvel pelos matemticos; isso no significaria deixar de levar em conta o que pensam as pessoas, os alunos, professores e os prprios filsofos, sobre a matemtica, sobre o que so suas verdades, etc. Considero aqui que h uma diferenciao importante a ser feita entre a Filosofia da Matemtica instituda e aquela que se manifesta, ou que podemos diferenciar, na coletividade que venha a ser foco de ateno dos educadores matemticos. Assim, a minha primeira idia, que consistiria em negar a relao causal entre a Filosofia da Matemtica e a FEM, colocaria problemas tericos muito srios: significaria, em princpio, negar que uma FEM devesse se indagar sobre a realidade dos objetos matemticos; ela no indagaria sobre caractersticas da prtica matemtica realizada pelos matemticos, no indagaria sobre o status da verdade matemtica e no colocaria em relevo a importncia da matemtica na sociedade... (ao passo que procuraria refletir sobre como a sociedade passa a atribuir importncia a matemtica, a importncia aqui no sendo um coisa intrnseca da matemtica e aceite a priori). Tais questes, prprias das filosofias da matemtica, ao serem colocadas em uma FEM mudavam de significado a tal ponto que j no

poderiam ser vistas como as mesmas questes. Exemplifico: poderamos nos indagar sobre o status das verdades matemticas para a Educao Matemtica e sobre as verdades da Educao Matemtica. Deste modo, o pensar sobre as verdades matemticas assumiria caractersticas diferente sob os pontos de vista distintos; entendo, mais uma vez, que essa diferena no necessria, no intrnseca ao modo de ser das formas de vida Educao Matemtica e Matemtica, mas essa distino est instituda no mundo onde estas formas de vida habitam. Radicalizando ainda mais essa tese eu diria que o estatuto de realidade dos objetos matemticos para um matemtico e para um educador matemtico de tal maneira diferenciado que as duas perspectivas podem ser consideradas incomensurveis. O ser incomensurvel aqui significa, literalmente, que no h um fator de reduo de uma perspectiva a outra, significa que pode haver aproximaes, que tentativas de traduo sejam feitas com o grau que se desejar... mas que ainda assim, alguma coisa ir escapar, alguns significados permanecero intraduziveis. Ento o que me apavorava era o problema de como explicar isso, de como desenvolver essas idias. A Educao Matemtica s possvel porque, uma vez que existe a Matemtica, as pessoas necessitam trocar experincias matemticas entre si. Quero deixar claro aqui uma prioridade que dou matemtica: se ela no existisse, no haveria Educao Matemtica. Mas no basta apenas que exista a matemtica, ela deve ser instituda como uma prtica social relevante e essa relevncia e esse modo de instituio, que vo determinar a necessidade de uma Educao Matemtica. Neste ponto no sou radical, no vou colocar em questo a existncia da matemtica como forma de vida, no vou questionar a validade da importncia que se atribui a ela... apenas saliento que no h qualquer particularidade da matemtica que influa na Educao Matemtica: ela no existe porque a matemtica difcil, porque abstrata, porque egocntrica ou porque bela... A Educao Matemtica depende, de modo radical, de como a sociedade institu, a cada poca, a matemtica como prtica social relevante. A Educao Matemtica existe porque existindo a matemtica, as sociedades ao fazerem dela um dos elementos de sua cultura, criaram necessidades especficas de comunicao e, a par destas necessidades, encontram dificuldades no exerccio desta comunicao. em funo destas necessidades e dificuldades que se constituiu uma Educao Matemtica. Isso posto, recuso a questo das origens... desde que exista a matemtica como criao humana existe a educao matemtica, e a hiptese da matemtica

no ser uma criao humana , para mim, desprovida de significado. Essa tomada de posio poderia gerar controvrsias, por exemplo, com alguma filosofia que toma a matemtica como existente independentemente da ao humana; mas ainda assim essa Filosofia da Matemtica no determinaria a FEM; pelo contrrio: seria a Filosofia da Educao Matemtica que teria que se colocar o problema sobre a sociedade e o modo de instituir a matemtica que possibilitou uma tal Filosofia da Matemtica e sobre os problemas decorrentes para a troca de experincias matemticas. Quero deixar claro que ao delimitar um campo de interferncia para o fenmeno Educao Matemtica estou, indiretamente, construindo uma Filosofia da Educao Matemtica. Acho que tambm deixei claro que, no sentido em que estou tratando dela, a Educao Matemtica no fica obrigada a tratar exclusivamente de objetos matemticos. Entretanto, na prtica, os educadores matemticos iro se deparar, em sua maioria, com os objetos matemticos, aqueles que acarretam as dificuldades na troca de experincias matemticas. Ento, justo dizer que num primeiro momento , e, principalmente, para aqueles que trabalham mais diretamente com a matemtica, tenha-se a impresso de que os objetos da Educao Matemtica sejam os mesmos objetos da Matemtica; todavia em pouco tempo tal impresso se revela uma iluso.

Em outro sonho tive uma imagem completamente diferente da Educao Matemtica. Ela aparece como uma mulher de meia idade vestida moda de pocas antigas, vestido longo, preto, fechado at o pescoo e com detalhes em renda branca tanto na gola quanto nas mangas estofadas. O cabelo preso, coberto por uma espcie de vu que chegava aos ombros. Uma puritana do sculo XVII? No sei de onde fui retirar essa imagem, entretanto ficaram alguns detalhes desse sonho em contraste com o anterior. Antes que nos dirigssemos qualquer palavra, ela contrai o rosto num esgar de dor... e percebo que o seu corpo comea a cindir-se ao meio... como se uma carta de baralho fosse cortada.... As duas metades agentam-se em p e passam por uma mutao, pouco a pouco compondo duas imagens idnticas e completas. O processo se repete, e se repete... E eu me vejo cercado, em meio ao bando de mulheres idnticas. Quando, de repente, sinto que a multiplicao cessa. E ento, para meu espanto, todas falam ao mesmo tempo: eu sou ... S que cada uma diz uma coisa diferente, mas eu as ouo todas e entendo, simultaneamente, aquela babel sonora. No sei descrever a variedade de coisas

que ouvi, mas sei que posso dar uma idia ao leitor se disser que uma era a Pesquisa, outra era a Extenso, uma era a Cultura, outra a Psicologia... J vi algumas pessoas utilizarem a expresso faces da mesma moeda; mesmo que eu considerasse uma moeda com n faces isso no seria suficiente para descrever o que eu estava sentido: todas eram idnticas, todas eram individualidades completas e, no entanto... ao se definirem, cada uma se mostrava diferente de todas as demais e se irmanavam nessas diferenas. Coisas de sonho!

Ento, pensei que eu deveria contemplar em meu texto a questo da diversidade e da identidade. J vi uma caracterizao da forma como nos vemos como seres humanos sendo colocada em termos de oposio: ou nos vemos como iguais, ou como diferentes2. Ora, claro que somos diferentes! Entretanto... h tantas coisas em comum, tantas coisas que contribuiriam fortemente para que pudssemos caracterizar nossa semelhana! Refletir sobre a questo da igualdade e da diferena fundamental para uma Filosofia da Educao Matemtica? Penso que sim. Fao aqui uma dupla associao: no meu sonho a multiplicidade acontecia com a Educao Matemtica e, por conseqncia com as filosofias associadas; aqui passo a considerar a questo da igualdade e diferena tambm entre os homens. Se formos iguais, basta adotarmos um elemento de comparao para constatarmos essa igualdade... infelizmente, nos casos onde a constatao no se confirmar teremos que intervir com a Educao Matemtica especializada, identificar obstculos, providenciar terapias educacionais, motivaes, etc. Mas se formos diferentes, ento nosso caminho natural seria a divergncia em todas as questes que fossem significativas e isso tornaria a Educao Matemtica uma srie de propostas descontnuas... Mais uma vez remeto a reflexo para a instituio social da Matemtica e da Educao Matemtica: h identidades e diferenas entre os homens, entre culturas distintas e entre filosofias distintas. Sim, uma FEM tem que se ocupar da questo da identidade e da diversidade. Mas, ao se ocupar dela atirada em um beco sem sada pois aparentemente no possvel conciliar a continuidade com a descontinuidade, o micro com o macro, a indistinguibilidade e a diferenciao... Ora, aqui o problema terico que deveria ser enfrentado consistiria em buscar uma filosofia que, ao mesmo tempo em que fizesse uma descrio global dos fenmenos, que promovesse uma abordagem sistmica, fornecesse, tambm, a descrio dos epi-fenmenos. Em termos literrios, seria o equivalente a buscar uma

meta-narrativa que conciliasse as autobiografias de cada um dos indivduos envolvidos no processo. Desde logo, uma empresa destinada ao fracasso. Ento, deveria propor o abandono de toda e qualquer tentativa de pensar uma FEM? Creio que ainda no. Aqui, acho que tenho mais um argumento que deve ser utilizado para nos distanciar de algumas das chamadas filosofias clssicas da matemtica: tais filosofias, dentre elas o logicismo, o intuicionismo e o formalismo, no foram criadas a partir de uma indagao filosfica; pelo contrrio, foram desenvolvidas a partir de tentativas de justificao para os procedimentos adotados na soluo de alguns problemas de fundamentos da matemtica. Somente a posteriori que tais aes vieram a ser caracterizadas e institudas, em parte, como Filosofias da Matemtica. Alguns dos envolvidos com tais questes se colocavam problemas filosficos, mas no era isso o que os movia. Respostas diferentes aos problemas de fundamentao da matemtica provocaram reflexes diferentes... e, neste sentido, ao invs de partir de uma interrogao filosfica, partiu-se de uma resposta; e para cada uma das respostas obtidas formulou-se uma pergunta que levava a uma filosofia. O que acabo de afirmar no significa que eu invalide essas filosofias como formas de vida, apenas sublinho que o modo como elas foram institudas no as colocava em relao com uma Educao Matemtica. Entretanto, no prprio ato de sua instituio elas passam a colocar problemas para a Educao Matemtica e, consequentemente, para uma FEM que se queira instituir. O que proponho que se adote um procedimento filosfico original, que a FEM passe a se constituir pelo esforo do pensamento em penetrar nas dificuldades a que nos levam as perguntas: em que medida o abandono da possibilidade de criar uma explicao que d conta de todos os aspectos macro e micro significa uma crise da razo? Significa a impossibilidade de uma filosofia que coloque a Educao Matemtica no posto de uma cincia? Ao pensar no que iria escrever eu me deparava, ento, com problemas que para mim sempre sero intransponveis. E assim vou contar a vocs o meu ltimo sonho relacionado a esse tema, o sonho que tornou possvel o meu sono nas noites seguintes e me permitiu concluir um texto que pelo menos poderia ser trazido para discusso.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento relevante para a Educao Matemtica? In: Pesquisa em Educao Matemtica: concepes e perspectivas. O trecho a que me refiro est nas pginas 78-80

A Educao Matemtica era uma mulher muito velha. Ao olhar para ela foi-me transmitida a sensao do peso de todos aqueles anos, de milnios de existncia materializados naquela anci alquebrada, com suas mos visivelmente torturadas pela artrose avanada. Eu podia sentir toda a dor acumulada e esse foi, sem dvida, o segundo pior de todos os momentos pelos quais passei nessa srie de pesadelos; o pior momento ainda estava por vir: ela se aproximou de mim e tocou minha mo com sua garra: o processo de transformao foi lento e cruel, talvez no sonho tenham decorrido apenas uns poucos segundos, mas eu vivi cada instante de todos aqueles milnios e fui envelhecendo medida em que ela ia ficando cada vez mais jovem, trocando cada ano de minha vida por alguns sculos da vida dela. Findo o processo, ela se torna jovem e seu corpo nu comea a ficar invisvel; junto com a dor, tomo conscincia da sua nudez e percebo que ela volta a ser aquela que me apareceu pela primeira vez, mas eu no tenho mais foras para perguntar. Agora que eu parecia saber quem eu era e que havia podido vislumbrar seu corpo, agora que achava ter captado a sua transformao; agora eu tambm me transformara, e ... era a hora de acordar.

A ltima reflexo que eu gostaria de compartilhar diz respeito ao propsito de uma Educao Matemtica e de sua Filosofia. No dever haver nunca um consenso sobre o que a Educao Matemtica, ela dever ir gerando ao longo dos anos muitas e muitas filosofias, tantas quantas nossa imaginao souber possibilitar. Penso que refletir sobre o que a Educao Matemtica implica, necessariamente, em pensar sobre as formas como ela instituda pela sociedade e como, reciprocamente, atua sobre os indivduos permeando relaes de poder, crenas, vises de mundo. Talvez em pouco tempo seja possvel perceber o erro que se comete ao tentar caracterizar a Educao Matemtica como cincia emergente, ao pretender acorrent-la nos moldes de uma cincia normal ao pretender dar a ela um paradigma ou, at mesmo, ao torn-la Cientfica com este C maisculo. Talvez em um pouco mais de tempo seja possvel perceber que perfeitamente possvel torn-la uma disciplina acadmica respeitvel sem que ela precise seguir modas ou padres ditados de fora dela, quer pela Matemtica, quer pela Educao, ou quem sabe por uma Sociologia... Assim como a Histria, que foi construindo os seus prprios padres e que estabelece dilogo com todas as outras reas do conhecimento, tambm a Educao Matemtica no sobreviver se no admitir essa mltipla interao, correndo o risco de se ver reduzida a uma Didtica da

Matemtica ou, o que pior: ao ensino da matemtica. A Educao Matemtica sobreviver enquanto existirem os homens que a constrem e a fazem necessria e retirar das aes destes homens os ingredientes necessrios para sua sobrevivncia. Assim, a constituio de uma Filosofia da Educao Matemtica dever ir se pautando historicamente pela interrogao dos homens acerca de suas necessidades, pela superao dos seus preconceitos, pela compreenso das mltiplas realidades que iro sendo criadas, dissolvidas e re-criadas.
Adormecido, distrai-me um sonho qualquer, e de repente percebo que um sonho. Costumo pensar, ento: Isto um sonho, pura diverso de minha vontade, e, j que tenho um poder ilimitado, vou produzir um tigre. Oh, incompetncia! Nunca meus sonhos sabem engendrar a almejada fera. O tigre aparece, sim, mas dissecado ou fraco, ou com impuras variaes de forma, ou de tamanho inadmissvel, ou muito fugaz, ou tirante a co ou a pssaro. (Borges vol. II, p. 179)

Referncias
BICUDO, Maria A. V. (org.) Pesquisa em Educao Matemtica: concepes & perspectivas. So Paulo : UNESP, 1999.

BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. So Paulo : Globo, 1999.

CARROL, Lewis. Aventuras de Alice. So Paulo : Summus, 1980.

Вам также может понравиться